Praias de Aracaju: 10 opções para conhecer durante a sua viagem

Escrito por Sheila Almendros

Aracaju é um destino bastante irresistível para os viajantes que amam uma boa praia. Isso porque a capital de Sergipe oferece opções bastante convidativas para todos os tipos de viajantes, desde os que buscam um destino para descansar e curtir uma boa vista, até aqueles que não abrem mão da prática de esportes náuticos. São muitos encantos escondidos nas praias de Aracaju.

Confira 10 opções de praias que você precisa conhecer em Aracaju durante a sua viagem, e delicie-se com as informações para enriquecer o seu roteiro antes de fazer as malas:

1. Crôa do Goré

A Crôa do Goré é um passeio praticamente obrigatório para quem vai aproveitar o melhor de Aracaju. Esta pequena ilha de areia branca é acessada através de catamarãs que partem da Orla do Pôr do Sol, na Praia do Mosqueiro, e o principal atrativo são os bares flutuantes, que nada mais são que barracas rústicas dentro d’água, servindo peixe-frito, pastéis de camarão e caldinhos de ostra, sururu, feijão, aratu, entre outras delícias. Aproveite para praticar stand up-paddle ou passear de caiaque pelas águas tranquilas do local.

2. Ilha dos Namorados

Durante o passeio de catamarã até a Crôa do Goré, o turista também aproveitará a segunda parada desta tour: a charmosa Ilha dos Namorados, localizada entre o rio Vaza Barris e o Oceano Atlântico. Por lá a criançada pode se divertir nas piscinas naturais bem no meio da ilha, brincar com as boias infláveis, enquanto os adultos relaxam e beliscam alguns petisquinhos nos quiosques, que também oferecem cadeiras de praia e guarda-sóis. Você não vai querer perder esta oportunidade, não é mesmo?

3. Barra dos Coqueiros

Esta ilha próxima do centro de Aracaju pode ser acessada de duas maneiras: de carro, atravessando a ponte Construtor João Alves, ou de tototó, pequenas embarcações rústicas e tradicionais da região. Este refúgio é o verdadeiro paraíso dos pescadores e também dos surfistas, já que as ondas fortes são bastante convidativas para a prática do esporte. A dica de quem já passou por lá é: alugue uma charrete para passear pelos coqueirais e aproveite para assistir o pôr do sol — a experiência será fantástica!

4. Praia de Pirambu

Na extensa praia de Pirambu há uma sede do projeto Tamar, portanto, espere para encontrar desovas das tartarugas por toda a orla! Se você deseja aproveitar momentos de descanso, aproveite para se acomodar na região mais deserta da praia, onde terá somente você e a natureza. Mas se você é um viajante que não abre mão de uma boa infraestrutura, fique mais próximo dos bares e restaurantes. Há ainda dunas e a Lagoa Redonda, com uma trilha com a melhor vista. Não faltarão atrativos para você aproveitar esta praia durante todo o dia!

5. Praia dos Náufragos

Em 1907, um naufrágio ocorreu nas águas desta bela praia de areia branca. Claro que o acidente originou o nome do local, e reza a lenda que os espíritos das vítimas deste desastre ainda vagam por lá. Mas deixando esta lenda de lado, vale a pena ressaltar que esta praia é ideal para curtir com toda a família: o mar é tranquilo e quase sem ondas, há estacionamento no local e restaurantes e bares servindo petiscos e bons drinks.

6. Praia do Robalo

Pertinho da praia dos Náufragos está a Robalo, um local perfeito para os surfistas, já que o mar agitado é um convite para pegar as melhores ondas. É também um local com uma boa orla para caminhadas, e conta ainda com estacionamento, restaurantes e bares, que garantem ainda aluguel de cadeiras e guarda-sóis. Caso a ideia seja tomar um bom banho de mar, é recomendado procurar as praias vizinhas, principalmente se estiver acompanhado de crianças, ok?

7. Praia de Atalaia

A apenas 10 quilômetros do centro histórico de Aracaju está a praia de Atalaia, uma das mais frequentadas da cidade. Sua ótima localização, mar tranquilo e boa infraestrutura chama a atenção de centenas de turistas, que podem se acomodar por toda a orla para relaxar e curtir a beleza do local. Caso não queira gastar com os bares e quiosques, é possível fazer uma curta caminhada e desfrutar dos restaurantes da redondeza, que oferecem o melhor da culinária regional.

8. Praia de Aruana

De mar tranquilo, cristalino e areia fofa, a praia de Aruana pode ser considerada um verdadeiro paraíso: ela não é muito movimentada, e mesmo na alta temporada, quando o fluxo de turistas costuma aumentar, dá para curtir o local sem muvucas. Possui infraestrutura completa, com estacionamento, bares e restaurantes, duchas e banheiros espalhados pela orla. Um lugar perfeito para curtir um dia inteiro com toda a família.

9. Praia do Mosqueiro

Situada na vila homônima, a praia do Mosqueiro é bastante extensa, com mar limpo e tranquilo, ideal para a prática de diversos esportes náuticos, como stand-up paddle e jet-ski. O local conta com estacionamento e alguns quiosques pela orla, e também abriga um dos pontos mais visitados de Aracaju: a Orla do Pôr do Sol. Além de fazer jus ao nome, sendo um dos pontos mais legais para apreciar este espetáculo da natureza, é de lá que partem os catamarãs para a Crôa do Goré e Ilha dos Namorados.

10. Praia do Refúgio

Quem busca por tranquilidade para relaxar e curtir um dia de descanso deve ir até à praia do Refúgio — sim, o nome faz jus a paz do local. Ela é considerada uma das melhores praias de Aracaju por seu mar morno, mas justamente por conta disso é necessário redobrar os cuidados com as águas vivas comumente presentes por lá. Conte com quiosques por toda orla, estacionamento e playground.

30 fotos de praias de Aracaju que vão aumentar a sua vontade de viajar

Se tem uma coisa que Aracaju sabe oferecer aos seus turistas são as belíssimas praias. Confira nas imagens a seguir:

1. Você poderá assistir o pôr do sol em Aracaju de diversos locais diferentes

2. E curtir os esportes náuticos em suas águas mais tranquilas

3. Alguns moradores simpáticos aparecerão para te dar as boas vindas

4. E cada cenário será digno de um belo registro

5. Na praia de Pirambu o surfe está liberadíssimo

6. E não há restrições de horário para curtir a praia dos Náufragos

7. Faça chuva ou faça sol

8. A rusticidade da praia do Robalo garante o sossego do local

9. Para curtir melhor a viagem, fique atento com as caravelas e águas vivas

10. O Monumento aos Formadores de Nacionalidade fica na praia de Atalaia

11. Aquela formosa dança dos pássaros na orla de Aruana

12. Por trás dos coqueiros, um paraíso

13. Veja esse céu, que espetáculo

Genival Araujo

14. Os coqueiros da praia do Refúgio garantem aquela sombrinha indispensável

15. O caminho para o paraíso

16. De longe, já percebe-se a delicia que é curtir a Crôa do Goré

17. E no mesmo passeio, você ainda conhecerá a Ilha dos Namorados

18. Aproveite a maré baixa para curtir os bares flutuantes

19. Mesmo urbanizada, a natureza ainda dita as regras em Aracaju

20. Uma fileira de boias nativas

21. Mais uma espiadinha na Crôa do Goré

22. Como não suspirar com este lindo espetáculo?

23. Aquele espuminha denunciando a quebra de uma onda

24. Existe calçadão mais lindo que este?

25. Aproveite para andar de pedalinho nos Lagos da Orla de Atalaia

26. Ou desfrutar das construções históricas presentes em algumas orlas

27. Aproveite cada detalhe durante o seu passeio de catamarã

28. E volte para casa cheio de recordações e aventuras para contar

29. Claro que uma partidinha de frescobol não poderá faltar

30. Além de um belo bronzeado e o descanso garantido

Aposto que você terminou de ler este post completamente apaixonado pelas belezas dessa cidade. Aproveite para conhecer mais um pouco dos encantos de Aracaju.

PARA VOCÊ