Assunção: o que você precisa saber para explorar a capital do Paraguai

Escrito por Marta Stegani

Assunção, a capital do Paraguai, é um destino vizinho do Brasil, mas que ainda não faz parte do roteiro de muitos brasileiros. Seja por preconceito ou simplesmente por não saber o que a cidade é capaz de oferecer, muitos passeios se resumem à Ciudad del Este, na tríplice fronteira, conhecida por ser o paraíso das compras.

Mas aqui você vai encontrar tudo o que precisa para uma viagem perfeita: os pontos turísticos, onde comer bem, se divertir, fazer compras e muitas outras dicas valiosas. Anota aí e veja a capital paraguaia com outros olhos!

Assunção: turismo

Não é necessário muito tempo para conhecer a cidade. É no Centro Histórico que estão localizados os principais cartões-postais, que estão a uma pequena caminhada de distância. Descubra aqui o que você não pode deixar de conhecer!

1. Panteão Nacional dos Heróis

O Panteão Nacional dos Heróis é um dos monumentos mais visitados pelos turistas. Ele foi construído para ser um templo católico e atualmente funciona como um oratório, onde também estão os restos mortais de grandes heróis da história do Paraguai. Um fato curioso é que o monumento começou a ser construído em 1863, mas foi inaugurado mais de 70 anos depois, pois as obras tiveram que ser interrompidas durante a Guerra do Paraguai.

2. Palacio de los López

Um dos mais belos edifícios de Assunção é o Palácio do Governo, mais conhecido como Palacio de los López, construído em 1857 a mando do então presidente Francisco Solano López. Embora não seja permitida a entrada, observe a arquitetura em estilo neoclássico, sua estrutura grandiosa e seus belos jardins. À noite, o prédio iluminado fica ainda mais interessante. Em frente ao monumento está o letreiro escrito Asunción, perfeito para eternizar a viagem!

3. Manzana de la Rivera

Em frente ao Palácio de los López está a Manzana de la Rivera, um centro cultural composto por nove casas históricas do século XVIII onde acontecem eventos e exposições. No espaço também funciona uma biblioteca, o Museu Memória da Cidade, que conta a história de Assunção desde sua fundação até os dias atuais, e um café bar que possui um terraço com vista para o Palácio do Governo. Não deixe de fazer uma parada para contemplar esse visual!

4. Catedral Metropolitana de Assunção

A Catedral Metropolitana de Assunção é um dos edifícios mais emblemáticos da cidade. Sua fachada de estilo Neoclássico é simples, porém bela. Foi construída em 1539 e anos depois foi destruída por um grande incêndio. Décadas mais tarde foi erguida em outro local, demolida durante o governo de Don Carlos Antonio López e só em 1845 nasceu o templo que conhecemos hoje.

5. Museu Casa da Independência

Este é um monumento de grande importância por ser um marco da independência do país, pois foi nessa residência que os principais protagonistas da época se reuniram para reuniões secretas que mudariam o curso da história.

A casa de estilo colonial foi restaurada e hoje abriga um museu mobiliado como uma moradia de elite da época da colônia, com objetos de seus moradores e familiares. A entrada é gratuita e parada obrigatória para quem gosta de passeios cheios de história.

6. Centro Cultural De La Republica El Cabildo

Sediado em um edifício histórico do século XIX que foi sede do cabildo, órgão administrativo e judiciário do município da cidade, o Centro Cultural tem o objetivo de trazer à memória a história e cultura do país através de exposições, música e outras atividades. As atividades são gratuitas e só a visita ao edifício já vale a pena!

7. Museo de la Estación Central del Ferrocarril

O Museu da Estação Central guarda vestígios dos tempos áureos do Paraguai: quando o país se tornou o primeiro da América do Sul a ter uma estação de trem. Hoje guarda as histórias dos trilhos e lá também está a primeira locomotiva que parou por ali em 1864.

O legal do passeio é poder entrar em um vagão da época, ver como eram os assentos, o bar e seus mobiliários. A entrada é baratinha, custa 10 mil guaranis e é uma visita imperdível!

8. Plaza Uruguaya

Com tantas praças pela cidade, uma das que mais chama a atenção é a Plaza Uruguaya, localizada em frente ao Museu Ferroviário. É um bom lugar para descansar as pernas e observar moradores tomando o tereré, bebida típica do Paraguai. No local tem parquinho para as crianças, wi-fi e banquinhos para sentar à sombra das árvores.

9. Igreja da Encarnação

Localizada no alto de uma das colinas de Assunção, a Igreja da Encarnação chama a atenção por ter um estilo diferente dos demais templos paraguaios, sendo similar às catedrais europeias. Ela começou a ser construída em 1983 por um arquiteto italiano e permanece inacabada. É possível visitar o templo e conhecer, além da nave, um campanário, onde estão os sinos, e um órgão de tubos do século XVIII.

10. Museu Nacional de Belas Artes de Assunção

O Museu Nacional de Belas Artes de Assunção nasceu em 1909 quando Silvano Godoy, um colecionador paraguaio, decidiu tornar pública sua coleção privada de arte. Com o tempo, novas obras foram sendo adquiridas e hoje o acervo conta com mais de 600 itens, entre pinturas, esculturas e fotografias de artistas paraguaios e europeus.

11. Costanera de Asunción

A Avenida José Asunción Flores, mais conhecida como Costanera de Asunción, é uma movimentada rua localizada às margens da Baía de Assunção. A larga avenida é perfeita para uma caminhada no fim do dia, andar de bicicleta e apreciar o pôr do sol.

12. Jardim Botânico e Zoológico de Assunção

Um dos principais espaços abertos da cidade é o Jardim Botânico e Zoológico de Assunção. A enorme área verde é um espaço prazeroso para caminhar, relaxar ou fazer um piquenique à sombra de árvores com mais de 150 anos de história. No mesmo local funciona o pequeno Zoológico, um bom passeio para quem está com crianças, que abriga cerca de 60 espécies de animais, pássaros e répteis.

12. Loma San Jeronimo

O Bairro San Jeronimo é um dos mais antigos e também um dos mais charmosos de Assunção. No local vive uma comunidade carente, porém, o bairro foi revitalizado e se transformou em um importante atrativo turístico. O passeio consiste em caminhar pelas ruelas estreitas e cheias de arte e observar as casinhas coloridas que vão morro acima.

No percurso existem pequenos restaurantes que funcionam nas casas dos próprios moradores, que são muito acolhedores. Um dos destaques é uma escadaria ornamentada com cacos de cerâmica colorida que formam um belo desenho. Subindo por ela, você chega a um mirante, onde há um bar, que oferece vista para parte da cidade. Não deixe de conhecer e levar boas memórias com você!

Para quem aprecia destinos históricos essa é a chance de conhecer mais um pedacinho do mundo e ainda ganhar um carimbo no passaporte.

O que você precisa saber antes de ir para Assunção

  • Idioma: espanhol e guarani.
  • Moeda: guarani, mas na maioria dos estabelecimentos aceita-se dólar e até mesmo real.
  • Fuso horário: uma hora a menos em relação ao Horário de Brasília.
  • Documento necessário: RG ou passaporte.
  • Aeroporto mais próximo: Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi.
  • Clima: breves invernos secos e longos verões quentes e úmidos. Janeiro é considerado o mês mais quente, enquanto abril é o mais chuvoso.

Além de estar próximo ao Brasil, nossa moeda ainda é mais valorizada que o guarani e para entrar no país não há burocracia, exige apenas muita vontade e disposição!

Restaurantes em Assunção

Em Assunção você encontra diversos sabores, desde os pratos típicos até excelentes cortes de carne e outras iguarias. Saiba onde parar para uma boa refeição quando a fome bater.

1. Lido Bar

É bem provável que em meio a agitação do centro da cidade você aviste o Lido Bar, o estabelecimento mais tradicional de Assunção e parada obrigatória para experimentar comida típica paraguaia. O espaço é simples, pequeno e está sempre cheio, tanto de turistas quanto de moradores. Os pratos são bem servidos e o preço é justo. Não deixe de experimentar as empanadas, que fazem sucesso no cardápio.

Endereço: Palma esquina Chile.

2. El Bolsi

O Bolsi é um restaurante com mais de 50 anos de tradição muito bem localizado no centro da cidade. A casa já foi eleita pelos viajantes do site TripAdvisor como o melhor lugar para comer em Assunção. O local funciona 24 horas e é parada estratégica para qualquer refeição, seja o café da manhã, almoço ou para fazer uma boquinha depois de curtir a noite. O cardápio é extenso e conta com pratos da cozinha local, mediterrânea, vegetariana, massas, pizzas e diversas opções de cerveja a um preço razoável.

Endereço: Estrella, 399, esq Alberdi.

3. La Cabrera

O La Cabrera é um restaurante sofisticado para saborear os melhores cortes de carne do Paraguai. Lá você encontra pratos clássicos, carnes no ponto certo e deliciosos acompanhamentos. O atendimento de primeira é outro ponto muito elogiado pelos frequentadores. Peça pela carta de vinhos para escolher a melhor bebida para acompanhar esta experiência!

Endereço: Av. Santa Teresa, 2795 esq. Cnel. Cabrera.

4. O Gaúcho Churrasquería

A churrascaria O Gaúcho tem uma meta ousada: oferecer aos clientes carnes e sabores no melhor estilo gaúcho. Além do churrasco, o buffet apresenta uma grande variedade e, em alguns dias da semana, é possível se servir de sushi e frutos do mar. Durante a noite e aos finais de semana as refeições são acompanhadas por música ao vivo.

Endereço: Pacheco, 4444 c/ Mc Arthur.

5. Mburicao Restaurante

O Mburicao é um restaurante que serve culinária mediterrânea e pratos autorais que combinam sabores, odores e texturas. O menu varia de acordo com a temporada e a carta de bebidas é bem completa com opções que harmonizam perfeitamente com cada prato. O ambiente é sofisticado, com vista para um jardim e música ambiente.

Endereço: Prof. Antonio Rioboo, 737 c/ Chaco Boreal.

Para fugir do tradicional, não deixe de experimentar o tereré, bebida típica do Paraguai, as famosas empanadas e a sopa paraguaia, que é servida em formato de torta.

Bares em Assunção

Apesar de ser uma cidade aparentemente pacata, a noite de Assunção é divertida, com bares que viram baladas e os mais variados ritmos para quem quer bailar muito.

1. Paseo Carmelitas

Se está em dúvida do que fazer à noite, o Paseo Carmelitas é a alternativa. O local é uma espécie de shopping, mas ao invés de lojas você encontra badalados bares, pubs e restaurantes. Logo na entrada está o Sheridan’s, um pub inspirado nas melhores casas da Irlanda e do Reino Unido, onde além de apreciar uma boa cerveja, ainda é possível acompanhar apresentação de bandas que agitam a noite. Circule por lá e descubra qual é a boa da noite!

Endereço: Av. España, 1272.

2. Morena Bar

Ao lado do cassino de Assunção fica o Morena Bar, um ambiente moderno, que serve de restaurante, bar e balada. Você pode fazer uma parada para o almoço, mas se quiser uma pitada a mais de animação, durante a noite acontecem apresentações de música ao vivo regada a dançantes ritmos latinos.

Endereço: Av. España, 2650.

3. Sacramento Brewing Co.

A cerveja artesanal também tem espaço nos bares de Assunção. O Sacramento tem nas torneiras cervejas produzidas na casa e novidades sazonais. No cardápio, saborosas porções e sanduíches que harmonizam perfeitamente com as bebidas. Para animar os finais de semana, aos sábados acontecem festas que agitam o ambiente.

Endereço: Av. Santisimo Sacramento, 655.

4. El Poniente

O El Poniente é um bar descolado e alternativo que funciona em um prédio antigo bem no centro da cidade. Sente-se nas mesinhas da calçada para observar o movimento e tomar uma cerveja gelada. Se você quer mais agito, do lado de dentro bandas se apresentam e a festa vai noite adentro.

Endereço: Palma esquina Montevideo Assunção.

5. 904 Bar

O 904 é um bar de ambiente aconchegante para ir com a família, amigos e até em um momento a dois. Tem uma boa variedade de cervejas e porções, mas o destaque do cardápio são as pizzas, de massa fininha e que você pode escolher os ingredientes e montar a sua. Não deixe de conhecer e ter uma noite marcante na cidade!

Endereço: Cerro Corá, 904.

O clima latino acompanhado de uma boa bebida vão fazer você fechar o dia com chave de ouro!

Assunção: compras

Assunção não é o lugar mais indicado para quem quer se jogar nas compras e garantir produtos com preços baixos. Nos grandes shoppings os valores são semelhantes aos praticados no Brasil. De qualquer forma, vale a pena visitar as lojas e tentar a sorte.

Paseo La Galeria

Inaugurado em 2016, o Paseo La Galeria é o mais recente shopping da capital paraguaia e fica na parte nova da cidade. São mais de 120 lojas distribuídas em três andares onde você encontra uma grande variedade de produtos, marcas de luxo, restaurantes, duas grandes praças de alimentação, além de muitos outros serviços e excelente infraestrutura.

O único porém é que os preços não são muito diferentes dos shoppings brasileiros, mas de qualquer forma, vale a pena conhecer este grande e moderno complexo que irá te impressionar!

  • Horário de funcionamento: lojas – de segunda a quinta, das 9h às 21h; sexta, sábado e vésperas de feriados, das 9h às 22h; domingo, das 10h às 22h.
  • Endereço: Av. Santa Teresa entre Aviadores del Chaco y Herminio Maldonado.

Shopping del Sol

No seu roteiro de compras acrescente o Shopping del Sol, o primeiro do Paraguai. Lá estão marcas famosas como Adidas, Nike, GAP e Carolina Herrera, entre outras. Além do grande mix de lojas, tem boa infraestrutura, com cinema, supermercado, praça de alimentação e cafés. Os preços também não variam muito dos praticados no Brasil, mas aqui vai uma dica de ouro: o turista pode apresentar seu documento de identificação e ganhar 10% de desconto em algumas lojas. Demais, né?

  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 21h; domingo, das 10h às 21h.
  • Endereço: Av. Aviadores del Chaco.

Galeria Central

A Galeria Central é a mais famosa quando o assunto são produtos eletrônicos. Lá você vai encontrar câmera fotográfica, celulares de última geração, computadores, televisores, equipamentos de som e tudo relacionado a este universo. Os produtos são originais e os preços atrativos, mas nada de se empolgar e comprar logo de cara, caminhe pelas lojas pesquisando para fazer um bom negócio.

  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 18h45; sábado, das 8h às 13h.
  • Endereço: Calle Palma, 645.

Mercado 4

O Mercado 4 é um lugar indicado não apenas para fazer algumas comprinhas, mas também para mergulhar na cultura local. O espaço existe há mais de 70 anos e é o maior mercado popular da capital paraguaia. Lá você encontra de tudo: comida, artesanato, carnes, animais, verduras, roupas e até eletrônicos. Para facilitar, os produtos são setorizados e dá para garantir tudo a um precinho camarada. A princípio o lugar pode parecer uma grande bagunça, mas você verá que esta é a graça e logo se acostuma.

  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 6h às 19h; domingo, das 6h às 12h.
  • Endereço: Silvio Petirossi y Mayor Fleitas.

Para fazer boas compras, o mais indicado é Ciudad del Este, na tríplice fronteira. Para gastar bem seu dinheirinho, conheça as melhores lojas da cidade.

Dicas que farão de sua viagem a Assunção um sucesso

Se ainda restam dúvidas quanto a escolher ou não esse destino, esses vídeos, feitos por viajantes, vão te ajudar!

Passeando por Assunção, por Novo Nômade

Se você tem algum preconceito quando ouve falar em Assunção e por isso deixa esse destino de lado, esse vídeo é para você. A capital paraguaia vai te surpreender com sua riqueza histórica, tranquilidade e charme da cidade.

Cassino em Assunção, por Viaje Comigo

Aqui no Brasil os cassinos são proibidos, mas basta atravessar a fronteira para poder encontrar esses misteriosos espaços dedicados aos jogos de azar. Se você não conhece e tem curiosidade, confira nesse vídeo como é um cassino paraguaio por dentro!

Mercado 4 e feira de garagem em Assunção, por Érica Cruz

O Mercado 4 é um centro de comércio popular bem curioso, pois lá é possível encontrar uma variedade gigantesca de produtos, além de conhecer a cultura local. Nesse vídeo você embarca em uma viagem pelos corredores dessa galeria a céu aberto e, de quebra, descobre como é andar nos ônibus antigos da capital.

Deixe o preconceito de lado e aposte nesta capital que está em pleno crescimento e tem tudo para te surpreender!

PARA VOCÊ