30 melhores destinos da América do Sul que merecem a sua visita

Escrito por Sheila Almendros

Se você pretende viajar nas próximas férias mas não quer ir para muito longe, vale lembrar que a América do Sul reserva destinos incríveis, capazes de surpreender os mais exigentes dos turistas. E quando se trata de algum país pertencente ao Mercosul, nem é necessário possuir passaporte — basta um RG válido (com menos de 10 anos de emissão) e uma mala pronta que os seus dias de folga terão diversão garantida!

E se a grana está curta, mas a vontade de viajar está gritante, também há outra notícia muito importante: aqui em terras latinas há uma série de opções de destinos de baixo custo e de fácil acesso, sendo que alguns deles é possível até viajar de ônibus. Quer saber quais são? Então confira a lista a seguir:

1. Fernando de Noronha, Brasil

Um das mais belas ilhas paradisíacas do nosso país é o destino perfeito para quem não dispensa uma boa praia. Além do mais, Fernando de Noronha, em Pernambuco, oferece ao seu controlado número de visitantes uma imersão na natureza sem igual. Não é uma viagem barata, mas que faz valer cada centavo investido. Conheça mais sobre estes encantos clicando aqui.

2. Arraial do Cabo, Brasil

O município de Arraial do Cabo possui algumas das praias mais lindas do Rio de Janeiro, e suas características podem variar, agradando assim todos os tipos de turistas: dos que preferem curtir uma orla tranquila, até para quem busca mais agitação. É uma opção nível caribenho para quem está na região sudeste e não quer ir muito longe nas férias de verão.

3. Maragogi, Brasil

Além de curtir lindas praias de águas mornas e tranquilas, em Maragogi você ainda poderá desfrutar de uma boa comidinha regional, conhecer algumas ruínas e passar os melhores dias hospedado em um dos resorts da região. Para chegar até lá você terá duas opções: o Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió (Alagoas) ou o Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife.

4. Serra Gaúcha, Brasil

É neste movimentado polo turístico do Rio Grande do Sul que você terá a oportunidade de conhecer três regiões com características distintas: a colonização italiana, formada pelas cidades de Farroupilha, Carlos Barbosa, Garibaldi, Bento Gonçalves, Flores da Cunha e Caxias do Sul; a Região das Hortênsias, com forte influência alemã, formada pelas cidades de Gramado, Canela e Nova Petrópolis, e a região gaúcha, sem nenhuma influência de imigrantes, que conta com as cidades de Bom Jesus, São Francisco de Paula e São José dos Ausentes. Dá para perceber que nesta viagem, você terá muita coisa para conhecer, certo?

5. Buenos Aires, Argentina

Buenos Aires é um dos destinos preferidos dos brasileiros, por oferecer o que há de melhor em uma grande cidade: boa comida, pontos turísticos históricos, bares, baladinhas e restaurantes para todos os gostos, tudo isso por um custo baixo. Há voos que saem direto de São Paulo para a capital hermana, e pode apostar que você voltará desta viagem se arriscando a fazer uns passos de tango.

6. Ushuaia, Argentina

Ushuaia pode até ser considerado como “o fim do mundo”, mas de fim de mundo não tem nada! Por lá você poderá curtir a neve, esquiar, conhecer paisagens bucólicas, museus históricos e até fazer umas comprinhas na zona franca livres de impostos. Clique aqui para conhecer as principais atrações deste destino bem pertinho do Brasil.

7. Bariloche, Argentina

Situada no meio do Parque Nacional Nahuel Huapi, Bariloche é um destino bastante conhecido pelos brasileiros há anos, rodeada por uma natureza bucólica de arrancar suspiros. Além de ser um lugar ótimo para esquiar, é também um local perfeito para fazer compras e conhecer as fantásticas fábricas de chocolate, conhecidas por sua qualidade e preços justos.

8. El Calafate, Argentina

Se você quer conhecer a melhor paisagem da Patagônia, o seu destino certo é El Calafate. Isto porque a geleira Perito Moreno (da imagem) é o grande destaque da pequena cidade, atraindo a atenção de turistas do mundo inteiro, já que não é necessário participar de nenhuma expedição para vê-lo de pertinho. Aproveite para ir até lá entre novembro e dezembro, quando as temperaturas ficam mais amenas e o passeio se torna ainda mais agradável.

9. Salta, Argentina

No Noroeste da Argentina está Salta, um vale seco e montanhoso ainda pouco explorado pelos brasileiros. O local ainda conta com uma arquitetura histórica preservadíssima, museus que narram a trajetória do desenvolvimento da cidade, tours por vinícolas renomadas, bares e restaurantes altamente elogiados. Não há voos diretos para este destino partindo do Brasil, mas as opções com conexão em Buenos Aires partem de São Paulo, Rio e Porto Alegre.

10. Mendoza, Argentina

Amantes de um bom vinho devem incluir Mendoza em sua rota de viagens pela América do Sul. Isso porque é lá que produzem as melhores marcas desta bebida, aumentando a popularidade deste destino entre os turistas. São mais de 1200 vinícolas registradas para escolher qual fará parte da tour, que pode variar de acordo com o gosto do cliente.

11. Machu Picchu, Peru

Conhecida como “a cidade perdida dos Incas”, Machu Picchu foi eleita como uma das sete maravilhas do mundo moderno, e não é para menos: sua bagagem histórica e cultural tem uma enorme importância para o Peru e para o mundo. Sua construção foi feita no alto de uma montanha a quase 2400 metros acima do nível do mar, confundindo-se com a beleza do entorno. Para chegar até lá é necessário pegar um voo até Cusco partindo de Lima, e em seguida fazer duas viagens de trem (Cusco – Águas Calientes – Machu Picchu).

12. Cusco, Peru

A antiga capital do Império Inca pode oferecer muito além do que somente uma passagem até Machu Picchu. Sua arquitetura tem aquele charme ímpar, que mistura referências incas e espanholas, além de diversas atrações históricas que vão enriquecer a sua viagem de cultura e conhecimento. Conheça as principais atrações clicando neste link.

13. Nazca, Peru

Por muito anos, o surgimento das linhas de Nazca foi um mistério, especulando-se até que se tratava de algum tipo de comunicação de extraterrestres com a Terra. Claro que muitos estudos foram feitos e constatou-se que as Linhas e Geóglifos foram produzidos por antigas civilizações que por ali passaram, e colocou a pequena cidade na rota turística do país.

14. Assunção, Paraguai

O Paraguai não é somente um destino para compras. A capital e a maior cidade do país oferece diversos atrativos culturais e históricos, como o Patheón de los Heroes, o Museu del Cabido, as Ruínas Jesuíticas e o charmoso bairro de Loma San Jerónimo. Há voos diretos saindo de São Paulo, e também é possível ir de ônibus, partindo de Foz do Iguaçu (Paraná) ou Ponta Porã (Mato Grosso do Sul).

15. Santiago, Chile

A capital chilena é um dos 10 destinos mais visitados da América do Sul, e claro que não poderia faltar nesta lista. O turista terá a oportunidade de conhecer edifícios históricos, vinícolas encantadoras, paisagens irresistíveis e dezenas de lugares incríveis que oferecem a melhor vista para a Cordilheira dos Andes. Saiba mais sobre atrações e curiosidades de Santiago clicando aqui.

16. Ilha de Páscoa, Chile

Não podemos negar que os mistérios por trás dos Moais, as famosas estátuas gigantes da Ilha de Páscoa, atraem muitos turistas do mundo inteiro, mas a verdade é que a Ilha de Páscoa é um paraíso natural, com praias paradisíacas, cavernas e vulcões a serem explorados e uma cultura única encantadora que prometem te oferecer uma temporada de descanso diferente de tudo o que você já viveu.

17. Valparaíso, Chile

Esta cidade portuária é o destino preferido dos chilenos para passar as férias de verão. Isso porque além das praias badaladas e pontos turísticos que representam a fundo a história local, diversos eventos culturais e gratuitos acontecem pela cidade. Não deixe de incluir em seu roteiro o casario colonial do século XIX, que foi considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, e também a sacada da casa de Pablo Neruda, com uma vista privilegiada de Valparaíso.

18. San Pedro de Atacama, Chile

É em San Pedro de Atacama que fica o deserto mais alto e mais árido do mundo, e você pode chegar até lá partindo da Argentina ou da Bolívia. O turista poderá se aventurar em lagos de água salgada, nas observações noturnas das estrelas, vendo de perto pequenos vulcões expelindo água quente durante a manhã, entre outras atividades naturais imperdíveis.

19. Parque Nacional Torres del Paine, Chile

Do lado chileno da Patagônia está o Parque Nacional Torres del Paine e toda a sua beleza natural de cair o queixo. Esta é uma das atrações mais populares do país, nomeada como Reserva da Biosfera pela Unesco, em 1978. É o destino perfeito para quem gosta de praticar esportes radicais e também o turismo de luxo. Para chegar até lá é necessário pegar um voo para Santiago, partindo de São Paulo ou Rio de Janeiro, em seguida voar até Punta Arenas e embarcar em um ônibus até Puerto Natales.

20. La Paz, Bolívia

A sede do governo da Bolívia literalmente vai tirar o seu fôlego. Isso porque a cidade está a 3600 metros acima do nível do mar (precisamente entre as montanhas das cordilheiras dos Andes)! É surpreendente avistar a cidade do alto e notar o contraste entre as construções urbanas, a natureza e as ruínas ali presentes antes mesmo dos incas aparecerem na região. Conheça algumas opções de atrações imperdíveis em seu roteiro em La Paz clicando aqui.

21. Salar de Uyuni, Bolívia

Se a sua viagem para La Paz já está marcada, não deixe de incluir em sua rota o Salar de Uyuni, ao sudoeste do país. Trata-se do maior deserto de sal do mundo, com seus vulcões imponentes, lhamas simpáticas, atrações curiosas e hospedagens inusitadas.

22. Quito, Equador

iStock

A capital do Equador é um destino de baixo custo que atrai dois tipos de turistas: os que preferem conhecer atrações culturais e históricas, e os que buscam um contato maior com a natureza local. Quito está rodeada por vulcões andinos, e sua construção bem preservada conta com referências hispânicas, italianas, árabes, flamencas e indígenas pré-colombianas. Para entrar no país, é necessário apresentar o Certificado Internacional contra a Febre Amarela.

23. Galápagos, Equador

As 58 ilhas vulcânicas que formam o arquipélago de Galápagos é um convite para o viajante que aprecia o ecoturismo. O local fica a mais de mil quilômetros da costa equatoriana, e há um controle rigoroso de entrada de visitantes para manter tudo intacto, sem nenhuma interferência humana. O acesso é feito de avião pelos aeroportos das ilhas de São Cristóvão e Baltra, partindo de Quito.

24. Cartagena, Colômbia

iStock

Cartagena das Índias já foi no passado a moradia de vice-reis durante o período de colonização das Américas, e toda essa história pode ser conhecida em sua arquitetura ainda preservada deste período importante para a história. A Cidade Murada, que se tornou Patrimônio Mundial pela Unesco em 1984, é um dos principais pontos turísticos desta charmosa cidade, e com certeza deve ser incluída em seu roteiro. Confira 17 dicas imperdíveis para aproveitar o melhor de Cartagena.

25. Bogotá, Colômbia

Bogotá é a 38ª cidade mais populosa do planeta, sendo a quinta maior da América do Sul. O visitante encontrará por lá tudo o que uma boa cidade grande oferece: bons restaurantes, atrações noturnas para todas as idades, pontos turísticos impressionantes, edifícios históricos e praças que homenageiam grandes figuras da história da Colômbia.

26. Santa Marta, Colômbia

É possível fugir dos destinos turísticos de praxe sem precisar sair da América do Sul: Santa Marta é aquela cidade rodeada pelo mar do Caribe que ainda não caiu nas graças dos viajantes, o que torna o local mais barato e exclusivo. Aproveite para relaxar nas belas praias, curtir o centro histórico, conhecer uma aldeia indígena e voltar para casa com muitas histórias para contar.

27. Aruba, Caribe

As ilhas do Caribe oferecem diversas opções incríveis para curtir deliciosos dias de sol, e em Aruba não seria diferente. Apesar de pertencer à Holanda, essa ilha fica pertinho da Venezuela e é um destino tropical que oferece belíssimas praias, vida noturna agitada e uma gastronomia de primeira. Veja 9 motivos para incluir este destino em sua lista de desejos, e voltar de suas férias com um bronzeado de dar inveja.

28. Montevidéu, Uruguai

Montevidéu é um destino que recebe turistas durante todo o ano, inclusive os brasileiros, já que estamos falando de um de nossos vizinhos, certo? Não é uma viagem de alto custo, (se você estiver ali no Rio Grande do Sul, uma viagem de carro ou ônibus é a pedida), há diversas atrações para todos os tipos de idade e perfis e você ainda se deliciará com a gastronomia local.

29. Punta del Leste, Uruguai

Este balneário dos uruguaios fica apenas 120 km de Montevidéu (ou seja, dá para esticar a viagem da capital até o litoral) e possui características distintas de acordo com a temporada: caso queira curtir a cidade mais badalada, aproveite os feriados do verão, enquanto de março a setembro o local é convidativo para dias de descanso. Precisa de uma mãozinha para montar o seu roteiro? É só conferir este post aqui.

30. Colônia do Sacramento, Uruguai

iStock

Foi em 1680 que os portugueses chegaram na cidade mais antiga do país, e a partir daí, batalhas homéricas foram travadas contra os espanhóis, que brigavam pela posse deste território também. Muitos vestígios desta parte da história podem ser encontradas nas ruínas e arquitetura da cidade, que além de ter sido eleita como Patrimônio da Humanidade, também possui pontos turísticos sensacionais que merecem a sua visita.

E aí? Já sabe para qual destino viajará primeiro?

PARA VOCÊ