7 atividades em Avaré, a terra do verde, da água e do sol

Por                                
Em 19.12.21

Avaré, uma cidade do interior paulista, é considerada uma estância turística e foi fundada em meados do século XIX. O nome vem de uma variação de “Abiré” que significa “solitário” na língua indígena dos Caiuás. É muito conhecida pela represa Jurumirim, uma das maiores represas do país. A seguir, confira mais informações sobre essa cidade.

Publicidade

Onde fica Avaré

O município está localizado no interior do estado de São Paulo, a 263 km da capital. Faz divisa com algumas cidades como Botucatu, Iaras, Itatinga, Paranapanema e Cerqueira César. Para chegar, você pode ir pela Rodovia Castelo Branco ou pela Raposo Tavares e por fim pegar a João Mellão.

O que fazer em Avaré

Avaré é conhecida como a terra do verde, da água e do sol. Não faltarão atividades para você fazer e lugares para conhecer. Confira os melhores passeios que você não pode deixar fazer no local:

1. Aproveitar a Represa Jurumirim

Com certeza a Represa de Avaré é a atração turística mais procurada da região. Com 100 km de extensão, você pode nadar e aproveitar as águas limpas da represa em meio a mata nativa e quiosques.

2. Visitar o Horto Florestal

O Horto Florestal é o lugar ideal para ver o sol nascer, fazer uma caminhada ou corrida matinal e relaxar. Tem um belo lago e alguns animais livres circulando, como tucanos, gansos e capivaras. Você pode fazer trilhas e depois aproveitar as mesas no local para tomar um lanche.

3. Conhecer a Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores

Nada como conhecer as primeiras construções de uma cidade para saber mais da sua história, não é mesmo? Essa igreja é uma importante construção do século XIX e foi a partir dela que toda a cidade se desenvolveu ao redor. Ela foi construída como pagamento de uma promessa que o Major Vitoriano de Souza Rocha fez para Nossa Senhora das Dores.

4. Curtir a Cachoeira dos Rochas

A Cachoeira dos Rochas é um ótimo lugar para aproveitar uma tarde de sol. Você pode ir de bike, mas também é possível ir de carro ou andando. Fica em uma propriedade privada e dois cães acompanham os turistas até a cachoeira.

Publicidade

5. Passear na Praça da Paz

Na Praça da Paz encontra-se um mini Cristo Redentor e de lá é possível ter uma vista panorâmica de toda a cidade. Esse é um bom local para tirar lindas fotos para compartilhar nas suas redes sociais.

6. Praticar esportes radicais

A Represa de Avaré conta com a possibilidade de praticar muitos esportes radicais. Caso você nunca tenha praticado pode realizar aulas e aproveitar!

7. Participar da EMAPA

A Exposição Municipal Agropecuária de Avaré acontece em dezembro e reúne pecuaristas do Brasil. É um evento muito importante porque atualmente 70% da área de Avaré é dedicada à pecuária. Além disso, o evento conta com diversos shows e atrações.

Avaré é uma região de muita natureza e é perfeita para você relaxar, curtindo as suas águas e passeios. Organize seu roteiro e aproveite!

Dicas e informação importante para aproveitar melhor sua viagem

A cidade não conta apenas com áreas verdes e águas refrescantes, Avaré também é arte, cultura e história. Veja como você pode aproveitar ainda mais sua viagem:

  • Experimente o Pingo de Leite: considerado um dos melhores doces de leite da região, o Pingo de Leite é o doce mais conhecido e desejado pelos turistas. É macio por dentro e com uma casquinha por fora;
  • Conheça a Fampop: a Feira Avareense de Música Popular existe desde 1983 e mostra a importância da arte na cidade. Essa feira ajudou a revelar diversos artistas conhecidos, como Lenine, Chico César e Zeca Baleiro;
  • Visitar a Feira da Lua: acontece todas as sextas na Praça da Concha Acústica. E nessa Concha são realizados diversos shows com artistas locais;
  • Dance com o Viva o Largo São João: aproveite para conhecer e dançar com o baile de forró que acontece aos finais de semana em frente ao coreto do Largo São João;
  • Conheça o Centro Cultural Esther Pires Novaes: é um espaço que conta com uma bela infraestrutura que comporta biblioteca, salas e espaço para realização de eventos. Conta com diversos espetáculos teatrais e musicais, além de exposições.

Você vai se encantar com as diversas belezas e atividades da cidade! Agora que você já conhece um pouco sobre Avaré, que tal encontrar um local para se acomodar? Confira a seguir.

Onde se hospedar

Confira a seleção dos melhores lugares para você ficar durante sua visita à Avaré:

  • Hotel Pousada Paraiso Avaré – $: esse hotel conta com acomodações com ar condicionado e com ventilador de teto. O café da manhã está incluso na diária, os pets são aceitos e crianças de até 4 anos não pagam. Ele fica a 10 km da Represa Jurumirim e 3.5 km do Horto Florestal e do Cristo;
  • Avaré Plaza Hotel – $$: acomodações com academia e lounge compartilhados. O local não aceita pets, mas o café da manhã está incluso na diária e crianças pagam a partir de 5 anos de idade. Está a 1 km do Horto Florestal;
  • La Dolce Villa – $$$: o local conta com bar e lounge compartilhado, quadra de tênis, parquinho infantil e spa. O café da manhã está incluso na diária, pets não são permitidos e crianças pagam a partir de 6 anos de idade.

Agora que você as informações necessárias para uma viagem, corre colocar Avaré como um destino de férias! E para ficar ainda mais instigado, confira algumas fotos da terra do verde, da água e do sol.

10 fotos de Avaré para apaixonar e ficar ainda mais encantado

Não tem como não se apaixonar por esse destino de viagem! Veja alguns registros e fique com vontade de viajar agora mesmo:

Publicidade

1. Em Avaré, você pode pescar e curtir a paisagem

2. Conhecer e se encantar pelas águas da região

3. Relaxar ao lado da natureza

4. Aproveitar uma tarde na prainha

5. Para se refrescar após um longo dia

6. Pratique esportes divertidos

7. Curta um pôr do sol incrível

8. Admire o horto e suas surpresas

9. Está esperando o que para curtir o interior paulista?

10. Com certeza Avaré é um local perfeito para suas férias!

Avaré é realmente um destino incrível para visitar, né? Aproveite e conheça também o Pico do Itapeva e continue descobrindo as belezas que o estado de São Paulo tem para oferecer.