Baependi é uma charmosa cidade mineira repleta de destinos incríveis

Por                                
Em 03.12.20

Se você ama natureza e curte descobrir boas histórias, vai amar conhecer Baependi, em Minas Gerais. Essa charmosa cidade é ainda pouco conhecida, mas reúne atrações e passeios únicos. Ela é ideal para praticar ecoturismo e também possui belos destinos históricos. Se animou em conhecer? Então, descubra mais sobre ela em nosso roteiro.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica Baependi

A cidade de Baependi está localizada no Sul do estado de Minas Gerais. Ela fica a aproximadamente 320 km de São Paulo e está a cerca de 385 km da capital Belo Horizonte.

Com chegar

A melhor forma de chegar até a cidade é de carro. Para quem vem das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, o acesso é pela Rodovia Presidente Dutra até a saída 330. Depois, é preciso seguir pelas BR-354 e BR-267. Se preferir, também é possível chegar de ônibus. Para isso, basta fazer a conexão até o município de Caxambu e, de lá, seguir para o nosso destino.

O que fazer em Baependi

Embora seja uma cidade pequena, Baependi oferece bons passeios aos seus visitantes. Com muitas belezas naturais e atrações históricas, a cidade garante sempre as melhores experiências. Ideal para uma viagem de fim de semana, você certamente vai curtir os seus programas. Confira, a seguir, o que não pode faltar em seu roteiro por lá.

1. Igreja Nhá Chica

A Igreja Nhá Chica é um dos destinos mais marcantes de Baependi e, por isso, abre o nosso roteiro. O centro religioso conta a história da beata Nhá Chica, uma das personalidades mais importantes da Igreja Católica no país. O local tem um museu, um memorial e um monumento que emociona os visitantes. Sem dúvida, é um cantinho agradável de fé e meditação no centro da cidade.

2. Igreja Matriz de Nossa Senhora de Montserrat

Construída em 1754, a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Montserrat é mais um belo atrativo histórico do nosso destino. A igreja é tombada pela Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e conta com características únicas. Em estilo barroco, a igreja possui uma bela arquitetura e lindas imagens sacras.

3. Cachoeira do Itaúna

Além de belos destinos históricos, Baependi também encanta pela sua natureza. A Cachoeira do Itaúna, por exemplo, é uma das mais conhecidas da cidade e garante momentos muito agradáveis. A queda d’água é um bom lugar para relaxar e conta com piscinas naturais muito refrescantes. Além disso, se destaca com uma boa localização. Sem dúvida, é um destino ideal para um fim de semana em família.

Publicidade

4. Cachoeira do Caldeirão

Com 6 metros de altura, a Cachoeira do Caldeirão também encanta os visitantes em Baependi. Essa queda d’água se destaca com uma grande piscina natural que é ideal para mergulho. Além disso, possui belas paisagens que garantem muito sossego. Distante a 31 km do centro, para visitá-la é preciso fazer uma trilha de nível médio. Sendo assim, vale a dica de conhecê-la com um guia.

5. Cachoeira do Juju

A Cachoeira do Juju é uma opção perfeita para os aventureiros e, dessa forma, também entra para a nossa lista. A queda d’água possui 130 metros de altura e tem as condições ideais para praticar rapel. É importante lembrar que o local não é ideal para banho, mas apenas para contemplar a natureza. Localizada a 34 km do centro, a atração tem acesso por uma trilha de nível leve.

6. Cachoeira do Gamarra

Outro destino que também possui belas paisagens é a Cachoeira do Gamarra. Pertinho do centro, essa cachoeira encanta com uma extensa piscina natural e uma faixa de areia que atrai muitos visitantes. No local é possível relaxar, fazer piqueniques e, inclusive, passar o dia inteirinho em família. Por fim, vale a dica de conhecê-la logo cedo, já que o espaço costuma estar sempre movimentado.

7. Corredeira Caixão Branco

Localizada logo após a Cachoeira do Gamarra, a Corredeira Caixão Branco também promete bons momentos em nosso destino. O local é conhecido por suas quedas d’águas que formam um poço natural muito refrescante. Cercada por árvores e muito sossego, a atração é ideal para quem busca um passeio mais tranquilo na cidade. Sem dúvida, vale muito a pena visitá-la também.

8. Morro do Chapéu

Por fim, não deixe de conhecer o Morro do Chapéu em Baependi. Esse destino conta com paisagens únicas da região e garante as melhores experiências. Localizado a 36 km do centro, o local é ideal para praticar trekking e fazer caminhadas em meio a natureza. Vale lembrar que, para chegar ao destino, é necessário fazer uma trilha de dificuldade média. Portanto, não dispense a companhia de um guia.

Com todas essas dicas de atrativos e destinos, certamente o seu tour por Baependi tem tudo para ser marcante. Para a sua viagem ser ainda melhor, anote esta dica: escolha viajar entre os meses de abril e setembro. Afinal, é nesse período que o clima está perfeito para curtir a maioria dos passeios.

Hotéis e pousadas em Baependi

Para curtir os passeios de Baependi com toda a disposição, é necessário descansar em boas opções de estadia, não é? Por isso, separamos as melhores sugestões para você considerar na cidade. Veja só!

  • Hotel Fazenda Topada – $$: essa sugestão possui um bom custo-benefício, tem quartos bem equipados e diversas opções de lazer por um preço acessível. Localizada em meio a natureza, é uma boa escolha para quem busca sossego e descanso.
  • Hotel Pousada São Miguel – $$$: essa opção é ideal para a família já que conta com quartos completos e boas acomodações por um ótimo preço. Localizada no centro, ela se destaca por estar próxima dos atrativos turísticos. Sendo assim, é uma boa escolha para quem deseja visitar os destinos históricos da cidade.
  • Chalés de Minas Hotel Fazenda – $$$$: Localizada entre Baependi e Caxambu, essa sugestão possui chalés luxuosos, ambientes modernos, assim como inúmeras atividades de lazer. Além disso, destaca-se com refeições mineiras muito saborosas. Sem dúvida, é uma das opções mais completas da cidade.

Além dessas sugestões de estadia, Baependi também conta com opções de camping pela região. Por isso, caso você deseje ter mais contato com a natureza, também pode escolher essa opção.

13 fotos lindas de Baependi para você se apaixonar por esse destino

Baependi é mesmo um destino único, não é? No entanto, acreditamos que você ainda precisa descobrir mais detalhes da cidade. Por isso, confira os melhores registros desse paraíso. Olha só!

Publicidade

1. Se Minas Gerais é a sua próxima rota de viagem

2. E você deseja viver momentos marcantes

3. Então, você precisa conhecer a charmosa Baependi

4. Essa cidade tem a Nhá Chica como símbolo de fé

5. Possui atrativos únicos

6. E encanta com as suas construções históricas

7. Além disso, a cidade também possui muitas belezas naturais

8. Como vales e montanhas

9. Belas cachoeiras

10. Assim como lindas quedas d’águas

11. Que, aliás, garantem sempre bons momentos

12. Por isso, se você deseja fazer um passeio marcante

13. Certamente, vai amar conhecer esse paraíso!

Baependi é mesmo um destino único em Minas Gerais, não é? A cidade encanta pela sua natureza e seus atrativos históricos. Outro belo destino da região é Caxambu. O município é repleto de belezas naturais e bons passeios. Sem dúvida, vale muito a visita também.