Barra de São Miguel: conheça esse paraíso alagoano e suas lindas praias

Escrito por Flávia Resende

Se você está planejando conhecer as belezas de Alagoas, inclua o município de Barra de São Miguel em seu roteiro para deixar sua viagem ainda mais interessante.

Acompanhe nossas dicas sobre como chegar, o que fazer e onde se hospedar no pequeno balneário alagoano.

Onde fica


O município de Barra de São Miguel fica na região metropolitana de Alagoas, a apenas 34 km de Maceió e a 194,5 km de Maragogi.

Como chegar

Quem vai de avião deve desembarcar no Aeroporto de Zumbi dos Palmares, em Maceió. De lá é preciso pegar um ônibus para Barra. As viações São Geraldo ou Itapemirim fazem a rota Maceió-Barra de São Miguel em uma viagem de uma hora e meia.

Quem prefere viajar de carro tem que seguir pela BR-101 e depois pela AL-220. Se estiver saindo de Maceió é só seguir pela AL-101.

Outra opção para chegar a Barra de São Miguel, partindo de cidades próximas, é usar serviço de carro por aplicativo (o app local é o 99POP).

O que fazer

Entre as atrações de Barra de São Miguel está a Praia do Gunga, uma das mais bonitas do Brasil. Para quem gosta de curtir a praia sem deixar o conforto de lado, que tal conhecer o Praêro Beach Club? Confira as atrações:

Praia do Gunga

A Praia do Gunga tem areias brancas e fica dentro de uma fazenda de cocos. O destino recebe muitos visitantes de Maceió, Aracaju e Recife diariamente.

A beleza da paisagem fica ainda mais completa com as Falésias do Gunga, um morro com várias tonalidades que dá para conhecer em um passeio de buggy.

Quando chegar à praia, você vai ver que ela lembra uma península, com muitos coqueiros no meio, mar de um lado e a Lagoa do Roteiro do outro.

Lagoa do Roteiro

A Lagoa do Roteiro fica entre a Praia do Gunga e Barra de São Miguel. Os visitantes passeiam de canoa pela lagoa e podem conhecer um criadouro de ostras e experimentar a iguaria. Um passeio pela Vila Palateia deve ser incluído em seu roteiro.

No meio da lagoa há bancos de areia onde a canoa para e os visitantes podem tomar aquele banho refrescante!

Praia da Barra de São Miguel

A praia é protegida por uma barreira de corais e, no período de maré baixa, parece uma piscina. Já na maré alta, a calmaria das águas é substituída por ondas fortes, tornando a praia um bom local para a prática de esportes, como o surfe.

Os turistas encontrarão uma boa estrutura no local, com restaurantes à beira-mar, além de ambulantes vendendo vários produtos. No bairro onde a praia fica localizada, tem bares, restaurantes, pousadas, quiosques e pontos de comércio.

Nos finais de semana, cadeiras e guarda-sóis enchem o trecho de areia da praia. Portanto, chegue cedo para garantir um bom lugar ou visite a praia durante dias úteis.

Praêro Beach Club

Localizado na Praia da Barra de São Miguel, o bar e restaurante é um lugar perfeito para quem gosta de aproveitar um dia na praia, experimentar pratos locais e tomar drinks diferentes.

Além de ter um cardápio preparado para atender a tipos variados de paladar, o local oferece ambientes confortáveis para seus clientes, com piscina, gazebos, puffs e sofás à beira-mar.

Depois de aproveitar o dia na praia, nadando ou praticando atividades aquáticas, os clientes podem descansar no redário.

Passeio de lancha do Praêro

O Praêro conta com um passeio de lancha que pode ser agendado em seu site. A lancha parte do Praêro ou da marina e tem capacidade para 12 pessoas. É equipada com som, churrasqueira, ducha com água doce, solário na proa e pia.

Durante o passeio, o piloto faz uma parada na Praia do Gunga e passa por lugares como a casa do cantor Djavan, a ilha de Tereza Collor, a Lagoa do Roteiro e a ilha dos Três Corações.

Alagoas tem altas temperaturas o ano todo, mas chove muito entre abril e julho. Os meses mais procurados pelos turistas são entre o Natal e o Carnaval. Veja opções de onde ficar durante sua estadia no balneário.

Onde ficar

Por ser um destino muito visitado, Barra de São Miguel tem várias opções de hospedagem para todos os perfis de viajantes, que vão desde casas de praia até resorts de luxo. Um deles certamente vai atender às suas necessidades.

1. Village Barra Hotel- $$$

Um hotel pé na areia não poderia faltar em nossa lista de sugestões de onde ficar em Barra de São Miguel. Os apartamentos, com capacidade para até cinco pessoas, dispõem de TV com canais a cabo, frigobar, ar-condicionado, wi-fi, telefone e cofre. Algumas das suítes possuem varanda e vista para o mar. A propriedade está localizada em frente à Praia da Barra de São Miguel. Além de ter acesso à praia, os hóspedes podem curtir a piscina do hotel.

  • Endereço: R. Senador Arnon De Melo, 65, Praia do Niquim.

2. Gungaporanga Hotel- $$$

O hotel luxuoso está localizado no alto de um morro, proporcionando aos hóspedes uma vista panorâmica do mar. O estabelecimento oferece piscina de borda infinita, com sauna integrada, academia, trilha ecológica, biblioteca, café da manhã e estacionamento. Passeio de jangada e serviços de massagem são pagos à parte. A propriedade tem 18 bangalôs com cama king-size, TV a cabo, wi-fi, minibar e ar-condicionado. Algumas acomodações também têm hidromassagem com cromoterapia. Acomodações de categoria superior possuem ainda piscina privativa e adega.

  • Endereço: Rodovia Aql 220 Km 003.

3. Brisamar Hotel Pousada – $$$

A pousada é bem recomendada por sua localização, a somente 50 metros da Praia de Barra Mar, e tem bom custo-benefício. Oferece buffet de café da manhã, salão de jogos, estacionamento gratuito, piscina externa e sala de eventos para aluguel. Os quartos possuem varanda com rede, vista panorâmica do mar, TV, ar-condicionado, frigobar e banheiro privativo.

  • Endereço: R. Margarida Oiticica Lima, 38.

4. Natus Hostel – $$

Pessoas que já se hospedaram no hostel elogiaram seu custo-benefício. Com uma decoração rústica, a propriedade conta com área verde, piscina, wi-fi, cantinho da meditação, lounge compartilhado e permite a entrada de animais de estimação. Além de oferecer atividades no local, o hostel organiza passeios adaptáveis para todas as idades para destinos como a Lagoa do Niquim, Porto dos Frances e Vila da Palateia. É a opção mais em conta da nossa lista, com quarto misto compartilhado, suíte simples, suíte superior e suíte para quatro pessoas.

  • Endereço: R. José Francisco da Silva, 84, Centro.

Agora que você já tem informações úteis sobre Barra de São Miguel, confira mais registros desse destino paradisíaco.

10 fotos de Barra de São Miguel para você ver o que te espera

O município tem praias encantadoras com águas cristalinas, recifes, falésias e muitas belezas naturais. Veja nas fotos a seguir.

1. Ostras fresquinhas antes ou depois do mergulho

2. Não é preciso sair do Brasil para curtir praias paradisíacas

3. Ou para acompanhar um lindo pôr do sol em um cenário espetacular

4. Vila de pescadores? Não, é Barra de São Miguel

5. Aproveite para ter sua praia particular

6. É fácil se desligar de tudo diante desta vista

7. Um cenário perfeito para descansar e recarregar as energias

8. Um banho de mar em águas cristalinas pode ser revigorante

9. Um bom destino para passar momentos a dois

10. Ou para conhecer e se divertir com a família

Passar alguns dias em Barra de São Miguel pode ser uma experiência maravilhosa! Então reserve um momento para conhecer e curtir esse lindo pedaço de Alagoas! Se você quer visitar outros destinos litorâneos brasileiros, conheça também o Pontal do Atalaia!

PARA VOCÊ