9 lindas praias de Alagoas que você precisa conhecer

Escrito por Bruno Mendes
Atualizado em 02.12.20

As belíssimas praias de Alagoas são visitadas anualmente por turistas de todas as partes do Brasil e também de outros países. Ainda que seja pequeno, o estado que faz divisa com Sergipe, Pernambuco e Bahia tem um dos litorais mais famosos do país com justiça. As praias são encantadoras em razão das águas transparentes, dunas, falésias e outros atributos naturais que marcam positivamente o passeio de qualquer visitante.

Continua após o anúncio

No verão ou no inverno o nordeste brasileiro é ensolarado e o mar fica morninho, pronto para aquele banho relaxante. Conheça 9 praias de Alagoas que você precisa incluir na sua programação e tornar a sua viagem ainda mais bacana.

1. Praia de Maragogi

Maragogi fica a 127 quilômetros de Maceió e concentra algumas das melhores piscinas naturais do Brasil. A cidade tem diversas praias, como Xaréu, Peroba, Dourado, Antunes, dentre outras, mas a praia de Maragogi, propriamente dita, fica bem na região central e tem características que são ideais para crianças ou quem não gosta de mares agitados.

O visitante que chegar mais cedo, poderá curtir as piscinas, observar os peixes de pertinho e também pegar um barco ou catamarã para apreciar as galés. Na faixa de areia há boa infraestrutura de bares e restaurantes e também lojinhas de artesanato.

2. Praia de Ipioca

Localizada a um pouco mais de 20 quilômetros do centro de Maceió, a praia de Ipioca tem águas esverdeadas e cristalinas e áreas que, em maré baixa, são formadas piscinas naturais. Esse é um destino indicado para aquele viajante que prefere lugares isolados e muito calmos.
Mesmo sem badalação e com longa área vazia entre os coqueiros e o mar, a praia tem alguns bares muito confortáveis, que são indispensáveis para uma cervejinha e bons petiscos.

3. Praia do Francês

A praia do Francês fica na cidade de Marechal Deodoro, situada a 20 quilômetros da capital Maceió. O mar com tons que se confundem entre verde e azul, tem um lado esquerdo protegido por recifes, por onde são realizados passeios de barco e jangada e a calmaria das águas também viabiliza a prática de stand up paddle e o mergulho.

A parte direita tem ondas mais fortes e é muito apreciada surfistas ou entusiastas de áreas com menos movimento. A praia é uma das mais conhecidas de Alagoas e em razão do sucesso turístico, tem boa infraestrutura de restaurantes, bares e lojinhas no entorno. Uma boa dica é ir ao centro gastronômico de Massagueira na hora do almoço.

4. Praia do Patacho

O município de Porto das Pedras fica a 115 quilômetros de Maceió e é mais um destino recomendado para o viajante com uns dias a mais de folga e com vontade de conhecer o maior número possível de lugares bonitos em Alagoas. A praia do Patacho é considerada uma das mais bonitas do Brasil e com o mar de águas translúcidas e suntuosos coqueiros do entorno, congrega aquela atmosfera quase desértica que enche os olhos de quem não gosta muito de multidões.

Atenção: o acesso à praia não é dos melhores e lá não há caixas eletrônicos, portanto, lembre-se de ir no modo “preparado para aventura” e apreciar cada segundo desse ponto paradisíaco.

5. Praia do Carro Quebrado

A Praia do Carro Quebrado, localizada no vilarejo de Barro do Santo Antônio e a 45 quilômetros de Maceió, tem seu diferencial em relação às outras de Alagoas. Preservada e essencialmente rústica, ela é cercada por falésias que ganham cores diferentes a depender do horário da irradiação do sol.

O difícil acesso – é MUITO complicado chegar à faixa de areia com carro pequeno e o trajeto é recomendado apenas por bugres ou veículos maiores – explica o nome desse lugar, que tem tudo a ver com o viajante cuja predileção é o silêncio e a calmaria. Ficou com vontade de “fugir do mundo”? Vai para a praia do Carro Quebrado.

6. Praia do Gunga

Com toda a justiça inclusa entre as mais bonitas do Brasil, a Praia do Gunga em Barra de São Miguel(34 quilômetros de Maceió) tem a vantagem geográfica de suas águas se encontrarem com a Lagoa do Roteiro. Essa união acontece quando a maré está baixa, e o visitante pode se banhar em águas tranquilas e morninhas em um lugar cercado por coqueiros e falésias.

Além de tomar banho de bar, o visitante pode optar por ficar em algum bar da praia, fazer o passeio de bugre ou sentir o friozinho na barriga no ultraleve que decola da Lagoa do Roteiro.

7. Praia da Lagoa Azeda

A Praia da Lagoa Azeda fica no município de Jequié da Barra, situado a 62 quilômetros da capital alagoana. Extensa e pouco explorada turisticamente, ela entra no grupo das atrações indicadas para quem opta por ínfimo contato com badalações. A região é indicada para despretensiosas e reflexivas caminhadas na areia, propícia para a pesca e procurada por mergulhadores em razão de um interesse histórico.

Nesses mares, o navio Itapagé foi naufragado durante a Segunda Guerra Mundial e, da mesma forma que a diversificada vida marinha, o que resta da embarcação pode ser observado a cerca de 30 metros de profundidade.

8. Praia Pontal de Coruripe

A Praia Pontal de Coruripe, situada a 85 quilômetros de Maceió, é muito frequentada todos os anos. Nas proximidades há restaurantes e boas pousadas, portanto eis um destino indicado para quem não abre mão de comodidade enquanto toma banho nos mares calmos e sempre quentes.

Lá o banhista vai encontrar as já conhecidas piscinas naturais e poderá contemplar um pôr do sol deslumbrante. Uma dica: só volta para a pousada depois do anoitecer, tudo bem?

9. Praia de Pajuçara

Muito famosa e visitada por moradores locais e turistas em qualquer estação do ano, a praia de Pajuçara está entre os principais pontos turísticos de Maceió. Bem estruturada – há chuveiros, restaurantes e bares que oferecem conforto aos frequentadores- o calçadão da orla marítima ainda tem uma feira de artesanato e quadras de esporte.

Da praia saem jangadas que levam o banhista a piscinas naturais que ficam a cerca de 2 quilômetros da costa. Você irá ver muitas, mas não vai se cansar dessas piscinas, pode acreditar!

Deu para ter uma ideia de que a natureza de Alagoas é um espetáculo, concorda? E caso você queira estender o passeio por outros recantos da região do sol, não deixe de visitar mais algumas das melhores praias do nordeste .