20 cafeterias estilosas no Brasil que merecem uma visita

Escrito por Vanessa Herrmann

Café quentinho é uma paixão da maioria dos brasileiros. Por isso, existe uma grande variedade de estabelecimentos que servem essa bebida, que conta com uma grande produção aqui no país. Se você também é fã do grão torrado e ainda curte arquitetura, pode gostar de conhecer uma grande quantidade de cafés estilosos espalhados pelo Brasil.

Mesmo que você não seja um grande apreciador dessa bebida, ainda é possível conferir menus bem diversificados, que podem agradar os mais variados paladares. Até porque, uma refeição em um lugar com uma decoração diferente pode deixar seu dia ainda mais gostoso. Algumas opções contam com grandes espaços, enquanto outras nem tanto. Há possibilidades para quem gosta de natureza, estilo vintage, conforto, literatura e muito mais!

1. New York Cafe, Curitiba


Essa é uma cafeteria que vai muito além do café. Nela, você pode saborear uma grande quantidade de sanduíches, pães artesanais, pratos e sobremesas inspiradas na culinária americana. Tudo isso com um clima de novaiorquino, mas na capital Paraná.

2. Agridoce, Porto Alegre

Com três ambientes que contam com decorações distantes e impressionantes, o Agridoce já encanta logo na entrada. O cardápio é extenso e contempla viajaopções para todos os gostos, pois tem doces, salgados, bebidas quentes e frias, cervejas e até mesmo vinho.

3. Dylan Café e Bakery, Brasília


O conceito usado no Dylan Café e Bakery é de uma típica cafeteria australiana. Além de se deliciar com pratos comidas e bebidas comuns na Austrália, você ainda pode se encantar com todo o charme que a decoração do local oferece.

4. Academia do Café, Belo Horizonte


Essa é uma cafeteria que mescla uma decoração estilosa com a paixão pelo café. Além de poder degustar a bebida e várias opções de comidas, ainda é possível realizar cursos e workshops para profissionais da área no local para entender mais sobre esse grão que é produzido em grande escala no Brasil.

5. Espaço 35, Pelotas

Com mais de 100 anos de tradição, o Café 35 é uma marca conceituada de Pelotas. O Espaço foi criado para que os clientes possam provar a bebida e ainda se deliciar com pratos que foram elaborados especialmente para harmonizar com cada tipo de café servido no local. Para fechar com chave de ouro, a decoração é super aconchegante e charmosa.

6. Café da Praça, Belém


Instalada em um local inusitado, o Café da Praça recebe um grande quantidade de clientes, mesmo ficando no segundo piso de uma farmácia. A decoração no estilo de lanchonetes dos anos 1950 chama a atenção, mas os cafés e sanduíches também fazem sucesso.

7. Flores na Varanda, São Paulo


Com um misto de café e restaurante, o Flores na Varanda conta com dois ambientes distintos: um salão interno e um jardim ao ar livre. Como o espaço conta até com uma floricultura, é ideal para quem quer apreciar um pouco de verde enquanto aprecia sua bebida.

8. Café Cariño, Goiânia


O Café Cariño conta com um ambiente aconchegante que é completo por uma música de fundo, que pode ser jazz ou MPB. Além disso, o cardápio conta com opções de tortas, bolos, cafés, lanches, pratos executivos e cervejas. É ideal para trabalhar ou até mesmo curtir um happy hour com os amigos.

9. Amika Coffee House, Fortaleza


Fazendo juz ao slogan “café dos amigos”, o Amika Coffe House mescla uma decoração moderna com um toque aconchegante. Logo na entrada já é possível se deparar com uma grande quantidade de guloseimas no balcão. Além, disso, o local conta com dois andares que têm ambientes bem distintos, enquanto o primeiro tem mesas comuns, o segundo tem poltronas bem confortáveis e mesas baixas.

10. Livraria Café Conceito, Gramado


Em um espaço que mescla literatura e cafés, a Livraria Café Conceito conta com uma sala onde é possível realizar palestras, cursos; um deck externo e área infantil. As obras estão organizadas de uma maneira que seja fácil escolher a opção ideal para o momento em que você aprecia um café quentinho.

11. Café Cultura, Florianópolis


Com uma decoração moderna e toque industrial, o Café Cultura de Florianópolis é amplo e aconchegante. Além de ser um charme, o local ganhou o prêmio de melhor cafeteria de Santa Catarina por 5 anos consecutivos. É ideal para quem gosta de um bom café e uma boa comida acompanhados de um ambiente agradavel.

12. Malakoff Café, Recife


Inaugurado em 2015, o Mlakoff Café chama a atenção logo na entrada. Isso acontece porque o local conta com uma parede cheia de grafites coloridos e bastante madeira. Mesmo tendo um espaço pequeno, ali você pode escolher entre degustar cafés que contam com 11 métodos diferentes de extração do grão. Se você tiver alguma dúvida, algum funcionário pode tirar todas as suas dúvidas em relação ao processo e sabor.

13. Café com Texto, Manaus


Com cara de biblioteca, o Café com Texto pode ser o local ideal para os amantes de literatura apreciarem um café quentinho. Além de uma grande variedade de obras em português, você ainda encontra volumes em inglês e francês. O espaço não é grande, mas é bem aconchegante e você ainda tem uma vista da cozinha, assim, pode conferir a preparação do seu pedido.

14. Café Cultural, Ouro Preto


Além do tradicional café, no Café Cultural você encontra uma grande variedade de cervejas artesanais que podem ser muito bem combinadas com os pratos. Tudo isso é combinado com um ambiente decorado com muito bom gosto.

15. Sofá Café, São Paulo


O Sofá Café conta com três endereços em São Paulo, o que faz com que seja mais fácil encontrar um pertinho de você. Com um ambiente extremamente confortável, você pode escolher por degustar o cardápio no café da manhã, almoço, lanche da tarde ou até happy hour. Só tome cuidado para não dormir!

16. Kaffa, Vitória


Na Kaffa Cafeteria você pode encontrar desde o comum expresso até opções de cafés aromáticos, entre outras bebidas quentes, drinks, licores e cachaça de café. Já no cardápio de alimentos é possível escolher lanches, saladas, salgados e tortas com opções doces e salgadas. Tudo isso combinado com um ambiente agradável e uma decoração diferente.

17. Between Coffee & Deli House, Natal


Esse é um local que une arte e gastronomia com uma mistura de móveis coloridos, menu de giz e sousplat de crochê, tudo isso acompanhado com jazz de fundo sonoro. Além do ambiente extremamente agradável, você ainda pode se deliciar com petiscos, cafés e até mesmo refeições completas.

18. Kitanda Café, Macapá


No Kitanda Café é possível encontrar uma decoração que mescla o moderno com o rústico. Além disso, o ambiente é confortável e o cardápio é bem extenso e conta com opções de cafés, lanches e até mesmo refeições principais,vinhos e cervejas.

19. Café de Rei, São Luís


O Café de Rei não conta com um espaço muito grande, mas é bem confortável para receber seus clientes. Uma lousa atrás do balcão é o que mais chama a atenção na decoração. Porém, você pode se surpreender com a variedade de itens presentes no menu.

20. Café do Viajante, Curitiba


Com uma decoração que remete a vários cantos do mundo o Café do Viajante é um ambiente completamente único. O local conta com fotografias de viagens de um dos donos, uma namoradeira com um toque da França do século XV, um sofá inspirado na série de televisão Friends, entre várias outras coisas. São tantos objetos especiais, que cada canto chama a atenção.

Viu como sair para tomar um café no Brasil pode não ser apenas uma experiência banal e corriqueira? Há cafeterias estilosas nos quatro cantos do país, é só procurar. E se você tiver viagem internacional marcada, aproveite para também conhecer algumas das cafeterias mais charmosas do mundo . Prepare o apetite e a máquina fotográfica!

PARA VOCÊ