Camburi: natureza e tranquilidade no litoral de São Paulo

Escrito por Nicole Dias

O Litoral Norte de São Paulo tem muito a oferecer aos seus visitantes e um dos seus destaques é Camburi (também chamada Cambury), que tem a combinação perfeita de praia, natureza e diversão. Apaixonados por águas limpas e belas ondas precisam dar uma chance para esse recanto de beleza e tranquilidade na cidade de São Sebastião.

Se você quer descobrir onde ficar, onde comer e o que fazer em Camburi, além de conferir fotos incríveis do local, não pode deixar de conferir as dicas abaixo. Anote tudo no seu caderninho de viagens e comece já a montar o seu roteiro!

Onde fica Camburi

Camburi fica no município de São Sebastião, na microrregião de Caraguatatuba. Fica a 198 km de São Paulo e pouco mais de 78 km de Ubatuba. São Sebastião também fica pertinho de Caraguatatuba, Bertioga e Salesópolis.

A praia de Camburi

iStock

A praia é perfeita para quem gosta de surfar, já tem que tem ondas agitadas. No entanto, também não falta diversão na areia, seja uma caminhada, uma partida de futebol ou uma leitura ao som do mar. Pedras e vegetação também marcam a paisagem. Não há muitos vendedores ambulantes, então você pode levar seus lanches ou procurar um dos restaurantes das redondezas.

De maneira geral, é uma praia ótima para aproveitar o dia em família. Os salva-vidas ficam atentos aos banhistas, há barraquinhas que alugam cadeiras e guarda-sóis, e basta atravessar um rio para chegar à tranquila Camburizinho.

O que fazer em Camburi

Ama aproveitar o dia ao ar livre, com o sol no rosto e a brisa do mar acompanhando as atividades? Então confira essas dicas do que fazer em Camburi:

1. Surf

Não é por acaso que Camburi é um verdadeiro point de surfistas. Por lá é possível pegar excelentes ondas o ano inteiro e você consegue alugar uma prancha de surf à beira-mar, caso bata a vontade de encarar o oceano. É bacana acompanhar a página de Facebook Surf Session Camburi, que mostra vídeos e um relatório de como está a formação das ondas e a temperatura da água.

2. Passeio de barco

Há diversas empresas que fazem passeios de barco e de lancha em Camburi, muitas com destinos às belas praias e ilhas das proximidades. Vale a pena entrar em contato com algumas das empresas de turismo de aventura de Camburi, como a Eco Dynamic, Defender Tour e Eco Experience. Navegar é preciso, e se for em uma paisagem maravilhosa tudo fica ainda mais inesquecível.

  • Valor: os valores dos passeios variam, mas ficam numa média de R$ 70.

3. Trilha do Sertão do Cacau

Prepare um repelente e seu tênis mais confortável, porque é hora de caminhar em meio à Mata Atlântica! A trilha do Sertão do Cacau é moderada, mas recompensadora: ao longo dela há diversas quedas d’água perfeita para um banho. Para se sentir mais seguro ao longo do percurso, vale a pena procurar por uma empresa que tenha guias para as trilhas. A experiência de estar rodeado pelo verde é fantástica.

4. Cachoeira de Camburi

Depois de pouco mais de meia hora de trilha com ritmo moderado (que deve ser feita obrigatoriamente com um guia) chega-se ao oásis que é a Cachoeira de Camburi. As águas são cristalinas e geladas, revigorantes e a piscina natural é incrível para um mergulho. Para manter a preservação do local, não esqueça de levar o seu lixo embora.

Os apaixonados por natureza vão amar cada segundo em Camburi.

Onde ficar em Camburi

Depois de um dia muito bem aproveitado, nada como descansar. Camburi conta com diferentes opções de hospedagem, de elegantes hotéis até campings com estilo mais rústico. Escolha aquele que combina com você!

1. Villa Bebek Hotel – $$$$

Um oásis de natureza preservada em plena Praia do Camburizinho. O Villa Bebek conta com charmosos chalés e uma fantástica estrutura, com direito a piscinas, SPA, bar e restaurante. As suítes são equipadas com rede, ar-condicionado, frigobar e televisão com mais de 100 canais. Há serviço de tolhas e guarda-sol na praia, uma ótima facilidade para os hóspedes.

  • Endereço: R. Zezito, 251 – Praia do Camburizinho.

2. Beach Hotel Cambury – $$$$

De frente para a praia, o Beach Hotel Cambury oferece tudo aquilo que você precisa para ter uma experiência muito agradável. Além da boa localização, o hotel conta com piscinas, buffet de café da manhã, salão de jogos, parquinho infantil e sauna. Muito bem decorados, os quartos são equipados com ar-condicionado, televisão e DVD player.

  • Endereço: Estrada do Camburi, 247.

3. Pousada Spa Ventos do Camburi – $$$

Com sistema tudo incluso e exclusiva para casais, essa pousada proporciona uma experiência diferenciada. Com piscina aquecida e spa, a estrutura do Ventos do Camburi é um convite ao bem-estar. No valor das diárias estão inclusos café da manhã, almoço, jantar romântico e bebidas. Há quartos bem equipados e estúdios com cozinha.

  • Endereço: R. Reginaldo Flávio Corrêa, 293.

4. Pousada Camping Camburi – $$

Seja para quem quer ficar em uma pousada trabalhada na simplicidade ou em um camping com boa estrutura, esse é o local certo. A apenas 100 metros da praia, a Pousada Camping Camburi oferece internet sem fio, diversos banheiros e cozinha comunitária. O espaço é bem limpo e organizado, ótimo para curtir um bom descanso.

  • Endereço: Estrada do Camburi, 932.

Seja em uma cama king size ou dentro de uma barraca, com certeza não faltará um local para você descansar em Camburi.

Onde comer em Camburi

Frutos do mar se destacam na gastronomia de Camburi, e abaixo estão alguns endereços excelentes para experimentar as delícias locais.

1. Manacá Restaurante

Rodeado pela natureza, o Manacá é especializado nos sabores do mar. Quando foi fundado, em 1988, o restaurante era pequeno e servia café da manhã para os praticantes de surf. Hoje, é um espaço elegante e confortável, sempre bastante movimentado. No cardápio, pratos vegetarianos, massas e risotos, carnes, peixes, camarões, lulas e cavaquinhas. A carta de vinhos traz rótulos do Brasil e de diversos outros países.

  • Endereço: R. Manacá, 102.
  • Horário de funcionamento: quinta-feira das 18h às 23h, sexta e sábado das 13h às 24h, domingo das 13h às 21h.

2. Ogan Restaurante

Para comemorações especiais, vale a pena ir até o Ogan. O ambiente é aconchegante e agradável, enquanto o atendimento de alto nível é elogiado pelos frequentadores. O menu traz delícias da gastronomia contemporânea, com massas, carnes, peixes e frutos do mar. Escolha uma mesa no deck e faça sua refeição em meio à paisagem da Mata Atlântica.

  • Endereço: Estrada de Camburi, 1650.
  • Horário de funcionamento: quinta-feira das 18h às 22h, sexta-feira das 14h às 00h, sábado das 14h às 00h, domingo das 14h às 21h30.

3. Restaurante Antigas

Localizado em área tranquila, o Restaurante Antigas é um verdadeiro clássico de Camburi. Assim como os outros estabelecimentos da região, conta com incríveis preparos à base de frutos do mar. Destaque para a Moqueca de Cambucu, que acompanha arroz e farofa de camarão. Há duas opções de pratos infantis e algumas sobremesas. Bom custo-benefício.

  • Endereço: R. Reginaldo Flávio Corrêa, 190.
  • Horário de funcionamento: sextas, sábados e feriados das 13h às 23h45, domingos das 13h às 22h30.

4. Taioba Gastronomia

Elegante, o Taioba apresenta o melhor da culinária caiçara. Os pratos do chef Eudes Assis priorizam ingredientes locais. Além de clássicos como bolinhos de taioba e casquinha de siri, a dica é conferir as sugestões diárias do chef, que vão de frutos do mar à provençal até bobó de camarão. Também há iguarias para quem não curte frutos do mar, como arroz zuchini de abóbora com carne seca.

  • Endereço: R. Tijucas, 55.
  • Horário de funcionamento: quinta e domingo das 13h às 22h, sexta e sábado das 13h às 23h.

Dá água na boca só de pensar!

Dicas de quem já foi a Camburi

A mão para fazer as malas começou a coçar? Então inspire-se com esses vídeos de Camburi e anote algumas dicas para sua viagem!

Um final de semana em Camburi

Desde a procura por uma pousada até passeios por lindas praias, o vídeo de Thaynara Rodrigues apresenta um pouquinho da experiência de passar um final de semana em Camburi.

De Camburi até Camburizinho com criança

Quem viaja com crianças sabe: é importante fazer uma pesquisa prévia sobre a hospedagem e as atrações. O vídeo acima traz ótimas dicas para quem ama fazer belas viagens em família.

Tour no camping em Camburi

Se você quer conferir um pouco de como é a estrutura do camping de Camburi, não pode deixar de conferir esse vídeo. O casal do canal Coruja Careca ainda mostra outros locais de São Sebastião, como Boiçucanga.

3 praias imperdíveis no litoral norte de SP

Além de Camburi, outras praias bem conhecidas de São Sebastião são Maresias e Juquehy. O vídeo do 3em3 apresenta belas imagens aéreas de suas orlas. Spoiler: dá vontade de mergulhar na tela!

Já conferiu tudo que precisava? Não esqueça de colocar as roupas de banho e o protetor solar na mala.

Mais fotos de Camburi que vão ganhar seu coração

Agora que você já sabe o que fazer, onde comer e onde se hospedar em Camburi, resta suspirar por algumas imagens que comprovam o quanto é apaixonante esse lugar.

1. Camburi é um destino que atrai diversos tipos de viajantes

2. Seja você um surfista

3. Ou alguém em busca de tranquilidade

4. Há belas paisagens para se apreciar

5. Muita natureza

6. Ótimas opções de hospedagem

7. E gastronomia para todos os paladares

8. Há atividades para quem ama ficar ao ar livre

9. Desfrutando das belezas do meio ambiente

10. Sempre com respeito, cuidado e gratidão

11. Imagina ver ao vivo os encantos desse lugar?

12. Camburi é demais

13. E com certeza você viverá ótimos momentos por lá

14. Partiu riscar esse destino da lista de locais a conhecer?

Quer saber um pouco mais sobre o litoral paulista? Não deixe de conferir o guia de praias de Ubatuba. Você vai se apaixonar!

PARA VOCÊ