Cardiff: saiba o que fazer na capital do País de Gales

Escrito por Sheila Almendros

Cardiff é o destino perfeito para quem se encanta por arquitetura histórica, cultura e conhecimento. Isso porque o local oferece aos seus visitantes atrações imperdíveis, como museus, castelos, ruínas, entre outras opções que não podem faltar em seu roteiro. Que tal conhecer mais da capital da cidade e aumentar ainda mais a sua vontade de viajar?

Mapa

Cardiff é a capital do País de Gales, que pertence ao Reino Unido, com aproximadamente 330 mil moradores. A cidade fica a 243 km de distância de Londres, e está a quatro horas a frente do fuso do horário de Brasília. O clima característico do local é de verão agradável e inverno longo, sendo o período de temperaturas mais amenas entre junho a setembro.

Como chegar

O Aeroporto de Cardiff opera voos domésticos e internacionais para destinos dentro da Europa, Caribe, norte da África e Oriente Médio. Não há voos diretos do Brasil até a capital do País de Gales, e a melhor forma, e também a mais barata, de chegar até lá é partindo de Londres em uma viagem de duas horas de trem.

Atrações

Saiba quais são as principais atrações de Cariff que não podem faltar em seu roteiro:

1. Cardiff Castle

O Castelo de Cardiff fica na região central e possui uma enorme importância para a história da cidade. Durante a Segunda Guerra Mundial, os moradores se protegiam dos bombardeios dentro do muro do edifício. É por isso, que a parte preservada da construção tornou-se uma homenagem aos soldados galeses. Além do castelo, uma exposição histórica sobre guerras está aberta para visitação no piso inferior – onde também estão a bilheteria e um café. A entrada custa 13 euros e inclui um áudio guia em diversos idiomas.

2. Bute Park

O maior parque da cidade fica ao lado do Castelo de Cardiff, e foi batizado em homenagem ao antigo dono do edifício, o terceiro marquês de Bute. Os 130 acres são bastante arborizados, com uma linda vista do Rio Taff, ideal para passar uma tarde agradável, curtindo um piquenique ou praticando atividades ao ar livre. O local fica aberto todos os dias das 7h30 até 30 minutos antes do pôr do sol.

3. St. Fagans National History Museum

Este museu ao ar livre possui um curioso acervo histórico, com construções de diversos períodos, desde o povo celta até os dias atuais. São mais de 40 edifícios, como casas, fazenda, escola, capela, além de oficinas de artesanato e pães. Durante o ano, há festivais sazonais com música e dança, com entrada gratuita. O St. Fagans National History Museum fica aberto todos os dias, das 10h às 17h.

4. National Museum Cardiff

Inaugurado em 1905, o Museu Nacional de Cardiff possui um vasto acervo formado por coleções arqueológicas, botânica, arte, geologia e zoologia. As crianças vão amar ver de perto os fósseis jurássicos, enquanto adultos se surpreendem com as pinturas assinadas por famosos artistas galeses. A entrada é gratuita e o museu fica aberto de terça a domingo, das 10h às 17h.

5. Cardiff Bay

Passear pela Baía de Cardiff é conhecer inúmeras atrações de uma vez só: a pé você poderá desbravar o Pierhead, o Parlamento do País de Gales, o Norwegian Church Arts Centre e o Doctor Who Experience. Já de Cardiff Boat ou de Cardiff Aqua Bus você curtirá um passeio de 25 minutos e verá toda a paisagem do entorno, navegando pelo Rio Taff. Os barcos partem do Bute Park, perto da Ponte Cardiff e próximo a Mermaid Quay diariamente entre 10h e 17h, e o trecho custa 4 euros.

6. Castell Coch

Construído no meio da Floresta Ffawr e sob as ruínas de um castelo normando para servir como destino de férias da família do Marquês de Bute, o Castelo de Coch está aberto para visitação como se ainda fosse habitado. Desbrave cada cômodo do edifício decorado no estilo neogótico com tudo muito bem preservado e faça uma viagem no tempo. Há ônibus partindo do centro de Cardiff e o estacionamento é gratuito no local.

7. Principality Stadium

Antigamente chamado de Millennium, o Principality Stadium é o maior estádio do país, comportando 74.500 pessoas. Além de toda a sua grandiosidade e modernidade, o local ainda oferece uma vista privilegiada do Rio Taff. Consulte a programação do local para saber se haverá alguma partida de rugby ou futebol durante a sua viagem, mas caso não tenha, é possível conhecer o edifício através de tours guiadas por 12,50 euros.

8. Queen Street

Este grande calçadão é o local ideal para quem deseja ir às compras. As melhores lojas, bares e restaurantes estão no entorno, deixando o passeio ainda mais agradável. Conte com lojas como Queens Arcade, The Capitol Shopping Centre e St David’s Dewi Sant Cardiff, entre outras opções com preços bem tentadores.

9. Caerphilly Castle

Construído entre 1268 e 1271, o Castelo de Caerphilly sofreu diversas mudanças no decorrer dos anos, e hoje ele está parcialmente conservado, mas não totalmente decorado como o Castelo de Coch. Há diversos cômodos, torres e espaços a serem desbravados, sendo um dos últimos castelos do século XIII no Reino Unido. Aproveite a visita e tire muitas fotos, pois a construção é impressionante!

10. Wales Millennium Centre

Este centro de arte e cultura possui 4.7 acres e foi construído para receber apresentações de ópera, balé, dança, teatro, stand ups e musicais. Nos halls menores você encontrará ainda lojas, bares e restaurantes, além do Centro de Visitantes da cidade — ou seja, você poderá conhecer este lindo cartão postal de Cardiff mesmo que não queira participar da programação interna.

Em Cardiff você encontrará atrações para todos os gostos e idades. Curta cada opção da melhor maneira!

Onde ficar

Encontre em Cardiff a melhor hospedagem que mais se enquadra em seu perfil de viajante – e esta tarefa não será complicada, já que estamos falando de um destino que oferece centenas de opções para todos os orçamentos:

No The Exchange Hotel o turista encontrará o melhor custo benefício em um local que oferece conforto e decoração caprichada. As suítes contam com cafeteira, cofre, TV de tela plana, ferro de passar e banheira. Já no Holiday Inn Express Cardiff Bay você terá a melhor vista do Rio Taff, além do café da manhã e wi-fi incluídos na diária de baixo custo. E para quem prefere ficar próximo das principais atrações da cidade, o YHA Cardiff Central é a opção perfeita, e ainda oferece estacionamento gratuito para os hóspedes.

Restaurantes

Aproveite para garantir o melhor tour gastronômico pela capital do País de Gales, com seus diferenciados restaurantes de culinárias diversas.

No Chapel 1877 você apreciará bons drinks e uma comidinha deliciosa servidos em ambiente descolado, dentro de uma antiga capela cheia de histórias para contar. No Tempus at Tides, dentro do St. David Hotel, o cardápio conta com opções de carnes e peixes frescos preparados na hora, como o elogiado linguado. Para quem quer tomar um café ou chá da tarde, inclua o Pettigrew Tea Rooms no roteiro: há inúmeras opções de bebidas quentes e os bolos são deliciosos! Mas se a ideia é experimentar uma grande variedade de cervejas em um local simples com comida gostosa e barata, vá ao Hopbunker, um pub bem estiloso com ambiente agradável, música boa e atendimento de qualidade.

Dicas de quem já foi a Cardiff

Quer saber um pouco mais sobre Cardiff? Confia os vlogs abaixo e tome nota das melhores dicas sobre a cidade:

Conheça Cardiff, a capital do País de Gales

Acompanhe este passeio completo pelas principais atrações de Cardiff, e aproveite para ver todas as suas construções históricas, que contrastam com os novos edifícios da cidade em perfeita harmonia.

Poucos dias em Cardiff

Saiba quais atrações não podem faltar em seu roteiro de Cardiff caso a sua viagem seja curtinha como esse caso. Veja também de algumas atividades diferentes por lá.

Passeio pela Cardiff Bay

Veja diversos ângulos da bela Cardiff Bay e aprecie um belo passeio pelas ruas de Cardiff. Curta atrações e descubra um pouco do pontos turísticos que você vai encontrar por lá!

Assistir esses vídeos certamente aumentou ainda mais a sua vontade de viajar, não é mesmo?

15 fotos de Cardiff que vão ganhar o seu coração

Impressione-se com as imagens mais impressionantes de Cardiff, registradas por quem já passou por esta charmosa cidade:

1. Desbravar Cardiff da melhor maneira é prestar atenção em cada detalhe

2. E isso inclui olhar para todos os ângulos

3. O entorno sempre te oferecerá um cenário impressionante

4. E muitas vezes o novo contrastará com o histórico

5. O Castelo de Coch parece ter saído de um conto medieval

6. Enquanto o estádio impactará com sua modernidade

7. Muitas referências históricas estão espalhadas pela cidade

8. E algumas construções medievais ainda se encontram intactas

9. Não deixe de conferir a programação cultural de Cardiff

10. E também de tirar diversas fotos de tudo o que te encantar

11. E pode apostar: não serão poucas fotos

12. Pois o charme da capital do País de Gales é indiscutível

13. Como não se encantar por estes predinhos baixos?

14. A estação de trem mais parece cenário de filme, não acha?

15. Encante-se com o pôr do sol na baía!

Cardiff sem dúvidas faz jus ao título de capital de um país histórico: é um destino que oferece entretenimento em meio ao conhecimento. Descubra outros lugares para adicionar no seu roteiro e conhecer no País de Gales.

PARA VOCÊ