Cavalcante: conheça os melhores atrativos da Chapada dos Veadeiros

Escrito por Bruno Mendes

O município de Cavalcante, localizado em Goiás, contempla lindas cachoeiras, espaços paras trilhas, formações rochosas surpreendentes e mirantes que proporcionam um visual indescritível. Com mais de 60% de sua área no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, o lugar é um destino imperdível para os amantes da natureza.


Índice do conteúdo:

Mapa

Localizado no norte de Goiás, Cavalcante fica a cerca de 500 km de Goiânia, a 320 km de Brasília, 268 km de Formosa e 88 km de distância de Alto Paraíso de Goiás.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Com 65 mil hectares e abrangendo o distrito de São José e os municípios de Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um dos mais celebrados pontos turísticos do Brasil por todas as suas belezas naturais.

Criado em 1961, o parque foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO em 2001. Além da relevância turística, abriga animais ameaçados de extinção, várias nascentes de rios e vegetações típicas do cerrado.

O que fazer

Coloque na mala roupas leves, calçados confortáveis e protetor solar, pois o contato com a natureza será intenso. Descubra as atrações do local:

1. Cachoeira Santa Bárbara

Com suas águas que mesclam entre o verde e o azul, a Cachoeira Santa Bárbara tem 35 metros e é considerada uma das mais belas da Chapada dos Veadeiros. A atração é acessada por uma trilha de 1,6 km e fica localizada no território Kalunga, uma interessantíssima comunidade quilombola situada a 22 km da região central de Cavalcante.

2. Trilha dos Saltos

Atenção aventureiros! Prepare o físico para uma trilha de 12 km, com elevado nível de dificuldade, onde há trechos cheios de pedras e algumas subidas íngremes. Pelo caminho dá para apreciar a imponente cachoeira O Salto – com seus 120 metros -, corredeiras, um garimpo de cristais de quartzo e acessar um mirante, no qual é possível observar a bela paisagem da região.

3. Cachoeira da Capivara

A Cachoeira da Capivara não é tão visitada quando comparada a outras quedas d’águas da Chapada dos Veadeiros, mas é um dos pontos mais bonitos de Cavalcante. Próxima da Cachoeira Santa Bárbara, é acessada por uma trilha de 800 metros e também fica na comunidade Kalunga. Antes de tomar banho nas águas claras, o viajante irá apreciar os cânions e as lindas flores nativas do cerrado que surgem pelo caminho.

4. Cachoeira Canduru

Vizinha da Cachoeira Santa Bárbara e Capivara, esta atração é pouco visitada em razão do acesso mais difícil, mas vale a pena passar pelos obstáculos e tomar banho na banheira natural formada aos pés da queda d’água de 70 metros de altura.

5. Ponte de Pedra

A Ponte de Pedra é uma estrutura rochosa com um vão de 30 metros sobre o rio São Domingos. Chega-se até lá por uma trilha de 6 km que passa por matas de campo rupestres, matas de galeria, cerrado de atitude e outras vegetações típicas da região. O percurso exige bom preparo físico, pois há subidas íngremes e nos trechos sem sombra o clima é bem quente. Não se esqueça de levar garrafinhas de água na mochila.

6. Complexo do Prata

Com sete quedas d’águas sensacionais, o complexo de cachoeiras do Rio do Prata é um lugar que parece intocado e impressiona o olhar de cada visitante com sua beleza. Impossível ficar indiferente ao visual da água verde esmeralda cheias de peixinhos e às imponentes paredes rochosas vistas do Mirante do Urubu. Dica: acorde bem cedo para poder aproveitar ao máximo todo o complexo, que fica na Fazenda Ouro Fino, a 65 km do centro de Cavalcante.

7. Mirante da Nova Aurora

Para tirar aquelas fotos perfeitas para as redes sociais e se sentir imerso em uma atmosfera fora do comum, é uma sábia decisão subir até o Mirante da Nova Aurora. Situado na Serra do Nova Aurora, o local fica perto da estrada que conecta Cavalcante à Comunidade Kalunga. Do alto é possível observar os paredões rochosos, veredas, depressões e a admirável vegetação do cerrado.

Gostou? Explore todas as belezas naturais desse paraíso e, se precisar de ajuda, você pode adquirir pacotes com visitas guiadas para algumas das cachoeiras e mirantes.

Hotéis e pousadas

Cavalcante tem ótimos hotéis e pousadas para cada estilo de viajante.

A Pousada Sol da Chapada conta com um belíssimo jardim, restaurante e quartos com varanda. No Camping e Chalés do Leão Solitário o visitante poderá sentir-se ainda mais imerso ao clima bucólico do município, mas caso queira um pouco mais de requinte, a melhor ideia é se hospedar na Pousada Manacá, que oferece linda decoração e um buffet primoroso.

Por outro lado, no quesito custo-beneficio, o Hostel e Camping Cavalcante é a melhor pedida. O estabelecimento oferece conforto e ainda dispõe de bar, elogiadíssimo café da manhã e equipe de funcionários bem solícita.

Dicas de quem já foi a Cavalcante

Agora que você já sabe quais os principais pontos turísticos de Cavalcante e quais as hospedagens mais bacanas da cidade, confira alguns vídeos inspiradores feitos por quem amou o passeio.

Um dia incrível na Cachoeira Santa Bárbara

O vídeo é breve, mas expõe o quão especial é a Cachoeira Santa Bárbara. Vai dar até vontade de seguir pela trilha e tomar um banho gostoso em dia de sol.

Trilha, banho de cachoeira e muita aventura

Acordar cedinho e seguir para o mirante da Nova Aurora e algumas das lindas cachoeiras de Cavalcante. O casal trilheiro oferece ótimas dicas de diversão pela Chapada dos Veadeiros, vale assistir até o fim e anotar o que mais interessar.

Conheça trilha da Cachoeira da Capivara

Que tal fazer uma trilha em dia ensolarado até a Cachoeira da Capivara? Veja que a recompensa após a caminhada será maravilhosa. Prepare a roupa de banho.

Provavelmente vai bater aquela vontade de gravar uns vídeos durante o seu passeio. Aproveite ao máximo as incríveis paisagens desse local.

Fotos de Cavalcante que vão fazer você querer viajar logo

Para finalizar o guia com alto nível, selecionamos mais algumas imagens das paisagens de Cavalcante. Aprecie:

1. Tomar um delicioso banho de cachoeira

2. E conhecer o mais belo cartão postal do cerrado

3. Até acordar cedo vai ser bom

4. Tem coragem?

5. Surpreenda-se com a natureza

6. Ah esse anoitecer!

7. Passe por trilhas de diferentes intensidades

8. E no fim de cada uma delas ganhe uma recompensa como essa

9. Conheça os melhores trechos da Chapada dos Veadeiros

10. O cerrado é apaixonante

Chegou a sua vez de ver tudo isso de perto. Organize já a sua viagem para esse santuário ecológico! Aproveite e veja também sobre Alto Paraíso de Goiás e conheça outras localidades da Chapada do Veadeiros.

PARA VOCÊ