Caxias do Sul: visite a belíssima cidade da Serra Gaúcha

Por                                
Em 09.04.21

Caxias do Sul é uma das mais charmosas cidades do Rio Grande do Sul. Com várias vinícolas, natureza de encher os olhos e atrações históricas, é um destino com ótima qualidade de vida. Então, confira variadas informações da atração gaúcha e elabore já o seu roteiro de viagem.

Publicidade

Onde fica Caxias do Sul e como chegar

Situada na Serra Gaúcha, Caxias do Sul fica a 119 km de Porto Alegre. Para chegar lá saindo da capital gaúcha é preciso seguir pela BR-116.

Clima em Caxias do Sul

Você gosta de temperaturas amenas? Opa! Pode ir para Caxias do Sul, porque as andanças vão ser muito agradáveis. Lá os dias são fresquinhos boa parte do ano, afinal, a temperatura média anual varia entre 6°C e 27°C. No inverno, claro, é recomendado levar casacos, pois os termômetros podem registrar menos de 0°C. No tópico abaixo destacamos boas sugestões de passseios:

O que fazer em Caxias do Sul

Aí estão os melhores atrativos para você se divertir bastante em qualquer época do ano. Anota tudo, ok?

1. Castelo Lacave

Erguido para ser uma vinícola, o Castelo Lacave foi inaugurado em 1968 e é uma réplica de um mosteiro da Espanha do século XI. Hoje o local é um disputado ponto turístico de Caxias do Sul que encanta pelo jardim externo, por seus salões, peças artísticas e o restaurante que serve almoços e jantares de terça a domingo.

2. Praça Dante Alighieri

A Praça Dante Alighieri fica no coração de Caxias do Sul e é um tradicionalíssimo destino local. Situada em frente à Catedral Santa Tereza, a praça conta com monumentos históricos e um suntuoso chafariz no meio. Dica: quando passar por lá, leva o celular com a carga alta, porque você vai tirar muitas fotos.

3. Festa da Uva

Inclusa no grupo das mais tradicionais festas brasileiras, a Festa da Uva de Caxias do Sul celebra a cultura dos imigrantes da Itália que se estabeleceram em terras gaúchas. Em cada edição, milhares de pessoas acompanham desfiles de carros alegórios, apresentações com músicas tradicionais e podem desfrutar da gastronomia típica.

Publicidade

4. Distrito de Criúva

Imensa área de campos, plantação de girassol, gastronomia tradicional e uma atmosfera relaxante sensacional. Tudo isso e um pouco mais você irá encontrar no distrito de Criúva, que fica a 55 km da região central de Caxias do Sul. Lá o viajante poderá fazer trilhas, praticar rafting em corredeiras e outras atividades de aventura bem bacanas.

5. Parque das Araquárias

O Parque das Araquárias tem 12 hectares de área verde com pista de caminhada, playground para a criançada, espaço para slackline e academia. Aí está um lugar e tanto para você relaxar e até programar um piquenique com pessoas queridas. Fica a dica, heim.

6. Cantina Tonet

Não dá para visitar Caxias do Sul sem conhecer uma ou mais vinícolas e provar um delicioso vinho, né? A Cantina Tonet pertence a uma família que desde 1897 se dedica a vitivinicultura na região, portanto, vale conhecer esse lugar incrível para ver de perto o processo de fabricação de vinhos, espumantes e sucos e saborear delícias da culinária típica.

E aí, gostou dos pontos turísticos de Caxias do Sul selecionados acima? Então, para descansar com o máximo de conforto entre um passeio e outro, conheça agora boas hospedagens pela região.

Onde se hospedar em Caxias do Sul

Caxias do Sul dispõe de boa rede hoteleira e tem hostels, hoteis e pousadas para diferentes gostos e bolsos. Sendo assim, não vai ser difícil encontrar um lugar que atenda a seu perfil. Dá uma olhada nas sugestões que listamos abaixo:

  • Hostel Casa do Rogério – $: aconchegante e muito organizado, esse hostel tem wifi em todas as áreas e é a melhor alternativa no quesito custo-benefício.
  • Pousada Villani – $$$: quer acordar com o assobio dos pássaros e relaxar em acomodação com jardim e quartos confortáveis? Aqui está um bom recanto.
  • Travel Inn Axten Caxias do Sul – $$$$: restaurante, academia, quadra, playground e serviços de primeira te aguardam em um quatro estrelas espetacular. Ótima opção para os viajantes mais exigentes.

No próximo tópico você vai decobrir mais pontos turísticos em vídeos feitos por quem ama o município gaúcho? Siga a leitura!

Vídeos de Caxias do Sul para você se apaixonar pela Serra Gaúcha

Assista, até o final, esses três vídeos incríveis que vão te ajudar a se convencer de que Caxias é um destino especial.

Caxias do Sul vista de cima

As imagens de drone mostram as construções modernas e históricas da área urbana de Caxias do Sul, mas também a linda vegetação que deixa o ar puro e o clima mais agradável durante o ano. Olha só que entardecer convidativo.

Quer bater perna por Caxias? Aqui estão ótimas dicas

Publicidade

Aqui temos um vídeo 100% honesto, feito por quem mora e realmente conhece a cidade em detalhes. Você vai entender como é o acesso ao Parque dos Macaquinhos, conferir imagens e curiosidades da região central, conhecer a avenida Júlio de Castilhos, local bom para compras e muito mais.

Um passeio pela Cantina Tonet

Por fim, entenda porque é uma excelente ideia fazer um passeio pela Cantina Tonet. O registro acima traz um pouco da história da vinícola e mostra imagens das videiras e o processo de fabricação dos vinhos.

Percebeu como há muitos lugares interessantes para se conhecer em Caxias, né? Veja a cidade por diferentes perspectivas nas imagens selecionadas abaixo.

Publicidade

10 fotos de Caxias do Sul para você antecipar a viagem

Fique com imagens inspiradoras do atrativo gaúcho e marque já a viagem para o interior do Rio Grande do Sul. Com certeza você vai amar cada momento do passeio.

1. Um local elegante que merece estar no seu roteiro

2. Que tal tomar um vinho apreciando um visual assim?

3. Caxias do Sul conta com vinícolas deslumbrantes

4. O belo Parque Municipal Marto Sartori

5. Desfrute de mostras naturais impressionantes!

6. Com vocês, a Cascata dos Molins!

7. Vale a pena viajar para a Serra Gaúcha

8. E curtir um especialíssimo charme medieval

9. Então, planeje já essa viagem

10. Caxias do Sul vai te surpreender!

Depois das andanças por Caxias do Sul, não deixe de colocar na agenda um tour por Gramado e Canela, duas das mais charmosas cidades do Brasil.