Por Bruno Mendes
Ok, se conselho fosse bom não se dava, se vendia, mas vocês, queridos leitores, merecem – e é de coração!
Publicidade
Viajar é uma experiência formidável, sem novidades, mas será que em todas as suas viagens você aproveitou ao máximo a região visitada sem ter passado por perrengues bobos? Aí que tá, em alguns passeios as ótimas expectativas iniciais são frustradas por problemas inesperados que surgem no meio do caminho e o grande feriado pode acabar como uma decepção. Boa notícia: há maneiras simples de evitar dores de cabeça.
Quer aproveitar sua viagem ao máximo e só trazer boas experiências do lugar visitado? O Viajali mostra 20 dicas muito úteis que o viajante deve conhecer. Com certeza, você vivenciará ao máximo cada diversão e descoberta na próxima trip.
O dia passa rápido, então se você quer curtir ao máximo sua folga em uma cidade ou país diferente, não deixe para acordar quase ou depois da hora do almoço. Pode aparentar ser chato ter que levantar às 7h da matina, mas antes de viajar vá se adequando a este hábito e procure dormir mais cedo.
Imagina quantas horas de praia, trilha, visitas a cachoeiras distantes e uma série de atividades a mais você poderá realizar se arcar com o compromisso de acordar cedo. Nem todo compromisso é chato, ok? Pode confiar!
No momento em que você estiver fazendo o planejamento financeiro para a viagem, não deixe de fora o cálculo para uma quantia que poderá ser utilizada em casos de emergência. Muitas vezes na pressa, o viajante não leva em consideração que pode gastar um montante extra (os preços podem aumentar de uma hora para outra ou surgir um imprevisto) e acaba gastando mais do que o planejado. Evite levar para casa essa dor de cabeça.
Muitas vezes as coisas não acontecem exatamente da maneira que planejamos ou queremos. O negócio é seguir adiante de cabeça erguida, não é? Em viagens, por pequenos descuidos ou obras do acaso, você pode perder o voo, o ônibus e passar por diversas situações inusitadas e engraçadas. Nesses momentos ria de si mesmo e não fique bravo. Um percalço hoje é uma grande história para ser recordada com risos no futuro.
Você está empolgado e com muita vontade de conhecer as atrações da cidade, normal, mas calma… MUITA calma nessa hora. É super importante fazer uma programação organizada e seguir o roteiro sem afobação e aquela ânsia de desejar fazer tudo ao mesmo tempo. Visite os pontos escolhidos em horários definidos e aproveite sozinho ou ao lado de pessoas bacanas. Vai dar tempo para fazer tudo, fica tranquilo.
As viagens mais interessantes são aquelas que além de diversão, relaxamento e boas doses de aventura, proporcionam aprendizado e ampliam a bagagem cultural de cada um. Conferir os hábitos da população que anda pelas praças, compra (e vende) nas feirinhas, assiste aos jogos esportivos enquanto torce para o time do coração (seja qual for o esporte) e participa de manifestações culturais até então diferentes é super recomendado durante o passeio.
Publicidade
Além de observar a população nativa, interaja de uma maneira simpática e agradável e assim você será muito bem aceito e até poderá fazer novas amizades. Em qualquer nação do mundo um sorriso sincero e um oi (hi, hello!) simpático será recebido com entusiasmo e abrirá portas para excelentes contatos.
Um dos aspectos mais interessantes em uma viagem (se for internacional, melhor ainda) é ter a oportunidade de estabelecer contato direto com novas maneiras de viver e sentir na pele diferenças culturais que a princípio podem causar estanhamento. Mas lembre-se: é imprescindível ter a mente aberta para aceitar e entender todas as novidades, sem cair no erro de estereotipar costumes. O mundo é incrível justamente por ser tão heterogêneo.
Sair da ”bolha individual” e abraçar o diferente é imprescindível para o viajante absorver interessantes traços de uma outra região, portanto, não tenha medo de viajar. Lógico, você precisará ter cautela nos primeiros contatos com atrações urbanas e naturais de um país diferente, pois é a sua primeira vez, mas embarque no novo que a recompensa será incrível.
Com tantas informações obtidas pela internet, muitos viajantes deixam de comprar os guias de viagem tradicionais, o que não é recomendado, afinal SEMPRE existe a possibilidade de o Wi-Fi falhar, os dados acabarem e o viajante ficar perdido sem saber para onde ir. Antes de embarcar, compre mais de um guia e guarde na bolsa quando for às atrações. Eles contém mapas das cidades, geralmente horários dos ônibus e informações sobre restaurantes, museus, hotéis, embaixadas, etc.
Atenção! Relembrando que não existe possibilidade de ter controle de tudo, tire cópias de segurança físicas e digitais de seus principais documentos: carteira de identidade, visto, passaporte, cartão do seguro médico e tudo mais. Além disso, faça um backup em HD externo de todas as fotos da viagem. Sabemos que você terá todo o cuidado do mundo com a sua bagagem, mas em caso de perda é bom ter uma garantia.
Música cai bem em todas as horas, não é mesmo? Então não esqueça de colocar o fone na bolsa de mão, ele será bem útil quando você estiver no voo, no hotel ou quando se deslocar de ônibus para um ponto mais distante durante o passeio.
O cachecol é um acessório simples, pequeno e por isso é fácil de levar para qualquer lugar. Tenha sempre um na mala, ele terá utilidade para proteção contra o sol e até um ventinho frio inesperado de fim da tarde. Se as mudanças de clima sempre surpreendem na nossa cidade, imagina em outra!
Registre todos os lugares para poder conferir as fotos sempre que quiser e, é claro, mostrar aos amigos e compartilhar no seu Facebook e Instagram. Tenha em mente que talvez você não irá retornar à cidade e que por mais que existam incontáveis imagens na internet é muito bacana garantir um registro pessoal.
Contudo: não faça do seu passeio apenas um momento para as fotos. Curta o local, aprecie para guardá-lo, principalmente, na sua memória. Não tem coisa mais chata do que chegar correndo em frente a um monumento, tirar 20 fotos e nem ficar ali, apreciando-o. Ah, não se esqueça de carregar o celular e a máquina fotográfica digital antes de sair do hotel!
Publicidade
A culinária está entre os exemplos mais importantes e singulares de cada cultura, ou seja, para a sua viagem ter aquela cara de “experiência”, a dica é provar os pratos típicos do país (ou cidade) visitado. Existem comidas “normais” e visualmente apetitosas que é fácil querer, por outro lado, comer insetos em espetos de churrasquinhos e saborear alguns mariscos um tanto quanto peculiares, pode não ser algo exatamente convidativo, mas tente. Se a iguaria agradar o seu paladar, você terá ainda mais histórias para contar!
Torre Eiffel, Estátua da Liberdade, Cristo Redentor são excelentes pontos turísticos e uma visita é sempre recomendada, mas que tal tirar um dia para curtir uma programação mais alternativa e visitar lugares turisticamente menos explorados?
Taí uma forma muito interessante de conhecer a cidade de verdade, por onde os moradores vivenciam o dia a dia de lazer e trabalho, longe dos pontos famosos. Além disso, nessas áreas movimentadas é viável encontrar diversos produtos por um preço mais em conta. Mas cuidado: não saia na cara e na coragem e por motivos de segurança só visite lugares fora do roteiro comum na companhia de moradores locais ou pessoas que já estiveram por lá. Se o WithLocals já funcionar na cidade que você pretende conhecer, vale a pena consultá-lo.
Já parou para pensar que é comum encher a(s) mala(s) de camisas, calças, calçados e muitas dessas peças ficam lá guardadinhas durante a viagem inteira? É claro que a quantidade de roupas e malas varia de acordo com o número de dias fora de casa, mas faça o possível para levar menos coisas possíveis. Se o destino é uma cidade de praia, para que levar duas ou três camisas sociais e calçados pesados? Menos itens, menos chances de esquecer objetos no hotel e menos gastos no avião. Pense nisso!
Se vai viajar sozinho, sempre ligue ou mantenha contato pelo Skype, WhatsApp, Facebook ou qualquer outro meio com seus amigos e parentes próximos. Eles ficarão bem alegres com o compartilhamento das suas boas experiências e lógico, é sempre bom matar as saudades.
Meses antes embarcar para dias e mais dias de curtição, garanta o cuidado com a sua saúde: beba entre 2 e 3 litros de água por dia, pratique atividades físicas e tenha uma alimentação balanceada. É importantíssimo chegar ao destino saudável e com disposição, principalmente se você for fazer trilhas, surfar ou praticar algum esporte radical.
Durante o passeio é evidente que você não estará TÃO preocupado com os aspectos fitness e nem precisa: é válido tomar umas cervejas e drinks, comer bem e se divertir até altas horas durante alguns dias, mas ainda assim, não exagere em comidas gorduras e garanta a hidratação. Nada pior do que ficar doente, né?
Para garantir a segurança, durante a etapa dos planejamentos não deixe de contratar um seguro viagem. Há diferentes tipos de seguro e ele pode ser adequado a cada país. Mas de forma forma geral irão fornecer assistências em casos de perda, roubo ou danos na mala, dar apoio caso ocorra atraso de voos e assistência médica.
Muita gente pensa: “ah, mas eu não precisei da última vez que viajei”… Mas nunca sabemos o dia de amanhã!
Relatórios do trabalho, compra de material escolar do filho, crises pessoais, esqueça tudo isso e tire todos os outros pesos antes de viajar. Da mesma forma que a bagagem física, a psicológica não pode estar sobrecarregada, em novos ares só poderão estar inclusos os bons sentimentos, a vontade de conhecer pessoas novas, museus, parques, lindas áreas montanhosas e todo o mais.
Por fim, retorne para a sua cidade com ótimas recordações. Com certeza esses conselhos serão úteis para uma temporada de folga contemplativa, divertida e culturalmente rica.
E aí, pronto para a melhor viagem da sua vida?