Cumbuco: como chegar e o que fazer nesse paraíso cearense

Escrito por Nicole Dias

Praia com jeitinho de paraíso: é mais ou menos assim que Cumbuco pode ser definido. Esse destino no Ceará oferece aos seus visitantes um mar maravilhoso e inúmeras atrações para curtir o dia ou a noite.

Confira o que fazer e onde se hospedar quando estiver curtindo suas férias por lá!

Onde fica Cumbuco

Cumbuco é uma praia localizada na cidade de Caucaia, que é vizinha de Fortaleza: são cerca de 30 quilômetros de distância da capital do Ceará. O município faz divisa, ainda, com Maracanaú, Maranguape, Pentecoste e São Gonçalo do Amarante.

Como chegar

Seja de carro ou de ônibus, chegar em Cumbuco não é nada complicado. Vindo do centro de Fortaleza, deve-se pegar a BR 020 (Av. Bezerra de Menezes) e seguir até a CE 085, pegando a CE 090 no sentido litoral. Quanto ao transporte público, a empresa Vitória conta com ônibus da linha Fortaleza – Cumbuco.

O que fazer em Cumbuco

Conheça as principais atrações de Cumbuco e as informações que você precisa para deixar seu roteiro ainda mais completo:

Cumbuco Acqua Beach

Programa indicado para quem viaja com crianças, o Cumbuco Acqua Beach é o maior parque aquático do Litoral Oeste. Há diversos brinquedos para adultos e a área infantil se destaca pela diversão e pela segurança. Entre as principais atrações estão os toboáguas, o playground e a torre balde play.

Passeio de bugue pelas dunas

Definitivamente, um dos passeios mais legais de se fazer. Há diversos bugueiros que realizam o trajeto pelas dunas. Quando questionarem “com ou sem emoção?”, nem pestaneje: peça com emoção. A diversão e a adrenalina estão garantidas. Conforme o trajeto, há algumas paradas na Lagoa de Parnamirim, para refeições e fotos.

Praia do Cumbuco

Não é por acaso que a Praia do Cumbuco é tão queridinha: ela agrada diferentes públicos. Por lá é possível praticar esportes, fazer diferentes passeios ou simplesmente aproveitar um gostoso banho de mar. Há diferentes barraquinhas com lanches e bebidas. É uma praia bastante movimentada, mas muito boa para passar o dia.

Passeio de jangada

O passeio de jangada é praticamente parte da cultura nordestina. Portanto, não deixe de fora da sua lista de coisas a fazer. A duração do passeio varia entre uma e duas horas. Alguns cuidados são necessários para garantir a sua segurança: use o colete salva-vidas e certifique-se que o jangadeiro é credenciado pela prefeitura.

Aproveitar a vida noturna

Não sabe o que fazer de noite em Cumbuco? Pois não faltam ideias. Entre as opções de vida noturna estão alguns barzinhos descolados, como o Laranja Mecânica e o Madame Tequila. Se prefere algo mais tranquilo, vale a pena ver o pôr do sol (que é um espetáculo) e depois escolher um restaurante para jantar.

Seja de dia ou de noite, a diversão é garantida nesse destino. Aproveite!

Onde ficar em Cumbuco

Além de todos os seus atrativos, Cumbuco ainda se destaca por ter excelentes opções de hospedagem. Confira endereços altamente recomendados.

Vila Galé Cumbuco – $$$$$

Para quem quer aproveitar o bom e o melhor, eis uma ótima opção. Esse resort all inclusive conta com mais de 400 quartos e uma linda decoração com temas náuticos. A estrutura do hotel é bastante completa e inclui restaurantes, bares, spa, piscinas, academia e quadras esportivas. As acomodações são equipadas com ar-condicionado, televisão, wi-fi, minibar, cofre, secador de cabelo e itens de higiene pessoal gratuitos.

Carmel Cumbuco Resort – $$$$

Com quartos amplos e ótima estrutura, esse hotel agrada por todas as comodidades que oferece. O serviço é ótimo, a área da piscina é bem cuidada e há programações especiais para crianças de até 10 anos. É um lugar legal tanto para quem quer descansar quanto para quem procura por lazer. As acomodações têm linda vista e são equipadas com televisão, frigobar, máquina de café, ar-condicionado e wi-fi. O hotel fica pertinho da praia.

Cumbuco Guesthouse – $$

Bem localizada, a pousada oferece mimos como café da tarde com bolo e acesso à cozinha. Todo o staff é bastante atencioso e gentil. Quanto aos quartos, tudo na medida certa: tamanho, limpeza, organização, conforto, vista… Uma boa pedida para quem procura por aconchego e bom preço na Praia do Cumbuco.

Tucano Pousada – $$

Não é por acaso que essa pousada é tão elogiada: ela oferece um excelente custo-benefício. Do café da manhã completo até a ótima localização, a hospedagem é linda e se esforça para agradar aos seus hóspedes. As instalações são novas e o staff é muito gentil. São duas piscinas, um lindo jardim e quartos grandes. Estacionamento gratuito, recreação e internet wi-fi ainda estão no pacote.

Deu pra perceber que conforto não faltará na sua viagem, certo?

Dicas de quem já foi

Chegou a hora de conferir experiências e passeios de quem já esteve no paraíso que é Cumbuco. Anote as dicas!

Cumbuco em família: melhores dicas

Cumbuco é um ótimo destino para curtir férias em família, as águas claras são uma delícia para o banho. No vídeo da Família Nômade, você confere um pouco de um dia de praia com criança.

Passeio de bugue

Toboágua nas dunas, passeio de bugue e cenários impressionantes: Cumbuco é um prato cheio para quem busca diversão. No vídeo acima, veja essas experiências vividas no litoral oeste do Ceará.

Kiteboarding em Cumbuco

Os ventos fortes tornam essa praia uma boa pedida para a prática de kitesurf. O vídeo de Vitor Rezegue demonstra um pouco da emoção desse esporte, que reúne pessoas de todo lugar no Ceará.

Já está pronto para curtir essa linda viagem?

Mais fotos de Cumbuco para se encantar

Para aumentar a sua vontade de colocar o pé na estrada e conhecer Cumbuco, confira abaixo uma seleção das melhores fotos de viajantes:

1. Cumbuco tem águas claras

2. Areias brancas

3. E um visual de tirar o fôlego

4. É ou não é um paraíso?

5. Além da beleza, são várias as atrações

6. De momentos de contemplação

7. Até os de pura aventura

8. Imagina ver isso ao vivo?

9. Não deixe de fazer o passeio de bugue

10. E tirar uma foto nesse ponto obrigatório

11. Cumbuco é aquele lugar que todo mundo ama visitar

12. Não vai ficar de fora, né?

Quer conhecer um pouco mais do litoral do Ceará? Então confira essa lista com 15 belas praias de Fortaleza e prepare já o seu roteiro.

PARA VOCÊ