Praias de Fortaleza: 15 sugestões imperdíveis e fotos de encher os olhos

Escrito por Bárbara Costa

Já pensou em incluir a capital do Ceará no seu roteiro? Você com certeza vai se encantar com as belezas das praias de Fortaleza. A cidade (e seus arredores) tem praias para todos os gostos: tanto aqueles que gostam da natureza preservada quanto os que preferem uma excelente infraestrutura são bem recebidos por lá.

Pronto para embarcar nesse passeio cheio de tranquilidade e aventura? Confira algumas indicações de praias em Fortaleza e se divirta!

15 praias de Fortaleza para você conhecer

A capital cearense e as áreas em seu entorno guardam verdadeiros paraísos. A seguir, veja 15 desses lugares.

1. Lagoinha

Essa paradisíaca praia do Ceará pertence ao município de Paracuru, a 100 km de Fortaleza. Portanto, é possível ir e voltar no mesmo dia! Mas, se você quiser passar mais tempo pela região, pode se hospedar nos hotéis (e pousadas) distribuídos por toda a orla.

O passeio 3×1 é um dos principais atrativos do local. Os trechos são percorridos em jardineira, catamarã (pela Lagoa das Almécegas) e buggy. O mirante da Lagoinha é outro ponto que atrai os visitantes: a vista do mar, rodeado por coqueiros, é de tirar o fôlego.

Vale destacar que as barracas e os restaurantes lá presentes oferecem cardápios diversificados. Experimente o Manzari Restaurante Receptivo, o Ladera e O Dudé. Você terá ótimos dias de descanso em um belo cenário!

2. Cumbuco

Cumbuco é conhecido como o paraíso das dunas do estado e fica a apenas 23 km do centro de Fortaleza. Os passeios e esportes náuticos, como kitesurf, windsurf e vela, são os destaques da bonita região, mas o mergulho na Barra do Cauípe (espécie de lagoa que fica na Praia do Cumbuco) é imperdível.

Os passeios de buggy pelas dunas já são famosos e prometem encantar (com uma boa dose adrenalina!) os visitantes. A principal rota inclui a vila central e a Lagoa de Parnamirim, onde há uma parada para mergulho.

A infraestrutura local não deixa a desejar. Entre os hotéis, há opções como o 0031 Boutique Hotel e Restaurant e o Kariri Beach. Já na hora das refeições, você pode optar por lugares sofisticados (Moranga Bistrô) ou que oferecem uma culinária regional (Carneiro do Ordones). Na praia, a Barraca do Alex de destaca pelos caranguejos e peixes fritos.

3. Barra do Ceará

A Barra do Ceará está localizada na divisa de Fortaleza com Caucaia e é um marco da colonização do estado. O local, que fica a aproximadamente 10 km do centro da capital, conta com uma extensa faixa de areia branca, porém a água não é recomendada para banho.

Ainda assim, a foz do Rio Ceará e as dunas presentes na região são responsáveis por atrair turistas. O pôr do sol também chama a atenção de quem passa por lá. Como a praia pertence à Fortaleza, é possível desfrutar de toda a infraestrutura do município.

Para a hospedagem, algumas opções próximas são o Marina Park Hotel, o Ponta Mar e o Mareiro Hotel. Já entre os restaurantes e as barracas, destacam-se o Albertu’s, o Barra Kite Ceará e O Garça.

4. Iracema

A orla da Praia de Iracema reúne o melhor da boemia e da história de Fortaleza. É no bairro que se localiza o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, que concentra exposições, bares e teatros. O agito da vida noturna da região também é conhecido, com destaque para o Piratas’s Bar (e seu forró pé de serra), a Lupus Beer e o Mambembe.

A Ponte dos Ingleses e o píer são recomendados para quem aprecia um lindo pôr do sol. Para se hospedar, você conta com opções tanto mais requintadas, como o Vila Galé Fortaleza, quanto econômicas — a exemplo da Pousada Ideal Beach e da Albergaria Hostel & Bar.

Então, mesmo que as águas claras do mar de Iracema não sejam apropriadas para banho, você já sabe que encontra uma excelente infraestrutura no local, certo? Faça sua reserva!

5. Meireles

Trata-se de uma região bastante familiar, com quadra de esportes, calçadão e feira de artesanato. A praia do Meireles é uma das mais movimentadas da capital cearense, pois abriga uma grande quantidade de hotéis, quiosques, bares e restaurantes. Durante a noite, cinemas, casas de shows e boates ficam à disposição dos visitantes.

A extensão de areia da orla é perfeita para as crianças brincarem enquanto os adultos relaxam em uma das inúmeras barracas (como a Barraca da Boa) e degustam frutos do mar. Para a hora das refeições, há o Capri Forneria, o Rasco Steakhouse e o Brasil Tropical.

Quanto à hospedagem, os hotéis Oásis Atlântico, Praiano, Luzeiros e Villa Mayor estão prontos para oferecer todo o conforto que você merece durante as férias.

6. Mucuripe

Continuação da praia do Meireles, Mucuripe tem um calçadão um pouco mais estreito, porém atrai visitantes para caminhadas e passeios. Perto do Porto de Mucuripe, é possível avistar jangadas e outros barcos (como os veleiros que fazem passeios pela orla), responsáveis por dar à região o título de um dos mais belos cenários da cidade.

O Mercado do Peixe fica no final da Avenida Beira-Mar. Por lá, você pode escolher uma entre as aproximadamente 20 barracas e se deliciar com o maravilhoso pescado! Também há opções de camarão, lagosta lula e outros frutos do mar.

Os hotéis mais modernos da capital cearense estão localizados em Mucuripe, a exemplo do Gran Marquise, do Othon de Fortaleza e do Scala Residence Flat. Para fazer as refeições, desfrute dos charmosos Restaurante Henriqueta e La Vilany.

7. Praia do Futuro

Trata-se da praia de Fortaleza própria para banho, que ocupa oito dos 25 quilômetros da orla da cidade. As barracas, de excelente infraestrutura, são os grandes destaques do local. Parte delas conta com piscinas individuais e, durante o verão, viram palco de apresentações musicais.

Ainda que seja apropriado para os turistas mergulharem, é recomendado ter cautela no mar, pois ele pode ser considerado agitado — especialmente se a maré estiver alta. Para relaxar, você pode escolher entre barracas charmosas e descoladas (Guarderia Brasil, Órbita Blue e Cabumba) ou mais tranquilas (Vila Galé).

Se o programa for em família, o Chico do Caranguejo, o Atlantidz e o Crocobeach são boas pedidas! Vale destacar que a Praia do Futuro recebe, na última semana de julho, o Fortal (maior micareta da capital cearense).

8. Caça e Pesca

Essa extensa e tranquila faixa de areia fica no final da Praia do Futuro, sendo considerada um refúgio na cidade de Fortaleza. Aqui, há menos opções badaladas do que na opção anterior, mas as boas ondas costumam atrair os surfistas durante o verão.

A praia do Caça e Pesca, que recebeu esse nome devido a um clube que existia em seus arredores, conta com barracas simples, porém perfeitas para um descanso em suas merecidas férias. Nas margens da praia, distante cerca de 15 km do centro, está a foz do Rio Cocó.

Para se hospedar, conte com alternativas como o Dunas Mar Palace, o Navegantes Praia Hotel e a Pousada Sol e Alegria: esses estabelecimentos se localizam na Praia do Futuro, mas ficam bem próximos da Praia do Caça e Pesca.

9. Sabiaguaba

Sabiaguaba é conhecida por receber principalmente os moradores de Fortaleza. A atividade que se sobressai no local é a pesca, sendo que o cenário destoa das demais praias urbanas da capital cearense: as dunas e os manguezais dividem espaço com o rio.

Devido à baixa frequência de turistas na área, há somente pequenos bares rústicos na orla. Neles, você pode degustar saborosos frutos do mar, ostras e caranguejos. Há casas de veraneio disponíveis para aluguel.

Se você quer curtir suas férias ao lado da família, com bastante sossego e simplicidade, inclua Sabiaguaba no roteiro!

10. Abreulândia

Essa praia é pouco movimentada e atrai aquelas pessoas que querem relaxar ou repor as energias. A aproximadamente 20 km do centro de Fortaleza, Abreulândia tem um comércio modesto e não conta com uma estrutura de hotéis. Ainda assim, não deixe de experimentar os saborosos tira-gostos dos quiosques!

Por esses motivos, o local é procurado, em grande parte, pelos moradores que querem fugir do agito do Beach Park (localizado na mesma região). O final da praia abriga a foz do Rio Pacoti, responsável por formar bancos de areia de água doce e salgada.

Portanto, se você procura por praias menos movimentadas e mais aconchegantes, visite Abreulândia!

11. Porto das Dunas

Essa fascinante praia fica em Aquiraz, município vizinho de Fortaleza. Por lá, além da natureza exuberante, você pode desfrutar de uma completa infraestrutura. O Beach Park, maior parque aquático da América Latina, está localizado na região e é responsável por atrair visitantes durante todo o ano.

Mas você achou que apenas as crianças teriam diversão garantida no parque? Enganou-se: pessoas de todas as idades caem nas graças dos tobogãs e das piscinas com ondas. Inclusive, existe um complexo de hotelaria dentro do Beach Park. A região também abriga condomínios e resorts de luxo.

Ainda que a praia não conte com barracas, você pode desfrutar do melhor da culinária regional (e de outras localidades) em restaurantes como o Mirante das Gaivotas, o La Trattoria INN e o Absoluta Praia. Vale uma visita!

12. Prainha

Distante cerca de 40 km do centro de Fortaleza, a deliciosa Prainha ganha piscinas naturais na maré baixa e fica em uma charmosa vila de pescadores. Se você prefere lugares mais calmos e reservados, a dica é visitá-la durante a semana, pois o local atrai inúmeros banhistas aos sábados e domingos.

Embora tenham uma estrutura simples, as barracas da área oferecem pratos, petiscos e bebidas diversificadas. Não existe um complexo hoteleiro no local, portanto os visitantes que procuram esse tipo de acomodação são atendidos pelas opções de Porto das Dunas e do Beach Park.

Mas o desenvolvimento da região contribuiu para a construção de casas bem estruturadas, que servem como moradias ou são alugadas a turistas. Independentemente de onde você se hospede, o mais importante é: não deixe de conhecer a Prainha!

13. Morro Branco

O cenário promete encantar qualquer um que passe por aqui, pois as areias da orla contrastam com falésias de tonalidades alaranjadas. Nessa área, forma-se um labirinto que costuma ser bastante explorado por turistas. O farol também recebe muitos visitantes, pois oferece uma linda vista de toda a praia e de parte da capital cearense.

São aproximadamente 80 os quilômetros que separam Fortaleza de Beberibe, município onde fica Morro Branco. Você pode tanto ir e voltar no mesmo dia quanto se hospedar por lá (ou em algum local mais próximo). Em Beberibe, há o Hotel Villaggio Tudo Bom, o Bruno Marambaia Charme Hotel e a Pousada No Limite.

Na hora das refeições, experimente o Restaurante e Pizzaria Via Del Mare e o Caravelas Beach. O que não vale é deixar esse paraíso de fora do seu roteiro!

14. Praia das Fontes

A Praia das Fontes também se localiza em Beberibe e abriga falésias — a diferença é que aqui tais formações são de diferentes tons. Em meio a elas, surgem fontes de água doce, provenientes da Lagoa da Uberaba.

O passeio de buggy é indicado para quem quer explorar a região, pois inclui a Gruta da Açucena e a Lagoa do Uruaú (uma das maiores do Ceará, indicada para a prática de esportes náuticos). No local, você encontra uma rede hoteleira bem estruturada, a exemplo do Coliseum Beach Resort, do Hotel Parque das Fontes e da Pousada Mar Aberto.

A culinária presente no local também merece destaque. Procure pelo Laboratório Gastronômico Nu Braz e pelo Restaurante Augusto para se deliciar com pratos cuidadosamente preparados.

15. Canoa Quebrada

Entre Fortaleza e Aracati, cidade onde fica Canoa Quebrada, são percorridos aproximadamente 160 km. Se você preferir se hospedar na região, para aproveitar melhor a vida noturna e as belezas naturais, não vai se arrepender! Há uma ótima infraestrutura por lá, a exemplo do Hotel Long Beach, Il Nuraghe Hotel e Refúgio Jardim de Canoa.

Canoa Quebrada foi descoberta na década 70, por hippies, e tornou-se um lugar festeiro a partir dos anos 90. Para aproveitar o dia, você pode embarcar no passeio de buggy pelas dunas e assistir ao pôr do sol do alto de uma delas ou, então, no que vai até Ponta Grossa, acompanhando a variação de cores das falésias. Os cenários são de tirar o fôlego!

O calçadão da Broadway é conhecido por reunir vários restaurantes e bares. É possível degustar a culinária de diversos locais do globo, como Portugal (Adega dos Portugueses), Espanha (Costa Brava), França (L’Atelier) e Itália (A Toca).

Não faltam opções de praias em Fortaleza e no seu entorno. Analise suas preferências e escolha aquela que melhor pode atendê-lo!

20 fotos de praias de Fortaleza que são deslumbrantes

Se você ainda estava em dúvida sobre visitar a capital cearense, com as fotos abaixo vai comprar as passagens agora mesmo!

1. As falésias da região são de impressionar qualquer um

2. Se vistas de perto, parecem pinturas

3. Quando se juntam ao céu e ao mar da região, o cenário fica perfeito

4. Aliás, a mistura entre o céu e o mar de Fortaleza já basta para conquistar você, não?

5. Simples coqueiros parecem ganhar vida própria por lá

6. Até o pôr do sol tem um charme especial

7. As cores das barracas levantam o astral do lugar

8. O que dizer dos barcos e dos pescadores, então?

9. Nem os prédios atrapalham o encanto da natureza

10. As árvores também combinam perfeitamente com esse mar

11. Certamente sua vontade é dar um mergulho agora mesmo

12. As cores do céu também são inacreditáveis

13. E a beleza das praias independe do ângulo da foto

14. Você vai querer se sentar em uma das barracas e relaxar com essa vista…

15. Quem sabe até praticar algum esporte radical?

16. Ver essa paisagem deslumbrante de cima pode não ser má ideia

17. Já imaginou um parque aquático em meio à área verde e o mar? Pois é…

18. Vista de perto, essa combinação é ainda mais surreal

19. E quando você achar que não pode mais se surpreender…

20. As cenas mais simples vão ganhar seu coração

E então? O que achou dessas opções de passeio na capital do Ceará? Aproveite sua viagem para desfrutar de tudo aquilo que o local oferece e saiba o que fazer em Fortaleza para uma viagem inesquecível!

PARA VOCÊ