10 destinos brasileiros obrigatórios para quem ama arte

A arte é a beleza do mundo e o Brasil é um dos países mais fortes nesse sentido. Existem diversas opções para os mais diferentes gostos e estilos. Veja abaixo, os melhores lugares do país para curtir a arte brasileira em sua essência e modernidade.

Publicidade

1. Brumadinho, Minas Gerais

Em Brumadinho, você encontra o parque de Inhotim que é uma beleza do início ao fim. Com obras bem contemporâneas, você vai se perder no meio da imensidão de arte e arquitetura que ronda esse lugar mágico e místico. É muito difícil conhecer tudo que envolve a realidade do parque em uma só visita. Para melhorar, em algumas épocas do ano, eles realizam alguns eventos com muita música de qualidade e que combina perfeitamente com a beleza do local. Para quem ama arte, Inhotim é parada obrigatória. Brumadinho fica pertinho da capital Belo Horizonte.

2. Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é um local propício a diversos tipos de arte, mas um em especial é muito importante para a história da música brasileira. O Circo Voador fica na emblemática e boêmia Lapa e é o principal berço do rock e da Música Popular Brasileira. Lá, muitos artistas reconhecidos mundialmente começaram a sua carreira. Um dos exemplos mais famosos é Cazuza e o seu Barão Vermelho que, sempre que toca lá, lota a casa e faz relembrar os velhos tempos de luta por um país mais democrático.

Além do Circo, existem outras diversas opções de cultura na cidade. A própria Lapa é um bairro exemplar nesse aspecto. Museus, parques e a Feira de Tradições Nordestinas são outras excelentes opções.

3. Recife, Pernambuco

O Paço do Frevo é uma das extensas homenagens à cultura nordestina na cidade de Recife sendo um museu lindo e muito especial, porque homenageia um dos patrimônios imateriais da humanidade. Além disso, o frevo tem tudo a ver com o baião de Luiz Gonzaga e Dominguinhos, dois monstros da música popular brasileira. Vale muito conhecer esse incrível local e todas as belezas de Recife e de sua cultura reconhecida mundialmente.

Além do Paço, Recife conta com uma extensa área cultural em seu centro histórico. Você vai conhecer desde o monumento ao Manguebeat até homenagens a mortos e torturados na ditadura militar. Não deixe de dançar um forró pé de serra em pequenos botecos da região. É muito bom!

4. Tiradentes, Minas Gerais

Minas Gerais é o berço de praticamente todas as artes, entre elas a gastronomia. Visitar o Festival de Tiradentes é, com certeza, uma forma especial de conhecer o que há de melhor nessa região do Brasil. A comida mineira é reconhecida mundialmente e a cada ano traz novidades que enriquecem ainda mais o paladar de quem as prova. Além da culinária, Tiradentes também oferece ao público um festival de cinema que vale muito a pena conhecer também.

5. Gramado e Canela, Rio Grande do Sul

Gramado e Canela são duas cidades bem próximas que ficam no Rio Grande do Sul. A arquitetura do local é linda, mas o Natal é muito especial. Conhecido por todo o país pelos seus corais e lindos enfeites, a decoração nas duas cidades é de encantar os olhos de qualquer pessoa. Um verdadeiro espetáculo de arte que precisa ser visto por todo e qualquer brasileiro.

6. Fortaleza, Ceará

Fortaleza é uma capital repleta de opções culturais e dentre todas elas não poderia faltar  um dos teatros mais antigos e importantes do país. Dedicado ao letrista José de Alencar, um dos principais da história do país, esse espaço é um convite à arte, à literatura e à atuação. Com certeza, você vai se apaixonar por tudo que assistir por ali. Um lugar realmente muito especial e que merece a admiração de todo e qualquer brasileiro.

7. Belo Horizonte, Minas Gerais

iStock

iStock

Na capital mineira, é possível conhecer um belo circuito de museus, biblioteca e cenários que trazem o valor da arte de Minas Gerais e brasileira de forma muito forte. É a Praça da Liberdade, linda e imponente, baseada em elementos de praças francesas, que traz em seu entorno vários locais que respiram arte e arquitetura. Além da própria praça ser uma atração à parte, com espetáculos e shows em praticamente todo o ano.

8. Parintins, Amazonas

O maior espetáculo cultural do Brasil ocorre em Parintins durante o último final de semana do mês de junho. O Festival Folclórico da cidade traz consigo a eterna luta entre os bois Caprichoso e Garantido. Metade da cidade se veste de vermelho e a outra de azul para lutar na maior competição da história da humanidade. É muita festa, alegria e disputa, tudo isso feito no maior clima de amizade possível. Um patrimônio nacional que merece ser visto pelo menos uma vez na vida. Com certeza, vai ser a melhor experiência cultural que você vai passar.

9. Itabira, Minas Gerais

Itabira é a cidade de um dos maiores escritores da história do Brasil. Carlos Drummond de Andrade nasceu na cidade e viveu lá por muitos anos. Por isso, se você ama literatura, a cidade é uma parada obrigatória. Existe um roteiro chamado de Caminhos Drummondianos que, com certeza, você vai adorar. Ir a Itabira é respirar arte e boa literatura do início ao fim.

10. São Paulo

iStock

iStock

A maior cidade do país é um dos lugares com maior acervo cultural de toda a América Latina. São muitos museus, casas de show, bibliotecas, mostras, eventos e tudo que você quiser. São Paulo é a cidade com mais espaços culturais do país: da Zona Norte à Sul, da Leste à Oeste, você vai poder conhecer muita coisa legal, divertir e aprender cada vez mais.