Águas de Lindóia: calmaria e aconchego no interior de São Paulo

Escrito por Luiz Felipe Gomes

Se você busca sair da rotina e quer aproveitar a calmaria do interior, saiba que Águas de Lindóia é o destino perfeito para você. A cidade além de ser pequena e aconchegante, também possui muitos atrativos e não economiza em belas paisagens. Animou em conhecer? Então, confira abaixo o nosso roteiro e faça da sua viagem uma experiência à parte.

Continua após o anúncio

Onde fica

Águas de Lindóia faz parte do Circuito das Águas de São Paulo e está localizada a 158 km da capital. Muito próxima ao estado de Minas Gerais e ao município de Lindoia (a cerca de 6 km), a cidade está a 20 km de Serra Negra, 28 km de Socorro, 160 km de Águas de São Pedro e a 193 km de Brotas.

Para chegar a este charmoso recanto, a melhor forma é iniciar a viagem por São Paulo. Da capital, você pode seguir de carro pela BR-381, seguindo até o município de Bragança Paulista e depois traçar a rota até a cidade de Socorro (Águas de Lindóia fica bem ao lado). Se preferir, você também pode viajar de ônibus: a Rodoviária Tietê oferece uma variedade de viagens para o destino que permitem até um bate e volta.

O que fazer em Águas de Lindóia: 12 atividades imperdíveis

Atividades ao ar livre, opções de lazer, comprinhas e turismo rural: Águas de Lindóia tem atrativos para curtir durante o dia todo. Com clima de interior, a cidade ainda deixa cada passeio muito mais interessante. Confira abaixo cada um deles e saiba porquê cada atração é indispensável para a sua viagem.

1. Portal da Cidade

Conhecido como um dos cartões postais de Águas de Lindóia, o portal da cidade recebe com carinho cada visitante. O local é ponto obrigatório de quem chega ao município e pede muitas fotos. Um diferencial é que o espaço oferece um estacionamento gratuito, ou seja, você poderá apreciá-lo com calma logo no início da sua viagem.

2. Praça Adhemar de Barros

Excelente destino para um passeio em família, a praça Adhemar de Barros é o ponto de encontro mais popular da cidade. O local, que fica no centro, possui um bosque, lindas fontes assim como um extenso lago onde é possível passear de pedalinho. Muito iluminada à noite, a praça também recebe alguns eventos com música ao vivo que agitam a cidade.

3. Passeio de Trenzinho

Ideal para crianças, o passeio de trenzinho é uma forma lúdica e divertida de conhecer os principais atrativos de Águas de Lindóia. Em um tour com início no centro e vai até o Morro do Cruzeiro, o visitante tem visões privilegiadas da cidade e ainda pode fazer muitas fotos. O passeio está disponível todos os dias das 9h às 18h e custa em média R$ 15.

4. Cristo Redentor e Morro do Cruzeiro

O Cristo Redentor é mais um ponto turístico obrigatório para você acrescentar em seu roteiro. Localizado no Morro do Cruzeiro, o monumento é um destino que combina calmaria, vento no rosto e belas paisagens. É importante lembrar que o local é um dos pontos mais altos da cidade, então vale muito apreciar a vista.

Continua após o anúncio

5. Vista do Morro Pelado

Com 1400 metros de altitude, o Morro Pelado oferece cenários únicos. Localizado a 4 km do centro, o local proporciona uma vista panorâmica de Águas de Lindóia e até de outra cidades. Muito apreciado durante o pôr do sol, o local reúne casais, famílias e amigos que não economizam nas fotos. Você pode visitá-lo diariamente das 9h às 17h e, claro, também caprichar nos registros inesquecíveis.

6. Turismo Rural na Fazenda Morro Pelado

Além de belas paisagens, é possível aproveitar o melhor do turismo rural em Águas de Lindóia. A Fazenda Morro Pelado, por exemplo, é repleta de atrativos que combinam lazer em meio à natureza. No local, você pode andar a cavalo, pescar, praticar tirolesa e ainda provar comidinhas típicas da roça. Pertinho do centro, o espaço conta com pousada, restaurante e estacionamento. Sabe do melhor? A entrada é gratuita!

7. Balneário Municipal de Águas de Lindóia

O Balneário Municipal de Águas de Lindóia é um dos atrativos mais apreciados da cidade. O local reúne uma série de atividades divertidas e relaxantes que são ideais para toda a família. Há desde piscinas e toboáguas para a criançada até banhos e massagens terapêuticas para os adultos. A atração fica pertinho do centro e funciona de terça a domingo das 9h às 17h.

8. Thermas Hot World

Outro destino dedicado à diversão é o parque aquático Thermas Hot World. Ideal para toda a família, a atração conta com piscinas temáticas, toboáguas gigantes, assim como área kids e adventure. Um diferencial são as águas climatizadas do parque, ou seja, é possível aproveitá-lo durante o ano todo. A 6 km do centro, o espaço funciona de sexta a domingo das 9h às 18h.

9. Represa Cavalinho Branco

Ideal para passear e apreciar a natureza, a represa Cavalinho Branco é um espaço de muito sossego no centro da cidade. Com paisagens privilegiadas, são muitos os visitantes que aproveitam o destino para praticar exercícios físicos e fazer caminhada. Uma dica é esperar o fim de tarde para curtir o pôr do sol no local, pois a vista é surpreendente.

10. Recanto dos Nefelibatas

Bem próximo à represa do Cavalinho Branco, o Recanto dos Nefelibatas é mais um espaço que proporciona bons momentos em meio à natureza. O atrativo foi construído em meio a árvores e riachos o que leva o visitante a aproveitar de muita tranquilidade. Com pousada, restaurante e amplos cantinhos para descanso, você certamente vai querer visitá-lo mais vezes.

11. Igreja Nossa Senhora das Graças

A Igreja de Nossa Senhora das Graças faz parte da Paróquia Nossa Senhora das Graças e representa um traço histórico de Águas de Lindóia. Fundada em 1967, a igreja reúne belas imagens sacras e representa um espaço de fé e meditação no centro da cidade. É possível visitá-la de terça a sexta das 8h às 12h, aos sábados das 8h às 17h e aos domingos das 8h às 12h.

12. Passeio pelo Centro Comercial

Para finalizar o roteiro de passeios por Águas de Lindóia, nada melhor do que conhecer sua variedade de produtos típicos, não é mesmo? Para isso, o centro comercial da cidade é cheio de opções e possui mais de 30 lojas. Entre cafeterias, lanchonetes, lojas de artesanato e pequenas fábricas, você pode fazer compras um dia inteiro. Lembre-se: esse é o momento ideal para escolher as lembrancinhas da viagem.

As atividades de Águas de Lindóia são mesmo atraentes, não é? A cidade, realmente sabe como proporcionar bons momentos aos seus visitantes. A seguir você acompanha pequenos fatos desse charmoso destino que são muito curiosos.

Curiosidades sobre Águas de Lindóia

Depois de apreciar os melhores atrativos de Águas de Lindóia, que tal ficar por dentro de algumas curiosidades sobre a cidade? Há muitos fatos e detalhes que podem contribuir ainda mais com o seu roteiro e tornar única a sua viagem. Acompanhe:

  1. A altitude média de Águas de Lindóia é de 945 metros o que proporciona paisagens espetaculares e um dos horizontes mais bonitos do estado de São Paulo.
  2. A melhor época para visitar a cidade é no período entre abril a outubro, devido a baixa incidência de chuvas.
  3. Águas de Lindóia é conhecida como a “Capital Termal do Brasil” por possuir um dos lençóis freáticos mais ricos em água mineral do mundo.
  4. A água mineral de Águas de Lindóia oferece muitos benefícios à saúde. O médico Francisco Tozzi, fundador do município, foi o primeiro a descobrir que a água da cidade tem propriedades que auxiliam na cura de muitas doenças. Ela é muito recomendada, por exemplo, para pessoas que têm cálculos renais, artrites e problemas de pele.
  5. É possível levar para casa um pouco da água milagrosa de Águas de Lindóia. No centro da cidade, ao lado do Balneário Municipal, todo visitante tem acesso a uma fonte de água mineral de forma gratuita.
  6. Por fim, a água mineral de Águas de Lindóia pode ter estado na lua durante a missão Apollo 11. Em 1969, uma das empresas detentoras de fontes termais da cidade, vendeu 100 unidades de água mineral para a NASA. Embora a agência norte-americana não tenha revelado o que fez com a mercadoria, tal feito é motivo de orgulho para os lindoienses e é um assunto recorrente na cidade.

Gostou de todas essas descobertas? De fato Águas de Lindóia também surpreende com suas histórias. Aproveite no próximo tópico para conhecer outros detalhes da cidade.

12 Fotos de Águas de Lindóia que vão aumentar a sua vontade de viajar

Após conhecer Águas de Lindóia por muitos passeios e histórias, chegou o momento de conhecê-la por novos ângulos. Acompanhe a seguir os melhores cliques de quem visitou a cidade e se apaixone ainda mais por esse destino.

1. Calmaria, aconchego e belas paisagens

2. Águas de Lindóia é um paraíso no interior de São Paulo

3. Excelente opção para sair da agitação dos centros urbanos

4. A cidade sabe como presentear seus visitantes

5. Você pode conhecer monumentos históricos

6. Ou passar o dia inteiro apreciando as belezas da Praça

7. Há também bons cantinhos para recarregar as energias

8. Assim como opções para os mais aventureiros

9. Não esqueça, entretanto, de contemplar a cidade de longe

10. Pois há muitos cenários surpreendentes

11. Com tantas belezas, Águas de Lindóia é mesmo encantadora

12. Então, não deixe de conhecê-la o quanto antes!

Com uma reunião de belas imagens, Águas de Lindóia mostra que realmente é um destino perfeito para colher bons momentos.

Vídeos de quem visitou Águas de Lindóia e se apaixonou por esse paraíso

Além de um roteiro farto em bons atrativos, uma viagem só fica completa com boas dicas, não é mesmo? A seguir, você encontra as melhores experiências de quem visitou Águas de Lindóia. Aproveite dicas para um tour completíssimo ou se o passeio for curto, há boas ideias para uma viagem de um dia. Veja só!

Tour completo por Águas de Lindóia

Neste vídeo, um casal de visitantes mostra como aproveitar da melhor forma Águas de Lindóia. O tour traz visitas pelos principais pontos turísticos, mas também reafirma que não faltam opções para descansar e relaxar na cidade.

Roteiro Dinâmico de 1 dia

Em um viagem rápida de um dia, o vídeo revela que é possível conhecer as principais atrações da cidade. A reunião de passeios também é uma boa alternativa para quem busca viajar a dois.

Imagens aéreas impressionantes da cidade

As imagens aéreas deste vídeo certamente vão aumentar a sua vontade de conhecer Águas de Lindóia. Perceba que a cada cantinho é notável a calmaria da cidade.

Com tanto aconchego e bons atrativos, Águas de Lindóia se revela um atraente destino.
Que tal então conhecer outra bela cidade do interior paulista? Iporanga, por exemplo, além de hospitaleira, é um bom destino para recarregar as energias.

 
   

PARA VOCÊ