10 programas em Piratuba para você curtir o interior catarinense

Por                                
Em 14.10.21

Se Santa Catarina está na lista do seu próximo destino de viagem, então saiba que você precisa visitar Piratuba, no interior do estado. Essa cidade é cercada de belezas naturais e é ideal para relaxar e curtir com a família. Além disso, é o destino perfeito para praticar ecoturismo. Confira, a seguir, mais detalhes deste recanto catarinense:

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica Piratuba

A cidade de Piratuba está localizada no interior do estado de Santa Catarina. Ela fica próxima da divisa com o estado do Rio Grande do Sul e está situada a 432 km da capital Florianópolis.

Como chegar

A melhor forma de chegar até lá é iniciando o trajeto a partir do município de Chapecó. De carro, o acesso é pela BR-283 em uma viagem que dura em média 2h30. Se preferir você também pode ir de ônibus, já que a cidade possui uma variedade de horários e passagens para o destino.

Outra boa alternativa é aproveitar o aeroporto de Chapecó, que recebe voos de Florianópolis e outras capitais brasileiras. Essa opção pode trazer mais conforto, facilitar a sua viagem e, assim, garantir mais tempo para você conhecer a cidade.

O que fazer em Piratuba

Piratuba é conhecida como uma cidade tranquila, mas também tem uma ótima estrutura para receber os seus visitantes. O município possui um bom comércio e se destaca com passeios para quem ama descansar e curtir a natureza. Confira, a seguir, 10 programas que não podem faltar em seu roteiro:

1. Parque Termal de Piratuba

O Parque Termal é um dos principais atrativos de Piratuba, então vale a pena iniciar o dia de passeios por ele. O espaço conta com piscinas com temperatura de 38ºC que trazem muitos benefícios à saúde. Além disso, no local é possível desfrutar de uma boa estrutura, com toboáguas, camping e restaurante. Por fim, o ingresso para visitação custa R$22 para adultos e crianças pagam meia-entrada.

2. Estação Ferroviária de Piratuba

A Estação Ferroviária de Piratuba é outro programa preferido de quem conhece a cidade. A atração possui um pequeno museu com peças de maquinário e duas locomotivas que encantam os visitantes. No local, você pode conhecer mais sobre o meio de transporte, e também saber sobre as viagens de trens, que eram comuns na região. Sem dúvida, é um bom passeio para conhecer melhor a história do município.

Publicidade

3. Passeio de Maria Fumaça

Além de possuir uma estação de trem histórica, a cidade de Piratuba oferece, desde 2011, um passeio de locomotiva Maria Fumaça. Então, se você gosta de uma boa diversão, com certeza vai amar esse programa. O trajeto, de 25 km, revela muitos atrativos e conta com música e um roteiro animado. Vale lembrar que os passeios podem ser agendados em hotéis e agências de turismo da cidade.

4. Praça do Ferroviário

A Praça do Ferroviário é um cantinho ideal para curtir em família. Localizado no centro do município, o atrativo é bem arborizado e conta com uma estrutura muito agradável. Também é uma boa oportunidade de conhecer o dia a dia da cidade e visitar o comércio local.

5. Centro de Eventos de Piratuba

Outro programa perfeito para curtir com a família durante a viagem, é o Centro de Eventos de Piratuba. O espaço, além de possuir uma arquitetura única, também chama a atenção pela sua programação e atividades. No local, é possível assistir a apresentações de teatros, shows e bailes, que movimentam o calendário de festas do município.

6. Parque da Cascata de Ipira

Caso você goste de um passeio em meio à natureza, saiba que Piratuba também possui ótimas opções de programas. O Parque da Cascata de Ipira tem muitas belezas naturais e, aliás, é ideal para quem busca sossego. No espaço, você pode relaxar, admirar uma bela queda d’água e fazer trilhas ecológicas. Por fim, a atração está localizada na cidade vizinha de Ipira, a apenas 1 km do centro.

7. Fazenda do Engenho

A Fazenda do Engenho é mais um cantinho de lazer perfeito para quem deseja desfrutar de mais tranquilidade. O local é ideal para praticar ecoturismo e tem uma série de atividades ideais para a família. Lá, você pode realizar passeios a cavalo, trilhas e curtir o dia a dia no campo. Além disso, o espaço também permite conhecer a deliciosa culinária da região.

8. Usina Hidrelétrica de Machadinho

Localizada a 18 km do centro de Piratuba, a Usina Hidrelétrica de Machadinho é a maior usina de Santa Catarina, então também vale a pena incluir em seu roteiro. A barragem possui uma queda d’água de 90 metros de altura e é cercada pela natureza. No local, você pode fazer passeios guiados e conhecer a área externa do espaço, ideal para praticar atividades físicas.

9. Rota do chope

Piratuba é conhecida por possuir fortes tradições alemãs, por isso a cerveja é considerada a bebida típica da cidade. A rota do chopp é um trajeto comum na região e, portanto, não deve faltar em sua viagem. Uma dica, é visitar a Cervejaria Berg Bier, que serve chopes gelados e tem um espaço muito agradável. Com certeza, é um ótimo programa para você dividir com os amigos.

10. Culinária local

Por fim, que tal terminar a sua viagem conhecendo a culinária típica de Piratuba? A cidade conta com estabelecimentos que valorizam os sabores locais e, aliás, servem pratos deliciosos. Um espaço que você deve conhecer com a família é a Casa do Chocolate, que valoriza a cultura germânica e serve os melhores doces da cidade. Sem dúvida, você vai amar a experiência!

A partir de todas essas opções de atrações, com certeza você vai se divertir bastante em Piratuba, não é? O melhor é que a cidade pode ser visitada em qualquer período do ano, já que o seu clima vai bem com todos os passeios. Aproveite!

Publicidade

Onde se hospedar em Piratuba

A cidade de Piratuba possui boas opções de hospedagens, por isso será fácil encontrar uma acomodação ideal para a sua viagem. Confira, a seguir, algumas sugestões para você descansar após um dia cheio de atividades:

  • Pousada das Águas – $$: essa opção é uma boa escolha para quem deseja viajar gastando pouco, pois dispõe de acomodações confortáveis por um ótimo preço. O espaço também conta com quartos para famílias, estacionamento gratuito e um bom atendimento. O seu destaque está no custo-benefício.
  • Pousada Center – $$$: essa opção é ideal para uma viagem a dois, pois tem quartos bem equipados e de luxo. Ela também possui café da manhã elogiado, boa localização assim como uma série de atividades de bem-estar. Por fim, o seu diferencial fica por conta do restaurante, que serve refeições deliciosas.
  • Hotel Paraíso – $$$$: essa escolha é ideal para quem vai viajar em família. Ela tem uma variedade de quartos, piscina ao ar livre e muitas atividades de lazer. O seu destaque está no café da manhã farto, perfeito para quem deseja iniciar bem o dia de passeios.
  • Thermas Piratuba Park Hotel – $$$$$: por fim, essa sugestão é ótima para quem vai viajar com amigos, pois tem uma infraestrutura completa. O espaço possui quartos bem equipados, área externa agradável, assim como diversas atividades de lazer. O seu diferencial está no atendimento acolhedor.

Seja qual for a opção escolhida, com certeza você encontrará uma hospedagem perfeita para a sua viagem. Afinal de contas, a cidade tem acomodações completas e muito agradáveis.

10 fotos lindas de Piratuba para inspirar ainda mais o seu passeio

Após ficar por dentro de dicas para visitar Piratuba, também vale a pena conhecer mais um pouquinho da cidade, não é? Veja a seguir, fotos lindas do destino e se apaixone ainda mais:

1. Se você ama estar em contato com a natureza

2. E está em busca de um cantinho perfeito para relaxar

3. Você precisa conhecer Piratuba, no interior de Santa Catarina

4. Esse destino conta com muitas belezas naturais

5. E também tem uma série de programas incríveis

6. Na cidade, você pode fazer passeios históricos

7. Relaxar e curtir com os amigos e família

8. E ainda visitar lugares únicos!

9. Animado para conhecer esse recanto do interior?

10. Marque logo o seu tour e divirta-se em Santa Catarina!

Pronto para visitar Piratuba? Com esse guia, com certeza você fará uma viagem incrível. Curta bastante todos os passeios e divirta-se! Caso você esteja com mais dias livres, conheça também Campo Alegre. A cidade tem muitas belezas naturais assim como os melhores programas. Sem dúvida, essa será mais uma viagem única para a sua conta!