7 destinos com águas termais em Santa Catarina para relaxar

Por
Atualizado em 07.03.24

Santa Catarina é um destino muito procurado para curtir piscinas de águas quentinhas. O estado conta com 19 cidades que possuem águas termais, que são águas aquecidas de forma natural, e atingem temperaturas maiores que 36,5°C. Por serem ricas em minerais, são consideradas relaxantes e terapêuticas. Para aproveitá-las é possível se hospedar em resorts ou desfrutar de dias em parques e estâncias. Confira as melhores opções para você conhecer e aproveitar as férias.

Publicidade

1. Santo Amaro da Imperatriz

Visitar Santo Amaro da Imperatriz é uma verdadeira viagem no tempo, já que as fontes termais fizeram Dom Pedro II e a imperatriz Teresa Cristina se deslocarem do Rio de Janeiro até a região para conhecer as propriedades medicinais das águas. Segundo estudos, essa é a segunda melhor água termal do mundo e a melhor da América do Sul. A água brota da terra com temperatura de aproximadamente 40 °C. A cidade é conhecida como a Rota das Termas e conta com hotéis simples e confortáveis, como o Plaza Caldas da Imperatriz Resort e o Caldas da Imperatriz, que possui até um parque aquático aberto para o público em geral.

Ver hotéis e preços

Onde fica

A cidade pertence à região metropolitana de Florianópolis e está a 36 km da capital catarinense. Além disso, o destino está a 23 km de Palhoça e colado aos municípios de São Pedro de Alcântara, Paulo Lopes e Águas Mornas, destinos de ecoturismo na região.

2. Águas Mornas

O nome da cidade vem das águas termais que ocorrem na região. O município faz divisa com Santo Amaro da Imperatriz, assim é possível desfrutar de diversas opções com águas termais. Para quem deseja se hospedar na cidade e curtir águas quentinhas, o melhor lugar é o Águas Mornas Palace Hotel, que conta com três piscinas internas e três piscinas externas, todas com águas minerais termais. Além disso, na região, é possível fazer trilhas e curtir as cachoeiras.

Ver hotéis e preços

Onde fica

Águas Mornas fica a 37 km de Florianópolis. A cidade está dentro do Parque Estadual Serra do Tabuleiro e está a cerca de 20 km de Rancho Queimado, 60 km de Anitápolis e 70 km de Alfredo Wagner.

Publicidade

3. Itá

Após ser inundada para abastecer uma hidrelétrica, a cidade de Itá foi reconstruída e abriga o Itá Thermas Resort, com hotel e parque aquático. O complexo conta com 5 piscinas internas e 11 externas e é conhecido pela recepção calorosa. Além disso, por estar no interior, o local traz uma atmosfera tranquila. Ao visitar a cidade, é possível até observar um pedaço de um igreja que foi submersa.

Ver hotéis e preços

Onde fica

Itá está localizada no oeste catarinense. A cidade fica a cerca de 510 km da capital catarinense, 45 km de Concórdia e a 60 km de Chapecó. Além disso, está bem perto do Rio Grande do Sul, a 70 km de Erechim e a 150 km de Passo Fundo.

4. Piratuba

Em 1964, a Petrobrás, em busca de poços de petróleo, descobriu um lençol freático com águas termais, que jorram a uma temperatura de aproximadamente 38 °C, em Piratuba. O ponto turístico mais famoso da cidade é o Parque Termas de Piratuba, dividido em 2 complexos, com chuveiros, duchas e piscinas que recebem as águas terapêuticas. É possível adquirir um ingresso para passar o dia no local, locar quiosques e churrasqueiras ou se hospedar na área de camping. O local recebe muitos turistas durante o ano, principalmente nas temporadas de férias.

Ver hotéis e preços

Onde fica

Piratuba fica no oeste do estado, na divisa com o Rio Grande do Sul. A cidade fica a 420 km de Florianópolis, a 77 km de Erechim e a 170 km de Passo Fundo.

5. Tubarão

A segunda água termal mais radioativa do Brasil fica em Tubarão. Calma, a água tem baixa concentração de radiação e é ideal para curas terapêuticas, principalmente com fins diuréticos. As águas possuem temperaturas de 37 °C e se dividem em dois complexos hoteleiros, o Termas da Guarda e o Termas Rio do Pouso. O primeiro pertence à rede de hotéis Ficare. Já o segundo possui mais infraestrutura com atividades extras.

Publicidade

Ver hotéis e preços

Onde fica

Tubarão fica no sul de Santa Catarina, a 140 km de Florianópolis, 57 km de Criciúma e 336 km de Porto Alegre. Os hotéis de águas termais, o Termas da Guarda e o Termas Rio do Pouso, estão a aproximadamente 10 km do centro da cidade.

6. Gravatal

Pertinho de Tubarão, fica Gravatal, que utiliza as mesmas águas da cidade vizinha para aproveitamento turístico. Para curtir as águas termais, o melhor lugar é o Termas do Gravatal, que possui o maior parque aquático hidrotermal da região sul do Brasil. Além das piscinas, a hospedagem oferece banheiras com águas termais.

Ver hotéis e preços

Onde fica

Entre a serra e o mar está a cidade de Gravatal, a 158 km de Florianópolis e a 45 km de Laguna. Esse é um destino de ecoturismo em Santa Catarina, então, não deixe de se aventurar por ali.

7. São João do Oeste

Em 1994, a prefeitura descobriu, por acaso, uma fonte de águas termais, impróprias para o consumo, mas com benefícios para a saúde. A água que brota de São João do Oeste é considerada uma das mais quentes do Brasil, saindo do poço a 52 °C, ou seja, possui ainda mais fins terapêuticos. O melhor lugar para aproveitar esse paraíso é o Termas de São João, um complexo hoteleiro que inclui um parque aquático com piscinas internas e externas. O resort conta com acomodações que são chalés muito espaçosos, restaurantes e até boliche.

Ver hotéis e preços

Onde fica

São João do Oeste fica a 700 km de Florianópolis, 230 km de Erechim e 250 km de Passo Fundo. O Termas de São João está no interior da cidade, na Rua José Raimundo Klein.

Além dessas cidades, os visitantes podem ir para outros destinos catarinenses com águas termais: São Bonifácio, Santa Rosa de Lima, Treze Tílias, Videira, Campos Novos, São Carlos, entre outros. Para deixar suas férias ainda mais perfeitas, confira também opções de resorts em Santa Catarina.