Gravatal (SC): 10 atrativos imperdíveis nesta bela cidade catarinense

Escrito por Liz Santana
Atualizado em 15.12.20

Gravatal é o paraíso das águas termais e um dos destinos mais buscados por amantes do ecoturismo. A cidade é bastante procurada por quem deseja tirar uns dias de descanso, perto da natureza e dos animais. Se você curte trilhas e cachoeiras, certamente ficará admirado com esse destino encantador. Saiba mais a seguir:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica Gravatal e como chegar

O destino está localizado no sul de Florianópolis, a 440 km de Curitiba. Para chegar a Gravatal, basta pegar a SC-470, seguindo pela cidade de Tubarão. A região fica bem no interior do estado.

O que fazer em Gravatal

Gravatal dispõe de uma série de passeios para o turista que adora a natureza. Na cidade, você encontrará lojas com produtos coloniais e, na natureza, irá se deparar com cachoeiras, mirantes, trilhas e grutas. Ou seja, os esportes de aventura e ecoturismo são o forte do local. Veja mais detalhes:

1. Ecopark Thermas

Essa primeira atração em Gravatal é um destino perfeito para quem gosta de ecoturismo. O Ecopark é um projeto ecológico bastante acolhedor, voltado para a sustentabilidade e a preservação ambiental. Ele fica localizado em uma reserva particular e promove atividades voltadas ao bem-estar, artes, saúde e boas práticas. Aliás, vale salientar que acontecem muitos encontros de grupos e vivências no local.

2. Cachoeira Salto São Roque

A Cachoeira de São Roque ou Salto do São Roque é um dos pontos turísticos mais visitados de Gravatal. O local possui quedas d’água, cachoeiras e rios propícios para realizar esportes e curtir o dia com a família. Na região, você também encontrará um restaurante, uma piscina natural, outra artificial e um chuveirão. Para ter acesso, é necessário pagar uma taxa de banho.

3. Gruta Nossa Senhora da Saúde

A Gruta de Nossa Senhora da Saúde está localizada a 4 km de Gravatal, especificamente na comunidade de São Miguel. O local faz parte das cavernas e grutas que existem pela região. Ela é composta por pedras sobrepostas e se assemelha a uma pracinha, com banquinhos para relaxar. Por isso, quando você for visitá-la, certamente sentirá um clima de paz e tranquilidade.

4. Mirante Tatayware

Outro lugar incrível desse destino é o Mirante Tatayware. Sem dúvidas, esse é um dos principais pontos turísticos visitados por quem vai à cidade. Do alto, é possível ter a dimensão do local e avistar belas paisagens naturais. Da atração, também podemos ver as termas de Gravatal e nos deliciarmos com o cenário incrível. O local também é perfeito para tirar fotos maravilhosas.

5. Morro São Geraldo

O local é um vale com montanhas que circundam o bairro Termas. O morro é ideal para realizar cicloturismo, trilhas a pé e contemplar as belezas naturais. As estradas também são lindíssimas e nos dão uma visão magnífica das termas. Porém, quando for visitar essa atração, utilize tênis, roupas leves e use repelente, certo? Aliás, não deixe de contratar um guia para te acompanhar nessa jornada.

6. Morro de Fátima

O Morro de Fátima é um bairro que abriga o Morro Seco, uma rampa de voo livre que possui 530 metros de altura. É nesse local que ocorre o Campeonato Catarinense de Parapente, que atrai muitos amantes do esporte. O seu acesso não é muito fácil e será necessário contratar alguém que conheça o caminho, mas vale salientar que o lugar sempre possui trilheiros, cicloturistas e praticantes de motocross.

7. Pedra do Índio

A Pedra do índio fica localizada a 8 km das Termas do Gravatal, em um dos locais mais lindos de toda a cidade. O destino é perfeito para contemplar um pôr do sol no fim de tarde, tirar fotos e curtir o dia. Muitas pessoas também aproveitam para fazer trilhas e trekking pela região, que é fantástica.

8. Parque Aquático Aquativo

O Parque Aquático de Gravatal é o local indicado para ir com a família, sobretudo se houver crianças pequenas. O estabelecimento possui área de lazer, piscinas e uma imensa área verde onde é possível brincar com os filhos tranquilamente. A atração fica aberta de terça à domingo, das 7h às 18h.

9. Complexo Termal de Termas do Gravatal

O complexo é formado por diversos hotéis, piscinas e banheiras individuais e coletivas de águas termais em Gravatal. O local é bastante procurado por pessoas que desejam relaxar e realizar as atividades alternativas que são oferecidas no espaço, como acupuntura, massoterapia e fitoterapia.

10. Cachoeira Recanto das Palmeiras

Outra queda d’água localizada em Gravatal é o Recanto das Palmeiras. Sem dúvidas, esse é um dos lugares mais tranquilos para conhecer na cidade. Lá, o turista aproveitará uma cachoeira e piscinas naturais, além de restaurante e lanchonete. Seu horário de funcionamento é de terça a domingo das 9h às 18h. Porém, para entrar, é necessário pagar uma taxa por pessoa.

Existem muitas outras atrações em Gravatal e o turista ainda poderá andar de charrete e experimentar a gastronomia italiana. Além disso, o turismo religioso também é visto com bons olhos pelos visitantes locais.

Onde se hospedar

Se essa é sua primeira viagem a Gravatal, é interessante que você se hospede em um dos hotéis fazenda da cidade. Isso porque eles possuem uma estrutura completa com restaurantes, piscinas e opções de lazer. Por isso, listamos as principais hospedagens por lá. Confira:

  • Pousada Vô Juca – $: essa pousada possui estacionamento e wi-fi gratuito, além de amenidades de banho como cortesia. Ela fica localizada a 400 metros do Spa Gravatal Thermal.
  • Hotel Internacional Gravatal – $$: já o Hotel Internacional possui água termal nas suas instalações, além de piscina com água termal. O local ainda dispõe de parquinho infantil e salão de jogos.
  • Hotel Termas – $$$: o Hotel Termas possui uma área de lazer externa com quadras de futebol, vôlei e tênis. Além disso, o café da manhã é bem variado e possui especialidades regionais.
  • Hotel Termas do Lago – $$$$: por fim, o Termas do Lago é mais luxuoso que as opções anteriores e bastante recomendado pelos hóspedes. Ele possui acomodações confortáveis e piscinas termais com água aquecida.

Gostou das opções? Escolha aquela que mais se encaixar no seu orçamento, e há muitas outras alternativas de locais para você ficar com a sua família. Sem dúvidas, você vai gostar dessa experiência!

11 fotos de Gravatal para se encantar

Gravatal é aquela cidade do interior que atrai pela simplicidade. Os cenários são incríveis e o ar puro é o que move muitos visitantes para essas bandas. Confira as imagens mais lindas feitas pelos turistas que estiveram pela região!

1. Bem-vindo às belezas de Gravatal

2. Local incrível para admirar

3. Realizar atividades na natureza

4. E fazer trilhas

5. Para chegar aos mirantes

6. Como a incrível Pedra do Índio

7. Conheça também os parques aquáticos

8. As cachoeiras e as termas

9. Seja para visitar sozinho

10. Ou com a família

11. Você ficará encantado!

De malas prontas para conhecer Gravatal e as suas águas termais? Aproveite para visitar também Brusque, considerada o paraíso das compras no estado de Santa Catarina!