Confira 9 pontos turísticos interessantes para conhecer em Nova Prata

Por                                
Em 11.03.21

Nova Prata é um lugar incrível para visitar com a família e aproveitar as suas atrações. O local é repleto de belezas naturais, restaurantes e cafés que proporcionam ao visitante uma experiência única. Quer conhecer mais sobre essa cidade? Então confira aqui as suas principais atrações.

Continua após o anúncio

Onde fica Nova Prata

O destino fica localizado na Serra Gaúcha, a 180 km de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Uma das suas principais atrações são as termas, que atraem turistas em busca das águas quentes no meio da Floresta. Vale salientar que Nova Prata é conhecida pela hospitalidade dos seus moradores, que são bastante simpáticos com seus visitantes.

Como chegar

O visitante que deseja conhecer Nova Prata possui várias opções para chegar ao local. Ele pode ir de carro próprio ou alugado, pegar um táxi ou então um ônibus da rodoviária de Porto Alegre. A estrada principal é a ERS-122.

Porém, vale salientar que ir de carro te possibilita ter mais liberdade de transitar na cidade ou em regiões vizinhas. Mas ao ir de ônibus, sua viagem sem dúvidas será mais econômica.

O que fazer em Nova Prata

Nova Prata possui atrações imperdíveis para quem gosta de roteiro religioso e cultural. As igrejas e capelas mantém as tradições religiosas e o legado histórico do local e atrai famílias que desejam descansar. Além disso, o calendário festivo é bem diversificado e contempla todas as estações do ano. Gostou? Confira os pontos turísticos da cidade.

1. Cascata da Usina

A Cascata da Usina é uma atração imperdível em Nova Prata. Porém, para chegar, é necessário que o visitante faça uma trilha por dentro do Parque de Águas Termais. O local nos contempla com uma linda vista para uma queda d’água, e no caminho é possível ver árvores altas e banquinhos para descansar.

2. Museu Rural

Mas quem quiser conhecer um pouco da história da cidade, deve visitar o Museu Rural dos Imigrantes Italianos de Nova Prata. O local conta a história de pessoas que habitaram a região, através do seu acervo que possui artefatos, objetos e documentos antigos. A construção ainda é bem conservada e o passeio costuma agradar os visitantes.

3. Paróquia São João Batista e Nossa Senhora Aparecida

Essa paróquia é um importante centro religioso da cidade, localizada no centro de Nova Prata. O local é muito bonito, bem conservado e é bastante procurado por católicos e por quem curte arquitetura e decoração. Aliás, o principal atrativo são as pinturas e os vitrais, que ficam lindos quando há pouca iluminação. Você ainda verá uma praça na saída da igreja.

4. Praça da Bandeira

A Praça da Bandeira é bem iluminada, possui banheiros públicos e parque para as crianças brincarem. Além disso, esse é ponto de encontro de famílias que vão para conversar, tomar um mate ou fazer uma caminhada à sombra das árvores. Você ainda encontrará ao redor alguns bares, cafés e sorveterias, para desfrutar melhor do seu passeio.

5. Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Visitar Nova Prata e não ir à Gruta Nossa Senhora de Lourdes é o mesmo que não ter ido. A atração costuma chamar a atenção das pessoas mais religiosas, que vão em busca de paz e espiritualidade. Ela fica localizada no fundo da capela onde ocorrem celebrações e missas, ou seja, você se sentirá totalmente energizado no local. Aliás, o lugar ainda é arborizado, para quem gosta da natureza.

6. Casa Polonesa

A Casa Polonesa é bem cuidada, conservada e possui uma arquitetura incrível. Ela remonta as memórias e costumes dos imigrantes italianos, o que é bastante interessante tanto para moradores da cidade, quanto para curiosos e estudantes de história. Mas vale salientar que o local é uma propriedade privada, não um museu.

7. Termas Caldas de Prata

As Termas Caldas de Prata é outro importante ponto turístico da cidade. O local é um complexo natural com piscinas, uma estrutura incrível e repleto de belezas naturais e paisagens. As trilhas são consideradas leves e o restaurante local possui um cardápio variado e preços acessíveis. Por isso, se estiver com crianças, certamente esse é o lugar ideal para levá-las.

8. Cervejaria Solerun

Os amantes de cervejas e bebidas artesanais vão amar conhecer a Cervejaria Solerum. O estabelecimento possui diversos rótulos com nomes divertidos e criativos. Além disso, o local ainda realiza eventos que unem música, gastronomia e bebidas deliciosas. Sem dúvidas, o local perfeito para ir numa noite de sexta-feira pós trabalho.

9. Mirante de Nova Prata

O Mirante de Nova Prata é um dos lugares mais visitados por moradores e turistas. Do local é possível ver toda a paisagem da cidade, realizar esportes, fazer piqueniques ou apenas contemplar a vista. Porém, a região não possui estrutura com banheiros e restaurantes, então vá preparado para não ter grandes confortos. Vale mencionar que a subida é um pouco íngreme, ou seja, vá de carro.

Se você é religioso ou se encanta com visita a museus, certamente vai amar os passeios. Em apenas dois dias, o visitante pode conhecer todas as atrações da cidade, por isso, fique pelo menos um final de semana para conhecer tudo com calma.

Onde se hospedar

As opções de hospedagem são bastante diversas e os valores também costumam agradar a todos os bolsos. Então, para te ajudar, selecionamos os locais mais bem avaliados pelos hóspedes.

  • Condall Palace Hotel – $: essa hospedagem possui recepção 24h e estacionamento gratuito. Aliás, as opções de quarto são variadas e os preços são acessíveis.
  • Hotel Prata Villagio – $$: já esse hotel disponibiliza aluguel de bicicletas para que os hóspedes possam se divertir. Além disso, o café da manhã é considerado bom e a localização é recomendada.
  • Pousada dos Pinheirais – $$$: a Pousada dos Pinheirais fica próxima a pontos turísticos importantes em Nova Prata, além de restaurantes e bares. A recepção também é considerada excelente.

Certamente você vai encontrar um local que atenda às suas necessidades relacionadas a conforto e custo benefício. Mas se quiser, faça um bate volta de outra cidade vizinha ou então da capital, Porto Alegre.

10 fotos encantadoras de Nova Prata para contemplar

Preparado para ficar com brilho nos olhos? Então confira essas imagens que separamos para quem nunca foi à Nova Prata, mas tem muita vontade de conhecer esse destino.

1. Nova Prata é uma cidade linda

2. Com praças bem conservadas

3. Igrejas para os mais religiosos

4. Museus históricos e ricos em cultura

5. Além de paisagens perfeitas

6. Belas trilhas e cachoeiras

7. E cenários naturais

8. Que são de cair o queixo

9. Certamente você vai ficar encantado

10. Com o charme desse lugar

Você ficou apaixonado por Nova Prata e não vê a hora de ver de perto esse lugar lindo? Por falar em belas paisagens e cenários perfeitos para tirar fotos, conheça as belezas do Morro Reuter, destino imperdível na Serra Gaúcha.