10 destinos mais interessantes para se conhecer na Holanda

Escrito por Lorena Costa

A Holanda é um dos países mais belos do mundo e sua paisagem e arquitetura são de deixar qualquer pessoa com o queixo caído. A mística do lugar também é muito importante. Por suas políticas extremamente liberais e humanas, a região é uma das mais procuradas por jovens do mundo inteiro.

Veja abaixo dez possibilidades de lugares para você poder fazer uma visita bem bacana. Existem opções para todos os gostos, basta definir o seu roteiro e pé na estrada.

1. Roterdã

iStock

iStock

A primeira cidade dessa lista que merece um certo destaque é a maravilhosa Roterdã. Não é tão conhecida assim como a capital, mas possui belezas incríveis. Foi construída a partir de uma represa no ano de 1270 e hoje é dona do maior porto da Holanda e um dos maiores em todo o mundo.

A cidade é a segunda maior do país e traz na sua arquitetura aspectos da modernidade em conjunto com belezas naturais. As cores também são um aspecto importante. É realmente tudo muito lindo por lá.

2. Haia

iStock

iStock

Haia é famosa por ser a capital da justiça internacional. É lá que são julgados os chamados crimes contra a humanidade, que ultrapassam as fronteiras de países. Ela é a terceira maior cidade da Holanda, mas diferentemente das duas primeiras, Haia possui uma arquitetura muito ligada aos tempos da Segunda Guerra.

O Palácio da Paz, com certeza, é a atração mais famosa da cidade, mas não é a única. Você deve visitar o museu de arte Mauritshuis, um dos lugares mais incríveis de Haia. Além disso, a região é muito fria. Se você for em certas épocas do ano vai pegar muita neve e paisagens encantadoras.

3. Bourtange

iStock

iStock

Um pequeno vilarejo magnífico dentro dos Países Baixos. Com muito verde, a Fortaleza Bourtange é de encantar qualquer pessoa. Foi construída no século XVI e até hoje mantém uma linda arquitetura em consonância com a natureza exuberante das terras temperadas do Velho Mundo.

Um local bem tranquilo, para poder relaxar sem problemas e curtir um ar puro de primeira qualidade. Visitar o museu da cidadezinha também é uma excelente ideia. Com certeza você vai se sentir muito bem ao conhecer esse lindo lugar.

4. Gouda

iStock

iStock

A tradicional Gouda conta com uma arquitetura lindamente indiscutível, mas não é só isso que chama a atenção de quem visita a cidade: lá existe um famoso queijo amarelo feito de leite de vaca. É quase uma falta de educação ir para esse lugar e não provar dessa iguaria deliciosa.

A cidade fica pertinho da capital Amsterdã e possui outras qualidades gastronômicas muito importantes para quem adora comer comidas típicas dos lugares. Existe um biscoito em Gouda chamado Stroopwafel que é recheado com calda de caramelo… É de comer sem pensar nas consequências com a balança.

5. Amsterdã

iStock

iStock

A mística e maravilhosa Amsterdã é o sonho de consumo de muitos jovens em todo o mundo. Além dos maravilhosos parques e arquitetura incrível, a cidade conta com uma espécie de vida alternativa buscada por muita gente.

Mas a capital holandesa vai além desse paraíso para os jovens e existem também excelentes opções para casais e até para famílias. Como uma boa megacidade europeia, o que não falta na querida Amsterdã é lugar para visitar e se sentir bem. Provavelmente está entre as três capitais mais bonitas de toda Europa. Vale muito à pena conhecer. Ah, e não se esqueça de conhecer o maravilhoso Museu Van Gogh. É parada obrigatória para todo e qualquer turista.

6. Haarlem

iStock

iStock

A incrível Haarlem é a chamada “cidade da flor” porque seus campos de tulipas passeiam por toda a cidade, dando a beleza maravilhosa que vai te encantar e muito. Junto com todo esse colorido, a arquitetura antiga do local é de uma exuberância enorme. Um passeio a pé por lá é com certeza uma das experiências mais marcantes para quem visita a Holanda.

São muitos museus, bibliotecas, artes e exposições de ciência espalhados pela cidade. Um lugar incrível que você vai adorar conhecer e respirar um ar puro ao observar lindos monumentos.

7. Maastricht

iStock

iStock

A cidade mais antiga da Holanda foi criada por romanos e tem uma arquitetura de tirar o fôlego. Entre a Antiguidade e a Idade Média é possível ver diversos monumentos que provam a importância desse local para a história do mundo. O centro histórico é maravilhoso, com basílicas, praças, ruelas e museus. Mas engana-se quem acha que só de passado vive a magnífica Maastricht. Lá também tem muitos shopping centers, restaurantes, cafés e opções de lazer.

8. Venlo

iStock

iStock

Mais uma cidade de origem romana, só que com uma arquitetura muito mais próxima da moderna do que do antigo. Venlo era um polo comercial importante, principalmente no século XIV, quando foi criada. Boa parte da sua história foi destruída nas guerras mundiais, mas a reconstrução deixou-a mais linda do que era antes.

O centro da cidade é uma atração à parte, com muitos restaurantes, bares, cafés e tudo que você precisa para aproveitar a magnífica gastronomia típica holandesa.

9. Groningen

iStock

iStock

Assim como Amsterdã, Groningen é mais um destino muito agradável para os jovens. Por ser uma cidade universitária, o que não falta lá são festas e baladas para aquecer o coração em um lugar tão frio. Outra característica relacionada às universidades é a presença de muitos museus, bibliotecas, teatros e muita música que rola por toda a cidade.

Com certeza é um local que se você for jovem vai adorar. A população é bem receptiva e a cada dia você vai descobrir um novo lugar para ir e curtir muito. É capaz de não querer ir embora de lá.

10. Utrecht

iStock

iStock

Por fim, é preciso falar da histórica Utrecht. Com uma arquitetura que não nega a sua idade, a principal atração é um canal que passa bem no meio da cidade, como se fosse uma Veneza. Lá também fica a maior universidade da Holanda, com isso o público jovem também toma conta do local.

Você deve conhecer a famosa Catedral Gótica de Saint Martin, criada em 1254. Um lugar extremamente lindo e que você vai adorar admirar. A Torre Dom e o Museu Speelklok também são excelente opções de visitas. Uma cidade linda e com muitas opções de turismo.

PARA VOCÊ