12 diferenças entre turistas e viajantes (infográfico)

Escrito por Douglas Ciriaco

A uma primeira olhada, turistas e viajantes parecem ser a mesma coisa, mas será que isso é verdade? A forma como cada um planeja a sua viagem, quais os destinos escolhidos, a foma como aproveita as cidades para onde vai, tudo isso pode ajudar a definir se você é um ou outro.

Publicidade

Ainda está em dúvida? Faça um teste para descobrir se você é turista ou viajante. Além disso, você pode conferir agora 12 diferenças básicas entre estes dois tipos que gostam de viajar, mas que costumam se relacionar de formas bem distintas com a sua experiência longe de casa.

1. Na hora das fotos

Viajali

Enquanto o turista tem a mania de mostrar aonde foi fazendo registros fotográficos nos quais ele é o grande protagonista, o viajante procura registrar o seu olhar para as coisas que vivencia em uma viagem. Assim, enquanto o primeiro abusa das selfies, o segundo acaba por trazer para casa mais fotos dos lugares por onde passa do que de si mesmo.

2. Andando pela cidade

Viajali

O meio de transporte oficial do turista em uma cidade visitada por ele é o táxi — ou Uber ou ainda um veículo privado alugado. Lógico que isso funciona, mas acaba tirando o gosto de imersão da viagem, algo que o viajante preza muito. Assim, este tipo prefere se aventurar a pé, de bicicleta ou usando o transporte público.

3. Na hora de se hospedar

Viajali

O turista não abre mão de um bom hotel para o qual ele pode retornar e usufruir dos pequenos (ou grandes) luxos que este tipo de hospedagem pode oferecer. Já o viajante prefere hostels, crouchsurfing ou a boa e velha hospedagem na casa de algum amigo, daquelas em que qualquer canto é um bom lugar para dormir.

4. Destinos dentro da viagem

Viajali

Ao planejar a sua viagem, o turista não abre mão de passar pelos principais pontos turísticos de uma cidade. Se ele não visitou todos os cartões-postais do lugar, a viagem não aconteceu. Já o viajante quer mais e, além de alguns pontos clássicos, procura especialmente por experiências que fogem do convencional e podem dar um toque todo especial à viagem.

5. Aproveitando o passeio

Viajali

O turista normalmente tem o perfil de quem não está muito apto a realizar longas caminhadas e, portanto, não está tão disposto a passar longos períodos longe do hotel. Já um bom viajante sai de casa sempre pensando nos vários locais para onde pode ir, sempre disposto a caminhar e a aproveitar os passeios que realiza da forma mais intensa possível.

6. Dentro da estrada ou fora dela?

Viajali

De férias, o turista ainda se mantém na estrada. Seus destinos costumam não fugir para trilhas alternativas, algo que o viajante também preza bastante. Assim, quem viaja por gosto acaba se aventurando mais em ambientes poucos convencionais, sem necessariamente priorizar as vias mais tradicionais para chegar até lá.

Publicidade

7. Para comprar ou para conhecer?

Viajali

Outra característica típica de um turista é que as suas viagens costumam sempre ter um viés de compras. Assim, não é raro que ele planeje como destinos locais conhecidos por oferecer itens de consumo por preços mais acessíveis. Já o viajante está mais interessado em experiências que nem sempre são palpáveis ou podem ser compradas.

8. Conforto vs. experiência

Viajali

Como dito anteriormente, o turista não abre mão de um bom hotel para passar a noite no mais pleno conforto. Já para o viajante isso não é o essencial: se tiver conforto, ótimo, mas o foco de suas viagens é a experiência com outras culturas, em outros ambientes. Assim, acampar sob a luz das estrelas sempre parece uma ótima pedida.

9. Indo de um lugar para outro

Viajali

Enquanto o turista acaba por usar meios de transporte convencionais quando vai se deslocar de um lugar a outro durante uma viagem — de uma cidade para outra, por exemplo —, o viajante não hesita em apelar para caronas. Como ele tem pouca bagagem e está na estrada justamente para conhecer pessoas e lugares, esta experiência funciona como um ingrediente a mais.

10. Viagem dentro da viagem

Viajali

Um turista costuma ter um roteiro programado enquanto faz a sua viagem e nada pode tirá-lo daquele cronograma. Já o viajante não tem destino certo e não precisa de muito para partir de um lugar para outro, estando sempre disposto a ter experiências inusitadas e inesperadas dentro de suas viagens.

11. Checklist

Viajali

Você já deve ter notado que o perfil do turista é muito mais planejado, então, o seu roteiro de preparação para uma viagem também é muito maior. Por sua vez, o viajante está quase sempre pronto para partir em uma nova aventura, tendo como companheira inseparável a sua mochila.

12. Sozinho ou em grupo

Viajali

Viajar sozinho normalmente não é a vibe do turista, que acaba quase sempre realizando viagens em grupo de amigos — o que também dificulta na hora de decidir quais passeios fazer para agradar a todos. Já o viajante não se importa em botar o pé na estrada sem a companhia de ninguém, na verdade ele até prefere: assim, tudo acontece conforme a sua vontade e ele pode aproveitar ainda mais todas as oportunidades que surgirem pelo caminho.

Lógico que tudo isso não passa de uma brincadeira sobre as várias maneiras de aproveitar uma viagem. É bem provável que você já tenha feito algumas viagens no estilo turista e outras no estilo viajante. O que importa é encontrar o melhor jeito para aproveitar os seus passeios e voltar para casa cheio de histórias para contar.

recomendados para você

    71
  • 11 prédios mais altos do mundo para ver as cidades do topo

    11 prédios mais altos do mundo para ver as cidades do topo

  • 71
  • 10 tipos de passageiros mais irritantes

    10 tipos de passageiros mais irritantes

  • 71
  • 12 praias mais estranhas do mundo para você conhecer

    12 praias mais estranhas do mundo para você conhecer

  • 71
  • 23 mapas que não te ensinaram na escola, mas que você deveria conhecer

    23 mapas que não te ensinaram na escola, mas que você deveria conhecer

  • 71
  • 10 fotos incríveis da vovó russa de 89 anos que resolveu viajar pelo mundo

    10 fotos incríveis da vovó russa de 89 anos que resolveu viajar pelo mundo

  • 71
  • 20 fotos de Kombis adaptadas para motorhome que você vai pirar

    20 fotos de Kombis adaptadas para motorhome que você vai pirar

  • 71
  • 8 dos restaurantes temáticos mais legais do mundo

    8 dos restaurantes temáticos mais legais do mundo

  • 71
  • 16 coisas que todo mundo que viaja de avião na classe econômica pensa

    16 coisas que todo mundo que viaja de avião na classe econômica pensa