Espírito Santo do Pinhal: como aproveitar ao máximo a Toscana brasileira

Escrito por Sheila Almendros

Conhecida como a Toscana brasileira, Espírito Santo do Pinhal é um destino cheio de história ligada ao café e ao vinho. Ambas as iguarias chamam a atenção de diversos turistas, que ainda se encantam com o clima da cidade pela localização em região montanhosa. Saiba mais sobre o local e suas atrações:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica Espírito Santo do Pinhal

Espírito Santo do Pinhal fica na região Mogiana do estado de São Paulo, a 198 km da capital (aproximadamente 2h30 de viagem). Para chegar até lá, é necessário seguir pela Rodovia dos Bandeirantes sentido Campinas e, depois, pela Rodovia Governador Doutor Adhemar Pereira de Barros.

O que fazer por lá

O município se desenvolveu com a ajuda do cultivo do café, graças aos imigrantes italianos que por ali se instalaram. Essa influência ainda é bastante presente na cidade, e as atrações a seguir são uma comprovação disso. Acompanhe:

1. Vinícola Guaspari

A antiga fazenda de café da cidade foi transformada em vinícola pela família Guaspari e recebe em sua completa estrutura diversos turistas que apreciam um bom vinho. Durante o passeio, o visitante poderá não só degustar os títulos da casa, como também contemplar um cenário lindo preenchido pela natureza. Acesse o site oficial da atração para ter mais informações sobre preços e horários.

2. Lago Municipal de Pinhal

A paisagem bucólica do Lago Municipal de Pinhal é mais uma opção para relaxar e curtir a natureza, sem se preocupar com o tempo passando. O espaço também tem uma boa infraestrutura para a prática de exercícios, como caminhadas e andar de bicicleta, e também para piquenique, meditação e diversão das crianças no playground.

3. Theatro Avenida Pinhal

A casa de shows mais importante da cidade está abrigada em um edifício tombado e recebe inúmeras apresentações de dança, teatro, música e stand up em seu palco. O local ainda está cercado por ótimos bares e restaurantes, o que promete deixar o passeio ainda mais completo. Confira a programação durante o período de sua viagem na página oficial da casa.

4. Praça da Independência

Além de ser a atração central da cidade, a Praça da Independência é também um marco na história de Pinhal, pois é rodeada de casarões e outras construções antigas, erguidos desde a grande era do café na região. Aproveite para curtir um passeio com a família e apreciar a arquitetura do entorno, que renderá muitas fotos lindíssimas.

5. Santuário de Santa Luzia

Localizado no bairro homônimo, o Santuário de Santa Luzia é bastante frequentado pelos devotos da santa, e muitos fazem uma visita à cidade justamente para deixar seus agradecimentos à padroeira. Além da capela, o local ainda conta com um jardim bem bonito e fontes que embelezam o espaço. No mês de dezembro, acontece a Festa de Santa Luzia, com barracas típicas e música ao vivo.

Continua após o anúncio

Aproveite o passeio para fotografar cada cantinho da cidade, seus edifícios históricos e as melhores paisagens da natureza que a região te proporciona!

Hotéis e pousadas

Quer caprichar na hospedagem em Espírito Santo do Pinhal? Então, tome nota das opções a seguir. Tem para todos os gostos e bolsos!

  • Pousada Bela Vista – $$: em uma localização cercada pela natureza, a hospedagem ainda oferece café da manhã, almoço colonial e é pet friendly.
  • Hotel Mansão dos Nobres – $$$: a hospedagem conta com quartos espaçosos com hidromassagem, além de ampla estrutura de lazer e almoço incluído na diária.
  • Pousada Famiglia Bartho – $$$$$: essa sofisticada acomodação é a opção perfeita para casais e famílias. Isso porque a infraestrutura completa em meio à região montanhosa oferece um clima especial aos hóspedes, que ainda podem curtir a paisagem em volta de uma lareira externa.

Não importa a época do ano – sua visita será incrível independentemente do clima. Agora, fique com os registros que selecionamos para você!

Vídeos sobre Espírito Santo do Pinhal

Os vlogs a seguir te adiantarão um pouco mais dessa viagem encantadora, regada a um bom vinho, cenário natural e edifícios históricos. Confira!

Curiosidades do lugar

Nesse vídeo, você conhecerá a história da cidade, os lugares que você não pode deixar de visitar, curiosidades sobre o local e lendas urbanas que os moradores costumam contar por aí.

Conheça a vinícola Guaspari

A vlogueira apresenta a vinícola Guaspari, a principal da cidade no segmento, e todo o seu trabalho, infraestrutura, entre outras informações que vão aumentar a sua vontade de garantir essa atração em seu roteiro.

Espírito Santo do Pinhal e o café

O município tem uma forte conexão com a indústria do café. No vídeo, você conhecerá mais dessa história e como a iguaria colaborou para o crescimento da cidade.

Agora que você está ainda mais familiarizado com a cidade, que tal marcar sua viagem agora mesmo?

20 fotos encantadoras para você se apaixonar pelo destino

Inspire-se nos registros abaixo, publicados no Instagram, que comprovam como nosso destino conquistará o seu coração. Veja só:

1. Em Espírito Santo do Pinhal, você provará muitos sabores

2. E conhecerá muito de sua arquitetura antiga

3. Em cada cantinho, haverá um pedaço da história da cidade

4. E construções preservadas de cair o queixo

5. A pitoresca praça central é um charme só

6. E contemplar o lago será primordial

7. Não deixe de dar um pulinho no Palácio do Café

8. E nas ruínas de uma antiga fazenda importante

9. A gruta de Santa Rita é parada obrigatória

10. Assim como todas as igrejas presentes na cidade

11. Veja como o fim de tarde em Pinhal é maravilhoso

12. Cada edifício tombado vale um clique

13. Assim como as decorações de datas especiais

14. Você sempre encontrará uma apresentação acontecendo no coreto

15. Já imaginou fazer um piquenique neste cenário?

16. Você estará em ótima companhia

17. Repare em cada detalhe das construções

18. E na importância de cada edifício para a cidade

19. Aproveite para se conectar com suas crenças

20. E também com a natureza

Se você gosta de destinos como Espírito Santo do Pinhal, certamente vai amar conhecer os melhores hotéis fazenda de São Paulo. Eles também merecem a sua visita!