Gold Coast: um guia para aproveitar o melhor da cidade australiana

Escrito por Flávia Resende

A cidade de Gold Coast é a segunda maior cidade do estado de Queensland, na Austrália. A região começou a crescer no fim da década de 1920, com a fundação do Hotel Surfers Paradise. Hoje, a cidade é um importante destino turístico com suas praias, vida noturna agitada, grandes parques temáticos e floresta tropical.

Se estes são os tipos de passeios que você adora fazer em suas viagens, vem conhecer mais sobre esse destino incrível!

Mapa de Gold Coast

A região metropolitana de Gold Coast fica no estado de Queensland, há aproximadamente 66 km de Brisbane, capital do estado.

A cidade conta com um aeroporto internacional localizado em seu extremo sul. Não há voos diretos do Brasil para Gold Coast, mas companhias aéreas como a Latam têm voos com escalas no Chile e em Sidnei.

Clima em Gold Coast

Ao programar uma viagem é importante buscar mais informações sobre o clima do local que se pretende visitar para saber o que esperar quando desembarcar no destino. Confira os detalhes do clima em Gold Coast:

Outono: de março a maio, os dias são ensolarados e as noites quentes, com temperaturas que variam entre 16 e 26ºC. Abril e maio são os meses com temperaturas mais agradáveis e menor precipitação. É ainda o período mais barato para visitar a cidade porque está fora da época das férias escolares e períodos turísticos.

Inverno: entre junho e agosto, o inverno deixa os dias ensolarados e secos, com temperatura variando entre 11 e 21ºC. Nessa época há menos chuva, a umidade é menor e a temperatura continua quente, porém mais agradável.

Primavera: de setembro a dezembro, a cidade tem dias ensolarados e noites com temperaturas amenas. As temperaturas oscilam entre 15 e 25ºC.

Verão: de dezembro a fevereiro, a temperatura fica entre 20 e 28°C. Pode ser úmido nessa estação, mas a brisa do mar deixa os dias mais frescos. Ainda assim, o calor pode ser desconfortável para algumas pessoas.

Gold Coast tem uma média de 245 dias ensolarados e com temperatura agradável para aproveitar diversas atrações e programar atividades ao ar livre. Os dias chuvosos acontecem geralmente no verão.

O que fazer em Gold Coast

Além de belas praias propícias para a prática de esportes e para banhos de mar, Gold Coast tem várias outras opções de lazer para os turistas. São parques temáticos, parques naturais, museus, cachoeiras, montes, lagos, teatros e muito mais! Confira algumas dessas atrações:

1. Palm Beach

A praia fica em Palm Beach, subúrbio na costa de Gold Coast, entre os riachos Tallebudgera Creek e Currumbin Creek. As duas áreas estão entre as mais populares da cidade em relação a lazer para famílias. Com um estilo de vida descontraído, águas tranquilas para passeios de barco, pesca e natação, é um ótimo destino para quem procura um lugar tranquilo para relaxar, mesmo estando a minutos de grandes shoppings. Também fica a apenas 10 minutos de carro do Aeroporto Internacional de Gold Coast.

2. Miami Beach

Outra escolha popular para férias em família, Miami Beach conta com águas limpas para prática do surf e natação. Além de área para churrasco e piquenique, há também um parque para as crianças se divertirem.

3. Sea World

É um dos grandes parques temáticos de Gold Coast e o único com um hotel ao lado. O parque sempre tem atrações temáticas de animais e é conhecido por seu foco na vida marinha e em sua conservação.

  • Endereço: Seaworld Dr, Main Beach, 4217.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h30 às 17h.
  • Valor de entrada: crianças de 3 a 13 anos pagam AU$ 79; adultos, AU$ 85.

4. Dreamworld

É o maior parque temático de Gold Coast e se destaca por seus grandes brinquedos que proporcionam momentos de muita adrenalina. Alguns deles são a Torre do Terror II; Pandamonium; montanha-russa Buzzsaw, com 46 metros de altura e início de cabeça para baixo; e a montanha-russa Hot Wheels Sidewinder.

  • Endereço: Dreamworld Pkwy, Coomera, 4209.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 17h.
  • Valor de entrada: crianças de 3 a 13 anos pagam AU$ 85; adultos, AU$ 95. O ingresso também dá direito à entrada no WhiteWater World.

5. Parque Nacional Burleigh Heads

O parque, localizado perto da praia de mesmo nome, abrange uma área de floresta tropical na beira do mar de Gold Coast. O local é muito procurado por pessoas que praticam atividades físicas como caminhada e trilhas com vários níveis de dificuldade.

Percorrendo as trilhas, é comum encontrar mirantes que proporcionam uma bela vista para o Tallebudgera Creek e o mar. Se você estiver visitando o parque de junho a outubro, na temporada das baleias, pode conseguir avistá-las se exibindo.

  • Endereço: Goodwin Terrace, Burleigh Heads, 4220.
  • Horário de funcionamento: 24 horas por dia, todos os dias.
  • Valor de entrada: gratuito.

6. Santuário de Currumbin

São 27 hectares de floresta tropical Currumbin, onde os visitantes podem andar por áreas abertas junto aos animais, alimentar cangurus e lóris selvagens, assistir a apresentação de aborígenes, tocar em coalas ao longo do caminho e visitar o Hospital da Vida Selvagem.

Além de poder visitar o santuário em um trem em miniatura, as crianças podem se divertir ainda mais no Wild Island, um parque temático ao ar livre.

  • Endereço: 28 Tomewin St, Currumbin, 4223.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 17h.
  • Valor de entrada: crianças de 4 a 14 anos e estudantes pagam AU$ 39,95; adultos, AU$ 49,95.

7. Tallebudgera Creek

O Tallebudgera Creek é um rio que tem sua nascente em Springbrook. O trecho mais conhecido de sua extensão, porém, fica às margens do Burleigh Heads National Park, onde há uma praia de águas cristalinas boas para relaxar. Seu trecho próximo ao mar tem área arborizada, espaço para estacionar motorhomes, área de camping, trechos com área e parque para as crianças.

8. Monte Cordeaux

O Monte Cordeaux é provavelmente uma das trilhas mais bonitas que cercam Gold Coast e oferece vistas panorâmicas dos vales ao redor. Quando chegam ao topo, os visitantes podem ver uma das mais antigas formações geológicas da Austrália chamada “The Great Dividing Range”.

9. Cascatas Gêmeas

A cachoeira fica a oeste, a partir de Gold Coast, no Parque Nacional de Springbrook. Para chegar até a queda de águas é preciso caminhar cerca de 15 minutos por uma trilha fácil de ser percorrida. A queda d’água forma uma piscina ótima para um mergulho rápido. Vale a pena conhecer!

10. Plataforma de Observação Skypoint

A plataforma de observação, localizada a 230 metros do chão no topo do prédio Q1, é a única à beira-mar da Austrália. Com painéis de vidro do chão ao teto, proporciona uma bonita vista de 360º de Gold Coast, independente de como está o tempo. O local está aberto para todas as idades, mas a entrada de menores de 18 anos não é permitida nas sextas e sábados após as 20h.

  • Endereço: Level 77, Q1 building/9 Hamilton Ave, Surfers Paradise, 4217.
  • Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 7h30 às 19h; sextas e sábados, das 7h30 às 21h.
  • Valor de entrada: crianças e aposentados pagam AU$ 17; adultos, AU$ 27.

11. WhiteWater World

O parque aquático é garantia de diversão para pessoas de todas as idades. Há opções mais radicais para adultos, como uma montanha-russa na água e os maiores toboáguas do país, e áreas mais tranquilas para as crianças, com piscinas rasas, escorregadores e instrumentos musicais para tocar na água. Para curtir em família, há atrações como a The Little Rippers e a Cave of The Waves.

  • Endereço: 1 Dreamworld Pkwy, Coomera, 4209.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 11h às 16h.
  • Valor de entrada: crianças de 3 a 13 anos pagam (AU$ 85); adultos, AU$ 95. O ingresso também dá direito à entrada na Dreamworld.

12. Burleigh Heads Beach


A praia, que fica no bairro Burleigh Heads, no sul de Gold Coast, é uma das principais praias de surf da Austrália. Mas se você gosta de águas mais tranquilas e sem ondas, não se preocupe, pois tem um espaço pra você também na Burleigh Heads Beach, onde várias rochas formam piscinas naturais.

Apesar de ter uma faixa de área pequena, a praia tem um gramado bem amplo, onde se pode ler um livro tranquilamente ou fazer um piquenique. Além disso, é através da praia que se chega ao Burleigh Heads National Park.

  • Endereço: 1833 Gold Coast Hwy, Burleigh Heads, 4220.

13. Cavernas de Waitomo Glowworm

A caverna é uma das atrações do Springbrook National Park, na Gold Coast Hinterland. Em suas galerias, vive uma grande quantidade de Arachnocampa Luminosa ou Glowworm, uma espécie de inseto bioluminescente que proporciona um efeito mágico à noite. Isso ocorre porque, em sua fase de larva, o inseto emite uma luz brilhante para atrair suas presas.

Não se esqueça de usar calçados confortáveis para percorrer 500 metros a pé para chegar à caverna e, de preferência, contratar um tour guiado para aproveitar o passeio em segurança.

  • Endereço: Old School Rd, Springbrook, 4213.
  • Horário de funcionamento: 24 horas por dia, todos os dias.
  • Valor de entrada: gratuito.

14. Museu de Cera Gold Coast

Não é um Madame Tussauds, mas Gold Coast também tem seu museu de cera. Lá você encontrará estátuas de famosos como o Michael Jackson, Barack Obama e Adolf Hitler; e personagens como Jack Sparrow e Conde Drácula. Outra atração é a Câmara dos Horrores.

  • Endereço: 56 Gold Coast Hwy, Surfers Paradise, 4217.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 18h.
  • Valor de entrada: crianças de 3 a 12 anos pagam AU$ 25; idosos, aposentados e estudantes, AU$ 30; adultos, AU$ 32.

15. Vale do Mundo Perdido

Localizado no Parque Nacional de Lamington, o Vale do Mundo Perdido é para quem gosta de lugares tranquilos, mas que não deixam de ter aventuras. No meio de muito verde, o vale esconde piscinas naturais e cachoeiras onde os visitantes podem se refrescar depois da caminhada.

É um ambiente que também pode ser frequentado por crianças, que podem brincar livremente em meio à floresta tropical. Algumas das atividades oferecidas – que devem ser contratadas – são passeio a cavalo, observação de pássaros, passeios de balão e pesca. Se você quiser passar a noite no local, é só reservar com antecedência sua acomodação.

  • Endereço: Kerry Rd, Darlington, 4285.

Conhecer melhor Gold Coast pode ser uma experiência inesquecível que vai te proporcionar muitas boas lembranças e o desejo de prolongar sua viagem!

Custo de vida em Gold Coast


O custo de vida mensal em Gold Coast é de cerca de AU$ 2.000, quase o mesmo de Melbourne (AU$ 2.100), Brisbane (AU$ 1.900) e Perth (AU$ 1.900). No entanto, é considerado baixo, se comparado a Sidnei (AU$ 3.000). A taxa de desemprego na região é baixa, 4,65% no primeiro trimestre de 2019.

Já em relação à qualidade de vida, a região investe muito em educação e tem muitas escolas públicas e privadas, além de universidades. Os serviços públicos, como segurança e saúde, são eficientes e de qualidade. Ao considerar a quantidade de benefícios e a qualidade de vida que a cidade proporciona aos seus habitantes, seu custo de vida pode ser considerado baixo. Já imaginou se mudar para lá?

Pousadas e hotéis em Gold Coast

Em Gold Coast há diferentes opções de hospedagem para atender ao perfil e ao orçamento de todos os tipos de viajantes. Confira algumas sugestões a seguir:

Mercure Gold Coast Resort – $$$

O resort fica localizado a 10 minutos de carro de Surfers Paradise, das praias de Gold Coast e Jupiters Casino. Todos os quartos têm uma decoração moderna e possuem varanda ou sacada com vista para a piscina, os jardins do resort ou do campo de golfe. Além disso, oferece academia, duas piscinas ao ar livre, sauna, duas quadras de tênis, bar e restaurante. Atividades ao ar livre não vão faltar!

  • Endereço: 64 Palm Meadows Dr, Carrara, 4211.

Hotel QT Gold Coast – $$$

Localizado em Surfers Paradise, o hotel fica a cinco minutos a pé dos pontos de bonde Cypress Avenue e Surfers Paradise. O estabelecimento possui quartos com ar-condicionado, varanda com vista para o mar, sofá, TV a cabo. Além disso, dispõe de comodidades como piscina ao ar livre, restaurante, quadras de tênis, bar e academia.

  • Endereço: 30 Citron Crescent, 4212.

Hilton Surfers Paradise – $$$

O Hilton tem quartos com janelas panorâmicas que proporcionam uma vista deslumbrante do mar, wi-fi, TV a cabo e mesa de trabalho. Alguns também têm varanda privativa para dar mais privacidade aos hóspedes. Para se divertir e relaxar, o hotel possui bares, restaurante, quatro piscinas, salas de ginástica, sauna e spa. Localizado entre as avenidas Orchid e Surfers Paradise, o hotel está a 45 minutos a pé da Marina Mirage.

  • Endereço: 6 Orchid Ave, 4217.

Pousada Glass House Mountains – $$$

O chalé, com vista para as montanhas Glass House, possui acomodações com varandas térreas privativas com vista para a montanha ou para o jardim, banheiro privativo, aquecimento, wi-fi e, em alguns deles, há também cozinha equipada. Quem já se hospedou por lá ficou encantando com a cozinha de uso comum instalada dentro de um vagão de trem restaurado. Criatividade não falta!

  • Endereço: 198 Barrs Rd, Glass House Mountains, 4518.

Novotel Surfers Paradise – $$$

Devido à sua localização privilegiada, o hotel é uma boa opção para quem gosta de curtir a vida noturna, praias e parques temáticos. Diversão é o que não falta com várias praias, restaurantes, lojas e bares em suas proximidades. Alguns quartos do hotel têm varanda privativa com vista para o mar, TV via satélite e até banheira de hidromassagem. Se você vai viajar com crianças, a hospedagem e o café da manhã são gratuitos para até dois menores de 16 anos que estejam compartilhando o quarto com você.

  • Endereço: Cnr Hanlan St and Surfers Paradise Blvd, 4217.

De opções mais simples às luxuosas, nossas sugestões de hospedagem proporcionam o conforto e as comodidades que se busca em uma viagem.

Restaurantes em Gold Coast

A cidade oferece uma grande variedade gastronômica, sendo possível desfrutar de boa comida e bons vinhos. Para te ajudar em sua escolha, selecionamos opções de restaurantes e bares que você precisa conhecer:

Bazaar Interactive Marketplace

O estabelecimento é um restaurante com estilo de mercado, onde os clientes podem escolher o que desejam. Para quem gosta de acompanhar a preparação dos pratos, no Bazaar é possível. A especialidade do restaurante é comida contemporânea e neozelandesa. Entre as opções estão frutos do mar, sopas, pizzas, saladas, massas, carnes e uma variedade de sobremesas. Além de opções vegetarianas e sem glúten. Pra ficar ainda melhor, o restaurante tem vista para um lago.

  • Endereço: 7 Staghorn Ave, Surfers Paradis, 4217.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 6h30 às 10h30 e das 17h30 às 21h. Aos domingos, das 6h30 às 10h30, das 11h30 às 15h e das 17h30 às 21h.

Nero Dining

O restaurante serve pratos da cozinha europeia e australiana. Em seu menu também há opções veganas, vegetarianas e sem glúten. Algumas pessoas que já estiveram no local recomendam o jantar composto por sete pratos e vinho.

  • Endereço: 3/1 Sunshine Blvd, Broadbeach Waters, 4218.
  • Horário de funcionamento: de terça a sábado das 18h às 22h.

The Little Plate

Pratos da culinária internacional são servidos no The Little Plate e, se você segue uma dieta especial (vegetariana, vegana ou sem glúten), também terá opções por lá. O restaurante se destaca por seu ambiente aconchegante, bom atendimento e boa comida, com destaque para os mexilhões e os bolos de peixe.

  • Endereço: 3 Deodar Dr, Shop 11, 4220.
  • Horário de funcionamento: às segundas das 17h30 às 22h. De quarta a sábado das 17h30 às 22h. Aos domingos das 12h às 15h e das 17h30 às 22h.

Rabbath

O Rabbath é um bom lugar para conhecer a culinária libanesa, mediterrânea e do Oriente Médio. Os vegetarianos, veganos e aqueles que não comem glúten não precisam se preocupar, pois o restaurante tem muitas opções de pratos para eles.

Por ser um restaurante pequeno e intimista é recomendado fazer reserva com antecedência. A concepção dos pratos é explicada por uma equipe que presta um excelente atendimento.

  • Endereço: 7a/1837 Gold Coast Hwy, Burleigh Heads, 4220.
  • Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 17h30 às 21h30.

Brazilian Flame Bar and Grill

Quando está longe do Brasil você não abre mão do bom e conhecido churrasco brasileiro? Então esse bar vai te agradar! Além das carnes, entre as opções de bebidas estão caipirinha feita com cachaça brasileira e cerveja. Pra fechar a refeição, que tal o famoso brigadeiro? O menu tem opções à la carte que atendem também a vegetarianos, opções para crianças e o All you can eat (Tudo que você pode comer).

  • Endereço: T2.04 Soul Boardwalk, 4 The Esplanade, Surfers Paradise, 4217.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h às 22h.

Assim como as atrações turísticas da cidade, a culinária australiana também vai te conquistar!

Mais fotos de Gold Coast para te mostrar o que a cidade tem de mais bonito

Selecionamos fotos da região que mostram seus encantos e vão te deixar apaixonado. Confira mais algumas fotos dessa cidade neozelandesa:

1. Paisagens estonteantes são comuns em Gold Coast

2. Até os passarinhos param para assistir ao espetáculo da natureza

3. A região tem muitos lugares perfeitos para relaxar nas férias

4. E para comprar as lembrancinhas dos amigos

5. A cada entardecer o sol nos presenteia com todas as suas nuances

6. E no amanhecer traz a possibilidade de se encantar ainda mais com a região

7. Sombra, descanso e água fresca em um paraíso

8. Gold Coast desperta um sentimento de liberdade

9. Todos os cantos da cidade têm algo que chama atenção

10. Destino perfeito para os amantes do surf

11. Além de ser um bom lugar para viajar com a família

12. Ter dias de muita diversão com os amigos

13. Ou passar bons momentos românticos a dois

14. Até mesmo os lugares mais improváveis têm algo para se admirar

15. Ah, o paraíso… Vale a pena conhecer Gold Coast!

Gold Coast é uma cidade que recebe de braços abertos todos os perfis de viajantes. Já pensou em visitá-la em sua próxima viagem? Quando você conhecê-la, provavelmente vai querer voltar!

PARA VOCÊ