Guayaquil: dicas para se aventurar nesse pedacinho do Equador

Escrito por Natalia Petrin

Guayaquil é uma cidade do Equador onde está localizado o maior porto do país, há aproximadamente nove metros acima do mar. O passeio à cidade mais populosa do Equador é ideal para quem gosta de boa culinária, litoral e tranquilidade para descansar nas férias.

Índice do conteúdo:

Mapa de Guayaquil

A cidade mais populosa do equador está localizada à margem do rio de Guayas, 10 km do mar e cerca de 250 km da capital do país, Quito.

Como chegar a Guayaquil

Ainda que exista a opção de viajar para Guayaquil de ônibus, a viagem seria bastante longa e o ideal é chegar até a cidade de avião, no Aeroporto José Joaquin de Olmedo, que tem uma excelente infraestrutura.

Há quem prefira ir de carro, mas o ideal seria fazer inúmeras paradas para conhecer outras cidades no caminho, pois o trajeto pode ser bastante cansativo. Para viajar entre as cidades do país, você pode optar pelos ônibus, aviões ou ainda alugar um veículo para parar sempre que quiser.

Clima em Guayaquil

A temperatura em Guayaquil é predominantemente quente e úmida, mas podem haver variações durante as estações do ano. Basicamente, existem “duas estações”, uma predominantemente quente, atingindo temperaturas entre 24ºC e 31ºC, e outra predominantemente fria, que tem temperaturas moderadas entre 21ºC e 29ºC.

A estação mais quente dura entre junho e dezembro, mas durante a noite pode ser que fique mais fresco, portanto não esqueça de levar casacos mais leves. Já a estação mais fria é entre janeiro e maio, com temperaturas mais amenas. Ainda assim, o uso de protetor solar é imprescindível.

Entre os meses de novembro e junho se concentram as chuvas, e a melhor época para visitar a cidade é entre o fim de junho a setembro. A altitude de uma cidade é determinante para o clima. As cidades mais próximas do nível do mar possuem maior pressão atmosférica sendo, portanto, predominantemente quentes.

O que fazer em Guayaquil

A cidade normalmente é visitada por quem pretende chegar à Galápagos, mas ainda é conhecida como a “pérola do pacífico” e vale a pena a visita por alguns dias.

1. Malecón 2000

Malecón é um passeio de aproximadamente 2,5 km em um calçadão em frente ao Rio Guayas. Na região, você poderá realizar paradas no Museu Antropológico e no Museu de Arte Contemporânea.

O passeio fica mais agradável ao final do dia, quando fica mais fresco e é possível desfrutar de lanchonetes e quiosques para se refrescar e experimentar lanches típicos da região.

2. Cerro Santa Ana

Com diversas casas coloridas, o Cerro Santa Ana é um passeio de 465 degraus que direcionam o turista a um farol, de onde é possível observar toda a cidade. Vale a pena conhecer!

3. Bairro Las Peñas

Las Peñas é bastante pacífico, boêmio e atraente para quem gosta de conhecer os bairros das cidades. A região conta com diversos ateliês de artistas, e alguns podem ser visitados durante o dia.

O bairro mais antigo da cidade é onde fica a cervejaria Pilsener e bares onde você pode aproveitar para experimentar alguns pratos típicos.

4. Iguana Park

O parque está localizado no bairro de Saavedra, próximo à Avenida General Paz, em frente à Catedral da cidade. O grande atrativo desse parque são as dezenas de iguanas que vivem soltas por lá, garantindo fotos bastante diferentes.

5. Malecón El Salado

O Malecón El Salado conta com uma apresentação de águas dançantes por volta das 19h, diariamente. Não há custo e são várias as lanchonetes disponíveis para aproveitar os frutos do mar, sempre frescos, da região.

6. Mercado Artesanal

É sempre bom levar artefatos e produtos feitos na região quando se faz uma viagem, principalmente se você gosta de levar lembranças para os amigos. O mercado artesanal é a região ideal para comprar os souveniers, especialmente entre as ruas Juan Montalvo e Loja.

Ainda que a cidade não seja alvo de muitos turistas, são diversas as atrações entre parques, bairros e até mesmo a arquitetura do local.

Onde ficar em Guayaquil

A cidade conta com diversas opções de hospedagem para quem quer permanecer alguns e conhecer melhor os pontos turísticos da região. Veja algumas opções variadas:

1. Manso Boutique Guest Hotel – $

Com varanda em alguns quartos e opções de banheiros compartilhados ou privativos, o hotel oferece excelente localização, no centro da cidade, por um preço mais acessível. Há 5 minutos a pé da catedral, o hotel oferece em sua recepção serviços de turismo.

  • Endereço: Melcón 1406 y Aguirre, 090313.

2. Yu! Smarthotels – $$

Localizado há apenas 200 m do Melcon 2000, o Yu! Smarthotels tem excelente localização e custo benefício, unindo conforto, comodidade e um terraço de onde se pode ver a cidade.

  • Endereço: Vicente Rocafuerte # 250 y Manuel de J. Calle, 090306.

3. Hotel Sol Oriente – $$$

Há apenas 100 m da Catedral da cidade, o Hotel Sol Oriente está localizado há 5 minutos a pé de bares e restaurantes, e oferece bastante conforto em suas suítes.

  • Endereço: Aguirre 603 y escobedo, 090150.

A cidade oferece outras opções de hotéis e pousadas com excelente localização e custo benefício para um descanso para turistas e mochileiros que passarem pela região. Pesquise e encontre a melhor hospedagem para você!

4. Grand Hotel Guayaquil – $$$$

Com piscina, academia, restaurante e café-bar, o Grand Hotel Guayaquil está localizado próximo à Catedral da cidade, no centro de Guayaquil, facilitando a locomoção entre o local e os pontos turísticos, além de ficar há apenas 10 minutos de carro do aeroporto.

  • Endereço: Boyaca 1615 y Clemente Ballen, 090150.

5. Sonesta Hotel Guayaquil – $$$$$

O Sonesta Hotel Guayaquil traz muito conforto para sua hospedagem, incluindo spa e sauna para descansar ao final do dia. Está localizado há 2 km do aeroporto da cidade e há 6 km do Malecon.

  • Endereço: Avenida Joaquín Orrantia y L. Benitez, ECU090112.

Restaurantes em Guayaquil

Uma viagem não está completa sem a experiência de comer em restaurantes variados da cidade em que estamos. Por isso, selecionamos também algumas opções de restaurantes em Guayaquil.

1. Caracol Azul

O restaurante Caracol Azul oferece pratos sofisticados compostos por frutos do mar, comida latina e internacional. Oferece, ainda, opções vegetarianas, veganas e sem glúten.

  • Endereço: De Octubre 1918 y Los Rios 9, 090150.
  • Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado das 12h às 15h30 e das 19h às 23h.

2. Restaurante Pizza Alta

Para aqueles que não abrem mão de uma boa pizza, o Pizza Alta é uma excelente opção de restaurante, preparando pizzas artesanais para todos os gostos.

  • Endereço: Avenida Las Monjas Urdesa, 090150.
  • Horário de funcionamento: terça-feira a quinta-feira das 17h às 22h, sexta e sábado das 17h às 23h e domingo das 17h às 21h30.

3. Restaurante La Pata Gorda

O restaurante La Pata Gorda é excelente para quem quer experimentar a comida típica do Equador, além de frutos do mar variados.

  • Endereço:Cdla. Miraflores, Avenida Principal 116 Calle segunda, 090150.
  • Horário de funcionamento: segunda a sábado das 12h30 às 23h e domingo das 12h30 às 21h.

Existem ainda inúmeras opções de restaurantes e lanchonetes para quem prefere comidas mais tradicionais e fast food, assim como de comidas típicas de outros países.

Vídeos para te convencer a visitar Guayaquil

Confira abaixo vídeos de quem já passou por Guayaquil e conheça um pouco mais sobre a cidade:

Mochilando sozinha em Guayaquil

No vídeo, Mariana conta sobre sua experiência para chegar de Quito a Guayaquil, mostrando alguns locais e pontos turísticos da cidade. Assista para conhecer mais!

Dicas de viagem para Guayaquil

O vídeo apresenta alguns lugares da cidade que valem a pena ser visitados, contando o que pode ser feito nos pontos turísticos.

A cidade de Guayaquil possui muitas atrações, ainda que não seja um ponto tão almejado pelos turistas brasileiros. A arquitetura e os pratos típicos encantam, e é através dos vídeos que você pode ter um contato maior com as localidades para adicioná-la ao seu roteiro de viagens.

Mais fotos de Guayaquil que podem mudar a sua visão

Além dos pontos turísticos que mencionamos, a cidade ainda conta com uma beleza encantadora com arquitetura, paisagens e muitos outros atrativos. Confira mais algumas imagens da cidade:

1. Além de um pôr do sol maravilhoso

2. Guayaquil é linda vista de cima

3. Tem muita coisa para ver no parque histórico

4. E no centro da cidade

5. O farol de Guayaquil está entre os pontos turísticos favoritos para fotos

6. Assim como a Catedral por fora

7. E por dentro

8. A roda gigante de La Perla garante a diversão

9. Assim como Guayarte

10. E para guardar na memória, lindas fotos em La Rotonda

Para quem gosta de fotografar, a cidade está repleta de paisagens belíssimas e imagens únicas para serem registradas, seja na fotografia ou na memória.

Com tantos atrativos, a cidade é um ponto turístico ainda não explorado por muitos brasileiros e pessoas do mundo todo. Com certeza vale a viagem!

PARA VOCÊ