15 atrações imperdíveis para você conhecer em Galápagos

Escrito por Juliana Trinci

A bordo do navio HSM Beagle, Charles Darwin estava pensativo. O barco atracou em um local pouco frequentado e com vasta fauna e flora, e foi exatamente esta atmosfera natural que inspirou o cientista, lá em 1835, a esboçar a ideia da hoje conhecida “teoria da evolução”. Muito mais do que o lugar por onde Darwin passou, Galápagos é o destino certo para quem gosta de estar em contato com a natureza, se aventurar e até mesmo relaxar.

O território formado por 58 ilhas vulcânicas possui um controle de entrada de visitantes rigoroso, para obviamente preservar não só a natureza intacta do local, mas também as espécies que por lá vivem (e vivem muito bem, diga-se de passagem). A seguir, saiba porque a vida selvagem de Galápagos atrai tantos turistas do mundo todo:

Onde fica Galápagos

Galápagos é um arquipélago formado por ilhas vulcânicas, localizado no Oceano Pacífico, a mil quilômetros da costa equatoriana. O acesso pode ser feito de avião pelos aeroportos das ilhas de São Cristóvão e Baltra.

14 atrações de Galápagos

Conheça a seguir as atrações que não podem faltar em seu roteiro de viagem a Galápagos, com as respectivas ilhas sinalizadas onde os passeios estão localizados:

1. Kicker Rock (Puerto Baquerizo Moreno)

IStock

Kicher Rock é um imponente rochedo com formato de leão marinho, e é um ótimo local para quem gosta de mergulhar com cilindro ou praticar snorkel, devido à variedade de espécies aquáticas submarinas do lugar, principalmente no vão entre as duas rochas. Para chegar até lá, você pode contratar uma agência de viagens e fazer o trajeto de lancha a partir de Puerto Ayora, a ilha mais próxima.

2. Rancho Primicias (Santa Cruz)

Em Rancho Primicias você poderá observar tartarugas gigantes transitando naturalmente em seu habitat, e provavelmente será uma das raras vezes na vida que você presenciará algo do tipo. Quem já passou por lá garante que apesar da simplicidade, é um passeio inesquecível. O rancho fica na ilha de Santa Cruz, e o ideal é contratar um taxista para te levar até o local.

3. Santa Cruz Fish Market (Puerto Ayora)

IStock

Apesar de pequeno, o local é ideal para quem aprecia uma bela variedade de peixes e frutos-do-mar. Mas não pense que a disputa pelas mercadorias será somente entre humanos não… os leões marinhos e pelicanos roubam as atenções dos frequentadores a procura de alguns petisquinhos sobrando. Uma graça!

4. Lagoon El Junco (San Cristobal)

Não deixe de curtir um dia de sol em Lagoon El Junco, uma lagoa no topo de um vulcão, acessada através de uma trilha, de bicicleta ou de táxi. Independentemente do deslocamento, será necessário subir uma longa escadaria, mas apesar da dificuldade, pode apostar que a recompensa será inesquecível.

5. The Wall of Tears (Puerto Villamil)

The Wall of Tears (O Muro das Lágrimas) foi construído entre 1945 e 1959 por prisioneiros da colonia penal — um local cheio de significados, com grande importância na história de Galápagos. Alugue uma bicicleta para poder aproveitar melhor o passeio, assim você percorrerá os 25 metros de extensão do muro sem maiores problemas.

6. Las Tintoreras (Puerto Villamil)

IStock

La Tintoreras é um conjunto de pequenas ilhas que guardam belas surpresas para seus visitantes. Você encontrará por lá iguanas, cardumes de peixes, leões marinhos, pinguins e atobás de patas azuis vivendo em seu ambiente natural. Uma atividade perfeita para quem não abre mão de entrar em contato com a natureza.

7. San Cristobal Interpretation Center (Puerto Baquerizo Moreno)

Se você deseja conhecer um pouco mais da história de Galápagos, não deixe de ir ao San Cristobal Interpretation Center. A fauna, flora e a geologia local é explicada através de uma exposição interativa e alguns mapas. Um bom lugar para visitar no primeiro dia de viagem, e assim se familiarizar com todas as atrações no decorrer da trip.

8. Post Office Bay (Floreana)

Há muito tempo, existiam navios que caçavam baleias e ficavam meses em alto mar. Para reporem o estoque de comida e água, essas embarcações atracavam em uma das ilhas de Galápagos, e os viajantes aproveitavam o trânsito de diversos outros navios para depositarem em um barril cartas endereçadas aos seus parentes. Quem passava por lá em direção a Europa e Estados Unidos levava as correspondências para seus respectivos destinos. É interessante, porque ainda hoje você pode fazer esta troca: pegar uma carta do barril e também e deixar a sua.

9. La Casa del Ceibo (São Cristovam)

Todo mundo já sonhou em morar em uma casa na árvore quando era pequeno, certo? A Casa de Ceibo é o destino perfeito para o viajante voltar a ser criança! A árvore que abriga a estrutura de madeira possui mais de 300 anos! A criançada adorará este passeio, mas os adultos também se apaixonarão pelas curiosidades do local.

10. Museu Maprae (Santa Cruz)

O Museu Maprae é uma atração um pouco diferente das demais em Galápagos. Mais do que apenas apreciar as obras e esculturas, você experimentará uma experiência única, uma vez que o acervo é apresentado através de realidade aumentada, deixando o passeio ainda mais interessante. Saiba mais sobre a estrutura local, horários e ingressos, clicando aqui.

11. Dragon Hill (Santa Cruz)

IStock

Dragon Hill é uma colina rochosa com um número imensurável de Iguanas da Terra, que mais parecem pequenos dragões. Excelente lugar para quem gosta de fazer uma caminhada, pois além dos animais que dão nome à ilha, você também ficará de boca aberta com um fantástico lago repleto de flamingos e pássaros das mais variadas espécies que existem por lá.

12. Playa de los Alemanes (Puerto Ayora)

Um oásis em Galápagos, esta praia é a pedida certa para quem quer descansar e relaxar. Para chegar até ela é preciso alugar um barquinho e depois fazer uma pequena caminhada, mas o esforço vale a pena. Aproveite para tomar banho de mar e pegar um sol (a água é super calma, até parece uma piscina), praticar snorkel e apreciar toda a vida marinha, com uma vista incrível de cardumes, tartarugas, tubarões e arraias.

13. Canal de Itabaca (Santa Cruz)

IStock

Este canal serve de travessia entre o aeroporto e a ilha de Santa Cruz. O local é de uma beleza ímpar, portanto, não deixe de apreciar toda a vida subaquática do lugar, como também os leões marinhos, pelicanos e outras aves, enquanto realiza o trajeto. Aproveite para tirar muitas fotos.

14. Estação Científica Charles Darwin (Santa Cruz)

IStock

Fundada em 1959, essa estação visa conservar os sistemas marinhos e terrestres de Galápagos. Parada obrigatória para quem visita o arquipélago, para desfrutar de um passeio interativo e cheio de detalhes (por isso, dedique um tempo para conhece-la por completo). Separe o seu tênis mais confortável para andar sem machucar os pés!

10 fotos de Galápagos de tirar o fôlego

Prepare-se para conferir os spoilers fotográficos mais inspiradores deste paradisíaco destino:

1. Galápagos e sua paisagem que parece pintada à mão

IStock

2. Um destino incrível para conhecer de pertinho a fauna local

IStock

3. Como simpáticas iguanas, que adoram curtir um sol na praia

IStock

4. Os atobás, com suas patinhas azuis

IStock

5. As famosas tartarugas gigantes

IStock

6. E as turminhas formadas por pinguins

IStock

7. Praticar snorkel ou mergulho é a pedida certa em Galápagos

IStock

8. Mas se quiser ficar só apreciando a paisagem também pode!

IStock

9. Principalmente os inúmeros vulcões que existem por lá

IStock

10. Pode apostar que essa viagem será uma aula de preservação da natureza

IStock

Gostou das dicas? Não deixe de conferir também as 17 fotos das Ilhas de Galápagos que vão aumentar a sua vontade de viajar.

PARA VOCÊ