Ilha de Maré: descubra as praias e belezas naturais na Bahia

Escrito por Nicole Dias

Que a Bahia é um local de muitas belezas você já sabe. Mas talvez ainda não conheça esse recanto onde só é possível chegar de barco. A Ilha de Maré é um destino para quem quer curtir lindas praias e toda a maravilha da simplicidade. Continue lendo o post para saber mais.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Como chegar na Ilha de Maré

O acesso até a ilha é feito de barco. Para isso, é preciso ir até o Terminal Hidroviário de São Tomé de Paripe, na base naval de Salvador. Há opção de embarcações grandes ou barquinhos conduzidos por moradores do local. Os preços ficam na média de R$ 5.

Praias da Ilha de Maré

Embora as praias da Ilha de Maré não tenham aquela superinfraestrutura, elas contam com águas cristalinas, areias branquinhas e muito verde nos arredores. Precisa mais?

Praia das Neves

Talvez você já tenha se deparado com essa praia pelo Instagram. Isso porque a Praia das Neves é uma das queridinhas do momento. A praia é tranquila, a água é morna e calma. Ótima opção para quem viaja com crianças. Há algumas barracas que vendem lanches e refeições. Nessa praia está a Igreja de Nossa Senhora das Neves, uma das primeiras construções da ilha.

Praia de Itamoabo

A Praia de Itamoabo é mais agitada, especialmente durante o verão. As areias branquinhas e a água cristalina do mar são verdadeiros espetáculos aos olhos. A praia é rústica e conta com algumas opções de restaurantes. Vale lembrar que não há estrutura de desembarque dos barcos: a descida é feita diretamente dentro da água.

Praia do Botelho (Praia do Oratório)

A Praia do Botelho é conhecida por suas águas cristalinas, seus manguezais e pela vista panorâmica da Baía de Todos os Santos. Além de curtir um banho de mar, vale a pena caminhar pela vila, conferir os artigos de artesanato e se deliciar com algumas iguarias servidas no local, como o doce de banana na palha. O restaurante As Vieiras de Maré é imperdível.

Praia de Santana

É um dos povoados mais populosos da Ilha de Maré. A praia é paradisíaca, com águas transparentes. Há formação de piscinas naturais perfeitas para o banho. Não há carros no local, então o transporte na ilha é feito com jegues.

Outra praia igualmente charmosa da Ilha de Maré é a Praia Grande. Não deixe de conhecer!

Continua após o anúncio

História da Ilha de Maré

Foi apenas no ano de 2017 que Ilha de Maré se tornou oficialmente um bairro de Salvador. No entanto, os primeiros habitantes chegaram à região no século XVI, quando navios negreiros ficavam encalhados nas proximidades.

Saiba mais sobre a Ilha de Maré

Uma ótima forma de conhecer mais sobre um destino é através de vídeos. Abaixo, uma seleção com dicas de Ilha de Maré.

De barco até a Ilha de Maré

O ponto de partida do vídeo de Gui Vialta é o terminal marítimo de São Tomé de Paripe. É desse local que partem os barcos com destino a Ilha de Maré. Play para conferir esse passeio e lindas imagens aéreas.

A Vila de Botelho em Ilha de Maré

A Vila de Botelho é uma das charmosas localidades da ilha. No vídeo do Canal Como Chegar você confere informações de como chegar lá, com preços e os melhores horários. Você vai se encantar pela tranquilidade do local.

Viagem ao Oratório Eco Club na Ilha de Maré

O Oratório é um clube que fica entre a comunidade de Bananeiras e Botelho. Há restaurante, piscina natural, bar e atrativos de lazer. Veja no vídeo acima a chegada ao local.

Anote as dicas e programe já o seu passeio!

12 fotos da Ilha de Maré para você se preparar para conhecê-la

Confira abaixo uma seleção das melhores imagens da Ilha de Maré. Spoiler: você vai se encantar!

1. A Bahia foi abençoada pela natureza

2. E a Ilha de Maré é uma prova disso

3. Olha a cor dessas águas

4. As definições de sossego foram atualizadas

5. Trata-se de um ótimo destino para quem quer relaxar

6. Curtir lindas praias

7. Tomar banho de mar

8. E vivenciar um estilo de vida mais simples

9. Imagina ver isso com seus próprios olhos?

10. Uma coisa é certa: você vai se apaixonar por essa ilha

11. Partiu riscar esse destino da lista de locais a conhecer?

12. A Ilha de Maré espera por você!

Quer conhecer um pouco mais da capital baiana? Então não deixe de conferir esse guia com 35 dicas de o que fazer em Salvador.

 
   

PARA VOCÊ