Ilha de Maré: descubra as praias e belezas naturais na Bahia

Escrito por Nicole Dias

Que a Bahia é um local de muitas belezas você já sabe. Mas talvez ainda não conheça esse recanto onde só é possível chegar de barco. A Ilha de Maré é um destino para quem quer curtir lindas praias e toda a maravilha da simplicidade. Continue lendo o post para saber mais.

Como chegar na Ilha de Maré

O acesso até a ilha é feito de barco. Para isso, é preciso ir até o Terminal Hidroviário de São Tomé de Paripe, na base naval de Salvador. Há opção de embarcações grandes ou barquinhos conduzidos por moradores do local. Os preços ficam na média de R$ 5.

Praias da Ilha de Maré

Embora as praias da Ilha de Maré não tenham aquela superinfraestrutura, elas contam com águas cristalinas, areias branquinhas e muito verde nos arredores. Precisa mais?

Praia das Neves

Talvez você já tenha se deparado com essa praia pelo Instagram. Isso porque a Praia das Neves é uma das queridinhas do momento. A praia é tranquila, a água é morna e calma. Ótima opção para quem viaja com crianças. Há algumas barracas que vendem lanches e refeições. Nessa praia está a Igreja de Nossa Senhora das Neves, uma das primeiras construções da ilha.

Praia de Itamoabo

A Praia de Itamoabo é mais agitada, especialmente durante o verão. As areias branquinhas e a água cristalina do mar são verdadeiros espetáculos aos olhos. A praia é rústica e conta com algumas opções de restaurantes. Vale lembrar que não há estrutura de desembarque dos barcos: a descida é feita diretamente dentro da água.

Praia do Botelho (Praia do Oratório)

A Praia do Botelho é conhecida por suas águas cristalinas, seus manguezais e pela vista panorâmica da Baía de Todos os Santos. Além de curtir um banho de mar, vale a pena caminhar pela vila, conferir os artigos de artesanato e se deliciar com algumas iguarias servidas no local, como o doce de banana na palha. O restaurante As Vieiras de Maré é imperdível.

Praia de Santana

É um dos povoados mais populosos da Ilha de Maré. A praia é paradisíaca, com águas transparentes. Há formação de piscinas naturais perfeitas para o banho. Não há carros no local, então o transporte na ilha é feito com jegues.

Outra praia igualmente charmosa da Ilha de Maré é a Praia Grande. Não deixe de conhecer!

História da Ilha de Maré

Foi apenas no ano de 2017 que Ilha de Maré se tornou oficialmente um bairro de Salvador. No entanto, os primeiros habitantes chegaram à região no século XVI, quando navios negreiros ficavam encalhados nas proximidades.

Saiba mais sobre a Ilha de Maré

Uma ótima forma de conhecer mais sobre um destino é através de vídeos. Abaixo, uma seleção com dicas de Ilha de Maré.

De barco até a Ilha de Maré

O ponto de partida do vídeo de Gui Vialta é o terminal marítimo de São Tomé de Paripe. É desse local que partem os barcos com destino a Ilha de Maré. Play para conferir esse passeio e lindas imagens aéreas.

A Vila de Botelho em Ilha de Maré

A Vila de Botelho é uma das charmosas localidades da ilha. No vídeo do Canal Como Chegar você confere informações de como chegar lá, com preços e os melhores horários. Você vai se encantar pela tranquilidade do local.

Viagem ao Oratório Eco Club na Ilha de Maré

O Oratório é um clube que fica entre a comunidade de Bananeiras e Botelho. Há restaurante, piscina natural, bar e atrativos de lazer. Veja no vídeo acima a chegada ao local.

Anote as dicas e programe já o seu passeio!

12 fotos da Ilha de Maré para você se preparar para conhecê-la

Confira abaixo uma seleção das melhores imagens da Ilha de Maré. Spoiler: você vai se encantar!

1. A Bahia foi abençoada pela natureza

2. E a Ilha de Maré é uma prova disso

3. Olha a cor dessas águas

4. As definições de sossego foram atualizadas

5. Trata-se de um ótimo destino para quem quer relaxar

6. Curtir lindas praias

7. Tomar banho de mar

8. E vivenciar um estilo de vida mais simples

9. Imagina ver isso com seus próprios olhos?

10. Uma coisa é certa: você vai se apaixonar por essa ilha

11. Partiu riscar esse destino da lista de locais a conhecer?

12. A Ilha de Maré espera por você!

Quer conhecer um pouco mais da capital baiana? Então não deixe de conferir esse guia com 35 dicas de o que fazer em Salvador.

PARA VOCÊ