Ilha de Santo Aleixo: uma bela atração do litoral pernambucano

Escrito por Bruno Mendes

A Ilha de Santo Aleixo é um espetáculo de belezas naturais. Com origem vulcânica, o atrativo tem praias com mar transparente, suntuosa vegetação, formações rochosas e corais que formam piscinas naturais de águas verdes. Confira boas informações e imagens inspiradoras desse Caribe brasileiro situado em Pernambuco.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Como chegar


Localizada no município pernambucano de Sirinhaém, a Ilha de São Aleixo fica a 53 km da Praia de Calhetas, a 54 km da Praia dos Carneiros e a 21 km da Praia de Serrambi.
Para chegar lá, é preciso fazer a travessia de lancha que sai da Praia de Barra de Sirinhaém. O trajeto dura aproximadamente 7 minutos e as embarcações saem às 9h, 9h30 e às 10h30 e retornam às 14h30, 15h, 15h30 e 16h.

Tour na Ilha de Santo Aleixo

iStock


É uma experiência e tanto visitar cada trecho da Ilha do Santo Aleixo e observar o cenário natural por ângulos distintos. A empresa Monteiros Tour oferece o passeio que dura 5h, custa R$ 60 e tem início a partir das 9h até às 10h30. Olha só as maravilhas que você irá conhecer:

Trilha dos 30 Padres Franciscanos

A trilha que contorna a ilha tem início perto do local de chegada das lanchas e normalmente é feita no início da manhã. Com o auxílio de guias, o viajante irá passar por enormes pedras, coqueiros e mirantes, de onde é possível apreciar um visual de tirar o fôlego das paisagens. Como recompensa após uma caminhada de um pouco menos de 30 minutos, o visitante poderá se refrescar na Praia da Ferradura.

Praia da Ferradura

É improvável não se apaixonar pela atmosfera desértica da Praia da Ferradura. Além de sentir a brisa ao caminhar na faixa de areia, o viajante vai adorar observar os peixinhos e os corais formados nas piscinas naturais de águas transparentes. E é claro que um passeio desse vai dar fome, concorda? Não se preocupe, pois a Ilha de Santo Aleixo conta com um bar flutuante que oferece no cardápio diferentes opções de carnes, frutos do bar e saborosos drinks.

10 fotos da Ilha de Santo Aleixo

Ficou com esse tour em mente, né? Então vamos fazer o seu pensamento voar ainda mais longe com estes cliques incríveis da ilha:

1. O litoral de Pernambuco sempre surpreende

2. É o nosso próprio Caribe

3. Um passeio relaxante e terapêutico

4. Vivendo um momento de tranquilidade

5. Mergulhe em águas límpidas

6. Acorde bem cedo e desbrave a Ilha de Santo Aleixo

7. E desfrute de um final de tarde encantador

8. É um lugar bacana para andar e refletir

9. Que merece um brinde aos bons momentos

10. Celebrando a vida nesse paraíso!

Separe a sua melhor câmera! Do ponto mais alto da Ilha do Santo Aleixo, da lancha, do mar, de todos os lugares você encontrará ângulos espetaculares para fotos.

Vídeos com dicas e curiosidades sobre a Ilha de Santo Aleixo

Como é sempre bom inspirar, escolhemos estes três vídeos para você começar a planejar a sua viagem o mais rápido possível.

Informações e imagens incríveis


A subida nas pedras, a vista a partir da parte mais alta, o banho em uma piscina natural e até o contato com um ouriço. Eis um vídeo que vai te dar excelentes ideias!

Trilha pela ilha vulcânica


Nesse vídeo é possível ver as rochas vulcânicas no caminho da trilha e a Praia da Ferradura, com suas águas esverdeadas. No fim, a viajante apresenta boas dicas para comer por lá sem esperar muito tempo pelo pedido.

A travessia até a Ilha de Santo Aleixo


Ainda que seja breve, esse material mostra que a diversão na ilha começa logo no momento da travessia.

Você vai amar curtir os dias de sol na Ilha de Santo Aleixo e certamente vai querer conhecer mais atrações turística de Pernambuco, certo? Então não pense duas vezes e veja o que fazer em Porto de Galinhas, a região com as mais belas praias do Brasil.