Cabo de Santo Agostinho: explore as belezas deste paraíso nordestino

Escrito por Nicole Dias

Ao sul de Pernambuco está localizado o município de Cabo de Santo Agostinho. Conforme alguns estudos, trata-se do local do Descobrimento do Brasil. Além desse relevante fato, o destino é conhecido por suas praias maravilhosas, construções históricas e diferentes atrações.

Quer descobrir o que fazer em Cabo de Santo Agostinho, quais as melhores opções de restaurantes e onde se hospedar quando estiver passeando por lá? Basta continuar lendo esse post, que ainda traz fotos e vídeos sobre a cidade.

Mapa de Cabo de Santo Agostinho

Localizado no Estado de Pernambuco, Cabo de Santo Agostinho fica a 30 minutos de Ipojuca (cerca de 28 quilômetros via Rod. Armínio Guilherme) e a 33 quilômetros de Recife. Nos arredores da cidade ainda ficam as cidades de Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão e Moreno.

Como chegar a Cabo de Santo Agostinho

São diversas as formas de se chegar a Cabo de Santo Agostinho. Em Recife, basta pegar o ônibus no terminal do Cais de Santa Rita. Há transporte diário de Recife até Cabo, das 5h às 18h30, com saídas a cada meia hora. Se você for de carro, deve pegar a BR-101 na direção sul, seguindo depois pela PE-28. O aeroporto mais próximo de Cabo de Santo Agostinho é o Guararapes – Gilberto Freyre, Aeroporto Internacional de Recife.

De Porto de Galinhas para Cabo de Santo Agostinho há uma distância de pouco mais de 30 quilômetros. É fácil ir de carro ou mesmo de Uber.

Praias em Cabo de Santo Agostinho

Águas calmas e cristalinas, rochas, coqueiros, descanso ou agito. Chegou a hora de conhecer algumas das praias mais famosas de Cabo de Santo Agostinho.

1. Praia de Calhetas

Repleta de pedras pelo seu entorno, Calhetas é uma praia especialmente procurada pelos apaixonados por esportes na água, como surf e mergulho. No entanto, também conquista muitas pessoas que só querem curtir um pouco de descanso em um cenário bonito. Entre as atrações do local, não deixe de fazer o passeio de bugue e a tirolesa. O acesso à praia não é dos mais fáceis, mas vale a pena.

2. Praia de Gaibú

Perfeita para momentos de diversão em família, a Praia de Gaibú tem acesso simples e costuma ser bem movimentada. A água tem a temperatura perfeita para um bom banho de mar – apenas tenha cuidado com a maré cheia. Há vários vendedores ambulantes e quiosques com lanches e bebidas, assim como alguns restaurantes nas redondezas. Não deixe de subir até o Mirante do Paraíso para ter uma visão privilegiada do litoral.

3. Praia do Paiva

Sabe aquelas praias de cartão postal, com vários coqueiros e areias clarinhas? Paiva tem esse lindo visual. Sua extensa faixa de areia é ponto de encontro tanto de quem procura por tranquilidade quanto quem quer diversão. No entanto, os banhos de mar devem ser evitados: a área é propensa a ataques de tubarão e alguns casos já foram registrados nos últimos anos.

4. Pedra de Xaréu

Embora o acesso até essa praia seja precário, vale a pena conhecer. Pedra do Xaréu tem esse nome por causa da presença do peixe xaréu. Durante a maré baixa, as piscinas naturais que se formam são a alegria das crianças. As águas são bem clarinhas e mornas, e há diversos vendedores ambulantes e mesas por lá.

5. Praia de Enseada dos Corais

De acordo com a maré, a praia é tranquila para curtir com crianças pequenas. Outros momentos pedem cautela e a observação é mais indicada. A Enseada dos Corais é bem movimentada e conta com locais para estacionar na rua. Não há muita infraestrutura, então o indicado é o visitante levar seus pertences e lanches para passar o dia.

6. Praia do Paraíso

Também conhecida como Praia da Preguiça, consiste na menor praia da região. Mais reservada, é ideal para curtir momentos de sossego. O banho de mar é pura tranquilidade – o nome preguiça tem tudo a ver… Do seu mirante na beira da estrada é possível ter uma visão incrível do mar e da vegetação. Vale a pena, ainda, ver o pôr do sol.

7. Praia de Suape

Você não pode ir a Cabo de Santo Agostinho sem dar pelo menos uma passadinha na Praia de Suape. Antiga vila de pescadores, a praia chama a atenção por sua natureza exuberante e faixa de areia branquinha. Há várias possibilidades de diversão por lá, bem como uma boa infraestrutura de bares.

Tire uma parte da sua viagem para explorar cada um desses pedaços de paraíso. Você não se arrependerá!

Outras atrações em Cabo de Santo Agostinho

Nem só de praias se faz um destino legal de se conhecer. Confira outras atrações bem legais de Cabo:

1. Igreja Nossa Senhora de Nazaré

Embora não esteja muito bem conservada, a Igreja Nossa Senhora de Nazaré é um ponto importante da história de Cabo de Santo Agostinho. Construída no século XVI pelos portugueses, a igreja fica do ladinho das ruínas do Convento Carmelita, lar de um grupo de frades, e próxima de outras construções históricas, como a Casa do Faroleiro. A visita ao local é interessante. As missas ocorrem aos sábados, às 19h30.

  • Endereço: R. do Sol – Vila de Nazaré.
  • Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 17h, finais de semana, das 9h às 12h.

2. Passeio de bugue

Que tal passar por diversos pontos turísticos de Cabo de Santo Agostinho em um ritmo de aventura? Faça um tour de bugue! O serviço é oferecido por algumas empresas e não custa muito caro – média de R$ 70 por pessoa. Há passeios pela parte histórica de Cabo de Santo Agostinho, incluindo o Farol de Nazaré e o Mirante Casa do Faroleiro. Outros roteiros passam pelas praias. Horários de funcionamento e valores variam conforme a empresa contratada.

3. Banho de argila

Não é novidade que a argila possui diversas propriedades relaxantes e terapêuticas. Imagina mergulhar o corpo inteiro em argila e curtir ao máximo todos os benefícios? É possível nas proximidades de Cabo de Santo Agostinho, mais especificamente no Banho de Argila Itapuama. Por lá há um lago de lama onde os visitantes podem relaxar, bem como uma lojinha que vende diferentes produtos e cosméticos naturais.

  • Endereço: Estrada para Itapuama, 12 km.
  • Valor de entrada: R$ 4.

4. Ruínas do Forte Castelo do Mar

Aos apaixonados por passeios com uma pitada de história, uma ótima pedida é conhecer as ruínas do Forte Castelo do Mar (também conhecido como Forte do Pontal de Nazaré). O acesso até lá não é dos mais fáceis, mas a vista é bonita e a visita é interessante. Se possível, vá ao local com um guia. Assim você pode conhecer um pouco mais sobre o passado do forte e fazer praticamente uma viagem no tempo.

  • Endereço: Lot. Aguas Compridas, Cabo de Santo Agostinho.

5. Mirante da Pedra da Pimenta

Da área mais elevada do Grande Recife é possível ver bonitas paisagens e curtir momentos agradáveis pertinho da natureza. O mirante também é procurado para a prática de esportes radicais, como escalada e rapel.

Uma coisa é certa: quem ama atrações ao ar livre vai amar cada uma das experiências vividas em Cabo de Santo Agostinho.

Pousadas e hotéis em Cabo de Santo Agostinho

Depois de um dia intenso de banhos de mar, nada como ter um local bacana para descansar. Cabo de Santo Agostinho oferece boas opções de hotéis e pousadas, e alguns dos mais recomendados entre turistas estão na lista abaixo.

Sheraton Reserva do Paiva – $$$$$

Com padrões internacionais, o Sheraton Reserva do Paiva Hotel & Convention Center tem localização estratégica e uma infraestrutura gigante. São 298 quartos, três restaurantes, dois bares, academia de ginástica, piscinas, spa e até mesmo salão de beleza. De acordo com os hóspedes, vale a pena pagar um pouquinho mais caro para ficar em um quarto com vista para a praia.

  • Endereço: Av. A, 4 – Reserva do Paiva.

Vila Galé Eco Resort do Cabo – $$$$$

Várias piscinas, atendimento de alto nível, toda a comida que você quiser comer. Não parece excelente? O Vila Galé Eco Resort do Cabo conta com o sistema all inclusive e as acomodações são amplas e muito confortáveis. O resort ainda oferece salas de massagem, piscinas naturais, quadras esportivas e atividades diversas para os hóspedes.

  • Endereço: Av. Beira Mar, 750 – Vila Suape.

Namoa Pousada e Turismo – $$$

Com somente 15 apartamentos e localização privilegiada, a Pousada Namoa fica bem pertinho da praia de Gaibu e oferece tudo que um viajante precisa para aproveitar ótimos momentos. O café da manhã é bem variado e o staff muito prestativo. As acomodações são amplas, limpas e confortáveis. Os quartos com vista para o mar são os mais disputados.

  • Endereço: Av. Beira Mar, 87.

Hotel Canariu’s D’Gaibu – $$$

A rede de Hotéis Canariu’s é bastante conhecida em Pernambuco. A unidade em Cabo de Santo Agostinho fica na frente da Praia de Gaibu e é excelente para toda a família. São 129 quartos, piscina, recepção 24h, sala de jogos, wi-fi, parquinho e atividades infantis supervisionadas. Funcionários atenciosos e boa localização.

  • Endereço: R. Grinaldo de Souza Leão, 329.

Hotel Intercity Suape – $$$

Com excelente estrutura, o hotel é elogiado pela sua limpeza e organização. É uma boa alternativa para casais celebrando lua de mel ou em busca de uma hospedagem tranquila e confortável. O café da manhã é fantástico, enquanto os funcionários são altamente capacitados.

  • Endereço: Rodovia PE-60 Km 3 – Shopping Costa Dourada.

Pousada Caravelas de Pinzón – $$

Localizada à beira mar da Praia da Gaibú, a pousada foi inaugurada no ano de 2004 e conta com 46 apartamentos. Além das acomodações, com opções de quartos duplos e disputadas suítes de frente para o mar, a pousada Caravelas de Pinzon possui o restaurante Marujo, bar, estacionamento e internet wi-fi.

  • Endereço: Av. Beira-Mar,165 – Praia de Gaibú.

Os hotéis e pousadas de Cabo de Santo Agostinho combinam com todos os gostos, bolsos e tipos de viagem. E aí, onde você vai se hospedar?

Restaurantes em Cabo de Santo Agostinho

Seja para almoçar, jantar ou curtir um lanchinho gostoso, em Cabo de Santo Agostinho você encontra ótimos lugares. Da carne de bode ao hambúrguer, escolha já o seu cardápio.

Bode do Nô

O preço justo, o ambiente e a comida se destacam no Bode do Nô, que é muito conhecido por sua grande variedade de carnes e frutos do mar. O carro-chefe da casa é a carne de bode, mas vale provar a costela, o paletão e o guisado. Entre as sobremesas, experimente o queijo coalho com mel de engenho.

  • Endereço: Rod. Armínio Guilherme, 2790 – Rosário.
  • Horário de funcionamento: finais de semana, das 11h às 22h.

Restaurante e Bar Opará

Para experimentar pratos típicos muito bem servidos, não deixe de fazer uma refeição no Opará. De frente para a praia, o restaurante preza pelo bom atendimento, pelo ambiente agradável e pela comida muito da saborosa. Destaque para os pratos de peixe que acompanham farofa de camarão e mandioca frita.

  • Endereço: Av. Beira Mar, 79 – Gaibu.
  • Horário de funcionamento: das 8h às 21h30.

Restaurante Paiva Grill

Para celebrar uma ocasião especial ou mesmo curtir um jantar diferente, vale a pena visitar o Paiva Grill. O buffet apresenta pratos saborosos e criativos, que despertam os sentidos. As criações do chef Fernando Fonseca são inspiradas em delícias locais e na culinária internacional, especialmente a portuguesa. O preço é mais elevado, mas vale por toda a experiência.

  • Endereço: Av. A Nº 4, Quadra F1, Lote 4A3 – Loteamento, Reserva do Paiva.
  • Horário de funcionamento: aberto para café da manhã, almoço e jantar.

Bar e Restaurante O Guaiamum

Petisquinhos, cerveja gelada, drinks variados, espaço agradável para curtir com a família. Não é por acaso que o Bar & Restaurante O Guaiamum é tão queridinho entre seus frequentadores. O atendimento é excelente, a decoração é colorida e o preço cabe no bolso. Se ficar em dúvida quanto ao que comer, escolha os frutos do mar: camarão empanado, casquinha de siri, caranguejo, caldinhos…

  • Endereço: R. Vale da Lua, 55.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 18h.

La Ursa Hamburgueria y Parrilleria

Nem só de frutos do mar se faz uma boa refeição em Cabo de Santo Agostinho. Especializada em carnes nobres e hambúrgueres artesanais, o La Ursa é uma ótima pedida tanto para o almoço quanto para o jantar. O cardápio oferece parrilla, hambúrgueres e pratos executivos (somente no almoço). As tábuas com carnes acompanham pão de alho, pimentões gratinados, chimichurri e farofa com bacon. De dar água na boca!

  • Endereço: Av. A, Nº 4165, Loja 21 – Novo Mundo Empresarial.
  • Horário de funcionamento: das 11h30 às 23h.

Restaurante Beijupirá

Com boa localização, o Beijupirá oferece tempero regional com um toque de glamour. Por lá é possível experimentar pratos bem diferenciados, como o Filé Taárrudá: filé mignon grelhado com molho de catuaba, arroz com passa de caju e batata recheada com queijo coalho. O ambiente é agradável e o atendimento costuma ser elogiado pelos frequentadores.

  • Endereço: Reserva do Paiva, s/n – Praia da Paiva.
  • Horário de funcionamento: de quinta a domingo, das 12h às 0h.

Alternativas para os mais diversos paladares: como não amar?

Vídeos para te convencer a visitar Cabo de Santo Agostinho

Você curte conferir as experiências de quem já esteve nos locais que pretende visitar? Então anote já as dicas de quem fez check-in em Cabo de Santo Agostinho.

Praias do Cabo de Santo Agostinho

Pernambuco tem um pedacinho do paraíso, e isso é comprovado nas imagens feitas por Alexander Emmer. No vídeo acima ele apresenta a Praia do Xaréu, a Praia de Itapuama, a Enseada dos Corais e diversos outros pontos.

Tour no Vila Galé Eco Resort do Cabo

O Vila Galé está entre os resorts mais conhecidos da região, e no vídeo de Danillo Cavalcanti é possível conferir um pouco do que os hóspedes podem curtir por lá, com direito a imagens por dentro do quarto, a área da piscina e até mesmo o variado buffet.

Passeio na Vila Nazaré

Nem só de praias de faz Cabo de Santo Agostinho. A Vila Nazaré é um lugar legal de se conhecer, com suas ruínas do período colonial e vista espetacular. Vale a pena conferir as informações apresentadas no vídeo acima.

Vlog nas praias de Cabo de Santo Agostinho

Desde um café da manhã bem completo até visitas às lindas praias de Cabo de Santo Agostinho, o vídeo de Ana Monteiro permite que você confira de pertinho como é um dia nesse destino tão interessante.

Sabe o que falta agora? Você começar a fazer as malas para curtir esse destino tão especial!

Mais fotos de Cabo de Santo Agostinho que vão fazer você se apaixonar

A essa altura do campeonato, provavelmente você já está convencido de que Cabo de Santo Agostinho não pode ficar de fora da sua lista de próximas cidades a se conhecer. As fotos abaixo vão aumentar ainda mais essa vontade.

1. Cabo de Santo Agostinho é um local conhecido por suas belas praias

2. E esse sucesso todo não é por acaso

3. Olha se não parece um ótimo local para passar as férias!

4. Há muito contato com a natureza

5. As águas são limpas

6. E a calmaria é garantida

7. Além das praias, Cabo de Santo Agostinho tem diferentes atrações

8. Passeios com uma pitada de história

9. Bonitas paisagens

10. E comida gostosa

11. Certamente um local que você gostará de conhecer

12. Partiu Cabo de Santo Agostinho?

Se você quer saber mais sobre o que há por Pernambuco, não deixe de conferir esse guia com dicas sobre o que fazer em Porto de Galinhas, um dos destinos mais queridos do Nordeste!

PARA VOCÊ