Mangaratiba: passeios para fazer nesse verdadeiro paraíso carioca

Escrito por Sheila Almendros
Atualizado em 02.12.20

Mangaratiba pode até ser uma pequena enseada, mas é um destino que atende a todos os perfis de viajantes, por oferecer um tipo de praia para cada perfil, além das atividades de lazer e cachoeiras. Conheça mais sobre o município, dividido entre a infraestrutura urbana caprichada e a mata nativa devidamente preservada.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica Mangaratiba

Mangaratiba fica na microrregião de Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro, a 85 km da capital. Para chegar até o município partindo de São Paulo, é necessário pegar o acesso da Rodovia Presidente Dutra sentido Rio e percorrer 430 km. Quem está em Angra dos Reis fará uma viagem de 60 km, partindo da Av. Brasil rumo a BR-101 (Rio-Santos). Já quem está na capital carioca seguirá viagem pela Av. Brasil (até Santa Cruz) e pela BR-101 (Rio-Santos).

O que fazer por lá

Mangaratiba é o destino perfeito para o viajante que não quer se preocupar com nada, a não ser o seu descanso e diversão. Confira as atrações que não podem faltar em seu roteiro nesta viagem:

1. Praia de Muriqui

Com seus 1.100 metros de extensão e muitos quiosques distribuídos por sua orla, a praia de Muriqui é ideal para curtir com crianças e toda a família, apesar de ser bastante movimentada, pois o mar é calmo e raso. Conte com muitos bares e restaurantes pelas redondezas também, além de opções de hospedagens para variados os mais variados perfis de viajantes.

2. Ilha de Itacuruçá

A Ilha de Itacuruçá é vizinha de Mangaratiba e possui 26 km de extensão, ocupada não só pela natureza nativa, mas também por residências, hotéis e pousadas. Diversas operadoras de ecoturismo da região promovem passeios por lá, pois o local é ideal para caminhadas ecológicas e passeios náuticos. Reserve um dia para conhecer a ilha e garantir uma experiência inesquecível.

3. Reserva do Sahy

Sahy é considerado um dos melhores bairros de Mangaratiba, e as casas de temporadas nessa região são muito procuradas por viajantes de todo o Brasil. Há uma praia homônima, acessada por um condomínio particular ou por uma trilha, com mar tranquilo e cheia de sombras. Também há uma deliciosa cachoeira com uma piscina natural, batizada de Poço do Balanço.

4. Praia da Cruz

Dizem que a Praia da Cruz é o lugar perfeito para passar o dia com a família, pois a orla é tranquila, sem muito movimento, com mar calmo e tudo muito limpinho e acolhedor. Há algumas barraquinhas e ambulantes por sua extensão, mas caso você prefira levar seus comes e bebes de casa, não se esqueça de recolher o seu lixo, ok?

5. Praia Brava

Uma das praias mais queridas da cidade de brava não tem nada, pois o mar é bastante tranquilo, assim como o seu entorno. Contornada por areia bem amarela e rodeada por morros e casas de veraneio, a Praia Brava oferece um ambiente tranquilo, frequentado por famílias. Possui pouca infraestrutura, portanto, é necessário levar comes e bebes para passar o dia com tranquilidade.

6. Praia da Paciência

Também conhecida como Praia Secreta, esta é uma das orlas mais bonitas da região, cercada por um mar de azul intenso de encher os olhos mesmo de longe! O seu acesso não é dos mais fáceis e não há nenhuma infraestrutura na região, que inclusive é cercada de mata nativa. Sendo assim, prepara-se para viver uma aventura, mas que valerá o esforço. Tome nota do caminho que você precisará seguir: pegue a BR-101, passe pelo condomínio Portobello até o acesso em um acostamento antes do Club Med Rio das Pedras.

7. Cachoeira Véu da Noiva

Situada em Muriqui, a Cachoeira Véu da Noiva é acessada por uma trilha leve, com percurso de aproximadamente 20 minutos. A linda queda d’água pode ser apreciada tanto na parte superior, onde há uma estrutura metálica que rende muitas fotos, como na parte inferior, com sua queda d’água de 50 metros. Aproveite a piscina natural para se refrescar e relaxar na calmaria das águas.

8. Praia Ibicuí

A Praia Ibicuí é bastante procurada por quem curte praticar esportes náuticos, como stand up paddle, esqui aquático e bodyboard, pois a calmaria das águas é propícia e se torna um verdadeiro convite. Os 600 metros desta orla ainda abriga o Iate Clube de Ibicuí, garantindo uma boa infraestrutura no local. Caso o seu desejo seja fugir de muita lotação, prefira conhecer esta praia durante a semana, pois aos sábados e domingos ela costuma ficar lotada.

9. Praia Grande

Esta é uma praia bastante popular entre os visitantes de Mangaratiba e também muito frequentada por moradores da região. Tem 1 km de extensão e possui boa arborização, ou seja, um cantinho com sombra para estender a cadeira e curtir a tranquilidade de seu entorno no maior sossego. As águas são calmas, a areia é fininha, e a criançada se divertirá por ali.

10. Ilha Guaíba

Outra ilha que merece a sua visita é a Guaíba. Para acessá-la, é necessário fazer uma travessia de barco, partindo da praia central de Mangaratiba. Ao chegar em seu destino, você já entenderá porque a visita era tão necessária: o mar verde esmeralda é de arrancar suspiros. Há três praias selvagens e de natureza intacta ao seu dispor, para curtir, tirar belas fotos e relaxar.

Mangaratiba é um destino ideal para quem deseja descansar e recarregar as energias durante as férias. Aproveite cada minuto na cidade, pois valerá muito a pena!

Onde ficar

Mangaratiba tem diversas hospedagens para todos os gostos e bolsos. Separamos algumas para você, confira:

  • Pousada Mirante Imperial – $$$: de característica simples, mas acolhedora, esta hospedagem é bem localizada e muito procurada por casais viajantes.
  • Porto Real Suites Mangaratiba – $$$$: o apart-hotel conta com praia privativa, dormitórios altamente equipados e vista para a piscina.
  • Hotel Porto Real Resort – $$$$$: as instalações de luxo deste hotel conta com spa, piscina coberta e descoberta, quadras de tênis e squash, entre outras regalias.

Em Mangaratiba há todos os tipos e estilos de hospedagens, que atenderão dos mais descolados aos mais exigentes. Divirta-se.

15 fotos de Mangaratiba que vão te arrancar suspiros

Os registros a seguir prometem aumentar ainda mais a sua vontade de viajar. Preparado? Aprecie sem moderação:

1. Mangaratiba reserva os melhores cenários da região

2. E uma natureza intacta de tirar o fôlego

3. Você apreciará a vista de qualquer canto da cidade

4. E passear de barco será uma atividade imperdível por ali

5. Não se esqueça de curtir as cachoeiras e piscinas naturais

6. E apreciar um belíssimo pôr do sol

7. Todas as orlas de Mangaratiba são ótimas para o banho

8. E são cercadas por uma natureza nativa impressionante

9. Que tal se aventurar em um divertido esporte náutico?

10. Mas se você é um viajante observador, em Mangaratiba você se divertirá também

11. Pois os cenários são convidativos a contemplação

12. E ainda rendem lindíssimas fotos

13. Aproveite cada minuto de sua estadia

14. Pois você recarregará suas energias sem o menor esforço

15. E ainda voltará para casa com inúmeras lembranças deste paraíso

O que achou de Mangaratiba? Você ainda pode esticar ainda mais a sua viagem e aproveitar a rota também para curtir Angra dos Reis. Topa?