10 motivos para visitar Cabo Frio o mais rápido possível

Escrito por Ana Beatriz Cardo

Se você procura por um destino apaixonante, organizado e movimentado pelo estado do Rio de Janeiro, não pode deixar de conhecer Cabo Frio, que apesar de pequena, é considerada a principal cidade da Região dos Lagos e um dos locais turísticos mais visitados (entre eles, estão também Búzios, Arraial do Cabo e Angra dos Reis).

Por lá, encontram-se praias encantadoras, passeios para todos os gostos e bolsos, construções históricas, lugares incríveis para fazer comprinhas, além de muito sossego e tranquilidade para passar as férias com os amigos e a família.

Confira a seguir quais são as principais atrações do balneário e programe a sua próxima viagem agorinha mesmo!

1. A cidade conta com o incrível Parque das Dunas

O Parque das Dunas é um passeio que não pode deixar de ser feito por quem está de passagem pela cidade, já que é uma área de preservação ambiental e patrimônio protegido por lei, localizado na estrada para Arraial do Cabo.

Lá você encontra um lindo conjunto de dunas (basicamente de origem marinha e algumas cobertas de restinga), entre elas a famosa Duna Mãe, que conta com 33 metros de altura e é um ótimo local para sentar e admirar o pôr do sol. É um bom lugar também para curtir com as crianças, já que elas podem aproveitar para escorregar pelo “tobogã natural”.

2. O Canal do Itajurú é um ótimo local para admirar o pôr do sol

O Canal do Itajurú é o programa certo para quem não dispensa assistir a um belo e inesquecível pôr do sol, uma das suas principais atrações. É neste canal também que os visitantes conseguem pegar embarcações e fazer passeios super agradáveis pelas ilhas mais próximas e outras diversas praias da cidade, como a Ilha do Papagaio, Redonda, Comprida, entre outras.

3. São praias espetaculares com águas transparentes

A cidade de Cabo Frio é conhecida também por suas praias maravilhosas com águas transparentes e areias bem clarinhas.

Entre as mais famosas, estão a Praia do Forte, que conta com mar gelado e calmo e é a mais movimentada e frequentada por jovens e turistas; a Praia do Peró, conhecida por suas águas mornas e muito procurada por surfistas e praticantes de esportes aquáticos como windsurfe; a Praia do Foguete, que faz sucesso com suas águas em tons azuis e temperatura agradável e conta também com boas opções de restaurantes e quiosques.

Já quem está viajando com a família acaba preferindo ficar pela Praia das Conchas, que além de muito mais tranquila, é também bem pequena quando comparada às outras praias, já que conta com apenas 600 metros de muita natureza, águas transparentes e calmas, além de lindas piscinas naturais formadas entre as rochas.

4. São mais de 100 lojas para você fazer compras

Se você nunca ouviu falar na icônica Rua dos Biquínis, saiba que ela está localizada em Cabo Frio e que é nela que fica a principal concentração de lojas de confecções de moda praia e fitness não somente do Brasil como também da América Latina.

No total, são mais de 100 lojas com os mais variados produtos para todos os gostos e com diferentes preços, que costumam ser bem razoáveis. Programa perfeito para quem quer viajar e sair com a mala cheia de novidades. Vale a pena conhecer!

5. É um excelente lugar para mergulhar

Se você é uma das pessoas que adoram explorar o fundo do mar, com certeza vai se apaixonar pelos passeios feitos nas Ilhas Comprida e dos Papagaios, consideradas os melhores pontos de mergulho da região.

Por lá, os turistas e visitantes podem se aventurar nas águas cristalinas em meio à uma bela diversidade marinha, observando diferentes espécies de peixes, tartarugas, arraias, lagostas, moreias, moluscos, polvos, além dos lindos corais, que atraem tanto mergulhadores experientes quanto os de primeira viagem.

6. A Ilha do Japonês é perfeita para curtir o dia e relaxar

Nada melhor do que tirar um dia da viagem somente para curtir e relaxar sem pressa e sem horários para nada. E, em Cabo Frio, o melhor lugar para fazer isso é na Ilha do Japonês, que conta com águas calmas e rasas – tão rasas que depois de andar muito você continua com ela batendo abaixo da cintura.

Por lá encontra-se um quiosque com mesinhas e cadeiras, porém você pode também levar seu próprio lanchinho para matar a fome durante o dia sem maiores preocupações e sem precisar gastar dinheiro. Aproveite para descansar, tomar sol e tirar belas fotos nesse verdadeiro paraíso!

7. Você pode visitar o famoso Forte São Matheus

Localizado ao lado da Praia do Forte, o Forte São Matheus é outra parada obrigatória para os turistas de Cabo Frio. Ele foi construído com objetivos militares no século 17 a fim de defender a região das invasões estrangeiras, e nos dias atuais ainda preserva os famosos canhões apontados para o mar, onde os visitantes adoram tirar fotos.

A construção, que fica iluminada durante toda a noite, permite uma vista panorâmica simplesmente incrível por toda a orla e, além disso, conta também com uma exposição super bacana de artesanato e quadros de artistas locais, em um local onde costumavam ficar os soldados.

8. O Bairro da Passagem é um dos principais pontos turísticos

Além de ser um dos pontos turísticos principais, o bairro da Passagem é o mais antigo da cidade e todo o seu charme está nas ruas estreitas, calçamento irregular, casarios super antigos, casas no estilo colonial (todas tombadas pelo Patrimônio Histórico), além de diversos programas com atividade cultural intensa.

9. Os passeios de barco são inesquecíveis

Todos os passeios de barco na região partem do Canal do Itajurú e duram em torno de três horas, passando por lugares como a Ilha do Japonês, a Praia Brava e a Lagoa de Araruama.

São lanchas, escunas e traineiras que fazem passeios tanto durante a manhã, para quem prefere mergulhar, quanto no final da tarde, para quem pretende apreciar o pôr do sol.

Além disso, há também a opção de embarcar no Nautillus, que tem uma placa transparente instalada no seu fundo que permite a observação das belezas debaixo da água.

10. A Praça das Águas é ideal para passar o tempo com a família

A Praça das Águas está situada bem próxima à Praia do Forte e abriga um charmoso lago com chafariz, além de uma iluminação diferenciada e um grafite 3D debaixo da água com desenhos que representam a vida marinha.

Para um toque especial, o espaço de 1.600 metros conta também com diversos postes de lâmpadas de LED coloridos, com tons de azul, verde e lavanda. Por lá você encontra também uma pista de skate, tanques com peixes e estátuas de personalidades famosas.

São programas variados que sem dúvidas vão agradar a você e seus acompanhantes de viagem. Aproveite os dias de sol do verão e boas férias!

PARA VOCÊ