Um mergulho pelas praias incríveis de Arraial do Cabo no Rio de Janeiro

Areias branquinhas, mar azul turquesa e paisagens de tirar o fôlego. Não é de hoje que Arraial do Cabo é um dos destinos mais procurados do Rio de Janeiro. Para aproveitar o máximo desse destino, confira as dicas desta matéria.

Publicidade

Onde fica Arraial do Cabo

O município de Arraial do Cabo fica na Região dos Lagos ou na Costa do Sol, no Rio de Janeiro. O destino está a 165 km do centro do Rio de Janeiro e é vizinha de Cabo Frio (12 km) e de Búzios (36 km). Além disso, está a 590 km de São Paulo.

Como chegar

Cabo Frio e Búzios estão próximos e, para quem deseja mais conforto, é possível pegar um voo até os aeroportos destes destinos. Contudo, é bom saber que há poucas companhias que operam para essas cidades, além do alto custo.

Por isso, a melhor opção é desembarcar em um aeroporto da capital do Rio de Janeiro e alugar um carro ou ir de ônibus até o destino. Quem pretende utilizar ônibus, o ideal é partir da Rodoviária Novo Rio. O acesso é feito pela BR-101 e a Via Lagos/RJ-124, com alguns pedágios pelo caminho.

Para começar com as dicas, preste atenção nas correntezas quando mergulhar. Então, procure respeitar as sinalizações dos salva-vidas.

Dicas e informações importantes para aproveitar melhor sua estadia

As águas azuis e geladas ocorrem, em parte, devido ao fenômeno da ressurgência marinha, criando um ambiente ideal para a vida marinha. Para aproveitar tudo desse destino, saiba algumas dicas:

  • Melhor época para ir: dezembro e janeiro são meses de alta temporada e o movimento é intenso, podendo ocasionar uma frustração na experiência, já que os preços sobem e fica difícil de se locomover. Assim, para desfrutar de um clima mais calmo, março a maio e setembro a novembro são os melhores meses.
  • Arraial do Cabo é perigoso? Depende. É seguro viajar para Arraial do Cabo na baixa temporada. Em meses mais movimentados, como em vários lugares turísticos, há relatos de assaltos e roubos. É bom evitar circular pelo Morro da Cabocla e o Morro da Boa Vista, para garantir segurança. Inclusive, a recomendação é que se evite a trilha do Mirante do Morro da Cabocla.
  • Melhor lugar para ficar: apesar de não ser a mais bonita, a Praia dos Anjos é o melhor lugar para se hospedar por causa da infraestrutura. Há mais opções de hospedagens e muitos passeios de barcos partem dali, sendo uma região estratégica.
  • Estacionamentos: se você viaja de carro, saiba que para estacionar na rua próximo às praias de Arraial do Cabo, é preciso pagar em torno de R$ 10 a R$ 20. Uma opção, é procurar vagas gratuitas em ruas mais distantes das praias.

Agora que você já está preparado com essas informações, veja o que aproveitar por lá no próximo tópico.

Publicidade

O que fazer em Arraial do Cabo

As atrações principais são praias e atividades em paisagens deslumbrantes. Por isso, conheça os melhores passeios e dicas de o que fazer em Arraial do Cabo:

1. Mergulho e passeio de barco

A atividade principal de Arraial do Cabo é o mergulho, visto que as águas transparentes e o ambiente marinho tornam o local um dos melhores pontos do Brasil para a prática. Muitas pessoas compram um snorkeling e partem rumo ao mar para observar essa maravilha da natureza. Os lugares mais procurados são o canto direito da Praia do Forno, a Prainha, a Praia do Farol, Ilha dos Porcos e alguns locais do Pontal do Atalaia.

Contudo, se você procura algo mais profissional, é possível adquirir a experiência em agências especializadas na prática. Os barcos partem da Praia dos Anjos e seguem para o oceano, fazendo paradas para o mergulho. As agências mais procuradas são a Acqua World, Master Dive e SeaQuest Sub. Além disso, também é possível passear apenas de barco.

2. Praia dos Anjos

Assim que você chegar nessa praia, você verá muitos barcos no mar, criando um cenário único. Por isso, não é muito indicada para mergulho e é mais procurada para quem deseja fazer um passeio de barco. A Praia dos Anjos possui a melhor infraestrutura da região, pois possui muitos bares, restaurantes e atividades.

3. Prainha

Além de ter poucas ondas e água mais quente, a Prainha possui uma boa infraestrutura na areia, com quiosques de comida e de aluguel de equipamentos aquáticos. Com apenas 900 m de extensão, a praia lota na alta temporada e, por isso, pode se tornar uma experiência um pouco frustrante nessa época, tanto por causa do movimento quanto pela sujeira deixada pelos turistas.

4. Praia Grande

Preste atenção, pois ao longo dos 40 km, ela vai mudando de nome, virando a Praia Massambaba e Seca. Em um dos cantos dela, é possível encontrar o Deck dos pescadores, a Janela do Paraíso – que é a estrutura de uma empresa abandonada que rende ótimas fotos – e a Bomba, uma fenda entre duas pedras que também é procurada para fotos. Para chegar nesses lugares, é só utilizar uma escadinha que passa perto da Associação dos Pescadores. Lá também pode ser encontrado o Imbetiba, um navio naufragado muito procurado para mergulho.

5. Praia do Forno

O acesso até a Praia do Forno, é apenas por barco ou por uma trilha de 20 min. O acesso é feito no final da Praia dos Anjos. Chegando lá, você vai encontrar o paraíso, que tem 500 m de extensão e alguns restaurantes e quiosques. Esse local também é procurado para mergulho, com muitas tartarugas pelo caminho.

6. Praia do Pontal

Essa praia está no final de Arraial do Cabo, próximo à Praia do Foguete em Cabo Frio. O acesso é feito de carro, por uma estrada de terra. Chegando lá, você vai encontrar uma praia com pouca infraestrutura, uma natureza quase que intocada. O destaque fica por conta de um deck de pedra com visual único e com uma pequena trilha até o Mirante do Gabriel ou Mirante do Pontal, um local ideal para fotos. Por fim, saiba que essa é a única praia de Arraial do Cabo em que é possível fazer churrasco.

7. Arubinha

Também conhecida como Ponta da Alcaíra, a 40 km de Arraial do Cabo fica um lugar rústico e praticamente intocado. Passando por uma estrada de areia, você vai chegar em uma praia incomum. Um caminho de areia pelo mar, parecido com o Caminho de Moisés, de Maragogi. Por ser um local de difícil acesso, o mais indicado é contratar um guia e muita gente opta realizar o passeio até Arubinha por meio de um passeio de buggy ou quadriciclo.

Publicidade

8. Prainhas do Pontal do Atalaia

Sabe aquela foto clássica de uma escadaria de madeira em Arraial do Cabo? Então, é no Pontal do Atalaia, com prainhas que ficam entre morros, areia branquinha e a água azul turquesa. A escadaria que dá acesso à praia é aberta a partir das 6 da manhã e é indicado chegar cedo, por causa das poucas vagas para estacionar e do curto espaço na areia. É nessa praia que está a Gruta do Amor, ideal para fotos.

9. Praia Brava

A praia está dentro do Parque Estadual Costa do Sol e por isso a entrada de carros particulares não é permitida. Então, o ideal é estacionar antes do acesso principal e partir a pé mesmo. O caminho tem 300 m a partir da Pousada Tanto Mar e não tem muita infraestrutura, pois é intocada pelo homem. Algumas vezes, a maré está alta e fica difícil chegar até a areia da praia. Por fim, cuidado com as pedras na descida até a areia e aproveite o belo mirante natural.

10. Praia do Farol

O Instituto Nacional de Pesquisas Especiais já considerou uma das praias mais perfeitas do país, por causa das incríveis paisagens, as águas puras e a areia branquinha. O destino pertence à Marinha e tem acesso limitado de 250 pessoas por dia. Para chegar até lá, um passeio de barco com direito a uma incrível parada na Gruta Azul e para aproveitar as águas e a areia da Praia do Farol.

11. Praia da Graçainha

No canto direito da Prainha, acesse uma trilha com duração de apenas 15 minutos até essa praia secreta com pouco espaço na areia, mas ideal para mergulho. Mas, preste atenção, pois, por ser uma praia bastante escondida, pode ser um pouco perigosa.

Publicidade

12. Museu Oceanográfico

Quem gosta de ciência e quer saber mais sobre animais marinhos pode visitar esse museu na Praia dos Anjos. Para entrar, é preciso pagar um valor simbólico. O museu não é muito grande, mas é uma experiência divertida, ideal para dias de chuva, por exemplo.

Por fim, você pode aproveitar para visitar as praias de Cabo Frio e Búzios, que estão ali do lado e com atrações e paisagens incríveis.

Onde se hospedar

Ficar em Arraial do Cabo é uma ótima maneira de relaxar. As melhores opções estão na Praia dos Anjos, Praia Grande e Prainha. Por isso, confira abaixo o que você pode encontrar por lá:

  • Hostel a Coroa – $: quem é adepto à viagem estilo mochilão, pode ficar nesse hostel, que possui quartos privados e compartilhados muito bem decorados e uma vibe incrível;
  • Pousada Canto da Canoa – $: uma casa que virou uma pousada. Possui quartos simples, fica de frente para o mar da Praia dos Anjos e conta com uma recepção familiar;
  • Pousada do Timoneiro – $$: localizada em Praia Grande, é uma das melhores opções de Arraial do Cabo com apartamentos clean, piscina e um café da manhã excelente;
  • Pousada da Prainha – $$$: a 150 metros da Prainha, a opção oferece café da manhã, quartos aconchegantes e é uma das mais procuradas na região;
  • Pousada Vista Turquesa – $$$: no Pontal do Atalaia, você vai encontrar essa pousada, que é uma das mais luxuosas da região. Possui banheira de hidromassagem em um dos apartamentos e é de frente para o mar.

Muita gente opta por ficar em Cabo Frio e Búzios e fazer um bate-volta até Arraial do Cabo. Porém, se você pretende conhecer cada canto desse paraíso, é melhor procurar um local ali mesmo.

10 fotos de Arraial do Cabo para encantar qualquer turista

Arraial do Cabo é conhecido como a capital nacional do mergulho e reúne paisagens incríveis entre águas cristalinas. Por isso, confira uma seleção de imagens deste paraíso:

1. Desembarque em Arraial do Cabo

2. Imediatamente, aprecie a paisagem encantadora

3. Passe em Pontal do Atalaia e tire fotos na famosa escadaria

4. Em Praia Grande, você vai encontrar a janela do paraíso

5. Visite Arubinha, um destino escondido

6. Aproveite as águas cristalinas das praias

7. Pratique esportes e contemple o paraíso

8. Pois esse lugar é único

9. Faça trilhas e aproveite o pôr do sol

10. E não esqueça de voltar sempre

Gostou de conferir cliques desse paraíso? Então já compre um snorkel e comece a programar sua próxima viagem!

Um pouquinho de Arraial do Cabo para se apaixonar pelo destino

O ideal é ficar pelo menos três dias em Arraial do Cabo e, mesmo assim, você vai ter a sensação de que não conheceu tudo. Por isso, veja alguns vídeos para selecionar quais atrações você deseja visitar:

Guia prático com as melhores praias

Neste vlog, a Andressa e o Lucas desembarcam nas praias e visitam atrações, restaurantes e paisagens únicas. Aperte o play para conferir as melhores dicas do destino.

O Caribe brasileiro no Rio de Janeiro

A Fer Rebello subiu em um buggy, passeou de barco e contou muitas informações importantes deste destino, que é um dos mais procurados do Rio de Janeiro. Além disso, ela mostrou como são os dias ensolarados e nublados na região.

Um mergulho pela Ilha do Pontal

Se você quer conhecer tudo sobre Arraial do Cabo, não deixe de acompanhar o canal Casal Viking, que compartilha muitas dicas sobre o destino. No vídeo, você vai dar um mergulho pela Ilha do Pontal, uma atração que você não pode deixar de fora.

Um Pulo no Arraial do Cabo

Acompanhe esse vlog do canal Num Pulo e conheça um pouco das praias do Forno, dos Anjos, Brava, a Prainha e o Pontal do Atalaia. Assista até o fim.

Arraial do Cabo, a Capital Nacional do Mergulho, é um destino calmo onde a simplicidade reina, seja na praia, hotéis ou em restaurantes. Agora, que tal conferir mais sobre as praias de Cabo Frio, que estão pertinho e também contam com paisagens deslumbrantes?