O que fazer em João Pessoa: opções para todos os gostos e momentos

Escrito por Flávia Resende

João Pessoa, capital da Paraíba, ainda é uma cidade litorânea pouco explorada. Mas quem a conhece quer sempre voltar. Além de belas praias, a cidade tem a oferecer cultura, uma boa gastronomia, pessoas hospitaleiras e acesso fácil a outros destinos no estado.

Se você quer visitar a cidade, mas ainda não sabe o que fazer em João Pessoa, te demos uma mãozinha e listamos alguns lugares recomendados por turistas e que valem a pena conhecer na cidade paraibana.

O que fazer em João Pessoa em um dia

Além de praias, João Pessoa tem outras atrações que merecem ser conhecidas como as listadas a seguir.

1. Centro Cultural São Francisco


O Convento de Santo Antônio, um museu de arte sacra (com visita guiada) e a Igreja de São Francisco compõem o centro cultural. Em seu interior há várias riquezas como um mobiliário do século XVIII. Também há o que visitar do lado de fora do centro como, por exemplo, azulejos do século XVI.

  • Endereço: Ladeira São Francisco, s/n, Centro.
  • Horário de funcionamento: segunda a sexta: 8h30 às 17h – Sábado e domingo: 9h às 14h.
  • Valor de entrada: gratuito.

2. Parque Solon de Lucena

Localizado perto do Centro Histórico de João Pessoa, o parque também é chamado de Parque da Lagoa. Além da fonte, o parque é cercado por ciclovia, palmeiras, pista de caminhada, monumentos, brinquedos e lanchonetes.

3. Praça Venâncio Neiva

A praça, também conhecida como Pavilhão do Chá, foi construída em 1917 ao lado do Palácio da Redenção para a prática da patinação. No local havia ringue de patinação, jardins, um coreto e uma fonte. O ringue foi demolido alguns anos depois e foi construído em seu lugar o Pavilhão do Chá, em referência ao chá das 5 dos ingleses.

4. Academia Paraibana de Letras

Fundado em 1941, o local é um espaço que agrada aos interessados por literatura. Dedicado aos escritores da Paraíba, possui o acervo da Biblioteca Álvaro de Carvalho, obras do poeta Augusto dos Anjos, entre outros.

  • Endereço: Rua Duque de Caxias, nº 25/37, Centro.
  • Horário de funcionamento: segunda a sexta: 8h às 12h e de 14h às 17h.
  • Valor de entrada: gratuito.

5. Farol do Cabo Branco

istock

O farol foi construído em 1972 sobre uma falésia na Praia de Cabo Branco. A torre tem formato triangular e de lá podemos ver a Ponta do Seixas, que fica a 800 metros do farol. Bem ao lado do farol há atrações interessantes como um parque ecológico, barracas de artesanato e uma espécie de mirante para ver a Ponta do Seixas.

  • Endereço: Avenida Cabo Branco.
  • Horário de funcionamento: domingo a sexta: 9h às 20h.
  • Valor de entrada: gratuito.

O que fazer em João Pessoa no fim de semana

Sábado e domingo pedem passeios que não sejam tão cansativos, mas que ainda assim sejam divertidos. Conheça!

6. Pontal do Cabo

O restaurante está localizado de frente para o mar com uma vista privilegiada da enseada formada pelas praias de Tambaú e Cabo Branco. Tem música ao vivo e serve almoço e jantar a preços acessíveis. Se você deseja apenas uma cerveja com petisco, é uma boa pedida também. Como está sempre cheio, recomenda-se chegar cedo para encontrar vaga no estacionamento (gratuito).

  • Endereço: Avenida Cabo Branco, 4912, Cabo Branco.
  • Horário de funcionamento: sábado e domingo: 11h às 2h.

7. Convento e Igreja Nossa Senhora do Carmo

O convento e a igreja foram construídos em 1592 pelas carmelitas. As construções estão localizadas em um conjunto arquitetônico formado pelo Palácio Episcopal e a Igreja de Santa Tereza de Jesus da Ordem Terceira do Carmo. Todos os monumentos são tombados pelo Iphan.

  • Endereço: Praça Dom Adauto, s/nº, Centro.
  • Horário de funcionamento: as missas acontecem de terça a sábado: 16h; domingo: 10h30. De terça a sábado: exposição do Santíssimo a partir da 15h.

8. Mercado Público de Tambaú

O mercado é pequeno, mas é bem localizado – próximo ao Centro de Artesanato e da Praia de Tambaú – e oferece uma variedade de frutas e verduras frescas. É uma boa escolha para quem deseja levar para casa alimentos típicos da região. O ponto forte do mercado são as castanhas e frutas, mas também tem peças de artesanato.

  • Endereço: Avenida Senador Ruy Carneiro 153.
  • Horário de funcionamento: segunda a sábado: 6h às 19h30 – Domingo: 6h às 14h.

9. Estação Cabo Branco

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada no dia 3 de julho de 2008. É um passeio interessante que pode ser enriquecido com a visita a uma exposição, por exemplo. Além disso, ainda abriga o planetário, cuja entrada também é gratuita.

  • Endereço: Altiplano Cabo Branco.
  • Horário de funcionamento: terça a sexta: 9h às 18h – Sábado e domingo: 10h às 19h.

10. Bosque dos Sonhos

Um bom lugar para descansar, o bosque oferece uma vista panorâmica do mar e do Farol de Cabo Branco. Há também quiosques que vendem lanches e uma área de piquenique, onde as crianças podem se divertir nos brinquedos infantis. O acesso ao mirante, às áreas comuns do bosque e aos animais é gratuito.

O local também tem um toque bem cultural com esculturas de artistas paraibanos, homenagens à literatura e à música e feira de artesanato.

  • Endereço: Rua Farol do Cabo Branco, Cabo Branco.
  • Horário de funcionamento: terça a domingo: 8 às 17h.
  • Valor de entrada: gratuito. Para ter acesso à área de piquenique, onde fica o redário e brinquedos infantis, o valor é de R$ 5,00 por pessoa. Estacionamento: R$ 5,00.

O que fazer em João Pessoa à noite

Confira o que a vida noturna da capital da Paraíba tem a oferecer.

11. Cervejaria Devassa

À noite, para se refrescar, uma das melhores pedidas são drinques acompanhados de petiscos em um ambiente bem agradável. É uma boa maneira de passar uma noite gostosa a dois ou com um grupo de amigos.

  • Endereço: Av. Professora Maria Sales, 261, Tambaú.
  • Horário de funcionamento: segunda e terça: 16h às 2h. Quarta e quinta: 16h às 3h. Sexta: 16h às 5h. Sábado: 12h às 5h. Domingo: 12h às 0h.

12. Emporium 42

O Emporium 42 oferece uma noite bacana em um local bem cuidado, acolhedor, descontraído, com uma grande variedade de cervejas (regionais, internacionais e nacionais) e um bom atendimento. Além disso, há vários pratos para saborear como carnes, linguiças, peixes, hambúrgueres e porções.

  • Endereço: Avenida Guarabira, 1222, Manaíra.
  • Horário de funcionamento: terça a quinta: 16h30 às 1h. Sexta e sábado: 16h30 às 2h. Domingo: 16h30 às 0h.

13. Emporio Cafe

O Empório Café é um ambiente para quem gosta de saborear uma boa gastronomia e curtir uma boa música. Localizado na Feirinha de Tambaú desde 1999, o café tem mesas ao ar livre, além de duas pistas (Underfloor e Second Floor), onde há saladas, sanduíches gourmet e drinks.

  • Endereço: Rua Coração de Jesus 145, Tambaú.
  • Horário de funcionamento: terça a domingo: 15h às 3h.
  • Valor de entrada: varia conforme a atração do dia e o lote de ingressos.

14. Feirinha de Artesanato de Tambaú

De fácil localização, a feirinha fica no centro da Praia de Tambaú e próxima ao Hotel Tambaú. Lá os turistas podem adquirir várias lembrancinhas, castanhas variadas, doces, licores, artigos de palha e acessórios como saída de praia, bolsas e chapéus.

Nas sextas e sábados a feira fica bem movimentada com shows gratuitos para animar a noite dos frequentadores.

  • Endereço: Avenida Almirante Tamandaré, Tambaú.
  • Horário de funcionamento: 9h às 22h.

O que fazer em João Pessoa com chuva

A chuva não impede que o turista se divirta, pois há vários locais fechados que oferecem tanta diversão e cultura quanto as praias, bosques e praças da cidade. Confira cinco dicas a seguir.

15. Canoa do Camarões

O restaurante serve comida brasileira, sul-americana e frutos do mar. O local tem acesso para cadeirantes e não se preocupe com o bebê, pois há cadeirinhas próprias para eles.

Localizado na orla, o restaurante tem um ambiente refrescante e possui em seu cardápio pratos típicos e camarão preparados de várias maneiras, além de outros frutos do mar no rodízio. Tudo isso com um atendimento de qualidade.

  • Endereço: Av. João Maurício, 121 Manaíra, Tambaú.
  • Horário de funcionamento: todos os dias: 11h às 23h30.

16. Museu Casa do Artista Popular

O museu tem em seu acervo uma amostra de cada tipo de arte do estado da Paraíba. As peças, que não estão à venda, são feitas de vários tipos de materiais que vão desde argila a madeira e, inclusive, de algodão colorido.

  • Endereço: Praça da Independência, 56, Centro.
  • Horário de funcionamento: terça a domingo (inclusive feriados): 9h às 16h.
  • Valor de entrada: gratuito.

17. Teatro Santa Roza

O teatro foi inaugurado em 1889. Seu nome foi uma homenagem ao governador Francisco Luiz da Gama Roza e também uma forma de agradar a igreja. É o mais antigo da Paraíba e o quinto mais antigo do Brasil. No local aconteceu a sessão que trocou o nome da capital para João Pessoa, nome dado em homenagem ao governador João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, assassinado em 26 de julho de 1930.

  • Endereço: Praça Pedro Américo, s/nº, Centro.
  • Horário de funcionamento: de acordo com a agenda do local.
  • Valor de entrada: varia conforme a atração.

18. Museu de Cultura Popular Paraibana

No museu há exposições abertas ao público, projeções de vídeos no teto dentro de uma bolha,
artesanatos, maquete de produção de cordéis e onde podem ser vistos vários momentos da cultura popular da Paraíba.

  • Endereço: Térreo do Prédio da Reitoria UFPB, s/nº, Cidade Universitária, Castelo Branco.
  • Horário de funcionamento: segunda a sexta: 8h às 22h.
  • Valor de entrada: gratuito.

19. Mercado de Artesanato Paraibano

Paraíso das compras de produtos típicos, no mercado há mais de 120 lojas que comercializam o artesanato da região. Outra vantagem é que o estabelecimento fica bem próximo da orla de Tambaú e pode ser encaixado entre um programa e outro.

Com lojas distribuídas em dois andares, o mercado tem bastante produtos como lembrancinhas, camisetas, roupas de praia, além de quiosques que vendem comidas típicas como bolo de rolo, doce de leite, castanhas e o curioso suspiro de rapadura. Vale a pena dar uma passada no mercado.

  • Endereço: Av. Rui Carneiro, Tambaú.
  • Horário de funcionamento: segunda a sábado: 9h às 19h. Domingo: 9h às 17h.

O que fazer em João Pessoa a dois

Se você vai viajar com seu parceiro e quer conhecer lugares mais intimistas e aconchegantes para vocês ficarem juntinhos, separamos alguns lugares pra você.

20. Cine Espaço

Já imaginou aguardar o início da sessão em um lugar confortável curtindo a vista para o mar junto com seu crush? Pois você pode fazer isso no Cine Espaço, no Mag Shopping. Em exibição, os últimos lançamentos e filmes mais alternativos.

  • Endereço: Avenida Governador Flávio Ribeiro Coutinho, 115, Manaíra.

21. A Budega Arte Café

A Budega tem um espaço bem intimista que propicia a proximidade dos frequentadores. Além do café com jardim, o espaço abriga uma lojinha de roupas e acessórios. É um bom lugar para passar momentos tranquilos depois de um dia visitando atrações turísticas.

  • Endereço: Rua Arthur Américo Cantalice-197 Bancários.
  • Horário de funcionamento: terça a sexta: 18h às 22h.
  • Valor de entrada: gratuito.

22. Cabaré Brasil — Centro de Artes e Brasilidades

Se você está em busca de um local pequeno e aconchegante, vai se sentir confortável no Cabaré Brasil. O estabelecimento conquista facilmente os clientes com sua bebida gelada, bom atendimento e preço acessível. Para animar a noite, que tal mostrar seu talento no karaokê?

  • Endereço: Rua Coração de Jesus, 200, Tambaú.
  • Horário de funcionamento: sempre aberto.

23. Jardim Botânico Benjamim Maranhão

Uma boa opção para quem quer relaxar e ter um contato mais próximo com a natureza, o jardim está localizado na Mata do Buraquinho, remanescente da Mata Atlântica. No local há atividades de trilha (uma começa às 8h e outra às 14h). Para participar, é obrigatório estar usando calças compridas e sapato fechado.

  • Endereço: Av. Dom Pedro II, s/nº, Torre.
  • Horário de funcionamento: terça a sábado: 8h às 17h.
  • Valor de entrada: todas as atividades oferecidas pelo Jardim são gratuitas.

24. Famiglia Muccini


Com um ambiente climatizado, o restaurante é ótimo para um jantar a dois e se destaca pelo cardápio variado, com opção de massas e pizzas, além de um self-service com outras opções além de massa e comida vegetariana.

  • Endereço: Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 140, Tambaú.
  • Horário de funcionamento: sábado e domingo: 12h às 15h e das 18h às 0h.

Praias de João Pessoa

João Pessoa é um destino para quem gosta principalmente de praia e busca também calmaria, descanso e um lugar que não seja abarrotado de turistas.

25. Praia do Bessa

Apesar de ser a praia mais frequentada de João Pessoa, é uma praia bem tranquila boa para relaxar em suas águas mornas e cristalinas. No domingo, fica um pouco mais movimentada, mas a maior parte dos frequentadores são moradores locais que saem de casa para curtir o dia. Se não quiser levar lanche de casa, não tem problema. Há vários bares e restaurantes com boa comida e bons preços próximos à praia.

26. Praia de Cabo Branco

Um bom lugar não só para nadar e tomar sol, a Praia de Cabo Branco tem uma orla com muitos bares e restaurante, além de uma ciclovia para a prática de exercícios.

A praia está localizada no bairro onde acontece grande parte dos eventos culturais da cidade. Para aproveitar os shows, consulte a agenda cultural. Assim você aproveita a praia, os restaurantes e os shows. Apesar de estar longe da agitação da cidade, a praia tem um bom policiamento e é segura.

27. Praia de Tambaú

A água da praia é morna, mas não é transparente. A orla da praia é bastante animada à tarde. É possível curtir música ao vivo nos quiosques, fazer passeios de barco, compras nas feirinhas e, se quiser virar a noite, muitos bares ficam abertos até de madrugada. É lá também que fica localizado o letreiro “Jampa”, parada obrigatória dos turistas.

28. Praia da Ponta do Seixas

Com barracas rústicas, a praia fica localizada no “ponto mais oriental do continente americano”, o que desperta a curiosidade dos turistas. Mesmo assim, é frequentada por poucas pessoas. Possui restaurantes simples, com boa comida, música ao vivo e bom preço.

Para quem gosta de caminhar e explorar novos lugares, é possível ir a pé da praia até o Mirante da Penha.

29. Praia do Sol

Diferente da maioria das praias de João Pessoa, a Praia do Sol é uma praia com ondas um pouco fortes. Boa para quem gosta de cortas ondas. Tem corais, recifes e areia fina batida. É delimitada pelos rios Gramame, ao sul, e Mangabeira, ao norte. Falésias contornam a praia.

Com tantas opções, você terá muito o que fazer em João Pessoa, quer você esteja viajando em busca de diversão ou descanso. Prepare um roteiro que mais se encaixa no perfil da sua viagem e tenha bons momentos em suas próximas férias!

PARA VOCÊ