Ottawa: um guia completo da charmosa capital canadense

Escrito por Sheila Almendros

Na margem sul do rio Ottawa está a cidade homônima que se transformou no centro político e tecnológico do Canadá desde que foi fundada, em 1826. É o destino de maior nível educacional do país e abriga várias universidades e centros de pesquisa e cultura.

Não foi à toa que Ottawa foi considerado um dos melhores lugares para se viver no Canadá: além do baixo índice de desemprego, a cidade possui o mais alto padrão de vida da região. Como não se apaixonar por um destino tão funcional e bem estruturado?


Mapa de Ottawa

Localizada na província de Ontario, Ottawa é a capital do Canadá e a quarta maior cidade do país, fazendo divisa com Gatineau. Juntas formam o núcleo da região metropolitana de Ottawa-Gatineau e da região da capital nacional. Sua distância das principais cidades canadenses são 199 km de Montreal, 449 km de Toronto e 444 km de Quebec City.

Clima em Ottawa

As estações mais quentes de Ottawa não apresentam temperaturas muito diferentes das que registramos por aqui no Brasil e a principal característica do verão (de junho a agosto) é o calor moderado e o ar úmido. Já no inverno, entre os meses de janeiro e março, os dias costumam ser muito frios, com neve frequente e termômetros marcando graus negativos.


O que fazer em Ottawa

Ottawa é uma cidade pequena, portanto, seus principais pontos turísticos estão muito próximos uns dos outros, não exigindo um longo deslocamento entre os passeios. As opções podem variar de acordo com a temporada em que a sua viagem estiver marcada e a seguir você poderá conhecer as atrações que mais se encaixam em seu perfil:

1. Colina do Parlamento

Estes edifícios de pedra em estilo gótico abrigam o Parlamento do Canadá e também a construção mais alta da cidade: a Peace Tower, com seus 92 metros de altura. Você pode conhecer as instalações sozinho, incluindo o memorial dos combatentes da Primeira Guerra e o alto da torre com vista panorâmica da cidade, ou em um tour guiado gratuito, que dá acesso a áreas restritas que te possibilitam ver de perto não só a rica arquitetura da atração, mas também entender como funciona o senado canadense e a história do país.

  • Endereço: Wellington St, ON K1A 0A9.
  • Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 8h30 às 18h, sexta das 8h30 às 17h.
  • Valor de entrada: gratuito.

2. Canal Rideau

Planejado após a guerra de 1812, o Canal Rideau foi criado para oferecer um transporte fluvial seguro não só de pessoas, mas também de materiais entre Ottawa, Montreal e Kingston. O local foi considerado patrimônio da UNESCO e hoje é um dos principais pontos de lazer da cidade durante o ano inteiro: na temporada mais quente, os calçadões, bancos e áreas gramadas ficam lotados de pessoas que querem curtir o visual do entorno, o pôr do sol e praticar exercícios ao ar livre. Já no inverno, o canal congela e se transforma no maior ringue de patinação do mundo, com seus 7,8 km de extensão, e muitos moradores até aproveitam para voltar do trabalho patinando pelo Rideau.

  • Endereço: Colonel By Dr.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, aberto 24 horas.
  • Valor de entrada: gratuito.

3. Catedral de Notre-Dame

A mais antiga catedral da cidade pode parecer simples por fora, mas seu interior é de cair o queixo. A arquitetura datada de 1841 conta com arcos majestosos de estilo gótico e grandes colunas de cor azul, inspirados na era medieval e neogótica.

  • Endereço: 56 Guigues Ave, ON K1N 5H5.
  • Horário de funcionamento: segunda das 11h30 às 18h, de terça a sexta das 10h às 18h, sábado das 14h às 18h e domingo das 8h às 20h30. Os tours guiados acontecem de terça a sexta-feira, às 9h e de segunda a sexta-feira às 13h30 e 15h.

4. National Gallery of Canada

Este museu voltado para as artes merece a sua atenção tanto do lado de dentro como de fora, já que além de sua arquitetura e exposições, há uma aranha de cobre e 9 metros de altura na entrada dando boas vindas aos visitantes. O acervo conta com obras canadenses de diferentes períodos, assinadas pelo Group of Seven (especialistas em paisagens), obras inuit, produzidas por esquimós, entre outras.

  • Endereço: 380 Sussex Dr, ON K1N 9N4.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 18h, exceto às quintas, que fecha às 20h.
  • Valor de entrada: crianças CA$7, adultos CA$15. Às quintas-feiras, entre 17h e 20h, a entrada é gratuita.

5. ByWard Market

Se tem um lugar que você vai frequentar bastante durante a sua viagem é o ByWard Market. O local, que fica pertinho da região central de Ottawa, é um ótimo destino para comer, beber, comprar ou passear sem compromisso. Conta com lojas, restaurantes, cafés, mercados, barraquinhas de artesanato e várias opções de lazer e entretenimento, como baladinhas, tabernas rústicas e bares gays. Aliás, se você deseja comprar comidinhas regionais, este é o seu lugar — não deixe de experimentar o Shawarma e o BeaverTails, os típicos doces fritos em forma de rabo de castor.

  • Endereço: 267 Dalhousie St Suite 202, K1N 7E3.

6. Fairmont Château Laurier

Apesar de ser apresentado como um hotel de luxo exclusivo, o Fairmont Château Laurier é também um dos cartões postais de Ottawa. Além de ter sido construído em uma localização privilegiada, na beira do Canal Rideau e com uma vista linda para o Parliament Hill e para o rio Ottawa, o edifício clássico lembra fielmente os famosos castelos franceses, enchendo os olhos de quem quer que passe em frente. Se você não tiver uma graninha extra para se hospedar em um de seus 400 quartos, não tem problema: é possível fazer um tour guiado por toda a sua extensão.

  • Endereço: 1 Rideau St, ON K1N 8S7.
  • Horário de funcionamento: os horários do tour podem alternar de acordo com a temporada.
  • Valor de entrada: O tour custa CA$9.

7. Major’s Hill Park

Uma das melhores vistas dos arredores de Ottawa é apreciada no Major’s Hill Park. Isso porque ele está localizado no centro da cidade, pertinho de muitas atrações que com certeza estarão em seu roteiro. Durante a primavera, a paisagem se torna encantadora com o seu campo florido; no outono, as árvores dão espaço para as folhas amarelas e vermelhas, típicas da região. Além de curtir um piquenique e a paisagem panorâmica, aproveite também o espaço para praticar atividades ao ar livre ou participar dos eventos sazonais que acontecem por lá.

  • Endereço: 480-482 Mackenzie Ave, K1N 8S7.
  • Horário de funcionamento: aberto 24 horas.

8. Jacques-Cartier Park

Se o tempo de sua viagem permitir, dê um pulinho até a cidade vizinha, Gatineau, para apreciar o fantástico Jacques-Cartier Park durante a primavera/verão. Apesar de não ser uma atração muito conhecida, é impossível não se encantar com as esculturas feitas com plantas e molduras em madeira, expostas por toda a extensão do parque. O local ainda conta com espaço para piquenique e atividades ao ar livre, com entrada gratuita.

  • Endereço: 285 Laurier St, Gatineau, QC J8X 3W9.
  • Horário de funcionamento: aberto 24 horas.

9. Rideau Falls

Perto do prédio da Prefeitura de Ottawa está o Rideau Falls, com suas duas cachoeiras que desaguam no rio Ottawa, divididas pela Ilha Verde. Não é um passeio que requer programação, já que a atração pode ser vista enquanto você vai de um ponto turístico a outro ou percorre a ponte que liga Ottawa e Gatineau (caso o Jacques-Cartier Park esteja em seu roteiro, já sabe que poderá ver as quedas d’água voltando de lá).

  • Endereço: 1 Sussex Dr, K1A 0A1.

10. Museu Canadense de História

Atravessando o rio Ottawa, também na cidade vizinha de Gatineau, está um dos museus mais importantes do Canadá. Nele é possível conhecer um pouco da história do homem ao longo de 20 mil anos e também a trajetória que marcou a história do país através de exibições sazonais e permanentes. Há ainda um espaço dedicado inteiramente às crianças e uma sala IMAX.

  • Endereço: 100 Laurier St, Gatineau, QC K1A 0M8.
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 9h às 18h, exceto às quintas, que fecha às 20h.
  • Valor de entrada: crianças de 3 a 12 anos CA$12, estudantes CA$16, adultos CA$20, idosos CA$18, famílias com até dois adultos CA$50. Entrada gratuita às quintas-feiras, entre 16h e 20h.

11. Canadian Museum of Nature

Prepare-se para ver de perto fósseis e esqueletos de animais de diferentes épocas e também atrações interativas no Canadian Museum of Nature. Todo o acervo está exposto em um edifício eleito como patrimônio da cidade e a atração ainda oferece exibições em destaque e filmes em 3D. Um passeio perfeito para toda a família se divertir e aprender.

  • Endereço: 240 McLeod St, ON K2P 2R1,
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 9h às 18h, exceto às quintas, que fecha às 20h.
  • Valor de entrada: crianças até 13 anos CA$11, estudantes e idosos CA$13, adultos CA$15. A entrada é gratuita às quintas-feiras, entre 17h e 20h.

12. Commissioners Park

Localizado no bairro The Glebe, o Commissioners Park é a atração ideal para os amantes de flores. Durante a primavera, boa parte da extensão do parque é forrada por tulipas de diversas cores, mantidas pela Comissão Nacional de Capital. Em maio, o local também abriga o Tulip Festival, que recebe cerca de 300 mil unidades de tulipas para o evento.

  • Endereço: Queen Elizabeth Dr & Preston Street.
  • Horário de funcionamento: aberto 24 horas.
  • Valor de entrada: gratuito.

13. Canada Aviation and Space Museum

No Canada Aviation and Space Museum você encontrará mais de 130 modelos de aeronaves, espalhados em um imenso galpão que ainda abriga algumas atrações interativas, simuladores e demonstrações educativas sobre o desenvolvimento da aviação no Canadá do início do século XX os dias de hoje. Um passeio que garante a diversão de adultos e crianças.

  • Endereço: 11 Aviation Pkwy, ON K1K 4R3.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 17h.
  • Valor de entrada: crianças de 3 a 17 anos CA$10, adultos CA$15, acima de 60 anos CA$13, famílias de até quatro crianças e dois adultos CA$38.

14. Canada Science and Technology Museum

Reserve pelo menos 4 horas de seu dia para conhecer o Canada Science and Technology Museum tranquilamente, pois há diversas atrações interativas de diferentes temas, mas que representam genuinamente a influência da tecnologia e da ciência na evolução da sociedade. É uma atração que chama bastante a atenção das crianças, portanto, se a viagem é em família, não deixe de incluir este museu em seu roteiro.

  • Endereço: 1867 St Laurent Blvd, ON K1G 5A3.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 17h.
  • Valor de entrada: crianças de 3 a 17 anos CA$11, adultos CA$17, acima de 60 anos CA$13, famílias de até quatro crianças e dois adultos CA$43.

15. Royal Canadian Mint

Inaugurada em 1908, a Royal Canadian Mint é conhecida como a casa da moeda de Ottawa, mas na realidade só produz moedas usadas como investimento ou coleção, e não as que circulam como moeda oficial do país. Durante o tour guiado é possível descobrir como funciona a produção das moedas, seus maquinários, todo o cuidado tomado na fabricação para que os materiais sejam aproveitados ao máximo e como elas são mantidas em perfeito estado até a sua finalização.

  • Endereço: 320 Sussex Dr, Ottawa K1A 0G8.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 17h.
  • Valor de entrada: CA$6 em dias de semana, CA$4,50 aos finais de semana.

Em Ottawa você encontrará passeios culturais, gastronômicos, educativos, divertidos e históricos, todos reunidos em uma pequena cidade que promete ganhar o seu coração.


Curiosidades sobre Ottawa

iStock

Tome nota de algumas informações importantes sobre esta cidade canadense para que a sua viagem fique ainda mais completa:

  • A moeda oficial de Ottawa é o dólar canadense;
  • Ottawa é uma cidade bilíngue, portanto, o inglês e o francês são seus idiomas oficiais;
  • A cidade de Ottawa não é a mais procurada por intercambistas, mas ainda é uma ótima escolha para estudar, pois oferece os melhores índices educacionais, de saúde e segurança do Canadá. Há diversas opções de estadia, como os campus de universidades e repúblicas, mas a mais indicada são as casas de família, para que você possa conhecer mais a fundo o cotidiano dos moradores;
  • As estatísticas de Ottawa são surpreendentes: pelo menos 50% da população é pós-graduada, a maior parte da população é ateia e tem menos de 35 anos, e por ser uma cidade muito nova, seus habitantes também são novos e liberais;
  • A gastronomia francesa predomina na cidade;
  • Ottawa foi considerada pela Mercer em 2005 o lugar mais barato para se viver entre grandes metrópoles americanas e canadenses. Apesar do turismo de luxo ser o carro chefe do local, é possível encontrar opções de moradia acessíveis e aquela comprinha no supermercado mais em conta;
  • A revista Forbes elegeu Ottawa como a quarta cidade mais limpa de 300 grandes cidades do continente americano. É por isso que todas as fotos de lá ficam incríveis!

Com essas informações fica mais fácil de entender porque Ottawa é tão bem estruturada e funcional, tanto para turistas como para seus moradores.


Onde ficar em Ottawa

De hostel confortável a hotel refinado, as opções de estadia em Ottawa são das mais diversas, para atender todos estilos de viajantes e orçamentos:

Ottawa Backpackers Inn – $

Este simpático hostel é a opção perfeita para viajantes jovens que querem economizar sem abrir mão do conforto. Além da localização privilegiada, o hóspede poderá contar com wi-fi gratuito, serviço de lavanderia, cozinha compartilhada e até jogos de tabuleiro.

  • Endereço: 203 York St, K1N 5T7.

Barefoot Hostel – $

Conhecido por hospedar somente mulheres, o Barefoot Hostel fica bem pertinho do centro da cidade e ainda garante conforto, segurança e bom atendimento para as viajantes. Conte com wi-fi gratuito, computadores na sala de estar, TV a cabo e aquela atmosfera de casa de vó. Aliás, vale lembrar que, antes de entrar, é necessário tirar os sapatos.

  • Endereço: 455 Cumberland St, K1N 7J8.

Residence & Conference Centre – Ottawa Downtown – $$$

Este hotel de pequeno porte oferece quartos estilo kitnet com TV de tela plana, ar-condicionado, geladeira, micro-ondas, wi-fi gratuito e decoração simples, além dos atrativos nas áreas comuns, como churrasqueira, academia, restaurante e salas de reunião – ideal para famílias, casais e viajantes a trabalho.

  • Endereço: 150 Hazel St, K1S 5T8.

Econo Lodge Downtown – $$$$

Pertinho da catedral de Notre Dame está o Econo Lodge Downtown, que oferece ao hóspede toda a estrutura necessária para se ter conforto e serviço de qualidade. Os aconchegantes quartos contam com TV de tela plana, geladeira, ferro de passar, ar-condicionado e cafeiteira. Há ainda estacionamento e wi-fi gratuito, e recepção 24 horas.

  • Endereço: 475 Rideau St, K1N 5Z3.

Albert at Bay Suite Hotel – $$$$$

Se a ideia é investir um pouco mais em hospedagem para curtir momentos relaxantes, o Albert at Bay Suite Hotel é a pedida. O local conta com um serviço de primeira, com concierge, recepção 24 horas e copeira. Os quartos são equipados com ar-condicionado, TV de tela plana e cozinha equipada, além da sacada com uma vista incrível da cidade.

  • Endereço: 435 Albert St, K1R 7X4.

Apesar da média de preço ser praticamente a mesma por todo o ano, o valor final da diária pode variar de acordo com a temporada.


Restaurantes em Ottawa

Escolher um bom lugar para as refeições colabora para que a viagem seja ainda mais inesquecível. E em Ottawa o que você mais encontrará é variedade. Espie as sugestões a seguir:

Hunter’s Public House Restaurant

Apesar de ser um pub, o Hunter’s Public House também serve almoço e brunch. O cardápio regional é elogiadíssimo por seus frequentadores, com sopas, carne, frutos do mar, entre outras opções regionais, assim como suas variadas opções de cerveja. As crianças ainda podem se divertir com os jogos disponibilizados pela casa.

  • Endereço: 4750 Bank St, Gloucester, K1T 0K8
  • Horário de funcionamento: de domingo a quarta, das 11h às 22h; de quinta a sábado, das 11h à 0h.

Shinka Sushi Bar

Com atendimento de primeira, o Shinka Sushi Bar garante qualidade não só no serviço, mas também nas suas opções do cardápio. Os sushis servidos são bem fresquinhos e algumas especialidades da casa são oferecidas pelos garçons, pois não estão disponíveis no menu. O local é pequeno, mas bastante acolhedor – ótimo para desfrutar uma refeição gostosa em boa companhia.

  • Endereço: 150 Laurier Ave W, K1P 5J4.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 11h às 21h30.

Beckta Dining & Wine

Este restaurante especializado em comida canadense e internacional tem ambiente exclusivo e requintado, para receber os mais exigentes clientes para o jantar. Além das opções carnívoras, você também encontrará no menu pratos vegetarianos, veganos e sem glúten, tudo feito com o capricho que um estabelecimento sofisticado promete.

  • Endereço: 150 Elgin St, K2P 1L4.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 15h às 22h e de sábado e domingo, das 17h30 às 22h.

Pelican Grill

Especializado em frutos do mar, o Pelican Grill ganhou Certificado de Excelência em 2015 e 2019 do TripAdvisor e a boa comida e excelente atendimento faz jus ao prêmio. Você até se confundirá pensando que chegou ao lugar errado ao entrar no estabelecimento, mas acredite: este simples mercado também é um restaurante. O melhor de tudo é que os preços são bem acessíveis.

  • Endereço: 1500 Bank St, K1H 7Z2.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 21h.

Cumberland Pizza

No Cumberland você encontrará uma das melhores pizzas da cidade por um precinho bem camarada. Os tamanhos e sabores são variados e ainda há as opções vegetarianas, veganas e sem glúten. O estabelecimento possui salão para receber seus clientes e também oferece delivery.

  • Endereço: 152 Nelson St, K1N 7R5.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 11h às 22h.

Em Ottawa você terá uma bela experiência gastronômica: da pizza à lagosta.


Dicas de quem já foi a Ottawa

Não deixe de dar o play nos vídeos a seguir: eles vão deixar a sua viagem ainda mais completa:

Os lugares mais incríveis da capital canadense

Conheça neste vídeo alguns pontos turísticos de Ottawa, como se deslocar pela cidade e algumas curiosidades apresentadas pela vlogueira.

Turistando pela capital do Canadá

Se você tem planos para fazer intercâmbio em Ottawa, este vídeo pode te ajudar a conhecer a cidade pela perspectiva de uma estudante: a vlogueira visita uma academia, o hipermercado Costco, o ByWard Market e alguns pontos turísticos imperdíveis.

O que fazer em Ottawa em março e abril

Neste vlog você conhecerá algumas sugestões de atrações e atividades para curtir no final do inverno canadense em Ottawa, entre patinar no gelo, escapar de um bunker antiatômico e até participar de um campeonato de arco e flecha.

Com viagem marcada, cada dica ofertada é preciosa, não acha?


Mais fotos de Ottawa que vão te encantar

Se uma imagem vale mais que mil palavras, imagina quão indescritível esta lista de cliques inspiradores de Ottawa está:

1. Durante a sua viagem, não deixe de conferir a troca da guarda no Parlamento

2. E apreciar cada detalhe da vista no Canal Rideau

3. A Notre Dame de Ottawa é tão charmosa como as de outros países

4. Aliás, o que não é charmoso em Ottawa, não é mesmo?

5. No ByWard Market você encontrará lojas, bares e restaurantes deliciosos

6. Mas se a ideia é curtir momentos contemplativos, vá para o Major’s Hill Park

7. O Canadian Museum of History está muito bem localizado do outro lado do rio

8. E se tem uma coisa que Ottawa tem de sobra são lindos museus

9. E também parques floridos de cair o queixo

10. A capital canadense oferece passeios culturais e educativos

11. E é possível encontrar edifícios com muita história para contar

12. Que narram toda a trajetória de Ottawa e do Canadá

13. De noite, o show de luzes no Parlamento é de impressionar

14. Mas na verdade, o que não impressiona em Ottawa?

15. Os encantos da capital canadense farão você querer voltar muito em breve

Além de muitas fotos, você certamente voltará de Ottawa com muitas experiências inesquecíveis na bagagem!

PARA VOCÊ