30 razões para você incluir Toronto em sua rota de viagem

Escrito por Sheila Almendros

Toronto é a maior cidade do Canadá e está entre as cinco maiores da América do Norte. Foi considerada pelo Economist em 2017 a quarta melhor cidade do mundo para se viver, e não é para menos: mesmo com toda a sua atmosfera urbana, recheada de atrações culturais e turísticas, a capital de Ontário preserva a tranquilidade e segurança de um destino interiorano.

O mais legal de tudo é que metade da população desta cidade é formada por imigrantes, e isso quer dizer que você encontrará uma mistura de grupos étnicos de todas as partes do mundo. Deve ser por conta desta receptividade, somadas a sua organização e funcionalidade, que muitas pessoas escolhem Toronto como o destino ideal para fazer intercâmbio, não acha?

O que fazer em Toronto?

Como toda boa metrópole, Toronto oferece aos seus moradores e turistas centenas de atividades culturais, educacionais e de entretenimento, disponíveis durante todo o ano, ou especiais para determinadas épocas, que prometem deixar qualquer viajante ocupado. Confira as principais.

1. Toronto Islands

O pequeno arquipélago no lago de Ontário formado após a violenta erupção de um furacão é um dos principais pontos turísticos da região. É um verdadeiro convite ao descanso e imersão na natureza. Para chegar até as ilhas, é necessário fazer um passeio de ferry, de aproximadamente 20 minutos de duração (a passagem custa $7,25 ida e volta). Dica: o ideal é você começar a tour pela Centre Island, alugar uma bicicleta e conhecer as outras ilhas menores pedalando.

2. Museu Real de Ontário

Se ao avistar a incrível fachada espelhada do Museu Real de Ontário o viajante já se impressiona, imagine depois de conferir o seu acervo completo, formado por artes, arqueologia e ciências? Por lá você garantirá uma verdadeira aula de história, já que diversas estátuas, fósseis e até meteoritos estão expostos por todo o moderno edifício. A atração fica aberta todos os dias das 10h às 17h30 (às sextas, o horário é estendido para as 20h30).

3. Toronto Eaton Centre

Se você procura por um bom lugar para fazer compras, eis aqui o seu destino certo. O Toronto Eaton Centre é um dos principais pontos comerciais do estado. Além de reunir centenas de lojas renomadas e populares, você também terá acesso ao metrô e ao PATH, a famosa passagem subterrânea usada para se locomover durante o rigoroso inverno canadense.

Conheça todas as lojas disponíveis neste shopping clicando neste link.

4. Torre CN

Este é o ponto turístico mais importante de Toronto, e isso quer dizer que ele não pode ficar de fora de seu roteiro. Com 553 metros de altura, esta torre de comunicação foi considerada a mais alta do mundo em sua categoria. Ela oferece ao turista uma das vistas mais privilegiadas da cidade — inclusive, em dias de céu aberto, é possível ver até as Cataratas do Niágara!

A entrada na bilheteria custa $35 (se você comprar pelo site com até 24 horas de antecedência, tem um descontinho), e as atividades promovidas no edifício são cobradas a parte.

5. Ripley’s Aquarium of Canada

Crianças e adultos se divertem nesta atração que reúne diversas espécies aquáticas, como tubarões, peixes, tartarugas e moluscos. A estrutura projetada para receber os visitantes é moderna, e valoriza ainda mais a experiência durante o passeio. Confira o site oficial clicando aqui para saber mais sobre horários, atrações e ingressos.

6. Galeria de Arte de Ontário

Esta galeria de arte com mais de 45 mil metros quadrados abriga cerca de 90 mil obras, entre exposições fixas e itinerantes. O ideal é tirar um dia inteiro para conhecê-la direitinho, caso você seja um viajante aficionado pelo tema. O edifício fica pertinho do Chinatown, a cinco minutinhos a pé da estação do metrô St. Patrick.

7. Casa Loma

Difícil será você não se apaixonar por todo o esplendor da Casa Loma! A antiga residência do Sir. Henry Pellat é uma das maiores habitações do Canadá, com 98 cômodos espalhados por 4 extensos andares, e um jardim de 20 mil metros quadrados para deixar qualquer um boquiaberto. Além de admirar toda a arquitetura do castelo, a mobília antiga superconservada e a decoração clássica, não deixe também de curtir todas as passagens secretas do edifício, contando inclusive com um túnel no subsolo. Imperdível!

8. High Park

O High Park é um dos principais parques de Toronto, e também um dos locais mais agradáveis para curtir um dia ensolarado na cidade. Além de apreciar a paisagem encantadora, o visitante poderá praticar esportes, fazer piquenique, desbravar trilhas, passear de trem e visitar o zoológico gratuito que o espaço abriga.

9. Distillery District

Os 47 antigos galpões da destilaria Gooderham & Worts, localizados no histórico bairro Distillery District, hoje abrigam centenas de ateliês, cervejarias, galerias de arte, lojas e restaurantes, que fazem da região um local boêmio e bastante frequentado por moradores e turistas. Aproveite para caminhar pelas ruas admirando a arquitetura, e também curtir a noite por lá: quem já foi diz que é um programa promissor!

10. Canada’s Wonderland

O primeiro e o maior parque temático do Canadá fica pertinho de Toronto, precisamente a 50 km ao norte do centro da cidade, em Vaughan. A atração fica aberta de maio a setembro (fecha no rigoroso inverno canadense), e conta com diversos brinquedos, inclusive 17 montanhas-russas radicais, para delírio dos mais aventureiros. O Canada’s Wonderland garante uma infraestrutura completa para atender os quase 4 milhões de visitantes que recebe por ano, com restaurantes, banheiros, estacionamento, uma organização de bater palmas, e claro, muita diversão garantida.

11. Rogers Centre

Os amantes de esportes não podem deixar de dar uma passadinha no Rogers Centre, mesmo se não estiver rolando nenhuma partida de baseball. A tour guiada, com 45 minutos de duração, mostra um pouco da história do edifício, a sua construção, e também a sua infraestrutura. Ah! O local também pode ser visto do alto da Torre CN!

12. Yonge Street

A importância da Yonge Street está para Toronto assim como a Avenida Paulista está para São Paulo. Na década de 1990, o local foi considerado a maior rua do mundo e é lá onde muita coisa acontece: a redação do jornal mais lido de Toronto fica no início da via e há centenas de pontos turísticos interessantes por todo o seu percurso, como o Hockey Hall of Fame, Sony Centre For The Performing Arts, Canon Theatre, College Park, Dundas Square e o Eaton Centre.

13. Kensington Market

Se a sua viagem está programada para os dias mais quentes de Toronto, não deixe de visitar o Kesington Market, um bairro superdescolado que reúne inúmeros restaurantes e lojas, em meio aos diversos grafites produzidos entre um muro e outro. O local é bastante frequentado durante o dia, mas a noite a atmosfera da região muda, já que os barzinhos ficam responsáveis pela agitação do distrito.

14. Zoológico de Toronto

Apesar de ficar um pouquinho afastado do centro de Toronto, este zoológico vale o esforço do deslocamento. São mais de 500 espécies de animais, abrigados em perfeitas condições em mais de 700 hectares de terra. Durante o verão, o local ainda oferece algumas atrações adicionais, como o parque aquático infantil Splash Island, e um espaço bem gostoso para curtir um piquenique. Confira os horários e valores de ingressos no site oficial.

15. Queen Street

A Queen Street é uma via que corta diversos bairros de Toronto, e tem de tudo um pouco: restaurantes, sorveterias, bares, lojinhas, cafés, festivais de jazz, pubs, e até praias pelas proximidades, tudo isso passeando entre os estilos boêmio, hippie, industrial e moderno, que diversos pontos da via apresentam. Aliás, é por ali que está a Distillery District e a antiga prefeitura de Toronto.

16. St. Lawrence Market

O edifício datado de 1831 abriga diversas barraquinhas que comercializam pães, massas frescas, sobremesas, carnes, peixes, queijos, vegetais, entre outras delícias. Há também alguns bons restaurantes, responsáveis por chamar a atenção de diversos turistas a procura de bolos, sanduíches, sopas, saladas, entre outras refeições. Os restaurantes mais recomendados por quem já visitou o St. Lawrence Market são o Buster’s Sea Cove e o Carousel Bakery.

17. Estação Union

A principal estação de Toronto possui ligação com o PATH e alguns pontos turísticos, como a CN Tower e o Ripley’s Aquarium of Canada, além de servir como ponto de partida para outros destinos, como Montreal e Ottawa. São mais de 250 mil passageiros circulando por ali diariamente, e este patrimônio da cidade ainda conta com cafeterias e lanchonetes charmosas por toda a sua extensão.

18. Edgewalk at CN Tower

Adicione um pouco de adrenalina na sua viagem caminhando pela Edgewalk at CN Tower, a passarela mais alta do mundo (e também deve ser a mais estreita, já que ela mede apenas 1,5 metros de largura), onde você circula com as mãos livres, e devidamente equipado, a 553 metros de altura – sente só a atmosfera da atração neste vídeo aqui.

19. Dundas Square

Esta é uma das praças mais badaladas da cidade, responsável pelo encontro entre as vias Yonge e Dundas. Por lá acontecem diversos eventos durante todo o ano, inclusive shows, que reúnem pessoas de diversas tribos e idades. É também uma opção a mais em seu roteiro de compras — fica a dica.

20. Hockey Hall of Fame

Os canadenses são loucos por hóquei assim como os brasileiros amam o futebol. E claro que o esporte preferido deles é devidamente representado por um museu dentro do Bank of Montreal: o Hockey Hall of Fame. O acervo conta com um vasto material, responsável por narrar a história deste esporte, através de artigos pessoais de jogadores, vídeos, troféus e áreas interativas. Para mais informações, visite o site oficial.

21. Harbourfront Centre

Com a revitalização da orla do Lago Ontário, surgiu o Harbourfront Centre, um espaço batizado como centro cultural, que promove diversos eventos bacanas, principalmente durante o verão, como shows, competições, feirinhas e espetáculos. Você não vai se arrepender de conhecer este agradável local.

22. Nathan Phillips Square

Esta praça central de Toronto fica entre a Bay e a Queen Street, e é o local onde está situado o novo e o antigo prédio da prefeitura. Ao longo do ano, diversos eventos acontecem por ali, como o Cavalcade of Lights (perto do Natal, quando inauguram a pista de patinação de gelo), o Toronto no Ano Novo, quando comemoram o réveillon com muita música ao vivo e queima de fogos, entre outras festas.

23. Centreville Amusement Park

Ao visitar o Centre Island, não deixe de conhecer o Centreville Amusement Park, uma atração aberta entre junho e setembro com diversos brinquedos para a criançada se divertir, como trenzinho, pedalinhos, carrossel, trem fantasma, roda gigante, entre outros. O local também oferece espaço exclusivo para piquenique, restaurantes e barraquinhas de comida.

24. Fort York

Para os turistas que não dispensam um bom passeio histórico, o Fort York é uma boa opção. Construído pelo governo do Reino Unido em 1793, o local foi totalmente destruído na Batalha de York , em 1813, e reerguido com o fim da guerra. Hoje, os edifícios são utilizados para fins educacionais e culturais, abrigando escolas e museus.

25. Ontario Science Centre

Este enorme museu reúne o que há de melhor em exposição interativa ligada à ciência no Canadá, que pode ser curtida não só por crianças, mas também por adultos, até mesmo os que não possuem o domínio da língua inglesa. Dedique ao menos de 3 a 4 horas do seu dia para conhecer cada atração (há até um cinema IMAX por lá) — informe-se melhor sobre horários e ingressos clicando aqui.

26. Hanlan’s Point Beach

A Hanlan Point Beach é uma praia de nudismo localizada em Toronto Islands, mas não se preocupe, pois tirar a roupa ali é somente uma opção (há uma área específica e reservada para a prática). A praia fica apenas 5 minutos de distância do porto, e é um local perfeito para relaxar o dia todo, e de quebra garantir um bom bronzeado. Dica: atente-se aos horários do ferry para programar a sua volta.

27. Sugar Beach

Situada na Waterfront de Toronto, a Sugar Beach é um local para ser curtido da areia. A água é imprópria para banho, mas isso não tira o encanto da região, acredite. No verão, você pode relaxar embaixo de um dos guardas-sol rosa, se deliciar com uma bela refeição em um dos restaurantes do pátio e curtir o cenário do entorno. Dica: no inverno, a paisagem se transforma e ganha novas cores, perfeita para tirar belas fotografias.

28. Gooderham Building

O Gooderham Building é um edifício histórico, construído em 1892. Nele, funcionam diversas salas comerciais, que obviamente não podem ser visitadas, mas o seu porão abriga um pub incrível chamado The Flatiron and Firkin. Que tal fazer uma de suas refeições por lá?

29. Spadina House

O histórico palacete de Spadina Road, que serviu de residência até 1982, teve o seu edifício doado à cidade pela família Austin (os últimos moradores do imóvel) e transformado em museu operado pela Divisão de Cultura da Cidade de Toronto. Nele, o visitante terá a oportunidade de fazer uma viagem no tempo e conhecer um pouco da história da cidade através de seu acervo formado por uma coleção intacta de artes decorativas, obras de arte, participações de arquivamento e contribuições financeiras da família para o governo.

30. Queen’s Park

De encontro com a avenida College Street fica o charmoso Queen’s Park, um local super agradável para passear ao ar livre, fazer piquenique, e de quebra, conhecer o Parlamento de Ontário, a Universidade de Toronto e os museus Royal Ontario e Gardiner. Durante o verão, o parque fica ainda mais movimentado, principalmente aos finais de semana, quando diversos eventos culturais são promovidos por lá.

Algumas informações importantes

As dicas a seguir certamente te ajudarão a organizar a sua viagem para Toronto da melhor maneira. Tome nota:

  • Voos diretos para Toronto: a Air Canada e a Latam oferecem voos diretos para a cidade, partindo de São Paulo e Rio de Janeiro.
  • Clima de Toronto: apesar do inverno rigoroso no período de dezembro a março (com termômetros marcando muitos graus negativos), a cidade não perde os seus encantos. Há diversas atividades para curtir a estação mais fria do ano, que se diferenciam bastante das atrações mais curtidas no verão, época em que Toronto fica muito mais colorida.
  • Vistos e autorizações: brasileiros que possuem passaporte com visto americano precisam somente de uma solicitação eletrônica para entrar no Canadá, e você pode solicitá-lo clicando aqui.
  • Atrações próximas a Toronto: caso queira dar uma esticadinha em sua viagem, aproveite para conhecer as proximidades, como as Cataratas do Niágara (1h30min de viagem de Toronto), Niagara on the Lake e as estações de esqui de Blue Montains durante o inverno (2 horas de viagem).
  • Transporte em Toronto: metrô e Uber são os meios de transporte mais usados por turistas na cidade. Mas por ser uma região plana, é possível curtir muitos passeios a pé mesmo, o que pode tornar a viagem ainda mais completa.

Onde se hospedar?

Está com dúvidas sobre qual hotel em Toronto escolher? O Viajali te dá uma mãozinha.

1. Chelsea Hotel – $$$$$

O hotel Chelsea oferece uma estrutura completa para famílias, com serviços de babá, berço grátis, atividades supervisionadas e até clube infantil. Para os adultos, academia, terraço na cobertura e wi-fi grátis.

2. Grand Royal Condos – CN Tower – $$$$

Com vista para um dos principais cartões postais da cidade, o Grand Royal Condos oferece quartos com cozinha completa acoplada e ar condicionado, piscina externa, casa noturna, terraço na cobertura, lavanderia, churrascaria, e mais uma infinidade de opções que o categoriza como um hotel 4 estrelas.

3. Novotel Toronto North York – $$$

Mesmo quem viajará para Toronto durante o inverno, neste hotel o hóspede relaxará na piscina interna e nas salas de massagem entre um passeio e outro. Grandes grupos também poderão contar com quartos conjugados e arrumação diária. O wi-fi fica por conta da casa.

4. Studio 6 Toronto – $$$

O Studio 6 é uma opção perfeita não só para quem vai para Toronto a passeio, mas também a trabalho. O local oferece café e chá na área comum, serviço de lavanderia, wi-fi grátis, e quartos equipados com ar condicionado e cozinha completa.

5. Hotel Carlingview Toronto Airport – $$

Com ótima localização, o Hotel Carlingview Toronto Airport oferece translado de ida e volta para o aeroporto, lan house, lareira no saguão, serviço de lavanderia e wi-fi grátis.

15 fotos apaixonantes de Toronto que te farão querer antecipar a sua viagem

Os registros publicados no Instagram comprovam que este destino é realmente um sonho:

1. Aquele detalhe encantador do Eaton Centre

2. A CN Tower em boa companhia

3. O cenário de uma grande metrópole

4. O Ripley’s Aquarium e seu túnel impressionante

5. A Art Gallery of Ontario possui uma arquitetura impressionante

6. Espia só esta estrutura linda da Casa Loma

7. No verão, o High Park ganha cores mais intensas

8. E reparar em cada detalhe é primordial

9. Já pensou pegar uma dessa durante uma partida no Rogers Centre?

10. Esta será a sua vista durante o passeio pela Yonge Street

11. O grafite toma conta dos muros da Queen Street

12. A grandiosidade da Union Station

13. Dundas Square: a Times Square de Toronto

14. Não dá para ir embora de Toronto sem conhecer o Hockey Hall of Fame

15. Nem sem uma fotinho no letreiro da Nathan Phillips Square

16. Uma arte nos muros do Gooderham Building

17. A área industrial do Distillery District e seu ar pitoresco

Durante a sua viagem a Toronto, atrações que não faltarão para se divertir, não acha?

PARA VOCÊ