Praias de Paraty: 12 pedaços de paraíso para curtir e relaxar

Escrito por Marta Stegani

Paraty é uma cidade cheia de encantos e com opções de diversão para todos os gostos. No Centro Histórico estão casarões tombados pelo Patrimônio Nacional, museus e igrejas dos séculos 18 e 19. Mas se a sua vibe é praia, fique tranquilo, pois as praias de Paraty não desapontam. Elas são repletas de belezas, emolduradas pela Mata Atlântica, um incrível mar colorido de verde e azul e águas tranquilas perfeitas para toda a família.

Para você não perder tempo, elegemos aqui as 12 praias mais incríveis que merecem fazer parte do seu roteiro. Vamos lá?

12 praias de Paraty para você conhecer

Algumas praias estão localizadas bem no centro da cidade, mas as melhores ficam mais afastadas e, algumas, só podem ser acessadas através de passeios de barco. Para aumentar a emoção, em outras será necessário percorrer uma trilha, o que torna a chegada ao mar ainda mais empolgante!

1. Praia do Pontal

A Praia do Pontal está localizada a poucos minutos de caminhada do Centro Histórico. É o ponto de encontro dos moradores e um bom lugar para circular à noite e relaxar graças aos inúmeros quiosques, bares e restaurantes da região. Tem um belo visual da baía de Paraty, mas o ponto negativo é que suas águas turvas não são muito agradáveis para banho. Não deixe de conhecer e se divertir, mas deixe o mergulho para outras praias que falaremos mais pra frente!

2. Praia do Jabaquara

A Praia do Jabaquara também está próxima ao centro e apesar de ter um mar bem calminho e sem ondas, não é das melhores para banho. Aproveite para apreciar o pôr do sol, deixar as crianças brincarem na extensa faixa de areia e praticar stand up paddle. Por outro lado, tem muitos quiosques para petiscar e relaxar sentindo a brisa do mar, diversos restaurantes ao redor, sendo também uma boa opção para curtir a noite.

3. Praia da Lula

A Praia da Lula é uma das mais paradisíacas da cidade e faz parte dos passeios de escuna que partem do Porto Paraty. Seu mar tranquilo varia em tons de azul e verde e, ao fundo, a mata preservada faz a moldura perfeita. Enquanto isso, na areia branquinha, coqueiros e amendoeiras fazem uma deliciosa sombra nos dias quentes. Por lá não existem restaurantes nem quiosques, por isso, se você pretende passar o dia, é necessário contratar um passeio de barco privado e levar tudo o que for necessário.

4. Praia de Paraty-Mirim

Paraty-Mirim é uma praia tranquila, quase deserta, com mar tranquilo, formando uma piscina natural. Possui pouca infraestrutura – apenas dois ou três quiosques que garantem o petisco e a cerveja – mas a beleza e o sossego do local fazem a visita valer a pena. Para chegar até lá é necessário percorrer uma estrada de terra, tanto quem vai de carro, quanto quem pega o ônibus que sai da rodoviária da cidade.

Na região existe uma comunidade indígena de mesmo nome, e seu cartão postal é uma igreja de 1746, bem castigada pelo tempo, mas que traz um certo charme. Para quem pretende curtir outras praias de Trindade, é de lá que partem barcos para outros destinos, como o Saco do Mamanguá.

5. Praia Vermelha

A Praia Vermelha é o nome que precisa fazer parte do seu roteiro. A única maneira de chegar até este pedaço de paraíso é através dos passeios de escuna. Indicada para toda a família, é uma praia de águas cristalinas e mornas, mar calmo e sem ondas e com uma bela encosta de mata preservada. Quem busca um cantinho mais reservado para relaxar, vá para a ponta esquerda da praia, pois é o lado que fica afastado do ponto de desembarque das escunas. Possui alguns quiosques e restaurantes para quem deseja passar o dia curtindo um belíssimo visual.

6. Praia do Meio

Localizada na Vila de Trindade, a Praia do Meio é aquela que você procurava para um refrescante banho de mar e passar o dia com a família. Ela também é o ponto de partida para quem vai para as Piscinas Naturais do Cachadaço, seja de barco ou trilha. Possui alguns bares e quiosques para petiscar com os pés na areia. O visual é fantástico, com mata ao fundo e árvores por toda extensão, que fazem uma deliciosa sombra nos dias de sol.

7. Praia do Cachadaço

Depois de passar pela Praia do Meio, siga pela trilha que leva à Praia do Cachadaço, onde ficam as piscinas naturais, o ponto mais procurado da região. A praia é pouco frequentada, boa para quem quer curtir sem uma multidão ao redor, apenas tome cuidado com o mar de ondas fortes. Após alguns momentos de relax, siga para a trilha que leva às Piscinas Naturais do Cachadaço ou, se preferir, pegue um barco que sai da Praia do Meio.

A trilha fica no canto direito da praia e leva cerca de 30 minutos para ser concluída. As piscinas são cercadas por pedras e tem águas tranquilas, cristalinas e com peixinhos nadando próximo aos visitantes. Por conta dessa fama, costuma estar sempre cheia. Leve o mínimo de pertences possível para facilitar e aproveite o máximo que puder!

8. Praia do Sono

A Praia do Sono – ou do sonho, como também é chamada – é um exemplar do paraíso em Trindade. Localizada em uma área de preservação ambiental, a vila de pescadores é o destino para fugir da agitação. Possui uma grande extensão de areia branca e que contrasta com o azul do mar. É muito procurada por quem gosta de acampar e, por isso, o número de campings têm aumentando. Para chegar até este cantinho é necessário percorrer uma trilha de mais ou menos uma hora, que tem início no Condomínio Laranjeiras. Para quem viaja com crianças ou tem dificuldade, há também a opção de barco. Independente da forma escolhida, a certeza é de que você vai se apaixonar!

9. Praia de Antigos

Seguindo até o final da Praia do Sono, uma placa indica para a trilha – curta, porém íngreme – que leva à Praia de Antigos. Localizada em uma área de preservação ambiental, não conta com nenhuma estrutura para visitantes e não é permitido acampar. Tem águas mornas e cristalinas e o cenário é composto por pedras e montanhas. Em alguns pontos, o mar agitado atrai surfistas.

10. Saco do Mamanguá

Na sua lista de passeios por Paraty, não deixe de incluir o Saco do Mamanguá, uma paisagem sem igual no Brasil. O local um fiorde, ou seja, uma grande entrada de mar cercada por montanhas rochosas, cenário comum nos países escandinavos. São 8 km de mar esverdeado onde vivem diversas espécies marinhas. A visita faz parte do roteiro de barcos e escunas que passam por outras praias de Paraty.

Por lá é possível passear de canoa, fazer stand up e, se tiver coragem, encarar a trilha até o Pico do Pão do Açúcar para ter uma incrível visão do alto. Por ser um local preservado, possui pouca infraestrutura, mas ainda assim é possível encontrar onde alugar equipamentos e fazer uma boquinha para recarregar as energias.

11. Lagoa Azul

Ponto de parada dos passeios de escuna, a cor das águas da Lagoa Azul não vai sair da sua cabeça. A enorme piscina natural é cercada por rochas e vegetação e tem águas tranquilas que fazem o passeio perfeito para toda a família. Com uma rica vida marinha, aproveite para mergulhar e praticar snorkeling. O trajeto de escuna também passa pela Praia Vermelha, Praia da Lula e Ilha Comprida.

12. Ilha do Pelado

A Ilha do Pelado fica na divisa entre Paraty e Angra dos Reis e vai te impressionar com tanta beleza! Tem mar águas cristalinas e mornas e mar bem tranquilo. Oferece boa estrutura de quiosques e bares, sendo o mais famoso o Bar da Bete. Para chegar até lá é necessário pegar um barco na Praia de São Gonçalo e a travessia dura cerca de cinco minutos.

Para completar o tour pela cidade, conheça os melhores restaurantes da cidade para quando bater aquela fome!

15 fotos de praias de Paraty para se apaixonar de vez

Tente não se impressionar com a cor do mar e a com a natureza, tão presente e praticamente intocada.

1. Quando você menos espera, um cantinho te surpreende!

2. Quem conhece Paraty se apaixona e mergulha de cabeça nessa experiência

3. A paz que exala da Praia da Lula…

4. A composição perfeita!

5. Se passar pela Praia de Antigos, não deixe de mergulhar nesse mar

6. Nada bobo esse cãozinho pegando um sol nesse paraíso!

7. Esse é o ponto de embarque para a Praia do Sono

8. Ou seria Praia do Sonho?

9. Outro ponto que merece sua atenção é a Ilha do Pelado

10. Até nos dias nublados a paisagem continua deslumbrante!

11. Moldura natural da Praia do Sono

12. E para a galera do surf, a Praia do Cepilho garante as melhores ondas!

13. A natureza não economizou na Piscina Natural do Cachadaço

14. E a Lagoa Azul que parece mais uma pintura?

15. Paraty te chama para conhecer suas cores e águas mornas de perto!

Paraty é a combinação mais perfeita para a família, contemplando quem aprecia atrações culturais, boa gastronomia e os apaixonados pelo mar. Prepare seu roteiro para essa aventura e boa viagem!

PARA VOCÊ