Playa del Carmen: encante-se com o melhor do caribe mexicano

Escrito por Bárbara Costa

Playa del Carmen reúne belíssimas praias banhadas pelo mar do Caribe, beach clubs animados, vida noturna agitada e sítios arqueológicos nos arredores. Trata-se de um destino bastante diversificado, não acha? Para completar, você ainda pode aproveitar a localização estratégica, conhecer os parques da região e mergulhar nos cenotes.

Quer entender melhor como funcionam os atrativos locais e quais lugares visitar por lá? Não deixe de acompanhar os próximos parágrafos!

Mapa de Playa del Carmen

Playa del Carmen está localizada no sudeste do México e é sede do município de Solidaridad, no estado de Quintana Roo. Esse lugar paradisíaco fica aproximadamente 70 km ao sul de Cancún. Vale lembrar que se trata da maior cidade pertencente à Riviera Maya — zona turística estabelecida em 1999 e uma das regiões que mais atraem visitantes no país.

Como chegar à Playa del Carmen

O aeroporto mais próximo fica em Cancún, distante cerca de 50 km da Playa del Carmen, que recebe voos brasileiros operados pela TAM. De lá, você pode optar por pegar o ônibus que faz o trajeto entre as duas localidades ou pelo serviço de táxi.

Quem está indo a partir da Cidade do México também pode pegar um voo (de apenas uma hora de duração) para Cancún e, então, se encaminhar à Playa del Carmen. A outra opção é pegar o ônibus que leva diretamente a Playa del Carmen, em uma viagem que dura em média 25 horas.

O que fazer em Playa del Carmen

Agora que você já sabe onde fica e como chegar ao verdadeiro paraíso, que tal descobrir o que é possível fazer em Playa del Carmen? Certamente não faltam opções!

1. Kool Beach Club

Esse clube de praia ocupa uma faixa da orla que está sempre cheia de jovens e animada, com uma seleção especial de música ao fundo. O local conta com uma infraestrutura completa, que inclui banheiros, espreguiçadeiras e guarda-sóis, além de um cardápio recheado de deliciosas bebidas e comidas. Para completar, à sua frente estará um mar de coloração surreal!

  • Endereço: R. 28 Norte – Centro.
  • Horário de funcionamento: das 8h às 8h.
  • Valor de entrada: a partir de 3.800 pesos (quatro pessoas) para espreguiçadeiras que ficam em frente ao mar.

2. Mamita’s Beach Club

Que tal desfrutar de uma farta variedade de bebidas em um bar que fica na orla, escutando playlists animadíssimas e preparadas por DJs residentes? Se preferir, também é possível se deliciar com o café da manhã ou almoço no restaurante! Independentemente de sua escolha, os garçons estarão prontos para atendê-lo (e seu drink chegará no capricho)!

  • Endereço: R. 28 Norte, Lote 8 – Centro.
  • Horário de funcionamento: das 9h às 17h.
  • Valor de entrada: $ 800 por duas espreguiçadeiras de frente para o mar (incluindo crédito para alimentos e bebidas de $ 500).

3. Quinta Avenida

Após um dia inteiro na praia, nada melhor do que se jogar nas lojinhas locais, não acha? Em Playa del Carmen, a Quinta Avenida é o lugar perfeito para isso, pois reúne estabelecimentos que vendem suvenires ou roupas, restaurantes e, para os mais animados, até mesmo boates. Os dois quilômetros de calçadão, que ficam a quatro quarteirões da praia, também contam com shoppings e bares. O agito é certo por lá!

  • Endereço: Quinta Avenida – Playa del Carmen.

4. Parque Fundadores

iStock

Trata-se da praça que abriga o famoso monumento da cidade, localizada entre a Quinta Avenida e a praia. Ela fica bem próxima do porto onde é possível embarcar para Cozumel e costuma contar com apresentações típicas, além de doces regionais. Aproveite para relaxar no fim de tarde por lá!

  • Endereço: Av. Benito Juárez – Centro.

5. Baladas

O agito das baladas de Playa del Carmen é bem famoso, então a dica para conhecê-las não poderia ficar de fora da lista. Nomes como Palazzo, Mandala e Coco Bango são boas sugestões para quem está em busca de animação, pop music, shows e performances semelhantes às circenses. Boa diversão!

  • Endereço: as boates se concentram principalmente na esquina da Quinta Avenida com a Calle 12.
  • Horário de funcionamento: o agito costuma começar a partir das 23h.
  • Valor de entrada: a maior parte das baladas não cobra entrada.

E você? Já decidiu se prefere curtir o dia ou a noite de Playa del Carmen? Na dúvida, aproveite os dois!

Passeios em Playa del Carmen

Quem vai à região de Playa del Carmen não pode deixar de visitar os atrativos do entorno da cidade. A seguir, veja quais são os principais!

1. Cozumel

iStock

Cozumel é uma ilha que reúne tranquilidade e boa estrutura, distante apenas cerca de 50 km de Playa del Carmen. Para chegar até lá, é preciso pegar o ferry boat (o trajeto dura menos de 40 minutos) e, no centro, você poderá se locomover a pé para visitar os restaurantes ou lojinhas.

Para admirar a beleza local, porém, a recomendação é procurar por pontos de mergulho como Palancar, Cielo e Colombia. Já a praia em frente ao Parque Chankanaab é ideal para um dia relaxante.

2. Tulum

iStock

Tulum é uma pequena cidade da Riviera Maya que concentra belos cenotes (cavernas com águas cristalinas), lindas praias e o famoso sítio arqueológico. Esse paraíso fica localizado a menos de 70 km de Playa del Carmen, sendo que você pode chegar até lá pegando uma van na Rua 2 Norte, entre as avenidas 15 e 20.

Não deixe de visitar as ruínas da zona arqueológica, mergulhar nos cenotes, desfrutar dos bares e restaurante e, se estiver com tempo, conhecer a Reserva da Biosfera de Sian Ka’an. Você não vai se arrepender!

3. Chichén Itzá

iStock

Chichén Itzá é um marco da História do México, pois foi a capital do povo maia. A distância de Playa del Carmen não chega a 200 km e é possível percorrer o trajeto de ônibus. O ponto mais famoso da ruína pré-colombiana é a Pirâmide Kukulcán, considerada uma das novas maravilhas do mundo.

Também vale conhecer o Cenote Ik Kil, o local onde ocorriam jogos com bola (que tem uma acústica incrível) e a cidade colonial de Valladolid, com ruazinhas interessantes que ficam próximas a Chichén Itzá.

4. Xcaret

iStock

Trata-se de um dos parques de Quintana Roo que é ideal para passar o dia com a família, curtindo as inúmeras atrações e desfrutando das delícias dos restaurantes. O local conta com um zoológico sem grades, onde é possível observar flamingos, tartarugas, peixes e aves. Também há a opção de mergulhar com golfinhos ou tubarões.

Partindo de Playa del Carmen, existem três possibilidades para percorrer os seis quilômetros de distância: ônibus, carro ou táxi. Ou seja: você não tem desculpa para deixar de visitar esse lugar incrível!

  • Endereço: Rodovia Chetumal, Puerto Juárez, km 282 – Colônia Rancho.
  • Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 8h30 às 22h30.
  • Valor de entrada: U$ 99 por pessoa (básico) ou U$ 129 (plus, que inclui almoço com buffet e bebidas).

5. Xel-Há

O Xel-Há é mais um dos parques da região, ideal para quem quer fazer mergulho com snorkel, nadar em águas incrivelmente cristalinas, passear de boia pelo rio e observar os peixinhos. Você também pode fazer o Sea Trek (nado com escafandros) e interagir com a bela natureza local.

A distância de Playa del Carmen até o parque não chega a 50 km, que podem ser percorridos de ônibus, carro ou táxi. Uma opção é aproveitar o mesmo dia em que for conhecer Tulum, uma vez que ambos ficam na mesma rodovia.

  • Endereço: Carretera Chetumal Puerto Juárez, km 240, locales 1 e 2 – módulo B.
  • Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 8h30 às 18h.
  • Valor de entrada: U$ 89 por pessoa.
  • .

Como você pôde perceber, Playa del Carmen é uma base estratégica para conhecer as belezas da região!

Playa del Carmen ou Cancun?

Uma dúvida muito comum entre as pessoas que decidem visitar essa linda região do México é optar por ficar em Playa del Carmen ou Cancun. Playa del Carmen, como já vimos, tem uma localização estratégica e oferece fácil locomoção para os principais atrativos dos arredores.

Além disso, o charme e a comodidade que a cidade reúne vão deixá-lo completamente confortável e satisfeito. A Quinta Avenida, os restaurantes, as lojinhas, os bares e as baladas prometem encantar você!

Onde ficar em Playa del Carmen

Além de todos os atrativos da cidade e dos arredores, é preciso saber quais são as melhores opções para se hospedar por lá, não acha? Veja algumas delas a seguir.

1. Hilton Playa del Carmen – $$$$$

O Hilton Playa del Carmen fica a apenas poucos passos da Quinta Avenida e promete um tratamento de realeza aos hóspedes. Você deseja mais do que isso? As luxuosas acomodações contam com varandas ou terraços privativos e banheiras de hidromassagem, além de opções especiais como as suítes aquáticas e as saídas à beira-mar.

O local dispõe ainda de sete restaurantes gourmet, mas você também pode saborear os pratos ou drinks em um dos lounges, como o bar aquático e a tequileria. Vale lembrar que o Hilton Playa del Carmen é exclusivo para adultos, ok?

  • Endereço: Av. Constituyentes 2 – Gonzalo Guerrero.

2. Royal Hideaway Playacar – $$$$

Em uma paradisíaca praia da Riviera Maya, o Royal Hideaway Playacar oferece uma estadia exclusiva, com tudo incluso e uma localização bem próxima dos principais atrativos de Playa del Carmen. Trata-se de um local muito procurado por casais que querem desfrutar de dias românticos nessa belíssima região mexicana.

Sua estrutura conta com seis piscinas, suítes de luxo, seis restaurantes de gastronomia internacional, um spa e um centro fitness. Vai perder?

  • Endereço: Calle Lote Hotelero, 6, Desarrollo – Playacar.

3. Thompson Playa Del Carmen – $$$

O Thompson oferece duas opções de resorts de luxo: a casa principal, que fica no centro de Playa Del Carmen, e a casa de praia (a apenas poucos metros), sendo que o hóspede pode transitar entre os dois lugares. Que tal relaxar o dia todo na estrutura que fica na praia e, no fim da tarde, curtir uma boa música da piscina da outra unidade?

Se você está em busca de vida noturna animada e uma culinária requintada para dias de descanso a dois ou com o grupo de amigos, o Thompson é a opção ideal!

  • Endereço: Calle 12, entre Quinta Avenida e Calle 10, s/n – Centro.

4. La Pasión Hotel Boutique by Bunik – $

O La Pasión é uma ótima alternativa de hospedagem para quem busca economia e praticidade. Com uma localização central (a apenas três quarteirões da Quinta Avenida), o hotel oferece quartos espaçosos com varanda, piscinas, café da manhã e um atendimento de primeira.

O ambiente é agradável e silencioso, o que garante noites tranquilas de sono aos hóspedes. Se sua intenção é fugir de todo o agito das opções all-inclusive, não pense duas vezes: escolha o La Pasión.

  • Endereço: Calle 10 Norte, s/n – Centro.

5. La Tortuga & Spa Hotel Boutique – $

Essa é mais uma ótima alternativa para quem não faz questão dos badalados resorts. O La Tortuga tem um clima intimista e um design único, que deixarão seus dias a dois ainda mais especiais. Além disso, o hotel fica ao lado da Quinta Avenida e conta com funcionários super atenciosos, prontos para atendê-lo da melhor forma.

  • Endereço: Calle 14 Norte – Centro.

Ao contrário do que você podia imaginar, Playa del Carmen vai além dos resorts e conta com opções diversificadas de hospedagem!

Restaurantes em Playa del Carmen

Agora vem outra questão importante para qualquer viagem: a alimentação. Quer ver o que Playa del Carmen reserva quando o assunto é restaurantes? Acompanhe os tópicos abaixo!

1. Porfirio’s

O ambiente do Porfirio’s renova o conceito de tradição, combinando ingredientes originais com toques contemporâneos em uma bela mistura de cores característica do México. Ficou curioso? Então, saiba que o projeto arquitetônico do estabelecimento é de luxo e o espaço traz uma música super agradável, convidando o cliente para uma experiência sensorial única.

No menu, que tal provar as lulas crocantes, o atum vermelho, os chapulines em guacamole ou o tamale de lagosta? Certamente você vai expandir seu paladar e se surpreender de maneira positiva!

  • Endereço: Quinta Avenida com Calle 12 Norte.
  • Horário de funcionamento: de 13h a 1h.

2. It Guilty

Você já foi a algum restaurante que se intitulasse como hindu com toques caribenhos? Pois bem: no It Guilty, é possível se deliciar com pratos e especialidades que respeitam as práticas da culinária indiana e são feitos no forno “Tandoor” tradicional (o único na Riviera Maya). Trata-se do lugar certo para desfrutar de uma culinária repleta de aromas e texturas diferenciadas.

O cardápio traz iguarias como alcachofra assada, mexilhões, caranguejo de casca mole e carpaccio de polvo. Vale experimentar!

  • Endereço: Calle 44 Norte – Zazil-ha (It Hotel & Residences).
  • Horário de funcionamento: das 7h às 23h.

3. Zitla

Com o slogan “mais do que um restaurante: um estilo de vida”, o Zitla tem a proposta de fazer com que seus clientes se sintam na praia. O ambiente é bastante descontraído, se assemelha ao de um pub e, inclusive, costuma contar com música ao vivo.

A cozinha traz pratos típicos mexicanos, como tacos, burritos e ceviche. Para acompanhar, peça uma das cervejas ou os deliciosos drinks do cardápio. O melhor é que os preços não vão decepcionar!

  • Endereço: Calle 12 Norte, entre avenidas 15 e 20 – Centro.
  • Horário de funcionamento: das 8h às 23h.

4. Trattoria Del Centro

Se você quer fugir do agito da Quinta Avenida e provar pratos que vão além da culinária mexicana, o Trattoria Del Centro é a opção ideal. Por lá, é possível ter um jantar descontraído, com massas frescas e tradicionais da Itália, ou se deliciar com a verdadeira pizza napolitana (preparada no forno exclusivo da casa).

O menu traz clássicos como o Spaghetti a la Carbonara, o Tagliatelle a la Bolognesa e a lasanha. É de dar água na boca, não acha?

  • Endereço: Calle 26 Norte, Quintas del Carmen – Gonzalo Guerrero.
  • Horário de funcionamento: das 17h30 às 23h.

5. Hola Bangkok

Mais uma opção para quem deseja variar as refeições em Playa del Carmen, o Hola Bangkok traz a autêntica culinária tailandesa e urbana. Localizado no coração da cidade, o restaurante oferece uma experiência excepcional, atendimento de qualidade e um charmoso terraço.

Os destaques do menu são: espetos de frango marinado com açafrão, leite de coco e molho de amendoim; camarão crocante envolto em folha de arroz e marinado com coentro, alho, pimenta e molho agridoce; frango frito crocante com molho agridoce, pimentas, abacaxi, tomate e arroz de jasmim. Que tal?

  • Endereço: Quinta Avenida, entre as calles 34 e 38 (interior Plaza San Pedro) – Centro.
  • Horário de funcionamento: das 13h às 23h (segunda a quarta) e das 13h à 0h (quinta a domingo).

Os restaurantes de Playa del Carmen são um atrativo à parte, concorda? Não deixe de conhecê-los!

Dicas de quem já foi a Playa del Carmen

Nada melhor do que se inspirar com as sugestões de quem já foi ao destino que você pretende incluir no roteiro, certo? Então, veja dicas imperdíveis de Playa del Carmen a seguir!

Vlog de lua de mel em Playa del Carmen, Tulum, Cenotes, Cozumel

No vídeo, a Gabi mostra o percurso que fez em Playa del Carmen durante sua lua de mel, partindo de Cancun. Acompanhe as aventuras do casal nos restaurantes, nas praias e nos cenotes!

Tour pelo hotel em Playa Del Carmen, Cenote e praia paradisíaca em Tulum!

A Giovanna também partiu de Cancun em direção à Playa del Carmen, às ruínas maias e aos parques da região. Você vai se encantar com os lugares como se estivasse lá!

Playa del Carmen e Riviera Maya: XCaret, Tulum, Chichén Itza, Cozumel, Cenote dos Ojos e mais

A Amanda começa seu roteiro pelo XCaret, passando pelos principais pontos da região, como Chichén Itza e Cozumel. Aproveite para anotar as dicas de transporte entre um lugar e outro!

E então, conseguiu se inspirar para montar seu roteiro por Playa del Carmen e região?

Mais fotos de Playa del Carmen que vão convencer você a arrumar as malas

Para fechar, você vai se impressionar (ainda mais!) com a seleção de imagens abaixo. Pronto para se deleitar?

1. Que tal começarmos com essa vista?

2. Você também queria que toda segunda fosse assim, certo?

3. Mas talvez assim seja melhor…

4. Um passeio de lancha nessas águas também não seria má ideia

5. Ou de barco…

6. Nadar em um cenote

7. Ver a Pirâmide Kukulcán de perto

8. Perder-se pelas ruínas

9. E pisar em Chichén Itzá

10. São experiências que certamente vão marcar sua vida

11. Não deixe de se maravilhar com os flamingos

12. Ou com um “simples” banho de mar por essas águas cristalinas

13. Sozinho ou acompanhado

14. É impossível não se impressionar com o azul

15. A vida marinha da região é ainda mais surpreendente

16. E os cenários podem ser bastante diversificados (como esse ângulo da charmosa Valladolid)

17. Mas o entardecer é um capítulo à parte

18. Você conseguiria descrever em palavras esse céu?

19. Despedir-se de um dia por lá não é tarefa fácil

20. Portanto, garanta um lugar para assistir a esse espetáculo!

Pronto! Agora você já sabe o que fazer em Playa del Carmen e nos arredores, quais pontos visitar e onde comer. Só falta planejar os últimos detalhes para conhecer esse paraíso logo. Que tal?

PARA VOCÊ