Praia Vermelha: um paraíso quase escondido no Rio de Janeiro

Escrito por Marta Stegani

A Praia Vermelha é uma praia pequenina e escondida localizada aos pés do Pão de Açúcar. Ela fica no bairro da Urca, uma região agradável, charmosa e uma das mais seguras da cidade. Apesar de não estar entre as praias mais badaladas do Rio de Janeiro, ela é muito indicada para quem quer um lugar longe das aglomerações e cercado por belezas.

Na sua frente, um mar verde e tranquilo, nas suas costas, um dos cartões postais da Cidade Maravilhosa. Já deu para perceber que o lugar é mesmo especial, não? Continue aqui e conheça a Praia Vermelha e, na sua próxima viagem, coloque ela no seu roteiro!

Mapa da Praia Vermelha

A Praia Vermelha está localizada no bairro da Urca, zona sul do Rio de Janeiro. Chegar até lá é fácil. É só seguir até o final da Avenida Pasteur. Na rua de acesso ao bairro da Urca está a Praça General Tibúrcio e a praia está logo depois da praça.

Para quem vai de carro fica o aviso: ali há um pequeno estacionamento, mas ele só pode ser usado aos finais de semana. A estação de metrô mais próxima é a Botafogo e existem algumas linhas de ônibus que circulam por ali.

Informações úteis sobre a Praia Vermelha

Descubra algumas curiosidades sobre a Praia Vermelha que serão úteis na sua viagem.

  • Pequenina: a Praia Vermelha é uma praia minúscula, com pouco mais de 200 metros de extensão.
  • Localização: ela está localizada entre o morro do Pão de Açúcar e o morro da Babilônia.
  • Para relaxar: em seu pequeno calçadão encontram-se quiosques com mesinhas para relaxar e saborear uma água de coco bem gelada.
  • Para se exercitar: do lado esquerdo está a Pista Cláudio Coutinho, com um visual incrível para correr, caminhar ou pedalar.
  • Segurança: do lado direito da praia está o Clube Militar da Praia Vermelha.
  • Por quê Praia Vermelha: no pôr do sol, pequenos cristais de granada espalhados pela areia ganham um tom avermelhado muito bonito.
  • Cuidado: apesar de a praia ter águas calmas, não se engane, pois a praia é de tombo e vai ficando cada vez mais funda, por isso é importante sempre ficar atento com as crianças.
  • Quer mais uma dica para curtir no Rio de Janeiro? Aproveite para conhecer a praia no mesmo dia que for subir ao bondinho – pois o acesso fica próximo a praia. Depois, pegue uma bicicleta e siga pela Pista Cláudio Coutinho e feche o dia no tradicional Bar Urca.

    Hotéis e pousadas perto da Praia Vermelha

    A Praia Vermelha não é tão frequentada por turistas quanto as demais praias da cidade por estar um pouco distante dos grandes hotéis. Mas, existem algumas opções a poucos quilômetros dali onde você estará muito bem localizado para curtir a praia e também as outras atrações da cidade.

    Novotel RJ Praia de Botafogo – $$$$$

    O Novotel Praia de Botafogo está a 7 minutos de carro da Praia Vermelha. A acomodação tem vista para o Pão de Açúcar e está em uma região em que a vida noturna é privilegiada, próximo a teatro, shoppings e bares. O hotel está a 600 metros de uma estação de metrô, que te leva para diversos cantos da cidade, e a 15 minutos do aeroporto Santos Dumont e dos bairros de Copacabana e Ipanema.

    As instalações são modernas e incluem sauna, jacuzzi, academia, restaurante e salas de reunião, sendo uma boa escolha para uma viagem de lazer ou negócios.

    Mercure Botafogo Mourisco – $$$$

    Também no bairro de Botafogo, o Mercure possui excelente localização e um ótimo custo-benefício. O hotel tem quartos espaçosos e equipados, alguns com vista para o Cristo Redentor, além de piscina, espaço fitness, bares e restaurantes. A acomodação também tem fácil acesso para os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro e está a aproximadamente cinco minutos de carro da Praia Vermelha.

    Hotelinho Urca – $$$

    O Hotelinho é a acomodação mais próxima da Praia Vermelha: a uma caminhada de apenas 10 minutos. A charmosa pousada faz os hóspedes se sentirem em casa e tem localização privilegiada – aos pés do Morro da Urca – e uma vista de cair o queixo. Seja desfrutando da piscina ou durante o café da manhã, o hóspede tem a sorte de observar a Baía de Guanabara e o Cristo Redentor. Os quartos são aconchegantes e decorados com muito bom gosto e o café caseiro é farto e saboroso.

    Ibis Rio de Janeiro Botafogo – $$$

    O Hotel Ibis, já conhecido dos viajantes que gostam de estar bem localizados pagando pouco, está a pouco mais de 3 km da Praia Vermelha. A acomodação está próxima da estação Botafogo e possui fácil acesso às principais vias e pontos turísticos da cidade. Os quartos têm camas confortáveis e ar-condicionado e o hóspede pode contar com estacionamento, bar 24 horas e restaurante aberto diariamente para o almoço e jantar.

    Reisnger Hostel – $$

    O Reisnger é um hostel moderno no qual você vai pagar pouco e estar a apenas 5 minutos a pé da Praia Vermelha, 15 minutos da estação de metrô Botafogo e a 7 km do centro do Rio de Janeiro. A acomodação conta com quartos duplos e compartilhados, cozinha compartilhada, recepção 24 horas e wi-fi gratuito nas áreas em comum.

    Gaia Hostel – $$

    O Gaia Hostel está localizado em um casarão histórico no bairro de Botafogo. Ele está a apenas 2 quadras da estação de metrô, com fácil acesso aos pontos turísticos da cidade, diversas opções de vida noturna e a pouco mais de 2 km da Praia Vermelha.

    O hostel conta com quartos privativos e compartilhados com no máximo 8 camas. Cada quarto é equipado com armário, ar-condicionado, espelho, luz de leitura e tomada individual. A cozinha é completa e equipada, a recepção funciona 24 horas e possui uma ampla área comum.

    A Urca é uma região deliciosa e tranquila do Rio de Janeiro, outra opção interessante é o aluguel de casas na região, onde você poderá ter a chance de se sentir como um morador da cidade.

    Vídeos para te convencer a visitar Praia Vermelha

    Confira vídeos de viajantes que dão algumas dicas e mostram a beleza da Praia Vermelha!

    Pôr do sol na Praia Vermelha + passeio pela Urca

    A Praia Vermelha é um dos locais mais famosos do Rio de Janeiro para ver o nascer do sol. Após sair da cama, aproveite para subir no Bondinho do Pão do Açúcar, passar pela Mureta da Urca e conhecer outras atrações deste bairro que é um dos mais charmosos e seguros do Rio de Janeiro!

    Voo de drone pela Praia Vermelha

    Apesar de ser uma praia de pequena extensão, a Praia Vermelha está aos pés de um dos cartões postais do Rio Janeiro, o que garante um visual lindo de todos os ângulos. Veja neste voo de drone as belas paisagens que cercam o local.

    Praia Vermelha + Praia da Urca

    Duas praias bem pequenas, mas muito charmosas são as praias Vermelha e da Urca. Conheça um pouco sobre essas duas praias que têm um visual incrível!

    Conheça você mesmo essa praia pacata, mas de visual privilegiado!

    Mais fotos da Praia Vermelha que vão fazer você se apaixonar!

    A proximidade da praia com o Pão de Açúcar e o Morro da Urca deixa o visual ainda mais incrível. Confira nessas imagens!

    1. A Praia Vermelha é um cantinho especial do Rio de Janeiro

    2. Ela é uma praia tranquila, cheia de paz e beleza

    3. Um cenário daqueles que a gente não cansa de admirar

    4. A praia tem mar calmo e verdinho

    5. Ela está em um lugar privilegiado do Rio de Janeiro…

    6. …aos pés de um cartão postal: o Pão de Açúcar e o Morro da Urca

    7. Quem passeia no Bondinho consegue ver ela bem pequeninha

    8. Embora não seja tão famosa, faz parte dos clássicos da cidade

    9. O nascer do sol ali é espetacular…

    10. …assim como o entardecer

    11. Ao redor, tem barraquinhas para beber uma água de coco

    12. E a ciclofaixa para pedalar curtindo o visual

    13. Sem falar que rende belos cliques!

    14. Você vai querer voltar sempre para a Praia Vermelha!

    Esse é apenas mais um pedacinho incrível da Cidade Maravilhosa que você precisa conhecer. E se você gosta de praia, descubra aqui outras 20 praias do Rio de Janeiro para curtir ao máximo o calor carioca!

PARA VOCÊ