33 praias do Espírito Santo que você precisa visitar

Escrito por Bruno Mendes

Do trecho norte ao sul, as praias do Espírito Santo encantam os privilegiados moradores do estado e visitantes de diversas partes do Brasil. Há aquelas vazias e de mares calmos, perfeitas para quem tem filhos pequenos; e outras mais badaladas, com ótima infraestrutura de bares e restaurantes, ideais para o banhista que quer pegar sol o dia inteiro sem abrir mão da comodidade.

Elas podem até ter características diferentes, mas são igualmente belas. Quer pegar aquele bronze na próxima viagem? Elaboramos uma lista completa com essas atrações fora de série do Espírito Santo. Confira e monte a sua programação de viagem!

Mapa das praias do Espírito Santo

O litoral capixaba, que se estende desde Itaúnas até Marataízes, é banhado pelo Atlântico Sul e conta com a colaboração de vários rios regionais que desembocam no oceano.

1. Praia do Riacho Doce

Localizada na divisa entre a Bahia e o Espírito Santo, no município de Conceição da Barra, a Praia do Riacho Doce contempla um riacho de águas limpas e escuras com belas formações de corais. Desértica e naquele perfil “longe de tudo”, a atração é indicada aos visitantes que desejam relaxar.

O acesso a essa maravilha, que já foi eleita a segunda praia deserta mais bonita do Brasil, não é tão fácil. Mas não se preocupa: depois de passar por estradas de terra batida, a sua experiência nesse paraíso será recompensadora.

2. Praia da Barra

A praia da Barra fica perto da região central de Conceição da Barra e é uma das preferidas pelos turistas que prezam por infraestrutura, afinal existem quiosques e bares na faixa de areia.

É recomendado ter cuidado na hora de mergulhar, pois as ondas são agitadas. Além disso, ela é bem extensa, o que é ótimo para quem gosta de jogar vôlei, altinha ou aquela partida de futebol com os amigos.

3. Praia da Bugia

Simples e sem bares ao redor, a praia Bugia conta com vegetação de restinga em partes da areia. Ainda que não tenha grandes diferenciais paisagísticos, possui aquela indescritível atmosfera acolhedora de lugares distantes de centros urbanos.

Deu aquela vontade de sair para fazer uma caminhada ou deitar na areia e relaxar, deixando de pensar nos problemas? Esse destino será perfeito para os seus momentos contemplativos.

4. Praia de Guriri

Situada na Ilha de Guriri, essa praia de águas mornas e cristalinas é uma das preferidas dos moradores do litoral norte do Espírito Santo. Se a imagem acima revela o aspecto bucólico da atração, ela também tem atributos que agradam a turma do agito.

No verão, e em especial durante o carnaval, a ilha da cidade de São Matheus recebe visitantes de todo o país e alguns trechos da praia ficam lotados. Vale citar que há bons bares e restaurantes, ou seja, mesmo com o movimento você não vai passar perrengues.

5. Praia Pontal do Ipiranga

A Praia Pontal do Ipiranga fica no município de Linhares e tem aproximadamente 25 quilômetros de extensão. Na região há muitas casas de veraneio, pousadas e hotéis. Portanto, o destino é recomendado para aquela temporada de férias de verão.

Contemplando espaços de trilhas e uma área de desova e reprodução de tartarugas, a praia também oferece estrutura para o banhista passar o dia inteiro com a família com conforto e acolhimento.

6. Praia de Regência

Pacata e acolhedora, essa praia fica no município de Linhares em uma vila que também se chama Regência. Ela é ótima para a prática de surf, pesca, passeios de caiaque ou mesmo a simples e indispensável caminhada entre o início do dia e o fim da tarde.

Por perto há pequenas pousadas e restaurantes que servem a famosa – e irresistível – moqueca capixaba. Não deixe de provar.

7. Praia de Coqueiral

Essa praia é recomendada para quem viaja com crianças, pois as águas são calmas e existem formações de piscinas naturais em determinados períodos. Localizada na cidade de Aracruz, ela fica próxima a uma aldeia indígena e é contornada por exuberantes castanheiras e coqueiros.

Nas proximidades existem barraquinhas que vendem bebidas e petiscos, além de alguns hotéis e pousadas.

8. Praia Barra do Sahy

Procurada por visitantes de diferentes cidades do Espírito Santo, a praia Barra do Sahy fica em uma bucólica vila de pescadores e tem cerca de 3 quilômetros de extensão. Mar calmo e a boa infraestrutura encantam quem lá chega para passar um dia ou mesmo a temporada.

Longe da alta temporada, a praia fica vazia, mas no verão e em alguns feriados é a mais visitada do litoral de Aracruz.

9. Praia de Carapebus

A paradisíaca Praia de Carapebus fica localizada no município de Serra. Ela é contornada por vegetação de restinga e nas proximidades há locais de desova de tartaruga, ou seja, o contato com exemplares preservados da natureza é intenso.

Variando entre tons verdes e azulados, o mar tem ondas que podem passar dos 2 metros de altura, sendo indicado para o surf. Se a ideia for descansar e curtir a brisa do mar sem transtornos, dê uma passada nessa praia que você cumprirá sua missão de forma satisfatória.

10. Praia de Nova Almeida

A Praia de Nova Almeida fica situada no distrito homônimo, pertencente à Serra. Suas suntuosas falésias sem dúvida são o destaque paisagístico do atrativo, mas as piscinas naturais, formadas graças à presença de recifes e rochas vermelhas, colocam a praia entre as mais interessantes do Espírito Santo.

Relaxar no mar tranquilo, pescar, passear de barco será tão legal quanto passear de bicicleta no calçadão.

11. Praia de Camburi

Apesar de a Praia de Camburi ser imprópria para o banho, ela conta com ciclovia, pistas de caminhadas e alguns quiosques. É a típica praia urbana cheia de corredores, crianças brincando e casais de namorados passeando dia e noite.

Vale fazer o passeio de escunas e assistir aos shows e eventos esportivos promovidos pela prefeitura que acontecem em algumas épocas do ano.

12. Praia do Canto

Localizada em bairro de classe média alta de Vitória, a Praia do Canto é arborizada e assim como Camburi, é perfeita para quem gosta de fazer caminhadas ou sentar em algum barzinho com o propósito de beber e comer algo enquanto conversa com os amigos.

A capital do Espírito Santo é organizadíssima e contempla uma série de pontos turísticos interessantes. Recomendamos que você escolha um ou mais dias para passear nessas praias urbanas e sentir o clima aprazível da cidade.

13. Praia da Curva da Jurema

Esta concorrida praia de Vitória fica na região leste e agrada muitos visitantes pois o mar é morno e sem grandes ondas. Ela é muito procurada por quem gosta de fazer passeios de barco e andar de jet ski.

Achou que a diversão só rola de manhã? Nada disso. Após o pôr do sol, a região recebe grande quantidade de jovens e adultos, porque existem bons bares e casas noturna na região! Aquela baladinha cheia de gente bonita e com atmosfera praiana, que tal?

14. Praia de Itapoã

Muito popular entre os moradores de Vila Velha, – cidade que fica ao lado de Vitória – a Praia de Itapoã é ideal para o viajante que quer sentar no quiosque e saborear delícias capixabas, enquanto toma banho de mar e pega um sol. Ao longo de toda a sua extensão existem pequenas barracas e bares, o que proporciona comodidade ao turista que não tem um pingo de interesse de voltar cedo para o hotel.

O mar em si é propício para o banho e na faixa de areia é possível dar uma corridinha, jogar vôlei ou futebol. Resumindo: praia muito familiar!

15. Praia de Itaparica

Continuação da Itapoã, a Praia de Itaparica tem ótima infraestrutura de bares e quiosques e também recebe muitos moradores de Vila Velha, Vitória e de outros estados. Se for passar uma temporada na cidade, escolher um hotel por perto será uma boa decisão.

16. Praia da Costa

A Praia da Costa fica ao lado da Itapoã e é muito visitada pelos moradores de classe média alta de Vila Velha. Entre as mais conhecidas do Espírito Santo, a praia é cercada de hotéis e pousadas adequados a diferentes preferências e gostos.

Se a infraestrutura está mais que aprovada, a natureza oferece graciosa contribuição à atração turística: o mar é verdinho e transparente e existem áreas de ondas fortes e trechos rasinhos, onde os pais podem aproveitar com os pequenos sem preocupações.

17. Praia Secreta

Certo esforço é solicitado ao visitante que deseja chegar à Praia Secreta, mas atravessar os obstáculos geográficos e encontrar o mar será recompensador. Descoberta há pouco tempo pelos moradores, ela tornou-se um point em Vila Velha e recebe muita gente de outros estados, principalmente de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Atenção: embora a praia seja uma espécie de grande piscina natural, há trechos considerados perigosos. Para aproveitar o dia com segurança, siga a orientação das placas e dos salva-vidas, certo?

18. Praia da Barra do Jucu

Mais afastada da região central de Vila Velha, a Praia da Barra do Jucu fica em região que antigamente foi uma vila de pescadores. Em razão das ondas grandes, a localidade costuma sediar campeonatos de surf e bodyboarding.

19. Praia da Baleia

Essa praia não é recomendada para crianças e idosos, pois as ondas são muito fortes. Ideal para a turma do surf, ela fica em um balneário afastado da concentração populacional de Vila Velha.

Quer pegar a prancha e dropar altas ondas em um cenário de primeira? Esse destino é mais que recomendado, pode agendar uma visita.

20. Praia das Castanheiras

A Praia das Castanheiras é uma das mais badaladas de Guarapari, cidade turística e repleta de belezas naturais. Com águas cristalinas e situada em região central, a atração conta com boa área de estacionamento no entorno e alguns quiosques.

Há algumas pedras no mar, então é imprescindível ter atenção no momento do banho. No mais, aproveite cada segundo a brisa e a bela vista.

21. Praia dos Namorados

Como o próprio nome indica, essa praia é perfeita para casais curtirem momentos românticos. Pequenina e cercada por pedras, ela é agraciada com piscinas naturais que se formam alguns dias, a depender do movimento da maré.

Mesmo localizada no núcleo urbano de Guarapari e bem movimentada, a praia conserva certo clima bucólico e a tranquilidade encontrada em mostras naturais afastadas. Recomendação: aprecie – e preferencialmente fotografe – o pôr do sol de lá.

22. Praia das Virtudes

A Praia das Virtudes é uma pequena enseada que fica próxima ao centro de Guarapari e faz parte do circuito cultural do município. Caso você tenha sorte e a maré esteja baixa, irá ter o dia inteiro para tomar banho na piscina natural formada. No entorno há calçadão com bares e uma pequena praça com quadra esportiva.

23. Praia do Morro

Ao contrário da anterior, essa praia tem longa faixa de areia – quatro quilômetros de extensão – mas é igualmente bela e recebe muitos visitantes durante diferentes épocas do ano.

Tanto o turista que gosta de agito, quanto aquele que não abre mão da calmaria, ficarão satisfeitos com as opções de lazer oferecidas na localidade. Além de calçadão, bons bares e quiosques; a praia conta com área mais reservada e é sombreada por amendoeiras e coqueiros.

24. Praia do Bem-Te-Vi

Diferente das anteriores, a Praia do Bem-Te-Vi é deserta e está localizada na cidade de Anchieta. Você quer sair dos núcleos urbanos e apreciar a natureza em mostras virgens e praticamente puras? Marque um passeio para esse trecho paradisíaco do litoral do Espírito Santo.

25. Praia de Ubu

A Praia de Ubu é urbanizada mas atende ao gosto do viajante que gosta de lugares pacatos. Limpa e charmosa, ela não conta com quiosques por perto, mas há um restaurante elogiadíssimo, que serve uma moqueca de primeira.

Na região existem alguns hotéis e pousadas, então você poderá estender o passeio até o final da tarde. Caso tenha essa ideia, não deixe de apreciar o esplêndido pôr do sol!

26. Praia dos Castelhanos

Apontada por muitos como a mais bonita de Anchieta, a Praia dos Castelhanos conserva os ares pacatos das outras praias da cidadezinha e é um ótimo ponto de lazer e descanso. Sabe aquele finalzinho da tarde ventilado onde só é possível sentir o barulho do mar? Você irá encontrar nesse trechinho do paraíso do Espírito Santo.

27. Praia de Piúma

A principal praia do município de Piúma também é conhecida como Praia Linda e Praia do Corujão. Movimentada e com alguns quiosques ao longo de sua faixa de areia, ela fica localizada em região com comércios e casas de veraneio, tornando-se um destino interessante para quem planeja um aluguel por temporada.

Além do banho de mar – cuidado que às vezes ele é bem agitado – andar na areia, tomar uma gelada e bater uma bolinha, será um privilégio contemplar o Monte Aghá, famosa montanha da cidade.

28. Praia Maria Neném

Situada em área de preservação ambiental, a Praia Maria Neném possui vegetação nativa e há várias conchas espalhadas pela areia. Por ser rasa, é indicada aos banhistas que não gostam de ondas grandes, principalmente famílias que viajam com crianças.

29. Praia de Itaoca

Já em Itapemirim, a Praia de Itaoca tem longa faixa de areias branquinhas e é supercalma, sendo um ótimo refúgio para a família inteira. Propícia para brincadeiras na terra e no mar, ela também é recomendada para a prática de esportes náuticos, como windsurf e iatismo.

30. Praia da Gamboa

Pouco frequentada, essa praia mescla boa infraestrutura de bares e restaurantes, beleza natural e atmosfera bucólica. É mais uma atração indicada para o viajante que gosta de recantos com cara de isolados, mas que não dispensa um bom lugar para comes e bebes.

31. Praia das Pitas

A aconchegante Praia das Pitas está situada em Marataízes, município que fica quase no extremo sul do Espírito Santo. Contornada por castanheiras, ela tem características rústicas, é extensa e o mar é calminho.

Há vastos exemplares de vegetação nativa no local e um pequeno riacho deságua no mar. Visual paradisíaco, natureza preservada e o brilho intenso do sol te aguardam nesse paraíso secreto que você precisa descobrir.

32. Praia de Boa Vista

A Praia de Boa Vista é basicamente a última praia de Marataízes no sentido sul. Contando com 6 quilômetros de extensão, ela possui falésias, vegetação nativa e o mar apresenta apenas pequenas ondulações.

Você gosta de fazer longas caminhadas – ou mesmo dar aquela corridinha – enquanto aprecia o cenário e sente o vento no rosto? Pode incluí-la na sua programação, a escolha é perfeita.

33. Praia de Marobá

A última opção dessa lista está localizada a apenas 6 quilômetros do estado do Rio de Janeiro, no município de Presidente Kennedy. Agraciada por falésias e castanheiras, a Praia de Marobá fica a cerca de 20 quilômetros da região central da cidade, mas é muito visitada. Atraindo vários esportistas, o atrativo tem mar aberto e dispõe de bares em alguns pontos.

Viu como as praias do Espírito Santo são lindas? Convoque seus amigos, familiares e faça uma tour por esse litoral repleto de novidades, que você guardará as melhores lembranças. Prepare os óculos escuros, viseira e protetor solar!

PARA VOCÊ