Praias de Guaratuba: 10 orlas que não podem faltar em seu roteiro

Escrito por Sheila Almendros

Guaratuba é um destino litorâneo paranaense com 22 km de praias exuberantes — muitas delas com estrutura completa para receber os turistas, mas sem perder a atmosfera tranquila de uma tradicional vila de pescadores. Sua beleza natural intacta é o que chama mais a atenção, sendo um dos locais mais procurados para se passar o verão.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

10 principais praias de Guaratuba

Viajali

Conheça, abaixo, as principais praias de Guaratuba que merecem entrar em seu roteiro de viagem. Tem opções para aquele passeio com os amigos e também para desfrutar um fim de semana com a família:

1. Praia Central

Os 2,5 km de extensão da Praia Central costumam ficar bastante agitados durante a alta temporada. Seu grande público é formado por jovens (já que o entorno conta com muitos bares e restaurantes), mas as águas tranquilas e areia fofinha também atraem famílias com crianças. Aproveite a sua visita para praticar kitesurf e visitar o Morro do Cristo.

2. Praia de Caieiras

Se a ideia é curtir uma praia mais tranquila, inclua a Caieiras na sua rota. A orla é acessada por uma estrada de terra, ou partindo de barco da Praia Central, e seu formato em L tem aproximadamente 1 km de extensão. A rusticidade da paisagem, que ainda conta com uma aldeia de pescadores para adicionar mais charme, e o mar tranquilo garantem o sossego de sua estadia.

3. Praia dos Coroados

Por ser mais afastada do centro da cidade (precisamente a 8 km), a Praia dos Coroados não é muito frequentada por turistas, o que pode ser uma grande vantagem para muitos viajantes. É um local praticamente deserto até na alta temporada, e não conta com nenhuma infraestrutura. Portanto, ao curtir esse paraíso, leve seus comes, bebes, cadeiras e guarda-sol.

4. Prainha

Na divisa com o município de Matinhos está a Prainha, um local bastante tranquilo, mas não muito longe do centro. O mar é perfeito para os banhistas, e também para praticar a pesca de arremesso. Os esportes náuticos como o kitesurf também são bem vindos por lá, assim como as atividades na areia.

5. Praia de Brejatuba

Ao sul do Morro do Cristo está a famosa Brejatuba e todo o seu cenário rústico e natureza preservada. Ela é muito frequentada por surfistas, inclusive fora da temporada de campeonatos, mas também é ótima para o banho e longas caminhadas, por seu formato retilíneo. A estrutura do local é precária, portanto, certifique-se de levar o necessário para a sua estadia.

6. Praia das Pedras

Ao norte da Praia Central está a pequena porção de areia batizada de Praia das Pedras. Suas características peculiares destoam das demais orlas, já que suas formações rochosas são a principal característica do local. Aproveite a visita para procurar a pedra do peixe do dinossauro, e também avistar os restos do Vapor São Paulo, naufragado em 1868.

7. Praia Barra do Saí

Barra do Saí, na verdade, está dividida entre Guaratuba e Itapoá (SC), e possui pouquíssimas construções em seu entorno. É uma praia tranquila, com 2 km de extensão, e cercada por mata nativa intacta. É um lugar bastante tranquilo, ideal para curtir a dois.

Continua após o anúncio

8. Praia Mansa

A Praia Mansa possui 1.500 metros de extensão e um incrível mar tranquilo, ideal para curtir com as crianças (sempre acompanhadas, pois a profundidade pode assustar) e fazer caminhadas. A orla conta com quadras de vôlei, cadeiras e guarda-sóis para locação e um jardim bem cuidado, além de ser cercada por quiosques e restaurantes.

9. Praia de Nereidas

A Praia de Nereidas costuma ser bastante agitada na alta temporada, mas praticamente deserta no restante do ano. A orla queridinha dos moradores conta com uma boa faixa de areia dourada e mar agitado, com ondas fortes e água cristalina. O local tem recebido uma boa estruturação ao longo dos anos, e o comércio pelas redondezas cresce timidamente.

10. Praia Brava

Localizada em uma enseada, a Praia Brava tem como característica principal o mar raso e agitado (fazendo jus ao nome). Ela é circundada por um jardim e vegetação nativa remanescente, e muito frequentada por surfistas e pescadores. Os banhistas também amam aproveitar a água limpa e a areia fofa da orla, que batem 11km de extensão.

As praias de Guaratuba agradam todos os tipos de viajantes – desde os que procuram o agito até os que preferem a tranquilidade de um dia em meio à natureza.

Vídeos de quem já foi a Guaratuba

Conheça outras opções de praias em Guaratuba e dicas para aproveitar ainda mais a viagem:

Praia do Cristo

A Praia do Cristo, na verdade, faz parte de um trecho da Praia Central, e recebeu esse nome por estar próxima do Morro de Cristo. É muito visitada por abrigar o principal ponto turístico da cidade, e possui águas tranquilas e limpas.

Passeio de ferry boat de Guaratuba a Matinhos

O ferry boat funciona por 24 horas, e é o meio mais fácil para visitar as praias de Caiobá. A travessia de 1 km é feita em aproximadamente 10 minutos, e acredite, o trajeto é sensacional!

Turismo em Guaratuba

Nesse vídeo, a vlogueira mostra imagens de seus passeios por Guaratuba, as principais praias, em imagens de arrancar suspiros.

Se você se surpreendeu com Guaratuba, não deixe de conhecer também outras opções de praias do Paraná.

 
   

PARA VOCÊ