Praias de São Sebastião: 24 opções apaixonantes no litoral paulista

Escrito por Marta Stegani

Com quase cem quilômetros de extensão, São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, é um dos destinos com praias famosas e conhecidas no Brasil e no mundo. As opções vão desde praias badaladas, com ondas perfeitas para o surf, cantinhos de pura tranquilidade e praticamente inexplorados, além daquelas que oferecem infraestrutura completa para toda a família. Seja para passar férias ou apenas um final de semana, sem dúvida as praias de São Sebastião vão atender as suas necessidades e te deixar com um gostinho de quero mais. Apresentamos uma lista com 24 opções para você descobrir qual é mais a sua cara!

24 praias de São Sebastião para você conhecer

Se você quer agito e badalação, Maresias é o point, mas se é tranquilidade que você procura, que tal explorar a pequena e selvagem Calhetas?

1. Praia da Boracéia

A Praia da Boracéia fica na divisa com o município de Bertioga e apenas uma parte dela pertence a São Sebastião. É uma boa opção para quem preza pelo sossego. Tem uma faixa de areia firme ampla e espaçosa e o mar é tranquilo e bom para banho, ótimo para famílias curtirem com as crianças. O visitante ainda é servido com algumas opções de quiosques e vendedores.

2. Praia da Juréia

Uma praia cercada pela Mata Atlântica, com areias brancas e águas cristalinas e agitadas – se você não é um banhista dos mais experientes, tome cuidado, pois o mar é de tombo. É o paraíso para quem quer tranquilidade e contato com a natureza. Por estar em uma área mais reservada, os visitantes não podem contar com o serviço de quiosques, então não se esqueça de ir preparado para ter um dia prazeroso.

3. Barra do Una

A Barra do Una está entre as mais belas e preservadas praias de São Sebastião. É cercada por vegetação e, no canto esquerdo, se forma uma pequena península que separa o Rio Una do mar. Nessa área, as águas são mais tranquilas, boas para pesca, mergulho e stand up paddle, mais adiante, o mar é forte e propício para o surf.

No local está localizado o Iate Clube Barra do Una, de onde é possível circular de barco pelas águas cristalinas da região e fazer passeios para outras ilhas. Ao redor existem boas opções de hotéis, pousadas e restaurantes.

4. Praia de Juquehy

Preste atenção nessa dica, pois a Praia de Juquehy tem de tudo para se tornar a sua queridinha. Lá você encontra sossego, mar calmo, águas cristalinas, uma ampla faixa de areia branca e fina e muito verde ao redor. Tem clima agradável e é uma das preferidas por famílias com crianças.

A praia oferece boa infraestrutura, que vai desde barracas na areia, até hotéis, pousadas, bons restaurantes e dois minishoppings na rua principal.

5. Praia da Barra do Sahy

A praia da Barra do Sahy é um canto pequeno e muito charmoso. Caminhando para o lado esquerdo, você chega no local onde desemboca o Rio Sahy, de onde partem barcos de passeio para As Ilhas, uma pequena ilha que fica na frente da praia e que vale a pena conhecer. Nesse mesmo canto há uma pontezinha de madeira que leva até a Capela Caiçara, erguida pelos moradores em 1920. Já o lado direito é conhecido como Canto Bravo, onde se formam boas ondas para surf.

Apesar de ser de tombo, o mar não é agitado e é um bom passeio para famílias com crianças, é só ficar atento com os pequenos. O som é proibido nessa praia, portanto, aproveite a estadia para desfrutar apenas do som do mar.

6. Praia da Baleia

A Praia da Baleia é ideal para passar um dia, já que não oferece muitas opções de hospedagem, apenas residenciais e casas de veraneio. É um ambiente de paz e tranquilidade, quase sem comércio, mas bem servida de barracas. A praia é larga e rasa e suas areias fininhas formam o combo perfeito de diversão para as crianças. Também é uma boa opção para corrida e stand up paddle.

7. Praia de Camburi

A Praia de Camburi é conhecida pela galera do surf por conta de suas boas ondas durante todo o ano – o que não afasta famílias que querem curtir as belezas do local. Separadas pelo Rio Camburi, está Camburizinho, uma praia mais tranquila e mais apropriada para os pequenos. As duas praias são cercadas pelo verde da Mata Atlântica, com águas em tons de verde e azul e areias claras.

Oferece boa estrutura de serviços, tanto de barracas, quanto de hotéis, bares e bons restaurantes, sendo uma das melhores regiões para quem quer embarcar em uma viagem gastronômica.

8. Praia de Boiçucanga

A Praia de Boiçucanga não pode faltar no seu roteiro por ser o palco de um dos pores do sol mais espetaculares da região. Além disso, a região é o maior centro comercial da costa sul de São Sebastião, servindo bem os visitantes com opções de hospedagem, comércio, banco, pronto-socorro e restaurantes.

O cenário é composto por areia grossa e fofa, mas é necessário ficar atento, pois a praia é de tombo e possui ondas fortes.

9. Praia de Maresias

Maresias é uma das praias mais procuradas e badaladas de São Sebastião e encontrar um lugar ao sol no verão não é tarefa das mais fáceis. É o paraíso do surf, com as melhores ondas do país, sendo palco de campeonatos nacionais e internacionais. A infraestrutura não deixa a desejar, com barracas à beira mar, hotéis, bares, restaurantes e danceterias, que garantem a diversão dos jovens quando o sol se põe.

10. Praia de Paúba

Paúba é uma praia pequena em extensão, mas de uma beleza sem tamanho. Ao contrário de sua vizinha Maresias, é um local sossegado e frequentado por famílias e casais. O mar tem boas ondas em algumas épocas, atraindo surfistas, mas no geral é considerada tranquila

Sua ampla faixa de areia fofa é um convite para esticar a canga e aproveitar o sol enquanto aprecia a paisagem cercada por muito verde. Apesar de ser mais reservada, conta com boa estrutura de quiosques, bares e restaurantes.

11. Praia de Santiago

A Praia de Santiago foge do circuito tradicional de São Sebastião, por isso, se torna um recanto de calmaria para quem quer fugir da badalação. Seu mar é calmo e cristalino, perfeito para um mergulho e para praticar stand up paddle. O local é cercado por vegetação nativa e é impossível não esticar a canga e relaxar à sombra das árvores. O lugarejo não oferece muita infraestrutura e conta com poucas opções de quiosques.

12. Toque Toque Pequeno

Se você quer sossego, acrescente a Praia de Toque Toque Pequeno ao seu roteiro. Ela é considerada uma das mais belas praias de São Sebastião já foi até recomendada pelo jornal The New York Times.

A praia é tranquila e pequena – apenas 400 m de extensão – e é cercada por muito verde e por alguns condomínios e casas de veraneio. O mar é convidativo, de águas cristalinas mas, por ser uma praia de tombo, requer cuidado. É o reduto da tranquilidade e conta com algumas barracas que oferecem serviços aos visitante. O local abriga também uma vila de pescadores que comercializam peixes para os moradores e turistas.

13. Praia das Calhetas

A praia está situada em um condomínio fechado e o acesso é permitido apenas para pedestres. Após uma caminhada de aproximadamente dez minutos por uma estradinha, o visitante é recompensado com um paraíso quase selvagem e deserto, cercado por coqueiros e mar calmo. Leve tudo o que você necessita para passar o dia, inclusive alimentos, pois não há nenhuma estrutura para o visitante.

14. Toque Toque Grande

Apesar do nome, Toque Toque Grande é uma praia pequena e muito charmosa. Tranquila e com poucas opções de barracas e ambulantes, tem apenas algumas casas ao redor, por isso, cai no gosto de quem quer descanso. Oferece uma vista privilegiada da Mata Atlântica e faz você se sentir bem pertinho da natureza. Seu mar é calmo e cristalino – é possível avistar peixes e tartarugas – e apesar de ser de tombo, não tem correnteza forte.

15. Praia de Guaecá

Do variado leque de praias tranquilas de São Sebastião, a Praia de Guaecá é mais uma para relaxar e esquecer do tempo. Está localizada em uma área residencial, com muitos condomínios, e não conta com infraestrutura ao redor, apenas algumas barracas na areia, então é bom ir preparado com água e comidinhas. O mar alterna em dias de ondas agitadas, boas para o surf, e de calmaria em que se pode curtir tranquilamente com as crianças – uma dica é ir para o lado norte.

16. Praia de Barequeçaba

A Praia de Barequeçaba é praticamente um paraíso para famílias com crianças pequenas. Com águas tranquilas e pouquíssimas ondas, os pais também podem ficar mais à vontade. Também é uma boa opção para a prática de stand up e caiaque, inclusive, dá para alugar equipamento no local. Para mais conforto, o visitante é servido com algumas opções de barracas e ambulantes.

17. Praia das Pitangueiras

Pitangueiras é uma praia pequena e reservada, mas que sem dúvida não pode ficar fora do roteiro de quem vai a São Sebastião. O acesso até ela não é dos mais fáceis e não há barracas pela orla, então leve o que comer e beber para aproveitar o dia nesse pedaço de paraíso.

Chegando lá, o visitante é recepcionado com um mar cristalino e calmo – bom para as crianças – além de uma vista espetacular para Ilhabela. Para ficar perfeito, as árvores são um convite para deitar e aproveitar a sombra nos dias de sol.

18. Praia Grande

A Praia Grande é uma das que mais oferece estrutura aos visitantes, com estacionamento, quiosques, lanchonetes, espaço para churrasco, vestiário, playground e segurança. A praia é de fácil acesso e está bem próxima ao centro da cidade. O melhor de tudo é que suas águas são ótimas para banho, o mar é raso e sem muitas ondas, sendo o passeio perfeito para famílias irem com as crianças. Com tantos benefícios, costuma ser cheia aos finais de semana e férias.

19. Praia Deserta

Localizada em uma área residencial, a Praia Deserta é uma boa opção para um mergulho após caminhar ou pedalar pelo calçadão de sua orla. Essa praia não recebe muitos visitantes, sendo mais frequentada pelos moradores do local. Possui águas bem tranquilas e a areia é fofinha, mas vai se tornando pedregosa quando se aproxima do mar.

20. Praia do Arrastão

Essa é mais uma das praias que oferece boa infraestrutura aos visitantes. Nas extremidades da praia ficam alguns quiosques, mas ao redor você encontra restaurantes e até um pequeno shopping com praça de alimentação. O mar é calmo e oferece uma vista privilegiada de Ilhabela. Se estiver por São Sebastião no Réveillon, aproveite para curtir a queima de fogos que acontece nessa praia.

21. Praia Portal da Olaria

A Praia Portal da Olaria é uma praia pequena, localizada em uma área residencial e quase privada. Mesmo assim, quem se aventura, desfruta de um paraíso quase particular, com uma pequena faixa de areia e mar tranquilo com vista para Ilhabela. O acesso é feito através de uma rua estreita na qual não é possível estacionar. No local não há nenhuma estrutura, então leve o que for necessário para passar um dia tranquilo.

22. São Francisco da Praia

A Praia de São Francisco é conhecida como a base pesqueira de São Sebastião, por isso, o bairro é muito procurado pelos visitantes para compra de pescados. A praia não é das mais procuradas para banho, mas é dona de um visual incrível: tem águas tranquilas, barcos ancorados e vista para Ilhabela.

Próximo a praia está o Convento de Nossa Senhora do Ampar, construído entre os séculos XVII e XVIII, um dos importantes patrimônios da cidade, que dá um charme ao bairro.

23. Praia das Cigarras

A Praia das Cigarras é daquelas convidativas para um dia de tranquilidade em família. Tem areias grossas, mar com poucas ondas e muitas árvores em seu entorno, que fazem uma deliciosa sombra nos dias de sol. Conta com quiosques que oferecem os serviços básicos aos visitantes. Por conta de sua beleza e infraestrutura, costuma ser bastante procurada no verão e nas férias, mas nada que atrapalhe o descanso.

24. Praia da Enseada

A Praia da Enseada é a primeira praia ao Norte e faz divisa com a cidade de Caraguatatuba. Tem boa estrutura para atender aos turistas, com restaurantes, bares e quiosques, além de ser ótima para banho, especialmente para famílias com crianças, pois suas águas calmas e rasas permitem que os pequenos brinquem à vontade.

Com tantas opções, fica até difícil escolher qual a melhor e mais bela praia. Mas que tal pegar o carro e sair desbravando esse paraíso?

15 fotos de praias de São Sebastião que são que vão te provar a beleza do lugar

São Paulo não é só concreto e correria, seu litoral esconde paisagens tão incríveis que fica até difícil de acreditar. Olha só!

1. As praias de São Sebastião tem espaço para todas idades!

2. Afinal, a união da natureza e do mar é a coisa mais linda!

3. Já imaginou a paz desse lugar?

4. Olha só a Praia da Barra do Una vista de cima!

5. O entardecer de Boiçucanga é encantador, não é mesmo?

6. A Praia de Guaecá também não deixa a desejar!

7. Difícil escolher o que encanta mais: o pôr do sol ou as ondas

8. Toque Toque Grande nem precisa de filtro!

9. A refrescância do mergulho depois de pedalar pela orla

10. Basta um mergulho nas águas de Camburi para renovar as energias

11. E quem é do surf, prepare-se para as ondas de Maresias!

12. Reúna a família e os amigos para contemplar essa imensidão!

13. Esse paraíso quase intocável pode estar a poucos quilômetros de você

14. Toque Toque Pequeno é linda de todos os ângulos!

15. Todos os dias você poderá contemplar esse espetáculo bem diante dos seus olhos!

Com certeza alguma dessas praias vai se tornar o seu cantinho preferido do litoral paulista!

PARA VOCÊ