Ilhabela: conheça as atrações e a beleza desse paraíso no litoral paulista

Escrito por Marta Stegani
Atualizado em 02.12.20

Ilhabela é um arquipélago que, como o próprio nome diz, é formado por belas ilhas. É um destino completo para as férias: são mais de 40 praias – entre elas, umas das dez mais bonitas do Brasil – mais de 300 cachoeiras, trilhas, mirantes com um visual de tirar o fôlego, cenários inesquecíveis para mergulho, águas propícias para a prática esportes e um centrinho charmoso que garante o agito noturno.

Continua após o anúncio

Se você busca um destino para relaxar, estar em contato com a natureza e apreciar belíssimas paisagens, Ilhabela não deixa a desejar. Continue aqui e descubra as melhores praias, o que fazer, opções de hospedagem e os lugares favoritos dos turistas para saborear um bom prato de frutos de mar e outras delícias!

Onde fica Ilhabela

Ilhabela está localizada no litoral norte de São Paulo, a 210 km da capital paulista. O arquipélago fica próximo das cidades de São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, também na região norte, e de Paraty, Angra dos Reis e Ilha Grande, no Rio de Janeiro.

Como chegar

É possível chegar em Ilhabela de carro, ônibus ou através dos navios de cruzeiro que aportam na ilha. Quem vai de ônibus deve desembarcar em São Sebastião e fazer a travessia da balsa a pé. Para quem vem de fora de São Paulo, os aeroportos mais próximos são os de São José dos Campos, Aeroporto de Guarulhos e Aeroporto de Congonhas – todos em São Paulo.

De carro, o motorista deve ir até São Sebastião e passar pela balsa. Ela funciona 24 horas por dia e o percurso leva em torno de 20 minutos. Em época de férias e feriados prolongados é preciso paciência, pois o trajeto pode durar muito mais tempo.

Praias em Ilhabela

Opções para curtir um dia de sol são o que não faltam em Ilhabela. Dentre as mais de 40 praias, você pode escolher as mais badaladas, de fácil acesso ou aquelas desertas que só podem ser alcançadas através de trilha.

1. Praia do Bonete

A Praia do Bonete foi eleita pelo jornal inglês The Guardian como uma das dez mais bonitas do Brasil. Mas, como nem tudo é perfeito, seu acesso também é o mais difícil: para chegar até lá é preciso enfrentar uma trilha de 12 km que pode levar até cinco horas! Outra opção é pegar um barco e contornar a ilha.

Quem se aventura pela trilha não reclama, pois no caminho é possível fazer paradas em três cachoeiras e o destino final é recompensador: uma praia quase selvagem, com areias claras e mar agitado ótimo para o surf. É o cenário perfeito para se desconectar e curtir momentos únicos no paraíso!

2. Praia de Castelhanos

A Praia de Castelhanos é a maior do município, com 1,5 km de extensão. A praia é de mar aberto e ondas fortes, perfeita para os surfistas de plantão. Quem avista a praia através de um mirante na chegada, consegue visualizar o coração formado por sua baía de águas azuis.

A única forma de chegar até lá é através de veículos 4×4 ou barco, os mais atletas também podem se aventurar no trekking ou de bike.

3. Praia do Curral

A Praia do Curral é a mais badalada de Ilhabela, com melhor infraestrutura e um lugar para a família toda curtir. Ali estão diversos hotéis, pousadas, bares e restaurantes com serviço de praia, banheiros e ducha. A praia tem fácil acesso pela estrada e diversos estacionamentos no local.

4. Praia do Julião

A Praia do Julião é para quem quer tranquilidade. É um dos melhores locais para mergulhar, pois logo na beira do mar, pedras submersas formam pequenas piscinas naturais onde é possível ver diversos peixes. Os turistas que querem passar o dia ali podem contar com restaurantes e algumas barracas. Para chegar até lá é necessário deixar o carro e percorrer uma pequena trilha ou acessá-la pela Praia Grande, por meio de um caminho de pedras.

5. Praia do Jabaquara

A Praia do Jabaquara é a última com acesso pela estrada e está entre as mais belas e conservadas da ilha. Ela tem aproximadamente 500 metros de extensão e um cenário paradisíaco, com larga faixa de areia clara, águas transparentes e muita vegetação ao redor.

Do lado direito da praia deságua um rio que forma uma lagoa de água doce separada do oceano por uma faixa de areia e grandes pedras. A praia conta com quiosques e restaurantes e tem infraestrutura com estacionamento, banheiros e ducha.

6. Praia Pedra do Sino

A Praia de Garapocaia, mais conhecida como Pedra do Sino, é mais uma daquelas para curtir em família. A faixa de areia é cercada por enormes palmeiras e coqueiros que deixam o visual belíssimo. A praia tem mar tranquilo e raso, o que atrai famílias com crianças, e ótima infraestrutura, com quiosques, bares e restaurantes, além de estacionamento.

7. Praia da Feiticeira

A Praia da Feiticeira é uma das mais famosas de Ilhabela e o lugar ideal para quem quer sossego. Ela tem mar calmo, propício para a prática de mergulho e flutuação mas, ao mesmo tempo, é preciso ficar atento, pois esta é uma praia de tombo. Ali não há bares, quiosques e nenhum tipo de comércio, então leve tudo o que for preciso para passar o dia.

8. Ilha das Cabras

A Ilha das Cabras é um dos pontos mais visitados de Ilhabela e o motivo nem é a praia em si! É porque ali, em frente à Praia das Pedras Miúdas, está localizado o Santuário Ecológico Submarino. Nessas águas é possível encontrar diversas espécies de peixes e muitos outros habitantes marinhos. Não é à toa que esta é a praia preferida dos mergulhadores, sejam eles amadores ou profissionais.

9. Praia do Perequê

Localizada na região central e com fácil acesso, a Praia do Perequê é uma das mais frequentadas pelos turistas. Conta com ótima infraestrutura de restaurantes, bares e estacionamento. É um dos locais preferidos da ilha para a prática do kite surf e outros esportes aquáticos.

Mas, quem vai gostar mesmo são as crianças. Além de seu mar calmo, a praia conta com playground e árvores fazem sombra por toda a orla. A ciclovia também passa por ali, sendo uma ótima oportunidade para pedalar ou caminhar. E, se você é um apreciador do pôr do sol, saiba que o entardecer no Perequê é um dos mais belos da região!

10. Praia da Fome

A Praia da Fome é um recanto belo e tranquilo, de areias claras, mar verdinho e árvores que protegem os visitantes do sol. O ambiente é quase selvagem e a paisagem é composta por casas de pescadores que costumam deixar seus barcos atracados no mar.

Para chegar até esse cantinho é preciso percorrer uma trilha de aproximadamente 40 minutos, que sai da Praia do Jabaquara, ou fazer um passeio de barco ou escuna oferecido pelas agências.

Uma dica de ouro para quem vai curtir as praias, trilhas e cachoeiras de Ilhabela é usar e abusar do repelente para não ser atacado pelos temíveis borrachudos que habitam a região, além, é claro, do protetor solar!

O que fazer em Ilhabela

As praias não são as únicas atrações de Ilhabela. A ilha esconde cachoeiras, trilhas e muitas belezas debaixo d’água, que fazem do arquipélago um dos melhores locais para mergulho do Brasil! Veja o que você pode conhecer na sua visita à Ilhabela:

11. Vila de Ilhabela

A Vila, como é chamado o Centro Histórico de Ilhabela, une o antigo ao moderno. Ali estão charmosas casas e construções coloniais que contam a história da ilha, e também diversas lojas e muitas opções de gastronomia, como cafés, sorveterias, bares e restaurantes. É nessa região que fica o píer, onde desembarcam turistas de navios transatlânticos para aproveitar a ilha.

12. Mergulho

O mar de Ilhabela é considerado um dos melhores do país para a prática do mergulho. Além de ver de perto a vida marinha, nas profundezas do oceano estão escondidas dezenas de embarcações naufragadas que fazem da ilha o maior cemitério de navios da costa brasileira.

Você pode levar seu snorkel e mergulhar por conta em locais como a Praia do Julião e a Ilha das Cabras, ou desfrutar da experiência completa contratando passeios em uma das diversas agências de mergulho.

13. Cachoeiras

Ilhabela é um paraíso para quem gosta de relaxar em uma cachoeira. Na falta de uma, a região abriga 365 quedas d’água! A Cachoeira dos Três Tombos é a de mais fácil acesso. Já a Cachoeira do Gato requer um pouco mais de esforço, mas recompensa com seus 40 metros de altura. Renove as energias com um delicioso banho de cachoeira em Ilhabela!

14. Trilhas

Ilhabela é um prato cheio para quem gosta de desbravar a natureza. A ilha tem mais de 20 trilhas em meio a Mata Atlântica e cada uma tem a sua recompensa no final. Boa parte das trilhas encontram-se no caminho para as praias e cachoeiras.

Para os aventureiros, vale a pena explorar o Pico do Baepi, uma trilha que leva cerca de 5 horas de caminhada entre ida e volta, mas que tem um visual deslumbrante de seu cume aos 1.048 metros de altitude.

15. Passeios de barco

Os passeios de barco e escuna são uma ótima alternativa para conhecer as belas e desertas praias de Ilhabela. Os roteiros das agências costumam incluir a Praia de Castelhanos, Praia da Fome, Praia do Jabaquara, Praia do Bonete, além das cachoeiras.

16. Passeio de jeep

Outro passeio bem famoso na ilha são os passeios de jeep que desbravam as estradas até praias paradisíacas e cachoeiras escondidas. O carro-chefe é para a Praia dos Castelhanos, que segue por uma estrada de terra dentro do Parque Estadual de Ilhabela. O percurso de 18 km dura cerca de uma hora, com paradas em mirantes e cachoeiras para contemplação.

17. Esportes

Seja no mar ou na areia, aproveite o cenário deslumbrante de Ilhabela para mexer o corpo. As águas e os bons ventos são um convite para você pegar sua prancha ou alugar uma canoa e curtir. As condições aquáticas são propícias para o kite surf, wind surf, canoa havaiana, stand up paddle e caiaque.

Já em terra firme, além de uma partida de vôlei na areia, você pode pegar uma bicicleta e pedalar pela ciclovia ou se aventurar nos passeios de mountain bike pelas trilhas da ilha.

Em Ilhabela existem diversas agências de turismo que oferecem os passeios de barco, jeep e mergulho. Procure a mais próxima da sua hospedagem e agende a sua aventura!

Onde ficar em Ilhabela

Em Ilhabela você pode se hospedar na Vila e ficar próximo ao agito, com lojas, bares e restaurantes bem pertinho, ou escolher uma praia e acordar ouvindo o som das ondas. Confira aqui os dois tipos de acomodação e escolha o seu!

Hotel Fita Azul – $$$$$

O Hotel Fita Azul tem ótima localização: a 100 metros da Vila, onde o visitante estará próximo a bares, restaurantes e a todo agito da ilha. O hotel possui piscina com vista para o mar, bar de piscina, sauna seca, além de um delicioso café da manhã caseiro incluso na diária. A acomodação oferece cinco opções de suítes, desde a mais simples até a suíte master, com direito a banheira de hidromassagem.

  • Endereço: Av. Força Expedicionária Brasileira, 98 – Vila.

Ilha Flat Hotel – $$$$

O Ilha Flat Hotel está localizado na praia do Perequê, próximo aos melhores quiosques e ao lado de um centro comercial com bares e restaurantes. As suítes são espaçosas e bem decoradas com vista para um jardim interno. É possível se divertir dentro do hotel, que conta com área de lazer com jogos, relaxar na sauna ou na piscina e terminar o dia no restaurante do hotel saboreando um bom prato de frente para o mar.

  • Endereço: Av. Princesa Isabel, 747 – Praia do Perequê.

Barra do Piuva Porto Hotel – $$$$

O Barra do Piuva é uma excelente escolha para casais em lua de mel ou para quem quer comemorar uma data especial. Do hotel é possível ter vista para a Ilha das Cabras de praticamente todos os ambientes. A acomodação oferece desde quarto padrão até opção com hidromassagem. Para você relaxar, a hospedagem conta com piscina com bar, academia, sauna, pranchas e equipamentos para curtir o mar e diversas outras comodidades.

  • Endereço: Av. Brasil, 1.140 – Piuva Ilhabela.

Velinn Caravela Pousada Bromélias – $$$

A Velinn Caravela Pousada Bromélias é uma das mais antigas da ilha, com mais de 150 anos de história. A pousada está a poucas quadras da Praia do Perequê e da Cachoeira da Toca, já o Centro, com supermercado, farmácias, restaurantes, bares e lojas está a 1 km. A acomodação conta com amplos chalés e suítes para até seis pessoas, algumas com uma bela vista para o mar. Os hóspedes podem ainda desfrutar da piscina com cascata e hidromassagem, bar e muito verde ao redor.

  • Endereço: Av. Coronel José Vicente de Faria Lima, 1243 – Praia do Perequê.

Pousada Mareilha – $$$

A Pousada Mareilha está localizada a poucos passos da Praia do Curral, a mais badalada de Ilhabela. A acomodação conta com chalés com cozinha, área de serviço e terraço com rede – ideal para famílias – ou suítes, com vista para o mar ou com gramado privativo, uma boa opção para quem viaja com seu animal de estimação. A pousada ainda oferece piscina adulto e infantil, estacionamento, wi-fi e café da manhã.

  • Endereço: Av. José Pacheco do Nascimento, 7643 – Praia do Curral.

Hostel da Vila – $

Para os mochileiros, o Hostel da Vila é um dos preferidos de acordo com a plataforma TripAdvisor. Ele está situado a apenas alguns passos do Centro Histórico e possui uma deliciosa piscina e área social.

Tem capacidade para 70 pessoas distribuídas em quartos compartilhados e suítes privativas. A acomodação conta com recepção 24 horas, cozinha comunitária, bar e lanchonete, salão de jogos, lavanderia, estação de trabalho colaborativa, festas e diversas atividades e passeios.

  • Endereço: R. São Benedito, 202 – Centro.

Escolha a hospedagem que mais se adequa ao seu bolso e ao seu estilo, e aproveite!

Restaurantes em Ilhabela

Em Ilhabela você vai encontrar uma culinária saborosa, com boas opções de frutos de mar e diversas delícias!

Restaurante Pimenta de Cheiro

Que tal saborear uma comidinha caseira, com preço honesto e vista privilegiada para a Praia do Perequê? O cardápio do Pimenta de Cheiro conta diariamente com peixes, massas, carnes e pratos vegetarianos, que acompanham sempre salada, arroz, feijão, farofa e pimenta. Não deixe de experimentar também os aperitivos, drinks e sucos frescos com frutas da estação e as sobremesas.

  • Endereço: Av. São João, 86 – Perequê.
  • Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 11h30 às 17h; de sexta a domingo, das 11h30 às 22h; férias e feriados: almoço e jantar.

Restaurante Cheiro Verde

Localizado no Centro Histórico, o Cheiro Verde é famoso por servir comida caseira e com preço bom. No cardápio estão massas, carnes, frutos do mar e opções veganas e vegetarianas. Cada dia são oferecidas diversas opções pelo preço de R$ 30,90 o prato executivo. As refeições são bem servidas e o restaurante tem um ótimo atendimento.

  • Endereço: R. da Padroeira, 109 – Centro.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 11h30 às 22h.

Restaurante Manjericão

O Manjericão é um restaurante de ambiente agradável e aconchegante, com decoração rústica e cercado pela natureza. A casa é especializada em frutos do mar, mas conta também com opções de carne no cardápio. Da cozinha saem pratos bem servidos, com aquele gostinho de comida caseira e por um preço camarada.

  • Endereço: Av. Força Expedicionária Brasileira, 20 – Barreiro.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 11h30 às 23h.

Restaurante do Cura

O Restaurante do Cura é um restaurante por quilo com uma variedade muito grande de opções localizado na Praia do Perequê. O buffet é composto por pratos quentes, saladas, frios, massa feita na hora, grelhados, comida árabe, feijoada, sobremesas e frutas da estação. É um ambiente familiar e com bom atendimento.

  • Endereço: Av. Princesa Isabel, 337 – Perequê.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 11h30 às 16h.

Estaleiro Bar

Se você procura um lugar com música e diversão no Centro de Ilhabela, você precisa conhecer o Estaleiro Bar. O cardápio musical é variado, indo do forró ao rock, passando pelo jazz, MPB, samba, reggae e surf music. Todas as quartas tem forró com o Trio Luar, já nos finais de semana e feriados a programação é variada. Entre um passo e outro, experimente as delícias e drinks que saem da cozinha preparadas por duas cozinheiras de mão cheia.

  • Endereço: R. Dr. Carvalho, 186 – Centro.
  • Horário de funcionamento: toda quarta, sexta, sábado e véspera de feriado, a partir das 22h.

Bar SP

Um bar boêmio, com boa música, petiscos de boteco, as melhores cervejas e que só fecha quando o último cliente vai embora: este é o Bar SP, localizado em meio ao agito da Vila de Ilhabela. Além das tradicionais entradas, como espetinho de camarão, casquinha de siri e azeitonas pretas, o bar serve porções caprichadas de camarão, iscas de peixe, filé mignon, além de pizzas e pratos finos. Para acompanhar, cerveja geladíssima e destilados nacionais e internacionais.

  • Endereço: R. São Benedito, 98 – Centro.
  • Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 12h à 0h; sexta e sábado, das 12h às 4h; domingo, das 12h à 0h.

All Mirante Bar e Restaurante

O All Mirante é um restaurante sofisticado e aconchegante especializado em frutos do mar. A comida é saborosa e os pratos são fartos e muito bem apresentados. A casa tem três ambientes, todas com vista para o mar, e espaço para as crianças. Além de ganhar elogios pelo atendimento impecável e pelo conforto, a casa também é famosa pelo incrível visual que oferece do pôr do sol. É uma ótima opção para comemorar um momento especial ou para um jantar a dois.

  • Endereço: Av. Governador Mário Covas Júnior, 16600 – Borrifos.
  • Horário de funcionamento: segunda, terça e quinta, das 13h às 21h; fechado às quartas; sexta, das 13h às 22h; sábado, das 13h às 23h; domingo, das 12h às 20h.

Seja na hora do almoço ou na cerveja para fechar o dia, já deu para perceber que Ilhabela também vai te conquistar pelo estômago.

Vídeos de Ilhabela para te ajudar a desbravar a ilha

Ilhabela oferece uma porção de coisas a serem feitas e descobertas. Confira algumas dicas que vão facilitar a sua viagem e descubra também um lugar especial que você não vai encontrar nos outros guias!

5 dicas essenciais para quem quer conhecer Ilhabela

Quer saber como driblar a fila da balsa? Como se proteger dos borrachudos e as cachoeiras imperdíveis de Ilhabela? Confira esse vídeo e descubra cinco boas dicas para curtir a ilha.

Trilha para Praia de Castelhanos

A Praia de Castelhanos é uma das mais bonitas da ilha e a única forma de chegar até lá é através dos passeios de jeep. Conheça o passeio, o mirante de onde é possível ver a orla em formato de coração e as cachoeiras que você vai encontrar pelo caminho.

Trilha para a Praia do Bonete

A trilha para a Praia do Bonete é desafiadora: são 15 km de estrada e mais ou menos cinco horas de caminhada, mas com cachoeiras para se refrescar no meio do caminho e mirantes com vistas incríveis. Ao final, você será recompensado com o visual de uma das praias mais bonitas do país. Confira um pouco do trajeto e se empolgue!

Piscina natural secreta em Ilhabela

Existe um cantinho escondido em Ilhabela que requer um pouco de paciência e o auxílio de um GPS para chegar, mas que você não vai se arrepender de conhecer. Se você gosta de explorar lugares novos, assista esse vídeo do canal Rolê para Leigos e descubra o caminho das pedras.

Ilha das Cabras + Praia do Curral

Confira algumas dicas para curtir duas belas praias de Ilhabela: a Ilha das Cabras, paraíso para os mergulhadores, e a Praia do Curral, uma das mais badaladas e que atrai muitos jovens. Veja!

O litoral paulista também é incrível e reserva muitas surpresas! Se você quer conhecer mais, aproveite a proximidade de Ilhabela com São Sebastião e conheça as praias da cidade. É ali que está a famosa e badalada Maresias. Animou? Confira quais são as praias de São Sebastião e monte um roteiro perfeito para os dias de sol!