As 30 praias mais bonitas do mundo que merecem a sua visita

Escrito por Sheila Almendros

Se você é aquele viajante que gosta de voltar para casa com um belo bronzeado e experiências incríveis para contar, não deixe de conferir este post, já que aqui você encontrará as 30 praias mais bonitas do mundo. Independentemente se a sua ideia é ir para um destino mais sossegado para relaxar, ou um lugar bastante agitado para conhecer gente nova e se divertir, você certamente encontrará opções que condizem com as suas expectativas, e também com o seu orçamento. Venha conferir:

1. Grace Bay – Ilhas Turcas e Caicos

Este espetáculo da natureza é banhado pelo morno mar caribenho, que enche os olhos com sua imensidão azul e areia branca. A praia fica precisamente no município de Providenciales e costuma ser mais tranquila na região mais longe do complexo hoteleiro. Por quase não ter ondas, é um local ideal para curtir com as crianças, e voltar para casa com a cor do verão.

2. Baía do Sancho – Brasil

Fernando de Noronha é um dos destinos mais desejados do Brasil, e é lá que fica a Baía do Sancho com suas águas cristalinas, onde é possível praticar o mergulho livre e ainda se encantar com a natureza marítima e terrestre. Para manter este paraíso intacto, há um rigoroso controle de entrada e saída tanto de banhistas como de embarcações: barcos só podem ficar atracados por cerca de 40 minutos e para acessá-la é necessário pagar uma taxa de R$75 (estrangeiros pagam R$150).

3. Varadero – Cuba

O azul turquesa do mar de Varadero é de deixar qualquer um sem fôlego, e é aqui que você poderá contar com toda infraestrutura para acomodar perfeitamente os turistas que buscam as melhores praias de Cuba: espreguiçadeiras, guarda-sóis e equipamentos náuticos disponíveis para aluguel, quiosques com bom atendimento, um complexo hoteleiro de respeito no entorno (incluindo resorts all inclusive) e uma paisagem sem igual. Se você busca um lugar perfeito para passar as férias e se desligar da correria do dia a dia, eis o seu destino certo.

4. Eagle Beach – Aruba

Uma das maiores e mais bonitas praias de Aruba fica ao lado de Palm Beach, mas as duas vizinhas não possuem ligação terrestre. Apesar de oferecer toda infraestrutura (quiosques, aluguéis de guarda-sóis e poucos hotéis baixos pelo entorno), a praia em si costuma ser mais vazia que as demais. Portanto, é o local ideal para você relaxar e curtir o dia sem preocupações com toda a família.

5. Seven Mile – Grande Caimão

Situada na região oeste das Ilhas Cayman, Seven Mile é o local perfeito para o turista que busca tudo em uma única praia: o mar caribenho é morno, com ondas tranquilas e com uma vida marinha que merece a sua visita com um bom mergulho de snorkel, na areia branca é possível tomar banho de sol ou jogar uma partida de vôlei, há um centro de entretenimento, compras e gastronomia bem pertinho chamado Camana Bay, além de bares, restaurantes e quiosques por toda a orla. Imperdível, né?

6. La Concha – Espanha

O paraíso de San Sebastián abriga a La Concha, uma praia cheia de encantos e a mais famosa da Espanha. Sua estrutura urbanizada já denuncia: por lá o turista encontrará de tudo, desde cafés, bares, restaurantes até hotéis elogiadíssimos. Mesmo sendo um local com muitos visitantes, o seu movimento consegue não ser caótico, portanto, dá para todo mundo se divertir e relaxar ao mesmo tempo — ideal para famílias compostas por pessoas de diversas faixas etárias.

7. Clearwater – EUA

A Flórida é o destino mais procurado pelos americanos durante as férias de verão (e por nós brasileiros também, não é mesmo?) e é lá que fica uma das praias mais bonitas do país — a Clearwater (em tradução livre, água limpa). Pense no cenário: o mar cristalino e de águas mornas fazem jus ao seu nome, uma extensa faixa de areia branquinha que reluz durante o dia, um calçadão contornando toda a orla onde as pessoas transitam caminhando ou de bicicleta e uma movimentação de visitantes que garantem a tranquilidade, mesmo não sendo um local deserto. Surpreendente, né?

8. Seven Mile – Jamaica

As águas mornas e transparentes desta praia em Negril ocupa 14 quilômetros de território, contornados também por diversos resorts, restaurantes, discotecas e bares que animam o local. A prática de esportes náuticos é comum na região, e apesar de ter bastante movimento de turistas, não é um local extremamente cheio. A dica é: no final da tarde, fique mais ao Sul de Seven Mile, pois lá você garantirá a melhor visão do pôr do sol.

9. Bavaro – República Dominicana

Bavaro começou a cair nas graças dos turistas timidamente, quando deixou de ser somente uma aldeia que abrigava os funcionários dos resorts de Punta Cana, e passou a ter sua própria rede hoteleira para receber visitantes de todo o mundo. Situada em La Altagracia, esta praia é daqueles paraísos de águas cristalinas, mornas e rasas, com infraestrutura completa para deixar os seus frequentadores mais à vontade possível, ideal para curtir com toda a família. Conte com restaurantes, bares, e barraquinhas a sua disposição durante todo o dia, além de um cenário incrível.

10. Playa Norte – México

Esta encantadora praia em Isla Mujeres mais parece artificial, já que seu mar de águas serenas, límpidas e mornas formam piscinas naturais relaxantes e paradisíacas. Em toda a sua orla há bares, restaurantes e beach clubs, que além de oferecerem diversão, bons drinks e ótimos pratos, há guarda-sóis, espreguiçadeiras e bangalôs para alugar e aproveitar todo o dia. Por toda a sua extensão, é possível curtir o mar, praticar snorkel, tomar banho de sol na areia, jogar uma partida de vôlei e passar um dia todo sem pensar em nada que não seja descansar e aproveitar a natureza.

11. Elafonissi – Grécia

Esta fantástica praia da ilha de Creta é afastada de todo o agito das populares praias da Grécia, por isso, garante uma experiência um pouco diferenciada. Este paraíso ainda não se popularizou entre os brasileiros, mas merece estar na sua mira para as próximas férias: por estar em uma área protegida, sua natureza está impecavelmente intacta, com direito a água cristalina, rasa e morna, areia rosada, vegetação nativa e tavernas rústicas oferecendo comes e bebes sem destoar do cenário. Se busca por tranquilidade, vale a pena alugar um carro e seguir viagem até lá.

12. Praia da Falésia – Portugal

As areias douradas desta praia de Albufeira, considerada a melhor de Portugal, combinam perfeitamente com as falésias que contornam a orla de um lado (e responsáveis por cortar os fortes ventos da região), e o mar tranquilo sem rochas do outro. E todo este visual pode ser conferido do alto, assim que se chega a praia, antes de descer as escadarias de acesso. E para curtir todos esses encantos o turista poderá contar com uma vasta opção de serviços, como estacionamento, bares, restaurantes e cafés, além de aluguel de equipamentos náuticos, guarda-sóis e cadeiras.

13. Fig Tree Bay – Chipre

Nas águas transparentes e serenas de Protaras está a Fig Tree Bay, uma das praias mais bonitas do Chipre. A criançada se diverte no mar sem ondas, ideal também para a prática de snorkel, e que de longe parece apresentar diversos tons de azul. A infraestrutura conta com um ótimo calçadão, para quem não dispensa algumas horinhas correndo ou andando de bike, estacionamento gratuito, bares e restaurantes com bom atendimento e aluguel de espreguiçadeiras e guarda-sóis.

14. Bournemouth – Inglaterra

A praia de Bournemouth reflete todas as principais características desta simpática cidade inglesa homônima: mar calmo e geladinho, tudo limpinho, de orla extensa e ambiente bastante familiar. Há banheiros por toda a sua extensão, bares nas proximidades, chuveiros próximos ao píer, e durante a temporada de verão, algumas atrações para crianças e adolescentes ficam a disposição. É impossível não olhar para Bournemouth e não sentir a calmaria!

15. Anse Lazio – Ilhas Seychelles

O menor país da África oferece inúmeros encantos com suas praias paradisíacas, e Anse Lazio foi eleita a mais bonita de todas elas. É também um dos melhores pontos para a prática de mergulho, já que a vida marinha pode ser avistada sem a menor dificuldade por ali. Conte com uma região bastante rochosa, que completa o cenário exuberante desta praia, hotéis e resorts contornando a orla, restaurantes de boa qualidade, e muita, muita gente – Anse Lazio é uma das praias mais populares da ilha. Aproveite a sua estadia para assistir o pôr do sol: quem já conferiu disse que é inesquecível!

16. Manly – Austrália

A praia mais popular de Sydney faz jus a sua fama. Isso porque a sua longa extensão oferece características distintas em determinados pontos, capazes de atender as expectativas de todos os tipos de turistas. Onde o mar é mais aberto, as ondas costumam ser mais fortes, ideal para a prática de surf, já os trechos protegidos pelas pedras garantem águas mais tranquilas, perfeito para nadar e para as brincadeiras das crianças.

Para passar o dia em Manly é necessário levar tudo: canga, cadeiras, guarda-sol e comidinhas, pois lá não há este tipo de serviço, nem vendedores ambulantes. Mas conte com banheiros e chuveiros por toda a orla.

17. Santa Monica – Cabo Verde

Os 22 quilômetros desta maravilhosa praia da Ilha da Boa Vista é o que há de melhor da natureza intocada. Mesmo que suas areias recebam centenas de visitantes durante o dia, tudo se encontra no mais perfeito estado natural, sem intervenção humana. Enquanto os resorts não dominam o pedaço, é necessário levar tudo, desde comida até equipamentos para o seu conforto, não se esquecendo, é claro, de recolher o seu lixo antes de ir embora. As ondas são o principal chamariz dos surfistas (elas são fortes em vários pontos da praia) e é necessário levar um bom óculos de sol, já que a areia branquinha deixa a claridade muito mais intensa.

18. Agonda – Índia

Espere por uma experiência totalmente diferente na praia de Agonda, em Goa: por lá é muito comum dividir espaço na areia com vacas e cavalos. As pedras do lado esquerdo da praia podem ser escaladas e te proporcionar uma vista de tirar o fôlego, ideal para encarar o pôr do sol com muita inspiração. Os banhistas adoram aproveitar a água morna do mar para relaxar e nadar sem se preocupar com as ondas, que quase não existem!

19. Kleopatra – Turquia

Os atrativos desta praia em Alanya vão além de seu mar morno, limpo e areia aconchegante: reza a lenda que era lá que Cleópatra se banhava nos dias mais quentes. E é nesta atmosfera histórica que o turista poderá aproveitar o dia, até mesmo porque de lá é possível avistar um exuberante castelo. Conte com restaurantes e bares contornando a orla e oferecendo diversos serviços para as centenas de visitantes que passam por ali diariamente.

20. Praia de Galápagos – Equador

A Ilha Galápagos é um local que possui um rigoroso controle de entrada e saída de visitantes, devido ao grandioso trabalho de conservação não só da natureza, mas dos animais habitantes do arquipélago, e por conta disso, espere encontrar as praias mais selvagens neste precioso destino. Seus principais companheiros durante a estadia na praia homônima serão as iguanas e pelicanos, que perambulam pela orla sem nenhuma timidez. Aproveite ao máximo o dia no local, pois as 17h todas as pessoas são gentilmente convidadas a se retirarem.

21. Isola dei Conigli – Sicília

Quem vai para Isola dei Conigli, em Lampelusa, acaba regressando mais de uma vez antes de voltar para casa. Isto porque esta praia oferece não só uma beleza contemplativa, como também é um local perfeito para relaxar e entrar em contato com a natureza, sem interferência humana. O acesso não é tão simples (é necessário seguir uma trilha a pé de 15 minutos), mas a vista ao chegar no mirante é espetacular. Isso sem contar com o mar tranquilo, que mais parece uma piscina natural. Leve comes e bebes, além de guarda-sol e cadeiras, pois por lá não há nada disso!

22. Sharm El Luli – Egito

Situada em Marsa Alam, Sharm El Luli é uma praia pública e virgem, rigorosamente conservada pelo governo do Egito. Por lá é possível avistar diversos tipos de peixes e corais coloridos durante um mergulho de snorkel, além de aproveitar para tomar um bom banho de mar. O local é bem simples, com poucas opções para comer, bebidas alcoólicas não são vendidas por lá e não há banheiros, portanto, vá preparado!

23. Nungwi – Tanzânia

Nungwi faz parte do principal centro turístico de Zanzibar, e quem pisa naquela areia pode contar com uma atmosfera festiva a todo minuto: os alojamentos, restaurantes e resorts que contornam a orla se encarregam de deixar o local bastante agitado. E apesar de todo movimento, ainda é possível curtir um dia no mar ou tomando sol na areia, sem menores problemas. Mas quem se encaminha para o norte da praia encontrará um cenário totalmente diferente: é por lá que ficam os moradores e pescadores da região, além dos artesãos que produzem dhows, os típicos barquinhos da Tanzânia.

24. Punta Uva – Costa Rica

Conte com momentos relaxantes em Punta Uva, em Puerto Viejo, já que estamos falando de uma praia praticamente deserta. O mar possui uma temperatura bastante agradável, e a areia fina, apesar de não ser tão clara, é um lugar reconfortante para estender a canga e relaxar tomando um banho de sol. Os visitantes costumam alugar canoas para contornar o rio, e durante este passeio, é possível avistar alguns macacos e tartarugas, além da natureza selvagem. Dica: leve seus comes e bebes, pois não há nenhum restaurante no local.

25. White Beach – Filipinas

Esta praia em Boracay já denuncia: a areia é tão branca que chega a brilhar! Contrastando com o mar azul então… pode apostar que você perderá o fôlego! O calor intenso pode ser aliviado nas sombras das palmeiras presentes na orla, e claro, em um bom mergulho em suas águas de temperaturas agradáveis. Rola música ao vivo nos bares e restaurantes do entorno, e o movimento de turistas ganha mais força no final do dia, que buscam o melhor local para assistir o pôr do sol.

26. Whitehaven – Austrália

É na Ilha Whitsunday que fica Whitehaven, uma única praia que oferece duas experiências diferentes. Caso você tenha a oportunidade de sobrevoa-la, verá uma paisagem que mais parece uma tela pintada a mão: nuances de branco com azul de um sistema fluvial que invadem a área verde do local. Já em solo firme, por mais quente que o dia esteja, a areia com 98% de sílica não retém o calor, deixando a caminhada pelos seus 7 quilômetros muito mais fresca. O local pode ser explorado de diversas maneiras, mas a mais popular e confortável delas é via cruzeiro.

27. Pink Sands – Bahamas

Prepare-se para se surpreender com as cores de Pink Sands: o mar azul turquesa contrasta com a areia rosa, que ainda ganha um plus no final do dia, quando o sol se despede, deixando o céu com um alaranjado inspirador. A tranquilidade impera na região, já que a ilha de Harbour é pouco frequentada por turistas, sendo acessada somente por avião ou barco (e para chegar até a praia, ainda é necessário fazer um trajeto com carrinho de golfe). Mas o esforço vale a pena, pois você poderá curtir dias contemplativos, saboreando deliciosas refeições e tomando uns bons drinks com esta vista paradisíaca.

28. Navagio – Grécia

A praia do “Naufrágio”, na costa de Zakynthos, recebeu este nome em 1983, quando uma embarcação de contrabando de cigarros encalhou por ali. Você pode somente avista-la caso vá até lá de carro — a plataforma de acesso oferece uma vista espetacular — e para chegar até a areia abaixo do paredão de pedra calcária é necessário ir de barco, partindo do porto de Vromi ou de Agios Nikolaos. Os passeios costumam ser curtos, mas vale cada minuto.

29. Baía dos Porcos – Brasil

As icônicas rochas de Fernando de Noronha, chamadas de Morro Dois Irmãos, ficam na Baía dos Porcos, mais um desses destinos brasileiros que comprovam o quão perfeita é a natureza. O seu acesso não é dos mais simples, sendo necessário caminhar por 15 minutos pela areia e por uma trilha de pedras, partindo da Cacimba do Padre, mas tal dificuldade garante um local praticamente privativo, com piscinas de águas cristalinas em meio a uma região totalmente intocada pelo homem. Não deixe de levar o seu snorkel e conhecer a vida marinha da Baía dos Porcos, como tartarugas marinhas, arraias, peixes e corais coloridos.

30. Playa Paraiso – México

Tulum é um local que mistura natureza e história, já que é na Playa Paraiso onde o turista encontrará ruínas maias bem de frente para o mar. Pensa que incrível será esta visita! Quando as algas colaboram, é possível nadar no mar cristalino e tranquilo, e as crianças vão adorar brincar na areia e construir castelos inspirados nas ruínas. Caso não queira gastar muito, leve guarda-sol e cadeiras, além dos comes e bebes, pois os restaurantes da região costumam cobrar um pouquinho caro por estes serviços.

Difícil será escolher em qual praia ir primeiro, não acha?

PARA VOCÊ