15 razões para você viajar para Cancun no próximo voo disponível

Escrito por Lúcia Chueire

Destino tradicional de casais em lua de mel e de famílias em férias por causa da incrível estrutura de seus hotéis e resorts, a cidade de Cancun pode surpreender em seus atrativos. Sim, Cancun é um paraíso! Mas os 22 km de praias de areias finas e claras, e um mar com água azul cristalina, são apenas o começo.

Se o seu objetivo é descansar nas praias e ficar bem tranquilo, são muitas as opções que oferecem todo o conforto, desde o atendimento nas praias, passando pelas piscinas e quadras esportivas, até os shows, restaurantes e sistema all-inclusive que lhe permitem não sair de dentro dos hotéis.

Mas se você quer mais, Cancun te oferece uma porção de atrações fora dos hotéis. São ilhas, mergulhos, parques, esportes radicais e sítios arqueológicos que estão a sua espera!

1. Hotelaria e infraestrutura impecável

A cidade de Cancun é altamente preparada para receber turistas. São mais de 160 hotéis e 500 restaurantes para atender os visitantes. Os hotéis atendem a vários públicos. Você pode escolher um dos grandes e luxuosos resorts, com pensão all-inclusive, ideais para férias com crianças. Se planeja passar os dias passeando, existem hotéis com preços mais acessíveis sem tantos atrativos internos. Outra opção são as pousadas, com ótimos preços, fácil acesso às praias e aos muitos passeios que a cidade oferece.

O transporte público da cidade é outro atrativo de sua infraestrutura. Com baixos preços e boa qualidade, é possível se locomover de táxi, ônibus e shutter para vários dos parques e praias. A locação de carro também é uma boa opção para quem quer ter mais liberdade, mas não é necessária.

2. Cultura e História no sítio arqueológico de Chichén Itzá

Com uma viagem de aproximadamente 3 horas você se aproxima do Sítio Arqueológico de Chichén Itzá. Nesse sítio você encontrará algumas construções da civilização maia, que teve seu ápice no século XIX, entre as quais, o Templo de Chac Mool, a Praça das mil colunas, o Campo de jogos e a imponente Pirâmide de Kukulcán, tombada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade em 1988. A dica para explorar Chichén Itzá é chegar cedo, pois as filas que se formam para a entrada no local são imensas.

3. Conheça o principal centro turístico na Playa del Carmen

Localizada ao sul de Cancun, a Playa del Carmen é mais popular da região. Nela concentra-se o maior número de hotéis, pousadas e restaurantes. É uma boa região para se hospedar, o charmoso vilarejo de arquitetura colonial, as lojas do Boulevard de La quinta avenida, e os campos de golfe oferecem atrativos na própria praia. Mas é de lá que também saem os transportes para passeios as ilhas próximas.

4. Nade com tubarões-baleia na Ilha de Holbox

Holbox fica na pontinha da Península de Yucatán, no encontro do Mar do Caribe com o Golfo do México, a 165km ao norte de Cancun. Para chegar lá, existe serviço de transfer partindo do aeroporto e de alguns hotéis. Nesta pacata ilha de pescadores, localizada em área de proteção ambiental, você pode mergulhar se for para lá entre os meses de junho e agosto, e pode dar sorte de nadar com tubarões-baleia, os maiores peixes que existem!

5. Conheça as únicas ruínas maias à beira-mar na cidade de Tulum

Tulum é uma cidade vizinha a Cancun, que também oferece boa opção de hotéis, com perfil diferente dos grandes resorts de Cancun. Em Tulum, as hospedagens são menores, e mais românticas e aconchegantes. A vila possui uma variedade de bares e restaurantes para os visitantes. Um dos grandes atrativos é a zona arqueológica, com as únicas ruínas da civilização maia que se encontram à beira-mar.

6. Mergulhe na Ilha de Cozumel e veja a beleza da fauna e flora marinha

A ilha fica a 19km da costa e há transporte por meio de ferries saindo da Playa del Carmen. A praia é linda, as águas cristalinas e a infraestrutura é parecida com a encontrada nos hotéis das praias da costa. O grande atrativo, no entanto, são os mergulhos. São 65 pontos de mergulho espalhados por toda a ilha, podendo ser feitos com snorkel ou com cilindro. O mais famoso é o mergulho no Recife Palancar, com visibilidade de até 70 metros de profundidade. Depois dos mergulhos aproveite para finalizar o dia em uma das muitas tequilarias da ilha!

7. Nade com golfinhos no parque Wet’ n’ Wild

Wet’n Wild Cancun

Wet’n Wild Cancun

Há 15 minutos da Playa del Carmen, o parque Wet n’ Wild Cancun é um ótimo passeio para quem viaja com a família. O complexo do parque possuí diversas opções de piscinas para adultos, com tobogãs ou ondas, e também para crianças, com versões em miniatura dos tobogãs. Nesse parque você também pode nadar com golfinhos, outra grande atração.

8. Aprecie a arquitetura colonial hispânica na capital Mérida

Mérida é a capital do Estado de Yucatán. A arquitetura da cidade revela elementos da colonização espanhola do México. A catedral de San Ildefonso, que você vê na foto, foi construída em 1561 e é um dos grandes atrativos históricos da cidade, pois possui elementos da cultura hispânica, e também por ter sido construída sobre um templo maia. Para quem gosta de compras, o Paseo Montejo, uma avenida do século XIX, é baseada na av. Champs-Elysées, de Paris, e possui lojas de várias grifes.

9. Pratique canoagem na Ilha Mujeres

A travessia para a Isla Mujeres também é feita de ferrie, saindo do centro de Cancun, ou do Porto de Tortuga. A ilha é pequena e dentro dela você pode se locomover usando carrinhos de golfe. São três os passeios principais: as falésias sobre o oceano; a visita às ruínas do templo construído em homenagem a Xchel, deusa da fertilidade maia; e o parque Garrafon, onde se pratica ciclismo e canoagem. A ilha também possui um centro comercial com várias lojinhas de artesanato para você comprar souvenires e presentear seus familiares.

10. Perca-se por labirintos de cavernas no Parque X-caret

Para ir ao parque você pode usar o transporte coletivo, que saí da Playa del Carmen e é gratuito. São muitos os atrativos do parque, então é preciso se organizar para definir o que vai fazer.

Você pode fazer passeios pelos rios subterrâneos, mergulhar de snorkel para ver melhor a fauna marinha, passear de barco pelos cenotes, canais aquáticos que passam por túneis – acredite, é maravilhoso!- , visitar um pequeno vilarejo maia que tem uma réplica de um cemitério mexicano, admirar a bela vista na torre panorâmica, observar a vida marinha nos muitos aquários, ou até mesmo aproveitar as praias naturais dentro do parque. Não faltam opções de diversão nesse parque.

11. Pratique esportes radicais no Parque X-plor

O parque X-plor fica na Playa del Carmen, e é bem diferente dos outros. Se você gosta de esportes radicais, como tirolesas, passeios de jangadas em grutas e passagens subterrâneas e passeios de jipe anfíbios em cavernas, esse parque é a melhor opção para você. Aproveite as muitas aventuras!

12. Conheça a pirâmide maia mais alta de Yucatan na cidade de Cobá

A cidade de Cobá, antigo centro econômico maia, fica a 172km de Cancun. A arquitetura da cidade chama a atenção pelos caminhos elevados com pedras que, na antiguidade, conectavam Cobá a outros povoados. Fica em Cobá a estrutura maia mais alta da península, a Pirâmide Nohoch Mul, com 42 metros de altura, que você confere na foto.

13. Faça snorkeling no Parque Xel-há

A aproximadamente uma hora e meia de Cancun, você encontra esse parque que é totalmente natural. Os mergulhos de snorkel permitem observar a diversidade da vida marinha que tem uma beleza e uma variedade de cores inacreditável! Para quem gosta de aventuras, o parque oferece também as tirolesas, e o salto da Piedra del Valor, um salto de uma altura de 5 metros direto no rio. Em Xel-há você também pode nadar com os golfinhos!

14. Observe as incríveis estátuas submarinas no Museu Subáquatico de Cancun

O Museu Subaquático de Cancun é bastante recente. Foi inaugurado em 2009 com mais de 500 esculturas, moldadas em corpos reais, e produzidas com materiais específicos para ficarem submersos. As diferentes expressões das esculturas são impressionantes! O grande objetivo desse museu é promover a interação entre arte e ciência. A localização das esculturas foi escolhida de forma que essas contribuíssem para a recuperação dos recifes naturais, e para que a própria natureza fosse responsável pela manutenção das obras.

15. Aproveite a agitada vida noturna nos bares e restaurantes da cidade

A vida noturna de Cancun é extremamente agitada. São centenas de bares e restaurantes que agradam os mais diferentes públicos. Restaurantes com inspiração maia, hispânica, mexicana ou autoral, são algumas das opções culinárias. As casas noturnas também têm perfis variados, desde lugares mais tranquilos para relaxar com um drink ao pôr do sol, até a famoso Coco Bongo, com pista de dança e shows. É só escolher a que mais lhe agrada!

PARA VOCÊ