Recreio dos Bandeirantes: o que conhecer nesse bairro do Rio de Janeiro

Escrito por Nicole Dias

Quando se fala em Rio de Janeiro, o normal é pensar em Copacabana, no Cristo Redentor, no Maracanã. Mas que tal voltar a atenção um pouquinho para Recreio dos Bandeirantes? Bairro nobre no município carioca, Recreio fica um pouco mais afastado e oferece tranquilidade, beleza e diversas atrações.

Em Recreio dos Bandeirantes é possível curtir ótimas praias, comer bem, se hospedar com muito conforto e ainda contemplar muitas das belezas da natureza. Parece incrível, certo? E é tudo isso e muito mais. Continue lendo esse post para explorar muito mais desse agradável bairro do Rio.

Mapa de Recreio dos Bandeirantes

Sabe aquela música que diz que “do Leme ao Pontal não há nada igual”? Bem, vale a pena ir um pouquinho mais adiante. Recreio dos Bandeirantes está logo ali na Zona Oeste do Rio de Janeiro, crescendo mais a cada dia e fazendo divisa com a Barra da Tijuca, Camorim, Vargem Pequena e Vargem Grande, Barra de Guaratiba, Grumari e Guaratiba.

Praias e passeios em Recreio dos Bandeirantes

É difícil falar de Recreio dos Bandeirantes sem mencionar suas lindas praias. É por isso que elas ganham destaque na lista abaixo. No entanto, existem outros atrativos que valem a visita. Descubra!

1. Praia do Recreio

A Praia do Recreio é democrática: embora esteja entre as queridinhas dos surfistas, também é ótima para famílias com crianças ou grupos de amigos em busca de diversão. A infraestrutura é muito completa, com diversos quiosques à disposição. A praia é uma boa pedida para quem curte praticar esportes: é possível fazer aulas de surf, fazer caminhadas, andar de bike pela ciclovia… Não faltam opções de lazer.

2. Praia do Secreto

O nome que traz uma aura de mistério tem a ver com a história da Praia do Secreto: alguns anos atrás, poucas pessoas sabiam de sua existência. Seu acesso feito através de trilha ou pela beira do mar da Praia da Macumba, e tem trechos considerados perigosos, especialmente nas descidas. A praia consiste, na verdade, em uma agradável piscina natural entre rochas. Leve seus lanches e itens necessários para passar o dia.

3. Praia da Macumba

Com estrutura perfeita para passar um dia de muita diversão, a Praia da Macumba conta com diferentes quiosques e local para tranquilas caminhadas. O mar costuma ser agitado, então vale ficar atento se estiver com crianças. Curiosidade: embora seja popularmente conhecida como Praia da Macumba, essa área entre a Prainha e a Praia do Recreio chama-se Praia do Pontal de Sernambetiba.

4. Praia da Reserva

Conhecida dessa forma por estar situada em um espaço de reserva ambiental, a Praia da Reserva é queridinha entre os famosos. O mar tem ótimas ondas e estar junto à natureza é uma maravilha. No entanto, não há a presença de vendedores ambulantes ou lanchonetes. Ou seja, leve seu lanche e cadeiras ou canga se desejar passar o dia. E não esqueça de levar seu lixo quando for embora, contribuindo para a beleza e limpeza do local.

5. Parque da Prainha

Quem procura por atrações mais ecológicas vai se interessar pelo Parque Natural Municipal da Prainha. Trata-se de uma área de proteção ambiental que oferece aos visitantes a possibilidade de fazer trilhas e ter contato direto com a flora e a fauna. Há banheiros, um centro de convenções e estacionamento (pago) no local.

  • Endereço: Av. Estado da Guanabara, 58.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 8h às 17h.
  • Valor de entrada: gratuita.

6. Mirante do Caeté

O Mirante do Caeté é uma das atrações do Parque da Prainha. Consiste em uma caminhada curta, de pouco mais de 30 minutos, porém com diversas subidas ao longo do trajeto. O esforço compensa, uma vez que a vista de lá é incrível e rende ótimas fotos. A trilha até o mirante é bem sinalizada e proporciona a visão de montanhas e do oceano.

Além das atividades ao ar livre, visite os diversos shoppings da região, como Recreio Shopping, Time Center Recreio e Ramada Recreio Shopping.

Onde ficar em Recreio dos Bandeirantes

Curtiu as praias ao máximo? Mergulhou, caminhou, fez trilhas? Beleza, agora é hora de achar um bom local para descansar. O que não falta em Recreio dos Bandeirantes são boas opções de hospedagem. Confira alguns hotéis para todos os bolsos!

1. Rio Surf n Stay – $$

Quem ama o estilo de vida surfista vai se encantar pela proposta do Rio Surf n Stay. E quem não é muito adepto também. Além de acomodações privativas ou compartilhadas, o local conta com serviços diferenciados, como aulas de surf para todos os níveis e momentos de yoga. Há aluguel de bicicletas e pranchas, bem como um cronograma de atividades dentro do próprio hostel.

  • Endereço: R. Raimundo Veras, 1140.

2. Atlântico Sul Hotel – $$$

Já pensou em ficar hospedado na frente de uma das mais lindas praias do Rio de Janeiro? No Atlântico Sul você pode. Além da localização privilegiada, o hotel conta com uma boa estrutura: quartos grandes e confortáveis, academia muito boa, piscina, limpeza impecável, café da manhã satisfatório e estacionamento gratuito.

  • Endereço: Av. Lucio Costa, 18000.

3. Ramada Hotel Recreio Shopping – $$$

Aqui a ideia é poder usufruir tanto de comodidades do litoral quanto da cidade: o hotel fica dentro de um shopping center, mas a poucos quilômetros da praia. O café da manhã é bem servido, os quartos são muito bem arrumados e o staff é atencioso. Alguns dos quartos oferecem uma linda vista das montanhas.

  • Endereço: Av. das Américas, 19021.

4. Pontal Beach Resort – $$$

A poucos passos da areia da Praia do Pontal está esse beach resort que oferece ótimas acomodações. Os quartos são espaçosos, com ar-condicionado, banheiro privativo, televisão, cozinha equipada e sala de estar. Na estrutura do Praia do Pontal Resort também há piscina, academia e parquinho infantil.

  • Endereço: Estrada do Pontal, 7500.

5. CDesign Hotel – $$$$

Para quem não abre mão de ficar confortável, eis uma excelente sugestão. O CDesign Hotel é elogiado pela sua localização, piscina com borda infinita, café da manhã variado e pela linda vista da praia. A estrutura do hotel ainda oferece academia, bar, restaurante e salão de jogos. A arquitetura e a decoração do local chamam a atenção.

  • Endereço: Av. Lúcio Costa, 17360.

Se você gosta de ficar instalado como se estivesse em casa, vale dar uma pesquisada em sites como o Airbnb, que contam com opções de apartamentos completos em Recreio dos Bandeirantes.

Restaurantes em Recreio dos Bandeirantes

Um jantar elegante ou um lanche descontraído entre amigos? Você encontra essas e outras possibilidades pelas ruas de Recreio dos Bandeirantes. Explore esses endereços abaixo!

1. Paesi Restaurante

Referência em culinária nacional e internacional, o Paesi é excelente para celebrar ocasiões especiais. A carta de vinhos é ampla, o atendimento é atencioso e o ambiente é muito agradável e elegante. Durante a semana há a opção de almoço executivo. No cardápio se destacam opções como o arroz de polvo e o risoto de açafrão. O preço é adequado à proposta do local.

  • Endereço: Av. Alfredo Baltazar da Silveira, 1829.
  • Horário de funcionamento: de terças a domingos, das 12h às 0h.

2. Kaçuá

Para experimentar sabores nordestinos sem sequer sair do Rio de Janeiro, o Restaurante Kaçuá é a escolha certa. No menu, pratos tradicionais como baião de dois e camarão na moranga. Para petiscar, escolha os pasteizinhos de camarão ou a carne de sol com aipim. Para beber, chope gelado na medida certa. Aos finais de semana rola música ao vivo, deixando o clima bem animado.

  • Endereço: R. Senador Rui Carneiro, 220.
  • Horário de funcionamento: terças a domingos, das 12h às 1h.

3. Cugine

Massas artesanais e pizzas assadas em forno à lenha, atendimento gentil, cardápio bastante diversificado. Desde 2002, o restaurante Cugine é referência de comida boa e ambiente aconchegante. Entre as delícias da culinária italiana disponíveis no menu estão as famosas pizzas, com destaque para a pomodoro, com molho de tomate, mussarela, tomate fatiado, azeitonas, salpicada de alho e orégano.

  • Endereço: Av. Alfredo Balthazar da Silveira, 1875.
  • Horário de funcionamento: terça a sexta, das 18h às 24h, sábados, domingos e feriados, das 12h às 24h.

4. Bahamas Steak House

No Rio de Janeiro também é possível se sentir um pouquinho no Caribe. Pelo menos essa é a proposta do Bahamas. O restaurante se orgulha de dizer que por lá é verão o ano inteiro. A casa conta com disputados espaços ao ar livre, bem como área kids para quem vai em família. No cardápio, petiscos, saladas, sanduíches, carnes, massas, risotos, frutos do mar e sobremesas. Há preços especiais de happy hour às terças, quartas, quintas e domingos.

  • Endereço: Av. Benvindo de Novaes, 1820.
  • Horário de funcionamento: terça a domingo, a partir das 17h.

5. Bar 399

Um belo jeito de finalizar um dia de praia é curtindo em espaços descolados. A proposta do Bar 399 é ser bar, restaurante e pista de skate. Os pratos são bem servidos e a cerveja é geladinha. Entre os petiscos do cardápio, destaque para a picanha na chapa servida com batata sauté, farofa caseira e molho vinagrete. No inverno há a opção de tábua de frios para harmonizar com os rótulos da carta de vinhos.

  • Endereço: R. Fernando Bujones, 66.
  • Horário de funcionamento: na página do Facebook, o bar se diz aberto de terça à domingo, das 12h até o último cliente.

Já escolheu onde serão as suas refeições? Na dúvida, vá em todos! Um tour gastronômico é sempre uma boa ideia.

Vídeos para te convencer a visitar Recreio dos Bandeirantes

Quer sentir um gostinho do que há para se ver e viver por Recreio dos Bandeirantes? Então confira os vídeos abaixo com dicas e belas imagens da região.

Pedra do Pontal – Trilha Completa no Recreio dos Bandeirantes

A Pedra do Pontal chama a atenção na praia do Recreio dos Bandeirantes. A trilha até seu topo é curta, mas pode ter trechos desafiadores que envolvem subir em pedras escalando em cordas. Confira acima, no vídeo do canal Vaz Aonde.

As praias do bairro Recreio dos Bandeirantes

Praia do Recreio, Praia do Pontal, Praia da Macumba, Bairro do Surf… Cada um desses recantos conta com seus encantos e diferenciais. Saiba mais sobre o litoral carioca com as dicas de Marcos Campos.

Pôr do Sol Praia do Recreio

Muita gente se reúne todos os dias nas pedras da Praia da Macumba ao entardecer. Isso porque o pôr do sol por lá é um verdadeiro espetáculo. Inspire-se no vídeo acima e assista com um bom espumante. Que tal?

Como é a Praia do Recreio – RJ

Areias clarinhas, um mar que é um verdadeiro convite para o banho, intenso movimento de pessoas e a Pedra do Pontal enfeitando o cenário. Vale a pena conferir as imagens do canal Cozinhando com Pieretti com um pouquinho da Praia do Recreio.

Contar com as dicas de outros viajantes é uma boa opção para montar o seu próprio roteiro!

Mais fotos de Recreio dos Bandeirantes que vão conquistar você

Provavelmente você já se convenceu de que precisa visitar Recreio dos Bandeirantes o quanto antes. Spoiler: as fotos abaixo vão aumentar ainda mais essa vontade.

1. As praias de Recreio dos Bandeirantes são lindas

2. E reúnem tudo aquilo que a gente ama

3. Areias branquinhas

4. Águas transparentes

5. Natureza por perto

6. E um pôr do sol que merece ser aplaudido

7. Há espaço para quem ama esportes

8. Para quem só quer sossego

9. Para quem está em clima de romance

10. Para quem quer curtir em família

11. E para quem não abre mão de descansar

12. Definitivamente, um local que não decepciona

13. Agora que você já sabe qual caminho seguir

14. Coloque já Recreio dos Bandeirantes na sua lista de locais a explorar

Partiu?

Conheceu tudo que precisava em Recreio dos Bandeirantes? Ok, vamos adiante: Barra da Tijuca! Quer saber o que fazer no badalado bairro do Rio de Janeiro? Acesse esse guia.

PARA VOCÊ