Restaurantes em Santos: 25 opções para você conhecer no litoral paulista

Por
Atualizado em 30.09.21

A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, é conhecida por possuir o maior porto da América Latina e é muito procurada por suas praias e pontos turísticos. Você pode aproveitar tudo isso e muito mais enquanto desfruta da grande variedade gastronômica da cidade, visitando os melhores restaurantes em Santos. Confira esta seleção incrível para incluir na sua viagem:

Publicidade

Restaurantes em Santos de frutos do mar

Como em qualquer visita ao litoral, a parada em um restaurante de frutos do mar é obrigatória. Em Santos, é possível encontrar muitos restaurantes especializados nesse tipo de comida para você aproveitar o melhor da culinária local praiana. Confira algumas opções dos melhores restaurantes de frutos do mar da cidade:

1. J. Garcia

O J. Garcia é um restaurante acolhedor, que prioriza o capricho em todos os detalhes. Com vista para o mar e uma carta de vinhos com mais de 90 rótulos de 11 países diferentes, o local possui um diferencial: do salão é possível ver os Chefs preparando todos os pratos.

Entre os pratos clássicos está o “camarão à moda da casa”, criado pelo dono do restaurante, Jacinto Garcia. Já a sobremesa mais recomendada pela casa é o famoso petit gateau de café, feito por Luzia, esposa de Jacinto.

  • Localização: Av. Almirante Saldanha da Gama, 77 – Ponta da Praia.
  • Horário de funcionamento: segunda a sábado das 12h às 00h. Domingos das 12h às 20h.

2. Restaurante São Paulo

O Restaurante São Paulo é um dos mais tradicionais da cidade. Fundado há mais de 70 anos, possui um ambiente familiar e é conhecido pela qualidade e ótimo relacionamento com os clientes, que são fiéis ao local e conhecidos pelos funcionários. Além da variedade de frutos do mar, o cardápio conta com muitas opções de massas e a receita clássica da pizza fina e crocante, também adorada pelos clientes.

  • Localização: R. Carlos Affonseca, 4 – Gonzaga.
  • Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 11h30 às 16h – 17h às 23h. Sexta, sábado e domingo das 11h30 às 23h.

3. Restaurante Mar del Plata

O Restaurante Mar del Plata possui vista para o mar e uma grande variedade de pratos de frutos do mar, sua especialidade. Com ambiente aconchegante, iluminado, ótimo atendimento e pratos bem servidos, o recomendado é a “Meca à santista”, premiada pela revista Veja.

  • Localização: Av. Almirante Saldanha da Gama, 137/139 – Ponta da Praia.
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo das 12h às 23h.

4. Restaurante Olimpia

Com mais de 300 opções de pratos, o Restaurante Olimpia é mais uma tradicional opção para consumir frutos do mar em Santos. Fundado em 1964, o local trabalha com produtos frescos e de boa qualidade, carnes, pizzas, massas, sanduíches, além de uma completa carta de vinhos e várias sobremesas no cardápio.

O restaurante na frente da orla de Santos preza pelo bom atendimento e já recebeu diversos jogadores para provarem seus pratos, até mesmo o Pelé. Atualmente, dispõe de um grande diferencial: o serviço de “Chef à domicílio”, em que um dos chefs do restaurante levam todos os utensílios e ingredientes até a sua casa e cozinham os clássicos pratos do local para você.

Publicidade

  • Localização: Av. Pres. Wilson, 92 – José Menino.
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 12h às 00h.

5. Restaurante Estuário

Com décadas de tradição, o Estuário é um restaurante à la carte que oferece o melhor da cozinha brasileira. O cardápio traz opções de carnes, peixes, massas, pizzas e, claro, muitos pratos com frutos do mar. A comida e o atendimento são muito elogiados pelos frequentadores, assim como o tamanho das porções, que são fartas e bem servidas.

  • Localização: R. Imperatriz Leopoldina, 1 – Ponta da Praia.
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo das 11h às 22h.

Agora que você conhece boas opções para se esbaldar em frutos do mar na cidade, defina qual o seu tipo de ambiente preferido e aproveite as variedades da comida local.

Restaurantes em Santos com música ao vivo

Um almoço, jantar ou happy hour com música ao vivo é agradável em qualquer lugar. No litoral, então, nem se fala. Separamos aqui alguns restaurantes de Santos para você se divertir com ótima música em suas refeições:

6. Restaurante Catalina

Com cozinha inspirada nos sabores das regiões mediterrâneas, o Catalina abusa de ervas, grãos, carnes e pastas. Possui capacidade para 80 pessoas desfrutarem simultaneamente dos seus pratos e da sua carta de vinhos com títulos internacionais, e também aproveitarem muito jazz e MPB ao vivo no jantar das quintas, sextas e sábados.

  • Localização: R. José Caballero, 36 – Gonzaga.
  • Horário de funcionamento: segunda e terça das 12h às 15h. Quarta, quinta e sexta das 12h às 15h – 19h às 00h. Sábado das 12h às 16h – 19h às 00h. Domingo das 12h às 16h.

7. Tasca do Porto

No Centro Histórico de Santos, está o Tasca do Porto, um casarão que retrata a cultura e culinária portuguesa. O local foi restaurado para ficar com as características originais do prédio, possui decoração portuguesa, ambiente agradável e capacidade para 120 pessoas.

Com uma carta de vinhos portugueses, petiscos, comida típica do país e sobremesas, é possível aproveitar uma experiência portuguesa completa ao som de música ao vivo nos sábados e domingos. O Tasca do Porto também tem em seu cardápio o prato Meca Santista, tradicional da cidade.

  • Localização: R. Quinze de Novembro, 115 – Centro Histórico de Santos.
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 11h às 16h.

8. Básico Lounge e Espetaria

Para curtir a noite de Santos com muita música e um cardápio completo, essa é uma boa pedida. Na hora do almoço, o restaurante serve refeições variadas. Após as 18h, a dica é aproveitar os drinks, porções e espetinhos ao som de um bom pagode. Fique de olho nas redes sociais para ver a programação.

  • Localização: Av. Affonso Penna, 113 – Macuco.
  • Horário de funcionamento: segunda, terça e quarta das 11h às 14h. Quinta, sexta e sábado das 11h às 00h.

9. Six Sports

Com um ambiente decorado com os temas de esportes e games, o Six Sports Bar possui um cardápio com grande variedade de sanduíches, porções, pratos, sucos, cervejas e drinks. No salão, conta com palco para apresentação de bandas, telão que transmite vários esportes e até uma área de jogos, como poker e sinuca, sendo um espaço agradável para todas as idades.

  • Localização: R. Jorge Tibiriçá, 44 – Gonzaga.
  • Horário de funcionamento: de terça a sexta e no domingo das 17h às 3h. Sábado das 13h às 3h.

10. Guadalupe Restaurante

O primeiro restaurante de comida mexicana de Santos conta com decoração temática, cardápio típico, variedade de drinks e diversas opções de promoções e combos. Nas sextas e sábados, é possível aproveitar música latina e black music no local. Com ótimo atendimento, é ideal tanto para curtir o happy hour, quanto para um jantar descontraído em amigos ou família.

Publicidade

  • Localização: R. Tolentino Filgueiras, 81 – Gonzaga.
  • Horário de funcionamento: segunda das 11h30 às 14h30. Terça e quarta das 11h30 às 14h30 – 18h às 23h. Quinta das 11h30 às 14h30 – 18h às 23h. Sexta das 11h30 às 14h30 – 18h a 1h. Sábado das 18h a 1h. Domingo das 18h às 23h30.

Escolha qual é o seu tipo de música e de comida preferida e pode aproveitar Santos com muita diversão e o melhor da gastronomia.

Restaurantes em Santos com vista para o mar

Mesmo que você não consiga aproveitar a praia na cidade, em uma passagem pelo litoral você precisa pelo menos ver o mar, né? Confira algumas opções de restaurantes em Santos com vista agradável para o mar:

11. Restaurante Vista ao Mar

Na beira-mar de Santos, é um restaurante tradicional especializado em frutos do mar, com pratos relativamente caros (mas bem grandes!) opções da culinária espanhola e um ótimo atendimento. O recomendado é o prato clássico da casa, a paella valenciana, que muitos dizem ser a melhor da região.

  • Localização: Avenida Bartolomeu de Gusmão, 68 – Embaré.
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 11h às 23h.

12. Luli Restaurante

Com uma ampla e linda vista para o mar, o Luli Restaurante possui MPB ao vivo e um variado cardápio com carnes, aves, frutos do mar, comidas de boteco, carta de vinhos, cervejas e drinks. Tudo isso em uma decoração colorida e artística, vários ambientes e perto de muita natureza.

Publicidade

  • Localização: Av. Saturnino de Brito, 1289 – Parque Prainha, São Vicente.
  • Horário de funcionamento: sexta das 19h às 00h. Sábado das 12h às 00h. Domingo de 12h às 19h.

13. Capitães Gastronomia

Eleito como uma das sete atrações imperdíveis de Santos, pela Veja São Paulo em 2016, o Capitães Gastronomia é o local ideal para aproveitar pratos contemporâneos em vários ambientes modernos e agradáveis, com ampla vista para o mar em sua área externa e música ao vivo. Com um cardápio variado, possui massas artesanais, fondue, risotos, carnes e peixes com molhos especiais e muitas opções de sobremesas.

  • Localização: Av. Alm. Saldanha da Gama, 33 – Ponta da Praia.
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 12h a 1h.

14. Restaurante Gotissô

O Restaurante Gotissô foi fundado em 1995, como um dos pioneiros na culinária japonesa na cidade de Santos. Foi eleito melhor restaurante oriental da Baixada Santista pela revista Veja, e três vezes eleito o restaurante oriental Top Of Mind pela pesquisa do jornal A Tribuna.

Com amplo cardápio de culinária japonesa, possui pratos exclusivos como carpaccio de salmão ao molho de gengibre e o salmão com tempurá de espinafre. Possui ambiente amplo e vista para o mar em sua área externa.

  • Localização: Av. Washington Luís, 565 – Boqueirão.
  • Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 12h às 15h – 19h às 23h. Sábado e domingo das 12h às 17h – 19h às 23h30.

15. Churrascaria Tertúlia

Com vista para o mar em sua área externa, a tradicional Churrascaria Tertúlia foi fundada pelo gaúcho Luiz Stefanello em 1987 e hoje é referência em rodízio de carnes nobres. Conta com adega climatizada, buffet de saladas, frios e cardápio em braile. É um local ideal para almoços de negócios, em família ou amigos.

  • Localização: Av. Bartolomeu de Gusmão, 187 – Ponta da Praia.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 12h às 15h30 – 19h às 22h. Sábado das 12h às 16h – 19h às 22h. Domingo das 12h às 18h.

A vista privilegiada você já tem. Agora é só escolher qual tipo de comida mais te agrada e aproveitar uma boa refeição em frente ao mar.

Restaurantes em Santos baratos

Se você está organizando a sua viagem com suas economias, não se preocupe. É possível desfrutar de boas e práticas opções em Santos, mantendo a economia e sem precisar cair nos fast foods o tempo todo. Assim, sobra mais para aproveitar os pontos turísticos da região e até para já começar a guardar para uma próxima viagem. Conheça alguns restaurantes baratos na cidade de Santos:

16. Santos Sabores

O Santos Sabores é um restaurante inspirado na cultura italiana que oferece massas e molhos artesanais, além de tortas, salgados, pães, doces, vinhos, antepastos, massas congeladas e também assados aos fins de semana. Sempre priorizando os ingredientes frescos e a boa qualidade dos produtos, o local também é muito procurado por suas pizzas.

O preço dos pratos individuais e das comidas por kg é bem acessíval, e as pizzas possuem um valor que corresponde à média das demais pizzarias da cidade, sendo uma boa opção quando a ideia é dividir o valor entre amigos ou família. Para consultar os valores, você pode verificar o menu da casa. O restaurante conta com serviço de delivery e também está no iFood, aumentando a praticidade para os clientes.

  • Localização: R. Dom Lara, 65 – Boqueirão.
  • Horário de funcionamento: terça a domingo das 10h às 12h.

17. Restaurante Canteiro

No Centro Histórico de Santos, no prédio de um antigo banco, está o Restaurante Canteiro. Apesar do local histórico, o ambiente é moderno e aconchegante e permite reservas para almoços de negócios. Com o slogan “Comida para a vida”, o restaurante oferece muitas opções de sopas e comida saudável e nutritiva na hora do almoço, por quilo, por um preço acessível. Assim, você come bem, em um lugar agradável e só paga pelo que você realmente for comer.

  • Localização: Praça Visc. de Mauá, 16 – Centro.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 11h30 às 15h.

18. Esquina do Bacalhau

Ambiente típico de boteco, a Esquina do Bacalhau é tradicional em Santos, com as clássicas mesas de plástico e madeira, além de muita cerveja gelada. O local oferece porções, salgados, lanches, pratos e até churrasco, tudo com preços bem acessíveis.

O prato principal é o Bolinho de Bacalhau, que muitos dizem ser o melhor da cidade, mas as comidas do cardápio são adoradas e elogiadas por todos os amantes de petiscos e barzinhos.

  • Localização: Av. Mal. Deodoro, 148 – Gonzaga, Santos.
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 8h a 1h.

19. República Burgers

O República possui um cardápio bem variado, com várias opções de hambúrgueres (inclusive um vegetariano), porções, sobremesas e bebidas bem servidas por um preço acessível. Para consultar os valores, acesse o menu do restaurante. O local também possui sistema de entregas delivery.

  • Localização: Av. Bernardino de Campos, 364 – Campo Grande.
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 19h às 23h.

20. Super Vegetariano

Mesmo que você consuma carne, experimentar os pratos vegetarianos e veganos desse restaurante vai ser uma ótima experiência. O estabelecimento funciona em Santos desde 1986, conta com ambiente agradável e atendimento elogiado – tudo isso por um preço justo e acessível.

  • Localização: R. Frei Gaspar, 71 – Centro.
  • Horário de funcionamento: segunda a sábado das 11h às 15h.

Para escolher qual o melhor restaurante barato da região, tudo depende de qual ambiente você procura, se quer apenas o delivery e qual o tipo de comida preferido para o momento. Uma coisa é certa: em qualquer uma dessas opções você vai gastar pouco e comer muito bem.

Restaurantes em Santos sofisticados

Se você está procurando um lugar requintado, com gastronomia apurada e uma experiência sofisticada na cidade, existem vários restaurantes que cumprem esses requisitos.

21. O Lagar Culinária Portuguesa

Localizado no Sheraton Santos Hotel, O Lagar é um restaurante especializado em culinária portuguesa. O cardápio conta com pratos sofisticados com frutos do mar, além de caldos e vinhos perfeitos para aquecer os dias de inverno. É um bom lugar para uma experiência gastronômica diferenciada, em ambiente moderno, acolhedor e com decoração rústica e atendimento elogiado.

  • Localização: R. Guaiaó, 70 – Aparecida.
  • Horário de funcionamento: terça a sexta das 6h30 às 10h30 – 12h às 15h – 19h às 23h. Sábado e domingo das 7h às 11h – 12h30 às 16h – 19h às 23h.

22. Al Kabir Culinária Libanesa

O melhor da culinária libanesa, mantendo toda a tradição e temperos, com muita qualidade. Isso é o que oferece o Alkabir, com um espaço agradável de vários ambientes temáticos, com um cardápio que inclui entradas, grelhados, saladas, pratos quentes, sanduíches, porções, sopas e sobremesas, evidenciando a comida típica do Líbano. Ainda, o local realiza o Festival Libanês, com mais de 10 pratos clássicos da culinária servidos à vontade.

  • Localização: R. Jorge Tibiriçá, 28 – Gonzaga.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta as 18h às 23h. Sábado das 12h às 16h30 – 18h às 23h. Domingo das 12h às 16h30 – 18h às 22h.

23. Enoteca Decanter Santos

O local ajudou a consolidar a cultura do vinho e da gastronomia contemporânea na cidade de Santos, trazendo conceitos enogastronômicos europeus para a cidade. Dentro da Enoteca Decanter está também uma importadora, com uma variada e fina seleção de vinhos nacionais e importados de países como: França, Itália, Espanha, Portugal, Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos, África do Sul, Argentina e Chile.

O cardápio dos pratos conta com diversas opções de entradas, pratos principais e sobremesas, tudo muito elaborado, com muita qualidade e ingredientes de primeira.

  • Localização: R. Azevedo Sodré, 144 – Gonzaga.
  • Horário de funcionamento: segunda a quinta, das 12h às 23h. Sexta e sábado, das 12h às 00h. Domingo das 12h às 17h.

24. Hiná Restaurante

Um lounge bar 360º, com vista para a orla de Santos, conta com um cardápio inspirado em regiões Ibéricas e Mediterrâneas e muitos frutos do mar. Além disso, o local oferece vários drinks, chopps em caneca congelada, entradas, porções e sobremesas elaboradas, sempre com produtos frescos.

  • Localização: Av. Alm. Saldanha da Gama, 44 – Ponta da Praia.
  • Horário de funcionamento: terça a domingo das 12h às 23h.

25. Old Harbour

Dentro do Hotel Parque Balneário, está o Old Harbour, que recebe não apenas quem está hospedado no local. Com um amplo salão de vidros, a vista para o mar é linda e agradável. O cardápio traz diversas opções de pratos com toques internacionais, para todos os gostos, além de uma completa carta de vinhos com títulos importados.

  • Localização: Av. Ana Costa, 555 – Gonzaga.
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 6h às 10h – 12h às 15h – 19h30 às 23h.

Com todas essas opções, fica até difícil escolher em quais restaurantes comer em Santos. Prepare suas malas, faça seu roteiro e deguste o melhor da gastronomia da cidade. Adicione também ao seu roteiro boas opções de bares em Santos para saborear uma cerveja bem gelada!