20 restaurantes em Ipanema que você não pode deixar de experimentar

Escrito por Bárbara Costa

Sabia existem restaurantes em Ipanema para todos os gostos? No bairro, você pode experimentar o melhor da culinária nacional, italiana e francesa. Há, ainda, os estabelecimentos com um ótimo custo-benefício.

A seguir, veja uma seleção com os melhores restaurantes em Ipanema e se delicie com esse festival de sabores!

Restaurantes românticos em Ipanema

Quer sair para jantar com o seu amor, mas ainda não sabe onde ir? Confira algumas opções de restaurantes em Ipanema perfeitos para um momento a dois!

1. NOSSO

Essa mistura de bar e restaurante promete fazer com que o cliente se sinta parte de cada detalhe. Os pratos, de autoria dos chefs Tai Barbin e Bruno Katz, são servidos nos quatro ambientes: mezanino, puxadinho, varanda e balcão. No menu, há várias opções de drinks, vinhos e cervejas.

Para saborear, a casa oferece um menu degustação (composto por couvert + sete etapas) que varia conforme os insumos disponíveis na semana, além de releituras das clássicas burratas, do ceviche e do steak tartar. Que tal um encontro romântico em clima intimista, mas, ao mesmo tempo, descolado?

Endereço: R. Maria Quitéria, 91.

2. Gurumê

Saborear um delicioso japa com o seu amor não tem preço, concorda? O Gurumê (que, em japonês, significa gourmet) oferece a culinária oriental com toques de sofisticação. No cardápio, você pode escolher algumas das opções diferenciadas da casa, como pipoca de camarão, salmão guacamole, atum burrata e sushis crocantes.

Mas o restaurante também conta com os tradicionais combinados, sushis, sashimis e konis. Há, ainda, um menu especial de pratos leves e saudáveis, com baixo teor de sódio e menos carboidratos. A robata vegetariana, o atum sumissô e o trio de jyos de quinoa são alguns dos exemplos. Bom apetite!

Endereço: R. Aníbal de Mendonça, 132.

3. Restaurante Quitéria

O Restaurante Quitéria fica em um charmoso espaço dentro do Ipanema Inn. São servidos café da manhã e almoço todos os dias no formato buffet, mas, durante a noite, o jantar é à la carte. O menu traz opções como moqueca de frutos do mar, polvo grelhado e arroz de camarão.

O ambiente tem uma atmosfera “relax”, com referências ao modernismo brasileiro: uma de suas paredes é ocupada pela instalação da artista visual Gisele Camargo. Além disso, a cozinha é aberta. Perfeito para relaxar ao lado do seu amor, não?

Endereço: R. Maria Quitéria, 27.

4. Cavist

O espaço é uma mistura de vinoteca e casa de vinhos com restaurante. Os cardápios exclusivos trazem combinações franco-italianas com toques da culinária brasileira. Todos os pratos podem ser harmonizados com os vinhos da adega.

A vinoteca conta com mais de dois mil rótulos de todo o mundo, incluindo lugares exóticos como Líbano, Japão, Grécia e Marrocos. A casa também dispõe da Enomatic, uma máquina em que você pode experimentar diferentes vinhos em taças individuais. A combinação de pratos deliciosos com bons vinhos é excelente para uma noite a dois, concorda?

Endereço: R. Barão da Torre, 358.

5. Bazzar

Esse restaurante de culinária contemporânea promete conquistar você com pratos cuidadosamente preparados a partir de ingredientes orgânicos e típicos de cada estação. Como entrada, experimente o queijo de cabra da fazenda genève com azeite de manjericão, creme de beterraba, castanha de caju e pasta de azeitona.

Entre os pratos principais, há opções de frutos do mar, aves e carnes. Vale provar o bife de chorizo angus com palmito pupunha e alho negro, além dos camarões grelhados com risoto de alho negro. Nada melhor do que se deleitar com um menu exclusivo ao lado do seu amor!

Endereço: R. Barão da Torre, 538.

Agora só falta decidir o local e fazer a reserva!

Restaurantes baratos em Ipanema

Você sabe quais os restaurantes em Ipanema onde é possível comer bem gastando pouco? Acompanhe a seleção abaixo!

6. Belmonte Ipanema

O Belmonte é o endereço certo se você quer comer algo rápido e, ainda, saborear um delicioso chopp gelado! As iguarias mais famosas da casa são as empadas abertas, mas o drumete de frango empanado, o filezinho e o bolinho de camarão com aipim conquistam os frequentadores.

Esse clássico carioca também oferece pratos como tilápia na crosta de chia com risoto de quinoa, paleta de cordeiro, “feijão bem temperado” e churrasco. Além disso, você pode apreciar um gim ou uma caipirinha bem refrescante. E o melhor: por um preço muito justo!

Endereço: R. Teixeira de Melo, 53.

7. Barthodomeu

O bar fica a uma quadra da praia de Ipanema, então é perfeito para tomar aquela gelada e matar a fome depois de um mergulho no mar. Além disso, o local tem música ao vivo e transmissões de jogos de futebol ou UFC. Para beliscar, peça o pastel de camarão com catupiry, as coxinhas de bacalhau, galinha e pernil ou o bolinho de feijoada.

Se você for almoçar ou jantar, experimente o arroz de lulas e camarões, a feijoada ou a parmegiana de mignon. A proposta do local é simples, o preço é camarada e o atendimento é elogiado pela clientela fiel. Quer mais?

Endereço: R. Maria Quitéria, 46.

8. Osório Bar

O estabelecimento é indicado para os amantes do bom e velho Rock n’ Roll, porém a comida merece destaque. O hambúrguer artesanal, os pastéis e o filezinho têm boa saída por lá, mas vale experimentar também o linguine com frutos do mar, o arroz de polvo e a moqueca de dourado na hora do almoço.

O valor dos pratos é bem justo e, geralmente, há promoções com doses duplas de drinks. Que tal curtir uma boa “roda de rock”, degustar comidas de qualidade e se refrescar com uma cerveja gelada ou um drink?

Endereço: R. Gomes Carneiro, 130 — Loja A.

9. Canastra Bar

As noites de terça-feira são as mais concorridas no Canastra, pois a casa recebe ostras vindas diretamente de Santa Catarina. Mas as mesas na calçada lotam todos os dias da semana: são pessoas em busca de pratos bem-feitos e vinhos em conta no bairro de Ipanema.

No cardápio, você encontra opções como pastrami, burrata, polvo desarticulado, chorizo e, claro, o canastra. A casa também costuma receber shows intimistas de música. Que tal conhecer esse descontraído espaço e se fartar com uma comida deliciosa?

Endereço: R. Jangadeiros, 42.

10. Restaurante Rayz

Esse ambiente moderno e sustentável reúne o melhor da culinária brasileira em seu cardápio. O menu é fruto de uma viagem pelo Brasil (e suas cozinhas regionais) em busca de técnicas e sabores inéditos. Às sextas e aos sábados, a casa oferece um buffet livre de feijoada. Durante a semana, há um almoço executivo com preço bem justo.

Os destaques vão para as chapas do mar (peixe do dia, lula, camarão com arroz de brócolis e salada) e shoulder steak (cebola frita, farofa e molho campanha), além do steak tartare de salmão com chips de baroa. Experimente a gastronomia descomplicada desse charmoso espaço!

Endereço: R. Prudente de Morais, 416.

Viu só como você pode provar o melhor da culinária sem gastar muito?

Restaurantes sofisticados em Ipanema

Está em busca de um restaurante para aquela ocasião especial ou uma reunião de trabalho? Você também encontra boas opções em Ipanema!

11. Fasano Al Mare

O restaurante fica no lobby do Hotel Fasano Rio de Janeiro, trazendo todo o requinte que você busca para seu almoço ou jantar. Inclusive, há um ambiente privativo, envolto por cortinas brancas e com uma mesa escandinava que acomoda até 14 pessoas.

O cardápio é voltado à culinária mediterrânea e, portanto, prioriza peixes e frutos do mar. Como prato principal, você pode escolher entre agnolotti de abóbora com pato ao zimbro, paleta de cordeiro ao forno guarnecida de batatas e alcachofras ou risoto de cogumelos.

Endereço: Av. Vieira Souto, 80 — Hotel Fasano.

12. Restaurante Satyricon

Trata-se de mais um endereço onde a cozinha mediterrânea é protagonista. Aqui, os frutos do mar, peixes, moluscos e crustáceos são as grandes estrelas do cardápio e ficam expostos em um belo balcão.

E o melhor: os pratos, cuidadosamente preparados, são servidos em um ambiente de requinte na medida certa. No menu, você encontra opções como spaghetti com ovas de ouriço, telline alla marinara, lagosta ao thermidor e carpaccio di tonno. Vale experimentar!

Endereço: R. Barão da Torre, 192.

13. Le Bistrot du Cuisinier

Aqui, a exclusividade é palavra de ordem. O espaço, comandado pelo Chef David Jobert, atende a apenas 24 pessoas por vez. Nas mesas, os clientes recebem preparações cheias de criatividade, com os itens da estação e traços da culinária francesa, além de um atendimento personalizado.

O estabelecimento conta com um menu executivo que dá direito a uma trilogia de entradas, ao prato do dia de sua escolha e à paleta de sobremesas. Experimente os escargots à la bourguignonne, servidos na casca com manteiga, alho e salsa, e o magret de canard ao molho de mirtilo com musselina de batata baroa.

Endereço: Av. Henrique Dumont, 71.

14. Espaço 7zero6

O Espaço 7zero6 está localizado no Praia Ipanema Hotel. Seu ambiente intimista atende tanto a confraternizações empresariais e lançamentos quanto a casamentos e pockets shows. O requinte e a vista privilegiada (que inclui o Pão de Açúcar e o Morro Dois Irmãos) conquistam os clientes.

A culinária francesa é presença recorrente nos pratos preparados pelo Chef Kadu Soares. Apreciar a vista enquanto degusta os melhores drinks, como o gin de frutas vermelhas e o Ginger Mint Julep (Whiskey Bourbon, hortelã, ginger syrup e sumo fresco de limão), não é má ideia, concorda?

Endereço: Av. Vieira Souto, 706.

15. Pici Trattoria

Esse restaurante italiano tem um ambiente bem aconchegante e trilha sonora que inclui bastante jazz. Como entrada, você pode escolher entre opções como tartare de carne com trufas, parma com mussarela de búfala ou bruschettas com creme de burrata e molho pesto.

Os pratos principais são tradicionais na culinária da Itália, mas a qualidade e o primor impressionam os clientes. Experimente a massa típica da Toscana com linguiça artesanal e shitake ou o Carbonara — fiel às suas origens, com pancetta e uma gema por cima do prato para finalizar. Vale conhecer o Pici Trattoria!

Endereço: R. Barão da Torre, 348.

E então? Já decidiu onde desfrutar de um jantar (ou almoço) cheio de requinte?

Restaurantes para ir com a família em Ipanema

Ipanema também conta com restaurantes perfeitos para levar toda a família. Veja os mais indicados!

16. Rancho Português

A proposta da casa é trazer um pouco da essência lusitana para nosso país, com receitas cheias de história. São nada menos do que 15 pratos com o tradicional bacalhau para você e seus familiares degustarem!

Entre as diferentes combinações do cardápio, é possível encontrar o bacalhau à Madeira, à Lagareiro, à Gomes de Sá e com Natas. Mas também há opções como arroz de tamboril, camarão da rainha e arroz de polvo, além de pratos específicos para as crianças. Que tal levar toda a família para uma imersão na cultura portuguesa?

Endereço: R. Maria Quitéria, 136.

17. Churrasqueira Rio

Aqui, espaço é o que não falta para você curtir aquele almoço em família. Como o restaurante surgiu em Juiz de Fora (Minas Gerais), o cardápio traz uma seção de entradas dedicadas ao estado, que inclui: bolinho de arroz com queijo Minas curado, croquete de linguiça artesanal e torresmão com mandioca cozida.

O destaque vai para os cortes especiais (bife de chorizo, baby beef e prime rib), servidos com ou sem guarnições — dependendo da sua escolha. Para acompanhar as carnes nobres, peça um chopp geladíssimo, vinho ou drink refrescante.

Endereço: R. Vinícius de Moraes, 13.

18. Artigiano Ristorante

O Artigiano é membro da Accademia Gastronomica Italiana, cuja sede fica em Bologna. É dessa cidade que veio a inspiração para as receitas preparadas: as massas são frescas e artesanais, estendidas na mão.

Escolha entre o ravioli de bacalhau ao molho de tomates frescos e manjericão, o saltimbocca alla romana, o brasato al barolo com polenta e o garganelli com vieiras e aspargos frescos. Se preferir, peça uma das pizzas assadas no forno à lenha. Leve toda a sua família para saborear o melhor da culinária italiana!

Endereço: Av. Epitácio Pessoa, 204.

19. Carretão Ipanema Classic Griil

Nada melhor do que um rodízio de churrasco em família, concorda? No Carretão, são mais de 20 cortes de carnes nobres (que incluem suínos, bovinos, cordeiro, frutos do mar e aves), aliados à alta gastronomia e a um ótimo atendimento.

A variedade do buffet promete agradar a todos. Há opções de pratos quentes, guarnições, saladas, frios e queijos finos, além de itens da culinária japonesa. Ufa! Todos os familiares vão poder curtir esse programa e se deliciar com os pratos, não é verdade?

Endereço: R. Visconde de Pirajá, 112.

20. Pomodorino

Para fechar a lista, mais um italiano perfeito para aquele almoço de domingo em família! O nome “pomodorino” remete a tomates-cereja, ligados a uma culinária leve e saborosa. A casa preza por uma boa massa artesanal, peixes frescos, cogumelos, queijos e nozes.

No cardápio, há opções como risoto com camarões, lagostins e amêndoas tostadas, spaghettini com camarões, abobrinhas e tomates-cereja, ravioli de brie, aspargos e frutas secas ou bavettine com frutos do mar ao molho cremoso de prosecco.

Endereço: Av. Epitácio Pessoa, 1104.

Pronto: agora você já conhece as diferentes opções de restaurantes em Ipanema. Escolha logo o que é sua cara e faça a reserva! Conheça também algumas opções de restaurantes em Niterói e faça uma viagem também pelos mais diversos sabores.

PARA VOCÊ