Praia de Ipanema: o que fazer na orla mais charmosa do Rio de Janeiro

Escrito por Luiz Felipe Gomes
Atualizado em 02.12.20

Localizada na zona sul do Rio de Janeiro, a Praia de Ipanema é considerada uma das orlas mais famosas no Brasil. Com mar paradisíaco, muitas belezas naturais e gente bonita, a praia é segura e possui uma infraestrutura muito moderna e aconchegante. Para conhecê-la de uma forma única, confira abaixo o nosso roteiro. Separamos dicas de passeios simplesmente imperdíveis!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

O que fazer na Praia de Ipanema?

Com mais de 2 km de extensão, areia fina e mar de águas cristalinas, não faltam bons passeios para curtir na Praia de Ipanema. Veja, abaixo, o que você precisa fazer ao visitar esse paraíso:

1. Passear pelo calçadão de Ipanema

Ideal para caminhadas e corridas, o calçadão de Ipanema proporciona uma bela vista da praia. Desenhado em pedra portuguesa e muito charmoso, o local é o preferido de muitos artistas e famosos. Se você busca conhecer o bairro de Ipanema e quer ver muita gente bonita, então bastam algumas horinhas passeando por lá. Uma boa dica é visitar a famosa estátua de Tom Jobim – cantor e compositor apaixonado pela orla.

2. Descansar à beira-mar

Aproveitar os banhos de sol e de mar na Praia de Ipanema é um passeio obrigatório. Por isso, ao chegar, não hesite em pôr os pés na areia, pedir uma água de coco bem gelada e, claro, curtir o visual. Além disso, não deixe de desfrutar também da excelente infraestrutura da praia. Existem boas opções de lanches, bebidas e petiscos para apreciar, então aproveite o dia.

3. Praticar esportes de praia

Além de proporcionar ótimos momentos de descanso, a Praia de Ipanema também oferece uma série de atividades para quem curte adrenalina, agitação e aventura. Por lá, é possível praticar esportes de praia que são ideais para unir amigos e família. Entre as opções mais divertidas, estão o stand up paddle, o skimboard surf, o futebol de areia e o famoso e disputado vôlei de praia.

4. Apreciar o pôr do sol na Pedra do Arpoador

A região do Arpoador é um dos encantos da Praia de Ipanema, por isso não deixe de visitá-la também. Com ondas mais calmas e tranquilas, esse cantinho da praia é ideal para passar o dia, principalmente com amigos ou uma boa companhia. O destaque desse destino é o pôr do sol na Pedra do Arpoador: um cenário fascinante e que reúne dezenas de pessoas.

5. Conhecer o Posto 7

Localizado no lado esquerdo da Praia de Ipanema, o Posto 7 é um ponto popular de encontro de sufistas e moradores locais da cidade do Rio de Janeiro. Ideal para a família, esse é o espaço mais democrático da praia e reúne visitantes de todas as tribos. Com quiosques e barracas bem equipadas, esse cantinho também oferece comodidades para um dia inteiro.

6. Visitar o Posto 9

O Posto 9 é considerado o melhor e mais agitado posto da Praia de Ipanema, e fascina, principalmente, celebridades e o público jovem. Com uma galera animada e bonita, essa charmosa área descortina momentos de liberdade, naturalidade e animação entre os visitantes. Se você busca aproveitar Ipanema como um verdadeiro carioca, curtindo sol, mar e praia, então esse é o lugar ideal para conhecer.

7. Fazer um passeio até o Posto 10

Ao lado do posto 9, o Posto 10 representa um espaço menos agitado em Ipanema. Por isso, se você gosta de ir à praia para relaxar e ter bons momentos de descanso, esse é o cantinho ideal. Por lá, aproveite para passear à beira-mar, praticar esportes de praia e tirar belas fotos. Um destaque é que o visual dessa parte também é encantador no fim de tarde, então aproveite!

8. Passear de barco nas Ilhas Cagarras

O arquipélago das Cagarras é um paraíso ecológico localizado em frente à praia de Ipanema e também merece a sua visita. O local é ideal para fazer passeios de barcos e proporciona excelentes mergulhos. Um destaque é que é possível avistar as charmosas praias do Leblon e Copacabana ao longe, além de desbravar muitas belezas de uma vida marinha única e cheia de surpresas.

9. Fazer compras na Feirinha Hippie

Tradicional, elogiada e com peças únicas e brasileiríssimas, a Feira Hippie de Ipanema é um passeio obrigatório do nosso destino. Localizada nas imediações da praia, na praça General Osório, a feira revela a beleza do artesanato brasileiro em pinturas, quadros e outros itens. Ela funciona todos os domingos das 8h às 18h e representa o melhor local para comprar lembrancinhas de viagem.

10. Aproveitar os sabores de bares e restaurantes

É impossível visitar Ipanema e não conhecer os encantos da noite carioca, não é mesmo? Por isso, para finalizar seu dia de passeios, aproveite a boa música, a agitação e os sabores de bares e restaurantes locais. Seja com amigos ou com uma boa companhia, não faltarão boas opções para uma noite bem agradável. Uma boa dica é conhecer o bar Garota de Ipanema – um espaço tradicional no Rio.

Com todas essas opções de passeios e pontos turísticos, ficou ainda mais fácil visitar a Praia de Ipanema, não é? A seguir, descubra mais detalhes únicos desse charmoso paraíso carioca.

Vídeos sobre a Praia de Ipanema com mais dicas para a sua viagem

Para motivar ainda mais a sua viagem, escolhemos vídeos da Praia de Ipanema com excelentes dicas e experiências de quem já visitou nosso destino. Veja só!

Boas dicas e informações sobre a Praia de Ipanema

Nesse vídeo vlog, é possível apreciar as belezas da praia e descobrir como é passar um dia em Ipanema. Aproveite para anotar as dicas do que fazer e conhecer mais cantinhos aconchegantes.

Imagens aéreas fascinantes para você apreciar

As imagens aéreas desse vídeo certamente vão aumentar o seu desejo de visitar Ipanema, pois os detalhes únicos da praia são evidenciados em belos registros. Aproveite os minutinhos curtos do vídeo para se imaginar nesse paraíso!

Como aproveitar a Pedra do Arpoador

Como a Pedra do Arpoador é um passeio obrigatório em Ipanema, separamos boas dicas de como aproveitá-la da melhor forma. Nesse vídeo, você vai conhecer cantinhos preciosos do local para descansar ou, se preferir, até dar um mergulho.

Sugestão de roteiro para incluir a Praia de Ipanema

Ao redor de Ipanema, é possível aproveitar outros bons destinos do Rio, e nada melhor do que incluí-los em nosso roteiro, não é? Por isso, separamos esse vídeo com dicas de passeios de um dia incluindo o nosso destino. Certamente, você vai amar as sugestões.

Com todas essas dicas sobre a Praia de Ipanema, a sua checklist de viagem já está pronta, não é? A seguir, confira mais do que te espera nesse destino!

20 fotos encantadoras da Praia de Ipanema para se apaixonar ainda mais

Com certeza, você já está apaixonado pela Praia da Ipanema, mas existem mais detalhes preciosos para apreciar em nosso destino. Acompanhe, a seguir, registros únicos e impressionantes de quem já visitou essa charmosa orla. Veja só:

1. Com mar paradisíaco e areia fina, a praia de Ipanema é puro charme

2. Repleta de gente bonita e ótima infraestrutura

3. A praia sabe como conquistar os seus visitantes

4. Seja pelo mar de águas cristalinas

5. Ou pela sua charmosíssima orla

6. De longe, você certamente já irá admirá-la

7. Por lá, aproveite para curtir sem pressa os dias de sol à beira-mar

8. Ou, se preferir, respire adrenalina ao se exercitar

9. Aproveitar todas as comodidades é uma excelente sugestão

10. E reunir a família também é de praxe

11. Caminhar no finzinho de tarde é um passeio obrigatório

12. Que tal caminhar na famosa calçada de Ipanema?

13. Existem ainda ótimos destinos para os mais aventureiros

14. Assim como para os apreciadores de um belo visual de mar

15. E falando em belo visual, o pôr do sol em Ipanema é único

16. Você vai se surpreender com os cenários de fim de tarde por lá

17. O horizonte entre céu, mar e morro Dois Irmãos simplesmente fascina!

18. Melhor ainda é avistá-lo da Pedra do Arpoador

19. Não há dúvidas de que Ipanema é mesmo um paraíso

20. Não deixe de desfrutar todos os encantos que esperam por você!

A Praia de Ipanema surpreende com suas belezas naturais e cenários únicos, não é? Outro destino que você precisa conhecer e também respira originalidade é a Praia de Grumari, um recanto paradisíaco na cidade do Rio.