Rio das Flores: conheça a deslumbrante cidade da região serrana do Rio

Escrito por Bruno Mendes

Montanhas suntuosas, cachoeiras, fazendas e belíssimas construções históricas estão entre os principais atrativos de Rio das Flores. Esse bucólico município fluminense faz parte do Vale do Café e vai te proporcionar momentos de lazer e calmaria. Confira informações e imagens:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica Rio das Flores

Rio das Flores fica na região serrana do Rio de Janeiro, a 178 km da capital carioca. Situada a 525 metros acima do nível do mar, a cidade era habitada pelos índios puris antes da chegada dos portugueses no século XVI. O intenso desenvolvimento local ocorreu no século XIX, durante o ciclo do café. Anteriormente chamada de Freguesia de Santa Teresa, passou a se chamar Rio das Flores em 1943.

O que fazer por lá

Veja onde você irá vivenciar ótimos momentos em Rio das Flores, essa cidade cheia de história, lugares bonitos e que é importante produtora de cachaça. Programe-se já para fazer passeios irresistíveis por esse privilegiado destino:

1. Cachoeira do Amor

Com 25 metros de altura, a Cachoeira do Amor fica dentro de uma propriedade privada que oferece espaço de lazer com ótima infraestrutura. Por perto da queda d’água, há ducha de água natural e pequenas churrasqueiras, caso o visitante queira saborear delícias gastronômicas da região. O local funciona todos os dias das 9h às 16h e a entrada custa R$ 10 por pessoa.

2. Fazenda do Paraíso

A visita à Fazenda do Paraíso proporciona muito aprendizado histórico e a apreciação de jardins bem cuidados e árvores enormes. Assim, ao caminhar por uma via contornada por palmeiras até chegar a um pequeno palácio, o visitante se sentirá em um filme de época. O casarão, erguido entre 1845 e 1853, tem 58 cômodos e pertenceu ao Visconde de Rio Preto, importante fazendeiro de café.

3. Cachaçaria Werneck

A premiada Cachaçaria Werneck é mais uma atração imperdível de Rio das Flores. No local, o visitante irá conhecer o processo de fabricação da bebida, observar os barris e degustar 5 tipos de cachaças. Certamente, você vai querer comprar uma ou mais garrafas para levar para casa ou mesmo presentear amigos. Ótima ideia, hein!

4. Alambique Vieira & Castro

Gostou da atração acima? Então, visite também o Alambique Vieira & Castro, outro lugar nota 10 para todos que amam a bebida brasileira mais conhecida mundo afora. As cachaças desse alambique são feitas com canas produzidas na própria fazenda, as quais são plantadas com adubo natural e sem o uso de fertilizantes.

5. Igreja Santa Teresa D’Ávila

Foi nessa igreja, construída em estilo neogótico, que o pai da aviação Santos Dumont e a sua irmã Sofia foram batizados. A construção é o destaque do charmoso centro histórico de Rio das Flores, região com pequenas ruas e prédios que trazem marcas arquitetônicas do século XIX. Lá estão também os prédios do fórum e da prefeitura e o Museu de História Regional Padre Sebastião Pereira da Silva.

Continua após o anúncio

Pode incluir na sua agenda a visita a esses cinco pontos turísticos. Você não vai se arrepender!

Pousadas e hotéis em Rio das Flores

Agora que você já conheceu os atrativos mais bacanas, saiba quais são os melhores lugares para se hospedar no trecho urbano e rural da cidade.

  • Pousada Lírios do Campo – $: nos quesitos custo-benefício e localização, essa pousada é uma ótima opção. Além de confortável, fica no coração do centro histórico de Rio das Flores.
  • Kings Boutique Hotel – $$$: quem busca um pouco mais de mordomia não vai se arrepender de escolher esse estabelecimento que tem piscina, bar e até academia ao ar livre.
  • Fazenda União – $$$$$: esse hotel fazenda pode ser considerado mais um ponto turístico da cidade. Trata-se de uma mansão construída em 1836 em magnífica área rural.

Rio das Flores conta com bons hotéis e pousadas. Fique certo de que, além desses, há outros estabelecimentos de ótimos para você descansar entre um passeio e outro.

Vídeos de Rio das Flores que vão te deixar com vontade de viajar

Dá uma olhada nesses três registros feitos nos recantos mais bonitos de Rio das Flores. Conheça novas ideias de passeios pela cidade do Vale do Café e sua proximidades:

Um tour aéreo sensacional

As construções do período colonial, os ares interioranos das ruas pacatas e a natureza de encher os olhos são flagrados nesse vídeo inspirador. Aí está o fim de tarde sem defeitos que você irá contemplar!

Do centro histórico aos atrativos da zona rural

Um guia completo para você saber muito bem como vivenciar momentos prazerosos em Rio das Flores. Ir ao museu, tomar uma cachacinha diferenciada e observar o anoitecer por uma perspectiva especial estão entre as opções do roteiro!

Fazenda União: o melhor hotel fazenda da região

Aqui, você terá uma excelente apresentação desse hotel com ótima infraestrutura e requinte histórico único.

Gostou das apresentações? Chegou a sua vez de gravar vídeos bem legais durante seus passeios por Rio das Flores!

Mais fotos de Rio das Flores que vão te deixar apaixonado pela cidade

Para finalizar, selecionamos as melhores imagens do município fluminense. Olha só:

1. A natureza é só encanto!

2. Você vai amar apreciar um visual assim

3. E tomar banho na adorável Cachoeira do Amor em um dia de sol

4. Rio das Flores também conta com um charmoso centro histórico

5. Um hotel fazenda impecável te espera!

6. Melhor lugar para um jantar à luz de velas

7. Antes dos passeios, um café da manhã primoroso cai bem, né?

8. Um dos lugares mais acolhedores do Rio de Janeiro

9. Registre mostras naturais como essa

10. E boa viagem!

Depois dessa experiência em Rio das Flores, veja também lugares especiais para conhecer em Petrópolis. Vale a pena fazer um longo passeio na mais famosa cidade da região serrana!